Partilhar

Remédios caseiros para a gripe em gatos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 novembro 2018
Remédios caseiros para a gripe em gatos

Ver fichas de  Gatos

Sabia que existem remédios caseiros para a gripe em gatos? Os felinos são propensos a doenças respiratórias, a mais comum é o resfriado.

Tem visto o seu gato menos ativo que o normal, fica procurando por uma fonte de calor, lacrimeja e espirra? O mais provável é que esteja com gripe.

É um problema leve embora não menos importante. De seguida, no PeritoAnimal vamos lhe dar todas as informações sobre a gripe em gatos e os remédios que lhe pode oferecer em casa, antes de ir ao veterinário com ele.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para diarreia em gatos

Gripe felina

Esta doença respiratória pode ser simples e passageira, mas se não ajudarmos o nosso companheiro a superá-la tratando os sintomas, podem haver complicações e acabarem por ocorrer doenças secundárias das vias respiratórias. Para a gripe não há uma cura direta, ou seja, cura-se deixando que o vírus faça o seu processo e sofrendo os sintomas da forma mais leve possível até que a doença acabe, o que pode demorar cerca de 10 dias. Ao se tratar de uma doença leve podemos tentar seguir um tratamento sintomático em casa, mas tendo sempre em conta que se o nosso animal de estimação piorar, devemos levá-lo de imediato ao veterinário.

Esta doença nos gatos não tem nada ver com a que costuma ocorrer nos humanos, pelo que não nos podemos contagiar mutuamente.

A gripe costuma ocorrer nos meses de inverno devido às temperaturas baixas, mas também é muito comum durante os meses de calor devido às correntes de ar e às mudanças de temperatura bruscas. Como a maioria das doenças respiratórias que ocorrem nos gatos, a gripe, assim como o vírus da gripe felina, são doenças altamente contagiosas entre eles. Por isso, se detectar que um dos seus felinos domésticos se encontra no processo de resfriado e convive com mais gatos, deverá isolá-lo o máximo possível durante o processo viral e, lavar bem as mãos antes e depois de estar com ele para não contaminar os outros.

Em gatos adultos e saudáveis o processo durará cerca de 10 dias, mas gatos pequenos, mães lactantes, indivíduos doentes e exemplares idosos, um simples resfriado pode complicar-se e derivar em problemas mais graves como por exemplo uma pneumonia. Por isso, recomendamos que se o seu gato se encontra dentro do perfil de algum dos exemplares mais fracos, perante uma gripe leve-o diretamente ao seu veterinário de confiança. Pelo contrário, se o seu gato tiver uma boa saúde e for adulto, pode ajudá-lo em casa de forma mais tranquila e econômica, podendo ajudá-lo a superar a gripe antes dos 10 dias de média que o processo costuma durar.

O fato do nosso amigo se resfriar indica-nos que o mais provável é que tenha estado com as defesas baixas devido a alguma carência na sua alimentação. Pelo que devemos reforçar o seu sistema imunológico, e confirmar que não tem outro problema ou doença que possa ter causado a diminuição das defesas.

A melhor prevenção é seguir o calendário de vacinação que o nosso veterinário indicar para o nosso animal de estimação. Além disso, devemos ter sempre cuidado com as correntes de ar e as mudanças de temperatura bruscas.

Remédios caseiros para a gripe em gatos - Gripe felina

Gato resfriado - sintomas

Para saber se o nosso gato está com gripe, devemos ter em atenção os sintomas, que por sorte são bastante evidentes e claros:

  • Dificuldade na respiração
  • Secreção nasal e ocular
  • Febre leve
  • Espirros
  • Letargia leve
  • Leve perda de apetite
  • Ligeira conjuntivite e inchaço da terceira pálpebra
  • Irritação na garganta
  • Tosse
Remédios caseiros para a gripe em gatos - Gato resfriado - sintomas

Gato gripado - como ajudar?

Vamos agora passar a explicar uma série de remédios e coisas básicas que pode fazer para tratar os sintomas tão incômodos da gripe do nosso companheiro doença. Mas deve ter em conta que se tiver de lhe dar algum tipo de medicação, é muito importante que esta seja receitada pelo veterinário, assim como a indicação da dose. Pois lembre-se que os gatos são muito sensíveis à medicação e corremos o risco de os intoxicar se lhe administrarmos medicamentos humanos e/ou da forma que a nós nos possa parecer correta, por isso consulte sempre um veterinário nestes casos.

Os cuidados e remédios que pode dar ao seu gato com gripe são os seguintes:

