Partilhar

Gato espirrando, o que pode ser?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 16 dezembro 2019
Gato espirrando, o que pode ser?

Ver fichas de  Gatos

Uma alergia alimentar, exposição à fumaça do tabaco, um vírus, uma bactéria... As causas que levam o seu gato a espirrar podem ser várias. Assim como os seres humanos, os gatos espirram quando algo irrita o seu nariz.

Se acontecer ocasionalmente, você não tem que se preocupar. Porém, se o espirro é contínuo, você deve ficar atento ao resto dos sintomas e levá-lo ao veterinário para evitar complicações.

No PeritoAnimal, trazemos algumas dicas e respostas para a pergunta "gato espirrando, o que pode ser?, embora seja essencial ter em conta que estas informações são apenas orientações. Se você acredita que o seu gato pode ter alguma doença, só o veterinário poderá diagnosticá-lo e recomendar um tratamento.

Também lhe pode interessar: Gato com nariz inchado: o que pode ser

Sintomas que podem acompanhar os espirros

Se você está preocupado com seu gato espirrando muito, a primeira coisa a fazer é observar se existem outros sintomas para ir descartando doenças da lista. Os sintomas que podem indicar doenças e condições são:

  • Secreção nasal amarelada
  • Secreção nasal esverdeada
  • Olhos com vermelhidão
  • Olhos inchados
  • Problemas respiratórios
  • Perda de peso
  • Apatia
  • Febre
  • Tosse
  • Inflamação dos gânglios

Se, além do espirro, o seu gato apresenta algum dos sintomas dos que foram mencionados, você deve levá-lo ao veterinário rapidamente para que passe por exames e orientações para o tratamento adequado.

Causas de gato espirrando

Como você já viu, os espirros podem ser acompanhados de muitos sintomas, sinais de que algo não anda bem e de que o seu gato pode ter alguma doença. Em resposta a dúvida frequente “gato espirrando, o que pode ser?”, trazemos neste artigo as causas mais frequentes que fazem com que o seu gato espirre. São elas:

Infecções virais

O vírus do herpes felino e o calicivírus são os que mais provocam infecções no sistema respiratório dos gatos. Estas infecções fazem com que os gatos espirrem muito, além disso podem ter tosse e febre. São contagiosas, podendo ser transmitidas entre gatos. Caso essas infecções não sejam tratadas a tempo, elas podem provocar uma pneumonia.

Vírus da imunodeficiência felina

Também conhecido como Aids felina, é muito frequente nos gatos que mantêm contato com o exterior. A sua imunidade baixa consideravelmente e os gatos podem começar a espirrar constantemente. No entanto, também apresentam outros sintomas como febre, perda de apetite e peso, diarreia, infecções, gengivites, entre outros.

Infecções bacterianas

Assim como as anteriores, este tipo de infecção é altamente contagiosa e também afeta o sistema respiratório. Bactérias como a clamídia ou bordetella são muito comuns e podem contagiar os gatos que compartilham o mesmo comedouro e bebedouro.

Alergia

Tal como os humanos, o gato com nariz entupido pode ser sintoma de alergia. Qualquer alérgeno, como o pólen, ácaros, comidas, etc, pode fazer com que o nariz do seu amiguinho se irrite e provoque espirros constantes.

Objetos estranhos no nariz

É possível que o seu gato tenha algum objeto alojado nas fossas nasais, até que o expulse, não vai conseguir parar de espirrar.

Rinite e Sinusite

Espirros em gatos também podem estar ligados a rinite e sinusite. Além de roncos e respiração com boca aberta, o gato espirrando com secreção é muito comum. O gato com catarro no nariz pode significar mais do que apenas uma gripe. Se ele apresenta dificuldade de inalação, também é um sinal de alerta.

Conjutivite

Quando as vias respiratórias estão comprometidas e você nota o gato com nariz espirrando frequentemente, pode ter relação com a inflamação ao redor dos olhos, que causa a conjuntivite. Saiba mais sobre a conjuntivite em gatos nesse artigo.

Epistaxe ou sangramento nasal

O gato espirrando sangue pode ser a consequência de alguma lesão que ele pode ter sofrido. Também pode indicar pressão alta, problemas na coagulação do sangue ou infecções. Para saber como agir nessa situação, confira o artigo "gato espirrando sangue, o que devo fazer?".

Gato espirrando, o que fazer?

