Doenças respiratórias

Por que meu gato tem secreção no nariz?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 2 setembro 2022
Por que meu gato tem secreção no nariz?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As secreções nos gatos podem se associar com processos de produção de catarro, virais e/ou bacterianos, que afetam as vias respiratórias superiores. Mas nem sempre que existe secreção a causa é um resfriado. Assim, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar por que um gato tem secreção no nariz e olhos, listando as principais causas.

Em qualquer caso, as patologias que falaremos vão demandar uma avaliação veterinária para chegar a um diagnóstico que nos permita estabelecer o tratamento mais adequado. Por isso, em caso de secreção nasal em gatos, após se informar dos principais motivos, o primeiro que deve fazer é visitar o especialista para saber como descongestionar o nariz do seu gato e, o mais importante, o que está acontecendo.

Também lhe pode interessar: Gato com nariz inchado: o que pode ser

Índice

  1. A secreção nasal em gatos
  2. Por que meu gato tem secreção no nariz e nos olhos?
  3. Por que meu gato tem secreção nasal e espirros?
  4. Outras causas de secreção nasal em gatos
  5. O que fazer se meu gato tem muito catarro?
  6. Como descongestionar o nariz de um gato?
  7. Existe cinomose em gatos?

A secreção nasal em gatos

Se queremos saber por que nosso gato tem secreção no nariz devemos começar por entender que a secreção nasal é produzida quando existe algum agente irritante para as fossas nasais. Como a irritação também causa espirros, é normal que ocorram ambos os sintomas, ou seja coriza e espirros nos gatos ocorrem de maneira simultânea. Devemos nos focar no aspecto da secreção, se afeta um ou dois dos orifícios nasais, na presença ou ausência de outros sintomas, na forma em que aparecem, etc., para transmitir a informação ao veterinário e, assim, ajudá-lo a estabelecer um diagnóstico.

Por que meu gato tem secreção no nariz e nos olhos?

O mais comum é que a explicação do por que um gato tem secreção se encontre, principalmente nos gatinhos mais jovens, em uma doença viral denominada rinotraqueíte, que se caracteriza por uma secreção intensa acompanhada de secreção ocular, lesões na boca, desidratação, anorexia, febre, etc., em função da gravidade e dos vírus envolvidos. A presença destes vírus agride a mucosa nasal e cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Este processo normalmente está atrelado à aparição de rinite em gatos, outro problema que produz secreção nasal e ocular, além de sinusite e espirros.

Desta forma, se o gato tem secreção no nariz e nos olhos, é possível que tenha uma ou ambas afecções, por isso é preciso visitar o especialista para diagnosticar o problema e tratá-lo.

Por que meu gato tem secreção no nariz? - Por que meu gato tem secreção no nariz e nos olhos?

Por que meu gato tem secreção nasal e espirros?

Já vimos que a secreção nasal em gatos acompanhada de espirros pode ser por uma rinite, no entanto, não é a única causa existente. Assim, um resfriado comum também costuma apresentar estes sintomas, além de dificuldade respiratória, febre, apatia, perda de apetite, tosse e, inclusive, uma leve secreção ocular. Se o seu gato tem catarro e respira mal e suspeita que esta pode ser a causa, não deixe de conferir este artigo para saber o que fazer e como descongestionar o nariz do seu gato resfriado: "Remédios caseiros para a gripe em gatos".

Por outro lado, a gripe felina é outra das doenças que produz secreção nasal em gatos e espirros, olhos lacrimejantes, febre, tosse, úlceras bucais e letargia. Pode ser provocada pelo calcivírus e herpervírus felino, e em função do vírus que a desencadeou os sintomas serão menos graves, igualmente ao tratamento. Novamente, a visita ao veterinário é obrigatória.