  • Deve ajudá-lo a comer, uma vez que sozinho vai comer muito pouco ou nada devido à falta de apetite que o processo viral causa. Como é fundamental que o animal se continue nutrindo para que o seu sistema imunológico se fortaleça, devemos ajudá-lo estimulando o seu apetite ou dando-lhe comida nós próprios. Como devido ao resfriado será difícil para ele notar cheiros e sabores, dê-lhe comida quente que tem muito mais cheiro ou, comida fria que tenha um cheiro forte, como o atum enlatado. Pode adicionar na sua ração habitual um caldo de frango que amolecerá a ração e dará muito mais sabor a este, facilitando assim a ingestão por parte do seu gato. Se vir que lhe custa muito engolir devido a uma irritação da garganta, recomendamos que triture a comida e assim será muito mais fácil para ele engoli-la e digeri-la. Se ainda assim não comer sozinho, deve aproximar-lhe a comida da boca e nariz e inclusive abrir-lhe um pouco a boca e fazer com que prove um pouco da comida, talvez isso lhe abra o apetite. Outra forma é barrar uma pata dianteira com a comida, pois logo de seguida o gato irá lambê-la para se limpar e pode ser que assim lhe dê vontade de começar a comer alguma coisa.
  • É muito importante que lhe proporcione calor tanto com a temperatura ambiente como com cobertores nos quais se possa enroscar e dormir. Este é o melhor remédio caseiro para a gripe de gato.
  • Devemos proporcionar-lhe água fresca em abundância, uma vez que este processo viral causa desidratação com facilidade.
  • Evite todas as possíveis correntes de ar que possa existir em casa. As correntes de ar são completamente indesejáveis pois costumam piorar o seu estado.
  • Ajude-o a limpar os olhos e o nariz, para que não se acumulem lágrimas e mucos incômodos que formem costras e causem problemas de higiene. Com uma gaze esterilizada e soro fisiológico pode limpar o nariz e os olhos do seu gato, utilizando uma gaze diferente para cada olho e outra para o nariz, evitando assim possíveis contágios. Assim o nosso doente peludo respirará e verá melhor. Além disso, se houver conjuntivite deverá limpar os olhos com alguma solução oftalmológica que o veterinário receitas. Se vir que tem o nariz muito tapado deverá administrar-lhe soro fisiológico dentro do nariz para favorecer a sua limpeza e descongestionamento.
  • Aumente a umidade do ambiente com um umidificador. Se não tem um umidificador ou vaporizador, dê-lhe banhos de vapor, por exemplo pode deixar a água quente correr mantendo a porta e janela do banheiro fechadas conseguindo assim acumular vapor e permitir que o seu gato ficar ali dentro, acompanhado por si, uns minutos (cerca de 15 minutos) respirando o vapor. Isto irá ajudá-lo a mover e expulsar mucos.
  • Deixe-o descansar muito e dormir tranquilamente. Não obrigue a brincar ou a sair para a rua, pois precisa de recuperar suas forças.
  • Uma vez que tenha superado o processo, será bom que o ajude a prevenir possíveis recaídas. Pode fazê-lo com suplementos naturais como a homeopatia para gatos que estimula o seu sistema imunológico, por exemplo os beta-glucanos.
  • Se passados uns 4 ou 5 dias o processo viral, fazendo tudo aquilo que foi referido antes, o seu gato não melhorar, é importante consultar de imediato o veterinário, pois é provável que a condição se tenha complicado e se deva tratar o quanto antes.
Remédios caseiros para a gripe em gatos - Gato gripado - como ajudar?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a gripe em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a gripe em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
49 comentários
Monique
Oi tudo bom peguei uma gatinha do lixo. Mais to preocupada está com infecçao nos olhos e não está respirando muito bem . Oq devo fazer ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Monique! Esse artigo pode te ajudar a limpar os olhos da sua gatinha: https://www.peritoanimal.com.br/como-limpar-os-olhos-do-gato-7751.html
No entanto, é muito importante que você a leve ao veterinário para saber de qual infecção se trata, o melhor tratamento e também, qual o estado de saúde da gatinha!
Susana
minha gata ja está tomando anti óptico e está com o nariz trancado e xiado
Susana Silva Santos
Meu gato está com gripe eu acredito que está com a garganta inflamada ele babá e tosse e não quer comer e beber água e quando tosse geralmente vomita uma espécie uma cecresao clara
A sua avaliação:
Elida Perez
Meu gatinho de 4 anos (Sebastian) espirra um pouco, quer limpiar o naríz com a patinha, esta durmindo mais e parece estar com febre.
Existe algún remedio caseiro que possa ajuda-lo?
Quétula
Olá!
Tenho um gatinho que há alguns dias vem apresentando tosse e rouquidão e quando pego ele no colo escuto um chiado quando ele respira,como de secreção. Tem algum medicamento natural que eu possa dar para ele melhorar?
Agradeço desde já!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Quétula! Neste artigo do PeritoANimal você pode ver alguns conselhos para fortalecer o sistema imunológico do seu gatinho: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-fortalecer-o-sistema-imunologico-nos-gatos-21208.html#anchor_0
Desejamos rápidas melhoras!
Beatriz
Estou com um gato de 3 semanas estou dando leite pra ele mais depois que eu comecei a dar o leite ele está com o peito fazendo barulho parece que tá com catarro não sei oq posso fazer ?
Rita
Se for seu primeiro gato, talvez vc não saiba, mas ele pode estar apenas ronronando, mas se o barulho é o tempo todo aconselho a levar no veterinário.
A sua avaliação:
Adriana dos Santos
Remédio caseiro para inflamação e infecção em gatos
Sofia
Ontem trouxe de um abrigo uma gatinha de 15 meses muito meiga, deixa fazer tudo. Mas estou preocupada pois não reage a nada, só comeu quando a coloquei num quarto sozinha. Onde a ponho fica, mas quando insisto para que ande, procura sempre lugar para estar escondida e faz xixi onde calha. No abrigo disseram que ela estava trumatizada por lhe terem tirado os filhotes, mas ela entretanto foi esterilizada. O que devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sofia! Ela já foi vista por um veterinário para assegurar que não está doente?
Rosy Moraes
Remédios caseiro para resfriado de gatos
A sua avaliação:
PatyCatSitter
Excelente artigo. Obrigada
Ana paula
Qual eo remedio caseiro de resfriado pra gatos.

Remédios caseiros para a gripe em gatos
1 de 4
Remédios caseiros para a gripe em gatos

Voltar ao topo da página