Doenças respiratórias

Gato espirrando, o que pode ser?

Eva López
Por Eva López, Jornalista. Atualizado: 26 abril 2023
Gato espirrando, o que pode ser?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você está diante de um gato espirrando, o que fazer? Uma alergia alimentar, exposição à fumaça do tabaco, um vírus, uma bactéria... As causas que levam o seu gato a espirrar podem ser várias. Assim como os seres humanos, os gatos espirram quando algo irrita o seu nariz.

Se acontecer ocasionalmente, você não tem que se preocupar. Porém, se o espirro é contínuo, você deve ficar atento ao resto dos sintomas e levá-lo ao veterinário para evitar complicações. É sobre isso que falamos neste artigo do PeritoAnimal. Descubra as principais causas que levam um gato a ficar espirrando e o que você pode fazer para ajudá-lo. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Gato com nariz inchado: o que pode ser

Índice

  1. Sintomas que podem acompanhar os espirros dos gatos
  2. Principais causas para um gato espirrando
  3. Gato espirrando com remela nos olhos
  4. Gato espirrando, o que fazer?
  5. Gato filhote espirrando

Sintomas que podem acompanhar os espirros dos gatos

Se você está preocupado com seu gato espirrando muito, a primeira coisa a fazer é observar se existem outros sintomas para ir descartando doenças da lista. Os sintomas que podem indicar doenças e condições são:

  • Secreção nasal amarelada
  • Secreção nasal esverdeada
  • Olhos com vermelhidão
  • Olhos inchados
  • Problemas respiratórios
  • Perda de peso
  • Apatia
  • Febre
  • Tosse
  • Inflamação dos gânglios

Se, além do espirro, o gato apresenta algum dos sintomas dos que foram mencionados, você deve levá-lo ao veterinário rapidamente para que passe por exames e orientações para o tratamento adequado.

Principais causas para um gato espirrando

Como você já viu, os espirros podem ser acompanhados de muitos sintomas, sinais de que algo não anda bem e de que o seu gato pode ter alguma doença. Em resposta a dúvida frequente “gato espirrando, o que pode ser?”, trazemos neste artigo as causas mais frequentes que fazem com que o seu gato espirre. São elas:

1. Infecções virais

O vírus do herpes felino e o calicivírus são os que mais provocam infecções no sistema respiratório dos gatos. Estas infecções fazem com que os gatos espirrem muito, além disso podem ter tosse e febre. São contagiosas, podendo ser transmitidas entre gatos. Caso essas infecções não sejam tratadas a tempo, elas podem provocar uma pneumonia.

2. Vírus da imunodeficiência felina

Outra das principais causas para um gato espirrando é o vírus da imunodeficiência felina, também conhecido como Aids felina, é muito frequente nos gatos que mantêm contato com o exterior. A sua imunidade baixa consideravelmente e os gatos podem começar a espirrar constantemente. No entanto, também apresentam outros sintomas como febre, perda de apetite e peso, diarreia, infecções, gengivites, entre outros.

3. Infecções bacterianas

Assim como as anteriores, este tipo de infecção é altamente contagiosa e também afeta o sistema respiratório. Bactérias como a clamídia ou bordetella são muito comuns e podem contagiar os gatos que compartilham o mesmo comedouro e bebedouro. Assim, um gato espirrando pode estar com uma infecção bacteriana.

Conheça os antibióticos para gatos machucados recomendados por veterinários.

4. Alergia

Tal como os humanos, um gato pode estar espirrando muito por estar com o nariz entupido pode ser sintoma de alergia. Qualquer alérgeno, como o pólen, ácaros, comidas, etc, pode fazer com que o nariz do seu amiguinho se irrite e provoque espirros constantes.

5. Objetos estranhos no nariz

É possível que o seu gato tenha algum objeto alojado nas fossas nasais e até que o expulse, não vai conseguir parar de espirrar.

6. Rinite e Sinusite

Espirros em gatos também podem estar ligados a rinite e sinusite. Além de roncos e respiração com boca aberta, o gato espirrando com secreção é muito comum. O gato com catarro no nariz pode significar mais do que apenas uma gripe. Se ele apresenta dificuldade de inalação, também é um sinal de alerta.

7. Conjutivite

Quando as vias respiratórias estão comprometidas e você nota o gato com nariz espirrando frequentemente, pode ter relação com a inflamação ao redor dos olhos, que causa a conjuntivite. Saiba mais sobre a conjuntivite em gatos nesse artigo.

8. Epistaxe ou sangramento nasal

O gato espirrando sangue pode ser a consequência de alguma lesão que ele pode ter sofrido. Também pode indicar pressão alta, problemas na coagulação do sangue ou infecções. Para saber como agir nessa situação, confira o artigo "gato espirrando sangue, o que devo fazer?".

