Partilhar

Remédios caseiros para a gripe em gatos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 novembro 2019
Remédios caseiros para a gripe em gatos

Ver fichas de  Gatos

Você sabia que existem remédios caseiros para a gripe em gatos? Os felinos são propensos a doenças respiratórias e a mais comum é o resfriado. Você tem visto o seu gato menos ativo que o normal, ele fica procurando por uma fonte de calor, lacrimeja e espirra? O mais provável é que esteja com gripe. Esse é um problema leve, embora não menos importante.

No PeritoAnimal vamos te dar todas as informações sobre a gripe em gatos e os remédios caseiros que você pode oferecer para ajudar o processo de cura do seu gato.

Também lhe pode interessar: Gato tossindo - o que pode ser e o que fazer

Gripe felina

A gripe em gatos pode ser simples e passageira, mas se você não ajudar o seu companheiro a superá-la tratando os sintomas, podem haver complicações e acabarem por ocorrer doenças secundárias das vias respiratórias. Para a gripe felina não existe uma cura direta, ou seja, cura-se deixando que o vírus faça o seu processo e sofrendo os sintomas da forma mais leve possível até que a doença acabe, o que pode demorar cerca de 10 dias. Ao se tratar de uma doença leve, você pode tentar seguir um tratamento sintomático em casa, mas tendo sempre em conta que se o seu animal de estimação piorar, você deve levá-lo de imediato ao veterinário.

Em gatos adultos e saudáveis, o processo durará cerca de 10 dias, mas em gatos pequenos, mães lactantes, indivíduos doentes e exemplares idosos, um simples resfriado pode complicar-se e derivar em problemas mais graves como por exemplo uma pneumonia. Por isso, recomendamos que se o seu gato se encontra dentro do perfil de algum dos exemplares mais fracos, perante uma gripe leve-o diretamente ao seu veterinário de confiança. Contudo, se o seu gato tiver uma boa saúde e for adulto, você pode ajudá-lo em casa de forma mais tranquila e econômica, podendo ajudá-lo a superar a gripe antes dos 10 dias de média que o processo costuma durar.

O fato do seu bichano se resfriar indica-nos que o mais provável é que tenha estado com as defesas baixas devido a alguma carência na alimentação, pelo que você deve reforçar o sistema imunológico dele e confirmar que não tem outro problema ou doença que possa ter causado a diminuição das defesas.

A melhor prevenção é seguir o calendário de vacinação que o seu veterinário indicar. Além disso, você deve ter sempre cuidado com as correntes de ar e as mudanças de temperatura bruscas.

Remédios caseiros para a gripe em gatos - Gripe felina

Gato fica gripado?

Esta doença nos gatos não tem nada ver com a que costuma ocorrer nos humanos, pelo que não nos podemos contagiar mutuamente. A gripe em gatos costuma ocorrer nos meses de inverno devido às temperaturas baixas, mas também é muito comum durante os meses de calor devido às correntes de ar e às mudanças de temperatura bruscas. Como a maioria das doenças respiratórias que ocorrem nos gatos, a gripe, assim como o vírus da gripe felina, são doenças altamente contagiosas entre eles. Por isso, se detectar que um dos seus felinos domésticos se encontra no processo de resfriado e convive com mais gatos, deverá isolá-lo o máximo possível durante o processo viral e, lavar bem as mãos antes e depois de estar com ele para não contaminar os outros.

Sintomas da gripe felina

Para saber se você tem um gato gripado é importante estar atento aos sintomas de gripe em gatos. Por sorte, são bastante evidentes e claros. Sendo esses a dificuldade na respiração, secreção nasal e ocular, febre, espirro, letargia leve, perda de apetite, conjuntivite e inchaço na terceira pálpebra, irritação na garganta e tosse.

Remédios caseiros para a gripe em gatos - Sintomas da gripe felina

Gato gripado: como ajudar

A seguir, vamos explicar uma série de remédios caseiros e cuidados básicos que podem ajudar a minimizar os sintomas de gripe em gatos. Contudo, você deve ter em conta que, se estiver oferecendo algum tipo de medicação ao seu gato, é importante que seja receitada por um veterinário de confiança, bem como a dose do remédio. Lembre-se que os gatos são muito sensíveis à medicação e correm o risco de serem intoxicados se você administrar remédios humanos e/ou sem indicação profissional. Por essa razão, consulte sempre um veterinário.

