Partilhar

Meu gato está muito quieto, o que pode ser?

Meu gato está muito quieto, o que pode ser?

Ver fichas de  Gatos

Gatos são animais que geralmente possuem bastante energia. É comum que esses felinos passem grande parte do dia dormindo, isso faz parte de seu instinto animal. Mas se você perceber que o gato está dormindo por longos períodos e mesmo assim apresenta comportamento de cansaço e sonolência, ou se o gato está dormindo por períodos muito longos, você precisa ficar atento ao comportamento do animal pois pode estar acontecendo algo de errado.

Os comportamentos dos gatos podem indicar alguns sinais aos seus tutores caso esteja acontecendo algo errado. Por isso, prestar atenção no comportamento do gato é essencial para descobrir o que pode estar acontecendo de diferente. Caso você esteja com um gato quieto e sonolento em casa, nós do Perito Animal trazemos esse artigo "Meu gato está muito quieto, o que pode ser?" com informações úteis para você descobrir que pode estar acontecendo de errado e como melhorar a situação.

Também lhe pode interessar: Meu gato bebe muita água, é normal?

Gato muito quieto e sonolento

Antes de entender seu o gato está doente ou passando por algum problema, é essencial que os tutores prestem atenção no comportamento do animal de forma geral. Geralmente os gatos são animais que dormem muitas horas por dia, assim como os demais felinos. Segundo estudos[1] os gatos dormem em média 12,5 horas por dia, porém esse valor pode aumentar ou diminuir de acordo com raça e estilo de vida do animal, ou seja, sua alimentação, rotina de exercícios físicos, entre outros.

Caso você esteja com um gato muito quieto, existem algumas perguntas em relação ao comportamento dos felinos que podem te ajudar a identificar se está acontecendo algo de diferente no organismo do animal, essas perguntas são:

  • Você vê o gato sempre deitado, mesmo quando está acordado?
  • O gato apresenta apatia, ou seja, se mostra indiferente para alguns estímulos?
  • O gato apresenta prostração, ou seja, fraqueza e abatimento?
  • O gato está tomando seu banho diário?
  • O gato está se alimentando normalmente?
  • O gato tem interesse em brincar?

Além dessas perguntas, você pode ficar atento aos sinais que podem indicar se o seu animal está com algum problema de saúde:

  • Vômito, perda de apetite e diarreia: São problemas que não trazem informações inespecíficas sobre a doença que o animal pode estar sofrendo. Esses sintomas podem indicar vários problemas como doenças do sistema gastrointestinal, doenças de fígado, alterações hormonais, entre outros.
  • Icterícia: A icterícia é a mudança da cor da pele e mucosas dos animais, ficando amareladas. Gatos que apresentam esse sintoma podem estar sofrendo com alguma doença de fígado em estágio avançado.
  • Mancar: O comportamento de mancar pode ser confundido com problemas na pata, mas esse sinal pode estar ligado com alterações na médula espinal e sistema neurológico do animal.
  • Alteração nas fezes e urina: Se houver essas alterações e elas não estiverem relacionadas com mudança na dieta do animal, o gato pode estar enfrentando uma infecção urinária, ou problemas gastrointestinais.
  • Tosse: A tosse geralmente é confundida com engasgo, porém, você deve ficar atento caso o seu animal apresente esse sintoma, pois pode estar relacionado com problemas respiratórios e cardiovasculares.
  • Alteração de peso: Esse sintoma é inespecífico. A alteração de peso pode ser comum em relação a idade do animal, porém alterações de peso de forma rápida e sem razão aparente podem indicar que o gato pode estar com algumas doenças como câncer ou diabetes.
  • Queda de pelos: É normal que alguns pelos do animal caiam, mas se essa queda for bem localizada em uma região do corpo do gato, isso pode indicar alguns problemas de pele, ou problemas endócrinos.

Problemas psicológicos podem deixar o gato muito quieto

Além de problemas físicos, doenças psicológicas podem alterar o comportamento do gato, o deixando com apatia e prostração. Existem diversos motivos que podem deixar o gato deprimido e estão entre eles:

  • Estresse
  • Isolamento
  • Tristeza profunda
  • Mudar de residência
  • Mudar a rotina
  • Não passear
  • Dieta não balanceada

Você pode identificar se o gato está deprimido verificando se ele apresenta algum dos sintomas da doença. Os principais sinais que gatos deprimidos apresentam são:

  • Apatia
  • Inatividade
  • Falta de apetite
  • Pouca afetividade
  • Sono prolongado
  • Falta de brincadeira
Meu gato está muito quieto, o que pode ser? - Problemas psicológicos podem deixar o gato muito quieto

Geralmente animais com apatia e prostração apresentam problemas de saúde, por isso, é essencial que se você observe todos os sinais que o gato pode estar apresentando. Se o animal estiver passando tanto por problemas físicos, quanto por problemas psicológicos, é muito importante que você o leve para seu médico veterinário o mais rápido possível.

O médico veterinário conta com diversos exames disponíveis que ajudam à realizar o diagnóstico de diversas doenças de forma mais rápida e eficaz. Além disso, esse é o profissional legalmente autorizado em prescrever e receitar métodos de tratamentos eficazes para a doença que o seu animal pode estar passando, garantindo sua saúde e bem-estar.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está muito quieto, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Zepelin H, Siegel JM, Tobler I. Chapter 8 - Mammalian Sleep A2 - Dement, Meir H. KrygerThomas RothWilliam C. Principles and Practice of Sleep Medicine (Fourth Edition). Philadelphia: W.B. Saunders; 2005.

