Partilhar

Remédios caseiros para carrapato em gato

 
Por Giselly Lillmans. 10 dezembro 2019
Remédios caseiros para carrapato em gato

Ver fichas de  Gatos

Sim, gato tem carrapato. Normalmente, tendemos a relacionar a presença desses parasitas com os cachorros, porque suspeitamos que eles aderem à sua pele durante os passeios. No entanto, nós mesmos podemos transportar ovos de carrapatos, que se desenvolverão em nossa casa e morderão os animais que vivem lá, incluindo felinos. Então, gato pega carrapato. Por isso é tão importante desparasitar os gatos como medida de prevenção, mesmo que não tenho acesso ao exterior.

Os sintomas carrapato em gato costumam ser a coceira intensa, sangramento, inflamação da área, vermelhidão, anemia e paralisia. Se você encontrar um carrapato em seu gato, você precisa verificar se não há mais, para extrair todos eles. A eliminação dos carrapatos em gatos é muito importante, porque esses parasitas são portadores de várias doenças, muitas delas de natureza grave, como doença de Lyme, erliquiose ou tularemia. Você precisa ir a uma clínica veterinária para que se possa indicar o melhor produto antiparasitário em caso de uma infestação intensa ou, se encontrar um número reduzido, utilizar os remédios caseiros carrapato em gato mais recomendados, que estamos compartilhando neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a gengivite em gatos

Vinagre contra carrapato em gato

Eliminar carrapatos de forma natural nos gatos é possível graças a produtos como o vinagre como remédio caseiro para carrapato em gato. O ácido acético, que é encontrado na composição do vinagre e fornece seu sabor azedo, é uma substância que esses parasitas e as pulgas odeiam. Por esse motivo, quando o vinagre entrar em contato com o carrapato, ele provavelmente tentará fugir do animal porque ele não parecerá mais um hospedeiro ideal.

Como tirar carrapato de gato com vinagre

Existem vários remédios para eliminar carrapatos em gatos que você pode preparar com o vinagre branco ou vinagre de maçã, sendo estes os mais eficazes:

  • Misture água e vinagre em partes iguais, molhe um pano limpo na solução e esfregue a pele do gato fazendo uma suave massagem. Tome cuidado para que a mistura não entre em seus olhos nem ouvidos.
  • Misture o vinagre com seu xampu habitual em partes iguais e dê banho no gato, com cuidado para não arrancar os carrapatos ao esfregar a área, pois sua cabeça pode permanecer dentro da pele e produzir uma grave infecção. Simplesmente dê banho e seque o gato com uma toalha, para que o parasita vá embora sozinho.

Óleo de amêndoas como remédio caseiro para carrapato em gato

Os óleos naturais também são uma excelente alternativa para eliminar carrapatos em gatos com remédios caseiros. O óleo de amêndoas é um dos melhores devido às suas propriedades, pois permite repelir carrapatos e, além disso, favorece a cicatrização das feridas causadas por suas picadas, hidrata a pele e promove sua regeneração. Para aumentar esses efeitos, recomendamos misturar 20 ml de óleo com uma cápsula de vitamina E. Se você não encontrar essa vitamina, pode aplicar apenas o óleo.

Este remédio é altamente eficaz para tirar carrapato de gato quando estão alojados em áreas onde a pele é muito fina, como orelhas, olhos ou entre os dedos.

Remédios caseiros para carrapato em gato - Óleo de amêndoas como remédio caseiro para carrapato em gato

Azeite de oliva contra carrapato em gato

Assim como acontece com o óleo de amêndoa, o azeite de oliva é muito eficaz para remover carrapato em gato e cachorros. A melhor forma de usá-lo é umedecer uma gaze com azeite de oliva extra virgem e passá-la pela área onde o parasita se encontra, tomando muito cuidado para não arrancá-lo. Pouco a pouco, ele soltará da pele até sair completamente, momento em que você deve pegá-lo para evitar que pique novamente.

