Outros problemas de saúde

Meu gato está muito quieto, o que pode ser?

Lucas Andrade
Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 14 outubro 2022
Meu gato está muito quieto, o que pode ser?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Seu gato está dormindo muito mais do que antes do nada? Gatos são animais que geralmente possuem bastante energia. É comum que esses felinos passem grande parte do dia dormindo, isso faz parte de seu instinto animal. Mas se você perceber que o gato está dormindo por longos períodos e mesmo assim apresenta comportamento de cansaço e sonolência, ou se o gato está dormindo por períodos muito longos, você precisa ficar atento ao comportamento do animal pois pode estar acontecendo algo de errado.

Os comportamentos dos gatos podem indicar alguns sinais aos seus tutores caso esteja acontecendo algo errado. Por isso, prestar atenção no comportamento do gato é essencial para descobrir o que pode estar acontecendo de diferente. Caso você esteja com um gato quieto e sonolento em casa, nós do Perito Animal trazemos esse artigo "Meu gato está muito quieto, o que pode ser?" com informações úteis para você descobrir que pode estar acontecendo de errado e como melhorar a situação.

Também lhe pode interessar: Cachorro babando muito, o que pode ser?

Índice

  1. Gato muito quieto e sonolento
  2. Problemas psicológicos podem deixar o gato muito quieto
  3. O que fazer quando o gato está triste e desanimado?

Gato muito quieto e sonolento

Antes de entender seu o gato está doente ou passando por algum problema, é essencial que os tutores prestem atenção no comportamento do animal de forma geral. Geralmente os gatos são animais que dormem muitas horas por dia, assim como os demais felinos. Segundo estudos[1] os gatos dormem em média 12,5 horas por dia, porém esse valor pode aumentar ou diminuir de acordo com raça e estilo de vida do animal, ou seja, sua alimentação, rotina de exercícios físicos, entre outros.

Caso você esteja com um gato muito quieto, existem algumas perguntas em relação ao comportamento dos felinos que podem te ajudar a identificar se está acontecendo algo de diferente no organismo do animal, essas perguntas são:

  • Você vê o gato sempre deitado, mesmo quando está acordado?
  • O gato apresenta apatia, ou seja, se mostra indiferente para alguns estímulos?
  • O gato apresenta prostração, ou seja, fraqueza e abatimento?
  • O gato está tomando seu banho diário?
  • O gato está se alimentando normalmente?
  • O gato tem interesse em brincar?

Além dessas perguntas, você pode ficar atento aos sinais que podem indicar se o seu animal está com algum problema de saúde:

  • Vômito, perda de apetite e diarreia: São problemas que não trazem informações inespecíficas sobre a doença que o animal pode estar sofrendo. Esses sintomas podem indicar vários problemas como doenças do sistema gastrointestinal, doenças de fígado, alterações hormonais, entre outros.
  • Icterícia: A icterícia é a mudança da cor da pele e mucosas dos animais, ficando amareladas. Gatos que apresentam esse sintoma podem estar sofrendo com alguma doença de fígado em estágio avançado.
  • Mancar: O comportamento de mancar pode ser confundido com problemas na pata, mas esse sinal pode estar ligado com alterações na médula espinal e sistema neurológico do animal.
  • Alteração nas fezes e urina: Se houver essas alterações e elas não estiverem relacionadas com mudança na dieta do animal, o gato pode estar enfrentando uma infecção urinária, ou problemas gastrointestinais.
  • Tosse: A tosse geralmente é confundida com engasgo, porém, você deve ficar atento caso o seu animal apresente esse sintoma, pois pode estar relacionado com problemas respiratórios e cardiovasculares.
  • Alteração de peso: Esse sintoma é inespecífico. A alteração de peso pode ser comum em relação a idade do animal, porém alterações de peso de forma rápida e sem razão aparente podem indicar que o gato pode estar com algumas doenças como câncer ou diabetes.
  • Queda de pelos: É normal que alguns pelos do animal caiam, mas se essa queda for bem localizada em uma região do corpo do gato, isso pode indicar alguns problemas de pele, ou problemas endócrinos.

Problemas psicológicos podem deixar o gato muito quieto

Além de problemas físicos, doenças psicológicas podem alterar o comportamento do gato, o deixando com apatia e prostração. Existem diversos motivos que podem deixar o gato deprimido e, portanto, vemos um gato quieto e sonolento. Entre eles, estão:

  • Estresse
  • Isolamento
  • Tristeza profunda
  • Mudar de residência
  • Mudar a rotina
  • Não passear
  • Dieta não balanceada

Você pode identificar se o gato está deprimido verificando se ele apresenta algum dos sintomas da doença. Os principais sinais que gatos deprimidos apresentam são:

  • Apatia
  • Inatividade
  • Falta de apetite
  • Pouca afetividade
  • Sono prolongado
  • Falta de brincadeira

Neste outro artigo falamos sobre o enriquecimento ambiental para gatos com várias dicas.