Outras causas de secreção nasal em gatos

Outras causas de secreção nasal menos frequentes se devem a infecções por fungos, pólipos, neoplasias, lesões, corpos estranhos ou inclusive doenças dentais graves. Crescimentos dentro da cavidade oral podem deformar a face e produzir secreção unilateral e, em algumas ocasiões, com presença de sangue, sintomas que também podem aparecer em infecções fúngicas.

Por tudo isso, se o seu gato tem secreção com sangue, é importante procurar um especialista para que o examine detalhadamente e determine a causa. Como podemos ver, os sintomas são comuns à maioria das doenças e problemas de saúde que podem provocar o catarro em gatos.

Por que meu gato tem secreção no nariz? - Outras causas de secreção nasal em gatos

O que fazer se meu gato tem muito catarro?

Se observamos secreção acompanhada ou não de sintomas como os que descrevemos e queremos saber por que nosso gato tem coriza devemos procurar um veterinário. Uma doença como a rinotraqueíte pode ser determinada somente observando a sintomatologia. Nestes casos é necessário que o veterinário prescreva antibióticos para gatos resfriados, já que, mesmo que estes não vão combater os vírus, se combatem as infecções bacterianas que se associam de maneira secundária aproveitando as lesões que os vírus produzem.

Se o gato não responde bem ao tratamento é possível realizar uma cultura do catarro para descobrir o patógeno, de forma que poderá ser receitado um antibiótico mais específico ou, se for o caso, um antifúngico. Estes tratamentos seriam mais prolongados. Um pólipo pode ser retirado e um câncer tratado com quimioterapia. Isso sim, sempre devemos manter a higiene do nariz.

Em alguns casos podem ser necessários exames como a rinoscopia, as radiografias ou as biópsias, que serão realizadas com o gato anestesiado. Se estamos diante de uma secreção nasal crônica, ou seja, o gato sempre tem secreção, pode ter ocorrido envolvimento ósseo, que será irreversível. Neste caso o tratamento será paliativo e deve incluir um cuidado especial da alimentação, posto que o tamponamento nasal dificulta o olfato e, consequentemente, a alimentação. Aquecer a comida ajuda a potencializar seu aroma e anima o gato a comer.

Como descongestionar o nariz de um gato?

Independentemente da causa pela qual um gato tenha secreção nasal, se ela é abundante vai congestionar o nariz e veremos que o gato também terá secreção seca, uma vez que entra em contato com o ar. É importante que limpemos para facilitar a respiração. Para limpar o nariz de um gato, não temos que tirar a secreção seca, já que poderíamos causar uma ferida. Ao contrário, podemos molhar uma gaze ou algodão com soro ou, simplesmente, água, passando-a suavemente no nariz. Se não saem de primeira, antes de esfregar usaremos o líquido aquecido.

Também podemos descongestionar o nariz do gato com vapor. Uma forma simples de fazer isso é colocar o gato no banheiro conosco enquanto tomamos banho quente. Nos casos mais graves será o veterinário quem realizará uma lavagem nasal com soro e o gato anestesiado.

Por que meu gato tem secreção no nariz? - Como descongestionar o nariz de um gato?

Existe cinomose em gatos?

Por último, devemos sanar que, como vimos, entre as causas que explicam por que nosso gato tem secreção não se encontra na cinomose. Isto porque, tecnicamente, a cinomose em gatos é denominada panleucopenia felina ou enterite infecciosa felina. A cinomose é uma doença viral grave que afeta exclusivamente os cachorros. Em gatos, como mencionamos, apesar de serem nomeadas da mesma forma, o correto é fazer referência à doença mediante os termos indicados.

A cinomose canina produz como sintoma principal secreção nasal purulenta, no entanto, nos gatos a panleucopenia não costuma apresentar esse sintoma. Por esse motivo, se o gato tem secreção esverdeada, mesmo que possamos relacionar com a cinomose, devemos saber que o mais provável é que se trate de algum dos problemas que foram citados anteriormente, como a rinotraqueíte, a rinite ou a gripe felina.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato tem secreção no nariz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que meu gato tem secreção no nariz?