menu
Partilhar

Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais

 
Por Maria Besteiros. 16 agosto 2021
Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais

Ver fichas de  Gatos

As vacinas são essenciais para a prevenção de doenças felinas graves, como a panleucopenia felina, ou tão comuns quanto a rinotraqueíte, mesmo que nosso felino não tenha acesso ao exterior de nossas casas. Existem muitas vacinas e, de acordo com sua efetividade contra uma doença ou mais, elas são chamadas de monovalentes, bivalentes, trivalentes e até polivalentes.

Neste artigo do PeritoAnimal, nos concentramos na vacina trivalente ou V3 para gatos e explicamos com que frequência deve ser administrada e quais são seus efeitos colaterais. Conheça, então, todos os detalhes sobre esta vacina, também chamada de vacina tríplice.

Como funcionam as vacinas para gatos

Antes de nos aprofundarmos a respeito da vacina V3 para gatos, é importante esclarecer o que é uma vacina e como elas funcionam. Em resumo, as vacinas são preparações de vírus modificados ou inativados que, ao entrar em contato com o sistema imunológico, fazem com que ele reaja criando defesas ou anticorpos para combater a doença.

Assim, se o gato em seu ambiente natural entrar em contato com a doença contra a qual foi vacinado, já terá as defesas necessárias para se combatê-la rapidamente. Por este motivo, normalmente deixará de apresentar sinais clínicos da doença ou estes serão muito leves. Essa proteção é muito importante contra doenças tão graves como a panleucopenia felina, que afeta principalmente os filhotes e é fatal em uma porcentagem considerável dos casos.

Como dissemos, a vacinação é especialmente importante em filhotes, uma vez que seu sistema imunológico ainda não está bem desenvolvido. Também em gatos que têm mais contato com outros, embora algumas doenças possam se espalhar porque entram em casa através dos nossos sapatos ou roupas.

Em todo caso, é o veterinário que, dependendo das características e condições de vida de cada gato, deverá nos orientar a respeito do calendário de vacinas mais adequado para o nosso bichano. Somente os veterinários podem aplicar vacinas.

Atualmente, existem várias vacinas que podem ser administradas aos gatos. Algumas são consideradas vacinas essenciais, enquanto outras seriam opcionais. Entre as consideradas essenciais está a vacina V3 ou trivalente, da qual falaremos a seguir.

Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais - Como funcionam as vacinas para gatos

Para que serve a vacina V3 para gatos?

A vacina V3 para gatos é muito importante porque ela protege contra doenças felinas altamente contagiosas que normalmente são tratadas com medidas de suporte para esperar que o gato evolua favoravelmente. Mas, especificamente, para que serve a vacina V3 ou trivalente para gatos? Como o próprio nome indica, ela confere proteção contra três patógenos, que são os seguintes:

  • Herpesvírus felino que causa a rinotraqueíte, uma doença muito comum, especialmente em gatinhos mais jovens, caracterizada por provocar secreção nasal, ocular e tosse. Embora tenha cura, em casos graves o animal pode vir a óbito.
  • Calicivirose felina também relacionado à rinotraqueíte. Além dos sinais clínicos já citados, pode causar outros, como feridas na cavidade oral.
  • Parvovírus felino, que desencadeia a panleucopenia, uma doença potencialmente mortal que também afeta mais os filhotes e causa vômitos e diarreia abundante, geralmente com sangramento.
Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais - Para que serve a vacina V3 para gatos?

Quando aplicar a vacina V3 em gatos?

Em geral, a vacinação em gatinhos costuma começar por volta das oito semanas de idade. Antes disso, no melhor dos casos, eles têm a proteção das defesas que sua mãe lhes transmitiu. Mas uma única dose não é suficiente, então o veterinário geralmente marca uma nova consulta para repetir a vacina V3 após cerca de 4-12 semanas. Dependendo do esquema de vacinação que for administrado, como existem várias opções, também pode ser aplicada uma terceira dose na 16ª semana e uma quarta entre a 24ª e a 26ª semana.

É importante desparasitar internamente o gatinho antes da vacinação, pois a presença de parasitas interfere na eficácia da vacina. Lembre-se também que a vacinação é um ato clínico que inclui o exame do animal para confirmar que ele está saudável. Caso contrário, a eficácia da vacina também pode ser reduzida.

Além disso, a vacina trivalente para gatos requer revacinação periódica ao longo da vida do gato para garantir sua proteção. Em geral, recomenda-se repetir a aplicação uma vez ao ano, mas, dependendo das circunstâncias de cada indivíduo, essa revacinação pode ser feita a cada três anos.

Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais - Quando aplicar a vacina V3 em gatos?

Efeitos colaterais da vacina V3 para gatos

Normalmente não veremos nenhum efeito adverso no gato após a inoculação da vacina V3. Portanto, ele continuará levando sua vida normal como de costume assim que voltar para casa. Mas em algumas indivíduos é possível observar efeitos colaterais, como mal-estar geral ou até febre durante as primeiras 24 horas após a punção. Lembre-se de que seus parâmetros normais variam entre 38 e 39,2 ºC. Em todo caso, esse desconforto costuma desaparecer espontaneamente, sem que seja necessário tratá-lo.

Também podemos notar uma reação inflamatória logo no momento da inoculação. Se este for o caso do seu gato, a inflamação pode demorar alguns dias a desaparecer. Em alguns indivíduos há desenvolvimento de fibrossarcoma, embora isso esteja mais relacionado a vacinas contra a raiva e a leucemia felina.

Apenas em uma pequena porcentagem dos casos o gato pode sofrer uma reação alérgica grave. O conhecido choque anafilático é uma emergência que o veterinário deve tratar imediatamente. Este é mais um motivo para que apenas esse profissional se responsabilize pela aplicação das vacinas.

Preço da vacina V3 para gatos

O preço da vacina V3 para gatos pode variar bastante, já que cada clínica veterinária pode fixar os valores que julgar adequados para seus serviços. É por isso que existem diferenças consideráveis ​​entre as várias clínicas. Contudo, é possível apontar para um valor médio, que rondaria os R$ 60 a R$ 110 por dose. Em todo caso, é melhor consultar diretamente o veterinário que você escolher.

Agora que você sabe todos os detalhes da vacina V3 para gatos, também chamada de trivalente ou tríplice, talvez você possa se interessar pelo vídeo a seguir em que falamos sobre quando levar o gato ao veterinário:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.

Bibliografia
  • Veterinarius/ Universidade Federal de Viçosa. Vacinação de cães e gatos: o que você precisa saber?. Disponível em: <http://www.veterinarius.ufv.br/informativos/vacinacao-de-caes-e-gatos-o-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em 17 de agosto de 2021.
  • AVEPA-GEMFE: «Vacuna a tu gato». Disponível em: <https://www.avepa.org/articulos/vacuna.html>. Acesso em 17 de agosto de 2021.
  • WSAVA: «Directrices para la vacunación de perros y gatos». Disponível em: <https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/01/WSAVA-vaccination-guidelines-2015-Spanish.pdf>. Acesso em 17 de agosto de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais
1 de 4
Vacina trivalente (V3) para gatos - Aplicação e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página