Meu gato está muito quieto, o que pode ser? - Problemas psicológicos podem deixar o gato muito quieto

O que fazer quando o gato está triste e desanimado?

Geralmente animais com apatia e prostração apresentam problemas de saúde, por isso, é essencial que se você observe todos os sinais que o gato pode estar apresentando. Se o animal estiver passando tanto por problemas físicos, quanto por problemas psicológicos, é muito importante que você o leve para seu médico veterinário o mais rápido possível.

O médico veterinário conta com diversos exames disponíveis que ajudam à realizar o diagnóstico de diversas doenças de forma mais rápida e eficaz. Além disso, esse é o profissional legalmente autorizado em prescrever e receitar métodos de tratamentos eficazes para a doença que o seu animal pode estar passando, garantindo sua saúde e bem-estar.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer se o gato estiver dormindo muito acima do normal ou simplesmente se ele está muito quieto e sonolento, recomendamos a leitura destes dois artigos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está muito quieto, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Zepelin H, Siegel JM, Tobler I. Chapter 8 - Mammalian Sleep A2 - Dement, Meir H. KrygerThomas RothWilliam C. Principles and Practice of Sleep Medicine (Fourth Edition). Philadelphia: W.B. Saunders; 2005.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
A sua avaliação:
Natália
O meu gato, ele é extremamente apegado a mim. E só dorme se eu estiver no cômodo, caso contrário ele não fica no ambiente e comer, ele come sozinho, mas... se, por exemplo, se eu tiver na cozinha, ele só vai comer se ele vê que foi, eu a pôr a comida dele, e caso ainda tenha comida no pote somente comigo ficando perto. Eu não sei se isso é um problema, mas é um comportamento que está me deixando bem preocupada com ele.
A sua avaliação:
Maria
O meu gatinho de 3 meses ele era muito brincalhão, brincava com os irmãos dele corria, mais de uma hora pra outra ele só quer dormir, não brinca com os irmãos e ele não bebe muita água o que pode ser ?
A sua avaliação:
Korra
Minha gata esta dormindo muito e ta com diarréia, mais antes de eu pegar ela uma mulher estava espancando com um cabo de vassoura
A sua avaliação:
Alzeana
Minha gata não esta se alimentando ficar muito tempo parada em so um lugar não esta bricando como antes eu não sei o que esta acontecendo
A sua avaliação:
Raquel
O meu gato ficou estranho de uma.hora para outra, ele é brincalhão mas agora nem quer saber de brincar e está dormindo muito, ele está comendo mais não muito e bebe água. Eu suspeito dele ter chegado perto de veneno para Formiga. O que tenho que fazer ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Raquel. Antes de mais nada, é preciso identificar que o problema é, de fato, causado por envenenamento. Temos este artigo em que falamos sobre remédios caseiros para gato envenenado: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-gato-envenenado-22673.html.
De qualquer forma, recomendamos que procure um veterinário para que ele possa investigar o que está acontecendo. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sofia Sabrina
Assim eu queria saber assim porque minha gata de repente ela está dormindo um período muito muito longo aí eu queria saber se pode dar algum remédio a ela ela não tá querendo comer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sofia, antes de dar qualquer medicação sugerimos que você leve-a a uma consulta com veterinário para identificar o motivo de ela estar dormindo muito e sem comer. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Katryne viera noronha
O que eu faço se minha gatinha filhote não mia e só fica quieta? Ela tava cheia de vida agora ela esta estranha pode ajudar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Katryne. Ela pode estar com algum problema de saúde, por isso é bom investigar junto a um veterinário. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Aline
Olá! Minha gata recentemente lesionou a pata, não quebrou, houve uma lesão no músculo. O veterinário tratou ela por 5 dias na minha residência e agora só quer ficar no quarto e dorme o tempo todo, mal se alimenta ou faz as necessidades. Esse tratamento encerrou em 24/05. Será que está insegura de andar pela casa novamente? Está deprimida pela situação que ainda é recente? A pata sarou, ela responde aos estímulos, ''amassa pãozinho'' e arranha com a pata machucada mas raras vezes que anda, ainda manca.
A sua avaliação:
Monique Bárbara Wilde
Meu gato está o dia inteiro deitado, não quer brincar, não esta conseguindo levantar( Ele não fica em pé) Oque ele tem Perito Animal.

Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Monique. Tudo bem? Mas houve uma mudança no comportamento dele ou seu amigo felino sempre agiu desta maneira? De qualquer forma, temos este artigo em que falamos sobre o gato deprimido: causas, sintomas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-gato-esta-deprimido-causas-sintomas-e-tratamento-3264.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
leticia pereira
meu gato esta, quieto e as patinhas dele estavam tremendo sò de um lado mas..sabe, hoje ele foi na sacada e depois dormiu denovo e ele ta quieto e eu to ficando preocupada :( eu acho que è normal mas......sabe eu acho que talvez ele esteja doente....o que eu faço? pra saber se ele realmente esta doente?
Diego William
moça , eu não sou um perito mas acho q vc deve levar ele ao veterinário :(
A sua avaliação:
Gabriel vasconcelos
Oi tudo bem? meu gato nico, ele sumiu por um dia inteiro ficou das 2:30 AM ate 11:00AM do dia seguinte, achei ele perto de casa, tinha varios gatos que estavam se comportando que nem ele, lendo alguns artigos descobri que poderia ser por causa da temporada, que alguns gatos ficam no cio e procura seu par romantico, porem quando ele voltou ele não aparenta estar doente, sem cair pelo, tosse, so tem fraqueza e dorme o dia todo e a noite toda aparentemente, de dia sai pra tomar sol e vai dormir, come e bebe agua como antes, oque poderia ser? tem alguma ideia? obrigado por ler ate aqui.
A sua avaliação:
Inayara
Oi Perito Animal tenho uma pergunta, meu gatinho até 1 ano e 2 meses até 3 semanas atrás era só ele o xodó da casa, super ativo, carinhoso, adotamos outro macho de 4 meses houve resistência nos primeiros dias mas 1 semana depois ele já estavam ‘amigos’ o Meu gato antigo brincava, lambia o filhote estávamos aparentemente bem, mais do nada ontem ele passou o dia amuado, não come, não bebe só dorme, nem a caixa de areia quer usar, como só faz menos 24hrs ainda não procurei um médico, mais devo me desesperar? Ele adora comer brincar, e simplesmente só quer dormir e ficar no cantinho isolado, sendo que ele é um gato ativo que ama brincar tanto sozinho como com a gente, quanto o outro gato mantive ele isolado pra ver se ele está sendo o problema embora ambos estavam se dando bem :/
Se puderem me dar uma luz agradeço!
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria de Lurdes
Infelizmente veterinário não sabe nada de comportamento animal e menos ainda de gatos. Flei pro veterinario que meu gato tinha depressao, e ele ficou rindo na minha cara e passou pro meu gato tomar fluoxetina, meu gato piorou e ficou mais e mais dopado. passou por 4 veterinarios e nada. Até que um dia, conversei com uma moça que é estudante de medicina veterinária sobre o caso, ela disse que eu tentasse no meu gato estava na terapia complementar, e ela era terapeuta complementar, e fez o tratamento no meu gato gratuitamente, e ele está curado!!! Essa moça mesmo sem ser veterinaria ainda, conseguiu a cura, para ela tiro o meu chapeu. Que deus a abençoe.
A sua avaliação:
Eduarda Santos da Silva
Meu gatinho tem 8 meses e se chama Léo, ele é muito agitado e carinhoso sempre está mexendo com as minhas outras gatas, mas de uns dias para cá ele está quieto não brinca não pede carinho e só dorme longe da gente. Ele está aparentando está deprimido, o pelo está caindo não muito mais está quando fazemos carinho, ele não brinca mais e não o vejo se alimentando direito.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eduarda! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu gatinho e determinar o que tem de errado com ele para passar um tratamento. Recomendamos que você consulte um veterinário de confiança rapidamente.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
naurecy
Minha gatinha esta fraca e olhos dela era azul agora esta amrelado esverdiado comesou tudo barriga enxada e febre .e so fica procurando chão frio para deita
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Naurecy! Sem ver a sua gatinha não podemos fazer um diagnóstico. Recomendamos que você consulte um veterinário com urgência. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Juliana
Olá Neurecy. Por favor vc pode me informar como está a sua gatinha hoje e o q vc deu a ela? Porque minha gatinha está c os mesmo sintomas e já pesquisei tudo e não consegui identificar o q é. Estou muito preocupada.
A sua avaliação:
Milene silva
Ele está muito quieto ,dormindo demais e não quer brincar .
A sua avaliação:
MARCOS ROBERTO GOMES CHAVES
Meu gatinho está muito quieto não brinca não consegui saltar mais ele que gostava de correr muito e brincar e não consegui saltar do chão para a mesa coisa que era rotineiro ele brincar corer o que pode ser me ajude
A sua avaliação:
JOYCE
MEUS GATOS COSTUMAVA PASSA O DIA INTEIRO SOZINHO OS DOIS, SENDO QUE ESTE MES DE JANEIRO EU ESTAVA DE FERIAS COM ELE, VOLTEI A TRABALHA E ESTOU ACHANDO UM DELES BEM QUIETINHO ELE COME NORMAL BRINCA MAS TEM HORA QUE FICA SÓ E TRISTE ,ESTOU BEM PREOCUPADA COM ELE. SERA QUE É A MUDANCA DE ROTINA?
A sua avaliação:
Patrícia Barreto
Ele do fica assim e não está alimentando direito ,sempre foi brincalhão , achei que fosse o calor mais já tem dois dias assim o que
A sua avaliação:
Giovana
Meu gato(filhote) n come faz dois dias, só bebeu leite,nem água ele toma,passa o dia todo deitado e miando mt alto as vezes.
Ele tbm está soltando um líquido amarelo e acho q é sangue o outro líquido q ele solta.
Oque pode ser?
1 de 2
Meu gato está muito quieto, o que pode ser?