Mais do que aplicar remédios caseiros para gripe em gatos, é importante saber o que fazer e como tratar gripe em gatos:

  • Deve ajudá-lo a comer, uma vez que sozinho vai comer muito pouco ou nada devido à falta de apetite que o processo viral causa. Como é fundamental que o animal continue se nutrindo para que o seu sistema imunológico se fortaleça, você deve ajudá-lo estimulando o apetite ou dando-lhe comida. Por causa da gripe em gato, será mais difícil para ele notar cheiros e sabores. Por isso, se você oferecer comida quente, tem muito mais cheiro ou, comida fria que tenha um cheiro forte, como o atum enlatado, pode ser que o seu gato tenha mais vontade de comer. Você pode também adicionar caldo de frango na ração habitual que amolecerá a ração e dará muito mais sabor, facilitando assim a ingestão. Se reparar que ele demorou muito para engolir devido a uma irritação da garganta, recomendamos que triture a comida e assim será muito mais fácil para ele engoli-la e digeri-la. Se, ainda assim, ele não comer sozinho, você deve aproximar a comida da boca e nariz e, inclusive, abrir um pouco a boca e fazer com que prove um pouco da comida, talvez isso abra o apetite. Outra forma é passar uma pata dianteira na comida, pois logo em seguida o gato irá lambê-la para se limpar e pode ser que assim lhe dê vontade de começar a comer.
  • É muito importante que lhe proporcione calor tanto com a temperatura ambiente como com cobertores nos quais ele possa se enroscar e dormir. Este é o melhor remédio caseiro para um gato gripado.
  • Você deve proporcionar-lhe água fresca em abundância, uma vez que este processo viral causa desidratação com facilidade.
  • Evite todas as possíveis correntes de ar que possam existir em casa. As correntes de ar são completamente indesejáveis pois costumam piorar o quadro de gripe felina.
  • Ajude-o a limpar os olhos e o nariz, para que não se acumulem lágrimas e mucos incômodos que formem crostas e causem problemas de higiene. Com uma gaze esterilizada e soro fisiológico, pode limpar o nariz e os olhos do seu gato, utilizando uma gaze diferente para cada olho e outra para o nariz, evitando assim possíveis contágios. Assim o gato gripado respirará e verá melhor. Além disso, se houver conjuntivite, será necessário limpar os olhos com alguma solução oftalmológica que o veterinário receitar. Se você notar que ele tem o nariz muito tapado, deverá administrar-lhe soro fisiológico dentro do nariz para favorecer a limpeza e descongestionamento.
  • Aumente a umidade do ambiente com um umidificador. Se você não tem um umidificador ou vaporizador, dê-lhe banhos de vapor. Por exemplo, pode deixar a água quente correr mantendo a porta e janela do banheiro fechadas, assim você terá bastante vapor no banheiro e o seu gato poderá respirar o vapor por uns 15 minutos, isso ajudará a mover e expulsar mucos. Nesse momento, é importante que você não deixe o seu gato sozinho no banheiro.
  • Deixe-o descansar muito e dormir tranquilamente. Não obrigue a brincar ou a sair na rua, pois ele precisa recuperar as forças.
  • Uma vez que tenha superado o processo, será bom que o ajude a prevenir possíveis recaídas. Você pode fazê-lo com suplementos naturais como a homeopatia para gatos que estimula o seu sistema imunológico, por exemplo os beta-glucanos.
  • Se, passados 4 ou 5 dias do processo viral, fazendo tudo aquilo que foi referido antes, o seu gato não melhorar, é importante consultar de imediato o veterinário, pois é provável que a condição tenha se complicado e deve ser tratada o quanto antes.
Remédios caseiros para a gripe em gatos - Gato gripado: como ajudar

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a gripe em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Vídeos de Remédios caseiros para a gripe em gatos