Gato espirrando com remela nos olhos

O espirro em gatos acompanhado de remelas nos olhos é frequentemente associado à rinotraqueíte felina, comumente conhecida como gripe. Essa é uma doença viral altamente contagiosa, mais comumente observada em gatos bebês ou em gatos adultos imunocomprometidos. Uma visita ao veterinário é essencial para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento, que geralmente se baseia na administração de anitibióticos, analgésicos, colírios e reposição de fluidos.

No entanto, se temos um um gato espirrando com os olhos lacrimejantes sem produzir secreção purulenta, é mais provável que ele tenha uma alergia, que pode ser alimentar ou ambiental.

Gato espirrando, o que fazer?

Para curar um gato que está espirrando muito, o melhor tratamento será aquele indicado por um veterinário a partir de um diagnóstico correto.

  • No caso de ser uma infecção bacteriana, é possível que o profissional receite antibióticos para evitar que o problema evolua para uma pneumonia.
  • Caso seja alergia, primeiro é necessário descobrir a causa. Em casos de alergia alimentar, o veterinário vai recomendar uma mudança na dieta, eliminando aquilo que provoca a alergia. Se for outra coisa, pode receitar anti-histamínicos ou um descongestionante nasal.
  • Caso seja um resfriado, confira alguns remédios caseiros úteis para que que o seu gato melhore. Além disso, especialmente se o espirro for causado por um resfriado, é aconselhável tomar banhos de vapor para descongestionar as passagens nasais.
  • Para o vírus da imunodeficiência felina, existem medicamentos especializados para garantir ao gato uma vida saudável e longa.

No entanto, lembre-se que a chave para identificar corretamente o problema de saúde que afeta o seu gato é recorrer a um especialista. Além de visitar o veterinário para descobrir a causa dos espirros do gato e seguir o tratamento veterinário, é aconselhável oferecer a ele uma dieta macia e de fácil digestão para promover uma recuperação rápida.

Gato espirrando muito, o que dar para ele?

Como o gato pode não querer comer por causa do desconforto, é melhor dar a ele seu alimento favorito para que ele coma ou preparar uma dieta caseira. Para uma dieta leve, você pode incluir carne de frango cozida, carne de peru cozida e, em menor escala, cenouras cozidas e um pouco de arroz. Os gatos são carnívoros rigorosos, portanto, não é aconselhável incluir uma grande quantidade de carboidratos.

Agora, se você quiser saber quais remédios para espirros em gatos você pode dar, a resposta é nenhum. Somente um veterinário está qualificado para prescrever esses medicamentos e indicar a dosagem correta. Dar o medicamento errado a um gato doente pode piorar muito a situação.

Gato filhote espirrando

Já vimos que a rinotraqueíte felina é uma das principais causas de espirros em gatos filhotes, mas não é a única. Corpos estranhos ou lesões no nariz também podem fazer com que o filhote espirre muito.

O sistema imunológico de um filhote ainda está em desenvolvimento, por isso é essencial visitar o veterinário ao primeiro sinal de qualquer sintoma. Pode ser uma das causas mencionadas acima, mas também pode ser devido a outra patologia.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer com um gato espirrando, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre os barulhos na gargantas que alguns gatos fazem:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato espirrando, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Muñoz Arenas, L. Enfermedades virales felinas.
  • AVEPA. Cardiorespiratorio en gatos. Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales.
  • Libros Cúpula. (2018). Remedios caseros para perros y gatos. Más de 1000 soluciones para los problemas de tu mascota.
  • "Feline Respiratory Disease Complex". MERCK MANUAL Veterinary Manual. Acesso em 26 de abril de 2023. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/respiratory-system/respiratory-diseases-of-small-animals/feline-respiratory-disease-complex?query=cat%20sneeze
  • "Rhinitis and Sinusitis in Cats". MERCK MANUAL Veterinary Manual. Acesso em 26 de abril de 2023. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/lung-and-airway-disorders-of-cats/rhinitis-and-sinusitis-in-cats?query=sneeze

Vídeos relacionados com Gato espirrando, o que pode ser?