O veterinário vai ajudar a descobrir porque o seu gato espirra tanto e, dependendo do diagnóstico, vai dar orientações para um ou outro tratamento.

No caso de ser uma infecção bacteriana, é possível que o profissional receite antibióticos para evitar que o problema evolua para uma pneumonia.

Caso seja alergia, primeiro é necessário descobrir a causa. Em casos de alergia alimentar, o veterinário vai recomendar uma mudança na dieta, eliminando aquilo que provoca a alergia. Se for outra coisa, pode receitar anti-histamínicos ou um descongestionante nasal.

Caso seja um resfriado, confira alguns remédios caseiros úteis para que que o seu gato melhore.

Para o vírus da imunodeficiência felina, existem medicamentos especializados para garantir ao gato uma vida saudável e longa.

No entanto, lembre-se que a chave para identificar corretamente o problema de saúde que afeta o seu gato é recorrer a um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato espirrando, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • "Feline Respiratory Disease Complex". MERCK MANUAL Veterinary Manual. Acessado em 10 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/respiratory-system/respiratory-diseases-of-small-animals/feline-respiratory-disease-complex?query=cat%20sneeze
  • "Rhinitis and Sinusitis in Cats". MERCK MANUAL Veterinary Manual. Acessado em 10 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/lung-and-airway-disorders-of-cats/rhinitis-and-sinusitis-in-cats?query=sneeze

Vídeos relacionados com Gato espirrando, o que pode ser?

1 de 3
Vídeos relacionados com Gato espirrando, o que pode ser?

Escrever comentário sobre Gato espirrando, o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
ana
Olá,tem um gato que sempre visita a minha casa ele espirra tanto e tosse muito como se estivesse engasgado isso me deixa agoniada já procurei pelo dono mas ainda não encontrei
Morro de pena e preocupação já que tenho uma idosa em casa e tenho medo de ser algo contagioso
Ele é grandão bem gordinho aparentemente bem cuidado
A sua avaliação:
Simone Dias de Freitas
meu gato tomou chuva e agora n para de espirrar, oque pode ser??
A sua avaliação:
Amisadai
Meus 3 gatos estão espirrando muito, mas não têm nenhum outro sintoma além dos espirros. A secreção que sai do espirro é transparente igual água. Troquei recentemente a areia, não sei se pode ser isso, mas eles já estavam acostumados com a outra há anos. Estão comendo e bebendo água, defecando e urinando normal, sem alterações nos olhos, nem apatia. Alguém pode me ajudar? o estranho é os 3 estarem espirrando do mesmo jeito.
Luísa Savala
Oi Amisadai! Temos um artigo sobre gato espirrando que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/gato-espirrando-o-que-pode-ser-21663.html
De qualquer forma, é importante que você busque um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades dos seus bichanos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Hermenegilda
meu gato está espirrando
Gilmara
meu gato pegou uma gripe e tomou os antibiótico certinho, não tem mais febre, brinca normal, come normal, mas continua espirrando será que é normal?
Luísa Savala
Oi Gilmara! Como mencionamos no artigo existem várias causas para um gato espirrando. Por isso, recomendamos que você volte no veterinário e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kimberly
Hoje o meu gato espirrou varias vezes seguidas e depois seu nariz sangrou um pouco, e as vezes escorre um liquido transparente como o nosso nariz quando esta escorrendo. Isso pode ser um problema grave??
Luísa Savala
Oi Kimberly! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Patricia Paulino
Oi meu gato voltou da rua espirrando os olhos inchados e remelentos e agora fica amoadinho oq pode ser!?
A sua avaliação:
Gustavo Ibraim Ceron
PARABÉNS! Gostei das informações.
A sua avaliação:
Denise Souza
Meu gato, de 6 meses, está seguido com o nariz bem molhado e as vezes espirra. Também parece que tem algo dentro do ouvido porque sacode bem rápido a cabeça. Já olhei e, aparentemente, não vi nada errado. Será alguma alergia?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Denise! Você precisa levar o sue gatinho no veterinário, ele pode estar sofrendo de infecção no ouvido ou algo mais grave.
Ana
Adotei um gato ah poucos dias e ele está espirando muito tem secreção mas sem cor ele fica muito tempo deitado mas come normal será que pode ser algo grave?

Gato espirrando, o que pode ser?
Gato espirrando, o que pode ser?

Voltar ao topo da página