Partilhar

Eliminar as pulgas do cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 novembro 2018
Eliminar as pulgas do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

As pulgas são um problema comum nos cachorros mas não é por isso que se trata de um problema leve. Estes insetos alimentam-se de sangue, são incômodos pela coceira além de gerar infecções ou serem portadores de algum tipo de doença. Devem ser tratadas de forma eficaz e rápida para prevenir todas as complicações que possam surgir.

De seguida, neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe explicar como eliminar as pulgas dos cachorros para que possa dar o melhor tratamento ao seu pet. Se acha que o seu cachorro pode ter pulgas, não hesite e trate delas o quanto antes, o seu bem-estar depende disso.

Também lhe pode interessar: Eliminar as pulgas dos gatos

O que são as pulgas

As pulgas são parasitas de tamanho reduzido que têm a capacidade para saltar grandes distâncias. Possuem três pares de patas das quais a última é a que lhes dá a possibilidade de saltar agilmente até outros corpos dos quais se alimentará. Vivem normalmente de dois a três meses e reproduzem-se a uma velocidade incrível, chegando a colocar entre 500 e 100 ovos, por isso é fundamental livrar-se delas.

Eliminar as pulgas do cachorro - O que são as pulgas

Como acabar com as pulgas no meu cachorro?

A coceira que o cachorro manifesta ao se coçar é o principal sintoma das pulgas. Para o confirmar terá apenas que observar a pele do seu cachorro afastando o seu pelo e, poderá ver pontos marrons muito pequenos que saltam e se mexem com rapidez.

Desparasitar o cachorro passo a passo:

  1. A primeira coisa que deve fazer é consultar o seu veterinário para adquirir uma pipeta. É um método químico mas eficiente para controlar as pulgas e o seu efeito dura entre 1 a 3 meses. Estas pipetas aplicam-se desde a área do pescoço para trás, assim o cachorro não conseguirá lamber esta zona.
  2. Antes de aplicar a pipeta, dê um bom banho ao seu cachorro.
  3. Limpe a cama do seu cachorro e tudo o que tiver de tecido, na máquina de lavar roupa a pelo menos 90 graus.
  4. Higienize toda a sua casa com água sanitária prestando atenção em zonas de acumulação de sujeira como cantos ou debaixo de alguns móveis, pois elas podem sobreviver aí.
Eliminar as pulgas do cachorro - Como acabar com as pulgas no meu cachorro?

Remédios caseiros para eliminar as pulgas

Se não quer optar pelas opções químicas deve saber que também conta com métodos mais naturais que vão, da mesma forma permitir eliminar as pulgas de uma forma eficaz.

O nosso aliado nesta missão é o óleo essencial de árvore de chá. Este forte óleo tem uma grande atividade inseticida e é um grande antiparasitário. Para o utilizar, deve saber que não o pode aplicar diretamente sobre a pele do animal porque poderia ser irritante. Basta adicionar umas 5 gotas ao xampu do cachorro e dar-lhe banho com essa mistura, se utilizar duas vezes o xampu, deverá adicionar mais 5 gotas. Outra opção é misturar este óleo com água e utilizá-lo em modo de spray. Lembre-se que deve realizar esta aplicação com precaução, uma vez que o óleo de árvore de chá não deve entrar em contato com os olhos, focinho nem as mucosas.

Eliminar as pulgas do cachorro - Remédios caseiros para eliminar as pulgas

Prevenção das pulgas

Para evitar passar por todo este processo incômodo e evitar que o seu cachorro volte a ser o lugar favorito das pulgas deve:

  1. Comprar-lhe uma coleira anti-pulgas no veterinário ou em lojas especializadas.
  2. Também pode fortalecer o seu efeito aplicando uma pipeta.
  3. Escovar o seu cachorro diariamente é uma boa prevenção.

Por fim, aconselhamos-lhe a estar atento aos sintomas que podem indicar que o seu cachorro tem pulgas. No geral, não é um problema grave, mas o excesso deste pequenos inseto pode causar graves efeitos no seu pet como por exemplo anemia, infecção e em casos mais raros a transmissão do vírus.

Eliminar as pulgas do cachorro - Prevenção das pulgas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Eliminar as pulgas do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Eliminar as pulgas do cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jesticar maciel Rodrigues
Não sei mais o que fazer minha cadelas está com pulgas o que devo fazer
Neide almeri crescencio
Preciso de ajuda para eliminar pulgas do meu cachorro ja comprei todo tipo de remedio nao adiantou queria um eficaz caseiro

Eliminar as pulgas do cachorro
1 de 5
Eliminar as pulgas do cachorro

Voltar ao topo da página