1 de 3
Vídeos relacionados com Gato espirrando, o que pode ser?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
A sua avaliação:
maris
Meu gatinho esta com o nariz muito entupido c alguns nodulos a cima do nariz,não sei o que dar p ele .Precido de orientações
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maris. Tudo bem? Não temos um artigo específico sobre gato com nariz entupido, mas temos este outro em que falamos sobre gatos com naris inchado: https://www.peritoanimal.com.br/gato-com-nariz-inchado-o-que-pode-ser-23096.html.
Esperamos que possa ser útil!
A sua avaliação:
Morgana
O meu gato está espirrando e tossindo muito e está saindo catarro ,eu pensei que era uma gripe ,mas já faz três messes e não passou
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Morgana. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Amanda
Oq era realmente que seu gato tinha? O meu tbm está assim, estou preocupada.
A sua avaliação:
Nathalya
Por favor me ajudem meu gato está espirrando com uma água saindo fica com os olhos lacrimejando me ajudem
Eu moro no interior e não tenho acesso a veterinário espero muito que me ajudem?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nathalya. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
mary leal de sales costa
O ESPIRRO DO GATO PODE NOS CONTAMINAR COM ALGUMA DOENCA?
LUCIANA PEREIRA RODRIGUES
Não passa p humanos não. A única doença que pode passar para humanos são as lesões de pele causadas pela esporotricose nos gatos.
A sua avaliação:
ana
Olá,tem um gato que sempre visita a minha casa ele espirra tanto e tosse muito como se estivesse engasgado isso me deixa agoniada já procurei pelo dono mas ainda não encontrei
Morro de pena e preocupação já que tenho uma idosa em casa e tenho medo de ser algo contagioso
Ele é grandão bem gordinho aparentemente bem cuidado
A sua avaliação:
Simone Dias de Freitas
meu gato tomou chuva e agora n para de espirrar, oque pode ser??
A sua avaliação:
Amisadai
Meus 3 gatos estão espirrando muito, mas não têm nenhum outro sintoma além dos espirros. A secreção que sai do espirro é transparente igual água. Troquei recentemente a areia, não sei se pode ser isso, mas eles já estavam acostumados com a outra há anos. Estão comendo e bebendo água, defecando e urinando normal, sem alterações nos olhos, nem apatia. Alguém pode me ajudar? o estranho é os 3 estarem espirrando do mesmo jeito.
Luísa Savala
Oi Amisadai! Temos um artigo sobre gato espirrando que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/gato-espirrando-o-que-pode-ser-21663.html
De qualquer forma, é importante que você busque um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades dos seus bichanos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Hermenegilda
meu gato está espirrando
Gilmara
meu gato pegou uma gripe e tomou os antibiótico certinho, não tem mais febre, brinca normal, come normal, mas continua espirrando será que é normal?
Luísa Savala
Oi Gilmara! Como mencionamos no artigo existem várias causas para um gato espirrando. Por isso, recomendamos que você volte no veterinário e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kimberly
Hoje o meu gato espirrou varias vezes seguidas e depois seu nariz sangrou um pouco, e as vezes escorre um liquido transparente como o nosso nariz quando esta escorrendo. Isso pode ser um problema grave??
Luísa Savala
Oi Kimberly! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Patricia Paulino
Oi meu gato voltou da rua espirrando os olhos inchados e remelentos e agora fica amoadinho oq pode ser!?
A sua avaliação:
Gustavo Ibraim Ceron
PARABÉNS! Gostei das informações.
A sua avaliação:
Denise Souza
Meu gato, de 6 meses, está seguido com o nariz bem molhado e as vezes espirra. Também parece que tem algo dentro do ouvido porque sacode bem rápido a cabeça. Já olhei e, aparentemente, não vi nada errado. Será alguma alergia?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Denise! Você precisa levar o sue gatinho no veterinário, ele pode estar sofrendo de infecção no ouvido ou algo mais grave.
Ana
Adotei um gato ah poucos dias e ele está espirando muito tem secreção mas sem cor ele fica muito tempo deitado mas come normal será que pode ser algo grave?
Cintia da Silva
Meu gato tem 2 meses, notei q de vez em quando ele espirra . Mas não tem outros sintomas. Ele dorme na minha cama com ar condicionado todos os dias. Será q é Por causa do ar?
Ju acosta
O meu gato também fica muito tempo deitado e espirra muito é muito magro mas tem barriga gordinha tem cara de doente tem de 3 até 4meses...oque sai do nariz é claro é oque sai dos olhos é amarelo ou verde e estava chorando de um olho além de fazer cocô com sangue vivo .já tomou 2 remédio é diferentes de vermes e injeção chemitril e não melhora.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Moises
muito boa a materia, gostei muito
exatamente o que meu gato apresenta, espirra muito a todo instante, acho que é a aids felina, pois já perdi outro gato assim, não durou duas semanas e faleceu.
Ana
Meu gato espirra muitas vezes em seguida é um olho dele está vermelho e correndo água.
Roseli olher
Meu gatinho tá espirrando faz um mês e agora tá com os olhinhos irritados e lagremeja .
Cristina
O meu gato está espirrando constatime.e outras também já está espirrando os que ficar com ele.já dei vitac.chemitril.é nada
Histamim.não tem melhora
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristina! Caso o seu gato tenha uma infeção respiratória de origem bacteriana ele vai precisar de antibióticos de receita veterinária. É importante que consulte o seu médico veterinário para que confirmem o diagnóstico e façam o tratamento mais adequado.
Orleanny
meus tres gatos estao espirrando,começou com um e depois foi passando pros outros dois, so que um parou e tem o outro que espirra tres vezes seguidar , e a minha gata tbm ,ms o dela ta saindo tipo aquele catarro palido tipo agua
Gato espirrando, o que pode ser?