1 de 3
Vídeos de Remédios caseiros para a gripe em gatos

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a gripe em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
71 comentários
Tabatah tolla
Minha gata está com o olho inchado e com o canto do olho avermelhado enquanto q está lacrimejando bastante e saindo água (algo líquido e sem cor) do nariz com ranho ( também sem cor). Creio que seja algum tipo de ferida no canal lacrimal causado por algum outro gato, é correto colocar soro fisiológico na região dos olhos dela como remédio caseiro enquanto ela não vai ao veterinário? ( esta saindo muita água )
A sua avaliação:
Naedya Lima
Meu gato acho que ele está com resfriado pois vivi espirando;Ele fica na maioria das vezes engasgado e sempre saindo uma secreção bem amareladado nariz dele como posso ajudá-lo pois já comprei um remédio no veterinário para grip mais não adiantou pois ficou poucos dias sem sair a secreção mais tornou voutar sem se contar que ele não parou de ficar como se estiver se engasgado e perdendo pesso
Elisangela
Qual o nome do remedio que você comprou pra ele?
A sua avaliação:
Janaina
Tenho um gato espirrando muito, pode ser gripe?
Ana Caroline
Meu gato parece estar gripado ele meio que tem dificuldade pra engolir tanto saliva como comida ou água ele fica meio que gemendo baixinho parece estar chorando de dor oque eu faço por favor já tentei tudo que vcs disseram acima. Indiquem alguém remédio que eu possa comprar ou fazer em casa?
Grata.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para que o estado de saúde do seu gato não piore.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luzia Beserra da Silva
Meu gato está com tosse com engasgo.O que devo fazer .tem algum remédio caseiro que possa me indicar
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luzia! Temos um artigo sobre gato tossindo que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/gato-tossindo-o-que-pode-ser-e-o-que-fazer-22732.html
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Débora
O quê posso fazer meu gato estar sentindo muito mal não consegue respirar direito estar muito gripado e com os olhos muito irritado gostaria de sabe o quê deveria dar pra ele?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Débora, você já testou as indicações do artigo?
A sua avaliação:
Roseane
Oi boa tarde queria saber uq posso fazer meu gato esta com o miado feio e quando respirar esta com um rouco eu acho que ele esta gripado e com dor na garganta ele fica tipo querendo vomitar mais não consegue não sei uq fazer pois não tenho condições de levá-lo ao veterinário pq não minha cidade e um pouco caro mim ajude por favor tou sofredo muito sem saber uq fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi Roseane! Você já testou as orientações do artigo?
Drika
Eu botei soro nas narinas do meu gato e lavei os olhos com soro tbm, na msma hora ele já foi beber água e comer.
Renata
Oi boa tarde meu neném ta gripado e quase não quer comer mais bebe muita agua,qual remédio caseiro ou outro que posso estar dando pra ele
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Renata! Nosso artigo sobre remédios caseiros para o resfriado de cachorro, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-o-resfriado-de-cachorro-21085.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Fernanda
Olá tenho uma gatinha chamada Chanel, ela tem aproximadamente 3 meses de vida, a Chanel está apresentando alguns sintomas estranhos, está espirrando e com um ronco quando respira, está com um pouco de secreção nasal e um forte mal cheiro na boca ela se alimenta super bem e está bem ativa. Que remédio devo dar para a Chanel?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda! Sem ver a sua gatinha não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Florença Rodrigues
Meu gato faz dias que tosse e espirra,e tá muito magro acho que ele tá muito doente não tenho condições de levar pra um veterinário,e também tenho medo de ele transmitir doença pra quatro crianças que tenho aqui em casa uma e prematura e só tem três meses elas correm algum perigo?





Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Florença! Sem ver o seu gato não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
Uma boa dica, é você buscar ONGs ou Associações na sua região que possam ajudar o seu gatinho com atendimento profissional.
De qualquer maneira, confira esse artigo sobre doenças que os gatos podem transmitir aos humanos: https://www.peritoanimal.com.br/doencas-que-os-gatos-de-rua-podem-transmitir-aos-humanos-21497.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Remédios caseiros para a gripe em gatos
1 de 4
Remédios caseiros para a gripe em gatos

Voltar ao topo da página