O azeite não só atua como um método antiparasitário como também é um poderoso regenerador da pele e hidratante natural. Por esse motivo, ao usá-lo, você também permite que a pele danificada se recupere mais rapidamente. Da mesma forma, é bom para combater a constipação e aguçar o apetite nos gatos em recuperação. Descubra todos os seus benefícios neste artigo sobre os benefícios do azeite de oliva para os gatos.

Como tirar carrapato de gato com pinça

Os remédios caseiros para carrapato em gatos também podem ser utilizados para facilitar a remoção dos parasitas com pinças. Este método é o mais eficaz, porque você mesmo removerá os carrapatos na hora. Com as técnicas anteriores, os resultados podem ser notados imediatamente ou não, dependendo da resistência do parasita aos efeitos do remédio utilizado. Portanto, recomendamos aplicar um remédio caseiro para carrapato (vinagre, óleo de amêndoas ou azeite de oliva) na área onde o carrapato se encontra, aguardar um minuto para que ele penetre e remover o carrapato com a pinça.

Remédios caseiros para carrapatos em gatos filhotes

Os gatinhos são ainda mais suscetíveis a doenças e a desenvolver infecções, porque seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Por esse motivo, se você notar a presença de parasitas neles, você precisa agir rapidamente e eliminá-los de seu corpo. Especialmente quando são recém-nascidos, os produtos antiparasitários vendidos em clínicas e lojas especializadas não são recomendados por sua toxicidade, motivo pelo qual é recomendável usar produtos projetados exclusivamente para gatos filhotes ou remédios naturais com efeito antiparasitário. Focando neste último, o remédio caseiro para carrapato em gato filhote mais recomendado é a camomila.

A camomila possui importantes propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, analgésicas e cicatrizantes. Portanto, além de favorecer a extração do carrapato, ajuda a pele a se regenerar muito melhor. Além disso, não é tóxica para os gatos. Para usar este remédio, é melhor preparar uma infusão natural de camomila, deixar esfriar, umedecer uma gaze com a infusão e esfregar a área afetada. Se o carrapato não sair por si só, remova-o com a pinça (ele sairá muito melhor com camomila do que sem ela). A infusão de camomila também é um bom remédio para limpar os olhos de um gatinho com conjuntivite, algo muito comum em gatos resgatados da rua.

Outros remédios para acabar com carrapatos em gatos filhotes são o vinagre e o azeite de oliva. Você pode aplicá-los seguindo as mesmas indicações, mas garantindo que não entre em contato com os olhos ou canal auditivo do pequeno.

Prevenir carrapatos em gatos, o remédio mais eficaz

Depois que todos os carrapatos do seu gato forem removidos, recomendamos que você escove toda sua pelagem com um um pente para pulgas, com dentes finos e muito juntos. Isso permitirá remover os ovos que possam existir e até carrapatos em estágios larvais para impedir seu crescimento. Embora os carrapatos tendam a depositar seus ovos no ambiente, sempre há a possibilidade de que alguns tenham sido deixados no corpo do animal.

Depois disso, você deve executar uma série de métodos preventivos para garantir que seu gato não volte a sofrer com picadas de carrapatos. Como sempre, prevenir é o melhor remédio, e todos os remédios caseiros mencionados também atuam como preventivos. Dessa forma, quando seu gato precisar de um banho, você pode aplicar o método do vinagre. Além disso, de tempos em tempos você pode massagear o corpo do seu gato com óleo de amêndoas ou azeite de oliva. Da mesma forma, você pode temperar suas refeições com uma pitada de azeite, pois a ingestão também oferece grandes benefícios.

Naturalmente, visitar o veterinário para estabelecer um calendário de desparasitação é mais do que recomendado não precisar lidar com carrapato em gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para carrapato em gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Cebrián, J. (2017). Diccionario de plantas medicinales. Barcelona. Editorial: RBALibros.
  • Libros Cúpula. (2018). Remedios caseros para perros y gatos. Más de 1000 soluciones para los problemas de tu mascota.

Vídeos de Remédios caseiros para carrapato em gato

1 de 3
Vídeos de Remédios caseiros para carrapato em gato

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para carrapato em gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para carrapato em gato
1 de 2
Remédios caseiros para carrapato em gato

Voltar ao topo da página