Escrever comentário sobre Meu gato está muito quieto, o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
Gabriela santos maia
Tenho um gato de 2 meses, desde q chegou ele faz cocô em todo lugar inclusive na caixa q ele dorme, meu marido deu banho frio pq ele tava todo sujo, ele entrou em desespero, ta todo mole, ficou se debatendo e sem reação dps as pupilas ficaram anisocoricas, gengiva sem cor, ele tá mole meio sem reaçao, fica parado olhando pro chão mas a pupila e os olhos voltaram ao normal, ele ta muito demente estranho, pode ter acotnecido um trauma vascular? Pelo banho gelado.... Pressao vascular?
Rafael
Tenho um gato castrado de mais ou menos onze anos. Ele ficou sumido por uns 2 ou 3 dias e quando voltou apresentou um comportamento que dura até agora. Se esconde durante todo o dia e parece apático, sem interesse em nada. Come, mas come pouco em comparação a antes.
Já levei ao veterinário e não foi constatado nada de errado com ele, só foi receitado uma vitamina e um Colírio antibiótico porque estava lacrimejando.
Ele pode estar em depressão? O que posso fazer para ajudá-lo?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rafael! Sem conhecer o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você volte ao veterinário e explique que a situação continua igual.
De qualquer forma, temos um artigo sobre depressão em gatos que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-gato-esta-deprimido-causas-sintomas-e-tratamento-3264.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Suely
Boa tarde
Eu tenho uma gatinha de 1 ano e meio e ela ficou diferente de ontem pra hoje ta bem molinha não come nem bebe água e so fica deitada observei as fezes dela e ta normal não vomitou também mas as vezes fica como se fosse vomitar liguei pro veterinário mas ele só vai voltar na terça-feira e pra complicar é final de semana não sei o que fazer ela mal se levanta.
A sua avaliação:
Nikely
Olá! Bem... Minha gata tem 1 ano e meio e é castrada. Ela é bem brincalhona e come bem, porém hoje ela está muito sonolenta. Ela comeu o suficiente que ela come todos os dias, fiz ela brincar com alguns brinquedinhos, mas ela sempre volta a deitar e dorme.
Ela é saudável, e tem bastante liberdade, porém receio que ela possa estar com medo ou até mesmo estressada, pois na noite anterior ela brigou com outro gato.
Em caso de envenenamento, eu dei um pouco de carvão ativado para ela.
O jeito dela é muito preocupante?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nikely! O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa examinar a sua gata, passar o diagnóstico e tratamento adequado de acordo com as necessidades dela.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
fabio
bom dia o que aconteceu com sua gata é exatamente o que aconteceu com a minha. queria saber com vc se sua gata melhorou ou que remedio vc deu porque nao posso pagar um veterinario. obrigado
Patrick
Meu gato estava um tempo fora de casa, apareceu por agora, 21:00, comeu só um pouco e foi dormir, mas vomitou 90% transparente e 10% branco e gosmento. Percebi que ele estava com a boca aberta acordado e dormindo, na primeira dormida ele babou um pouco, mas depois não mais (até agora), aparenta estar extremamente cansado e quieto, só se mexe pra mudar de posição quando tento ver algum sintoma físico nele, como, ver se apresenta algum tumor pelo corpo, verificar gengiva ou etc.. Ele está respirando normalmente mas com a boca aberta, gengiva dele é preta então da pra saber se é algo no sangue, e não tem tumor. Alguma ideia do que pode ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi Patrick! Não podemos fazer um diagnóstico sem ver o seu gato. Recomendamos que você consulte um veterinário de confiança para que ele faça um exame físico completo, descubra o que o gatinho tem de errado e recomende um tratamento adequado. Rápidas melhoras!
Lívia
Semana passada o meu gato de 60 dias acabou se machucando, desde então ele anda muito desanimado, deitando pelos cantos, só se levanta pra ir comer, o que posso fazer? Não tem como levá-lo ao veterinário.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lívia! Seu gato precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marilia
Meu gatinho está com um comportamento estranho, ganhei um cachorro, no começo eles estavam se dando muito bem, pois o dog ainda era filhote, só que depois que o cachorro cresceu um pouco além da conta, ele mudou muito o comportamento dele, só fica isolado, não sai nem pra comer se a gente não pegar, está abatido, não o vejo tomando água, oq eu faço? Até a postura dele está estranha, parece que ele sente medo o tempo todo, tenho mais duas gatas, e elas estão com o comportamento normal.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marilia! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, ele precisa ser visto por um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jackeline
Meu gatinho tem 50 dias, não esta querendo comer , anda dormindo demais.
A sua avaliação:
Ana Maria
Meu gato de 4 meses era super brincalhão, mas faz 4 dias que ele só dorme, não brinca, não sai no quintal, só acorda pra comer, beber água e ir ao banheiro... Notei que as fezes dele está mais dura do que o normal. Oq devo fazer? Não tenho como levá-lo a um veterinário...
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Sem ver o seu gato não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, ele precisa ser visto por um veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional.
A equipe do PeritoANimal deseja rápidas melhoras!
Débora
Você conseguiu descobrir o que ele tem? O meu gato também era super brincalhão e faz uns 5 dias que ele não quer brincar, come muito pouco e dorme muito, estou preocupada, ele tem 5 meses.
Ana Maria
Ele está melhor... Creio que foi de um susto que ele levou e ficou com medo, pois meu sobrinho disse que ele se assustou com um carro que passou na rua r entrou correndo, e desde então tinha ficado desse jeito. Fui saindo aos poucos com ele no braço, pra ir perdendo o medo, e foi melhorando...
A sua avaliação:
Solange
Olá apareceu na minha cada um gato já bem criado até gordinho, porém a pata está machucada e ele manca dei ração pra ele ele comeu bem, porém se esconde embaixo de um baú que tenho em minha área e não sai de lá pra nada está assim desde cedo até agora atarde e não sai pra nada não sei o que faço.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Solange! Esse gatinho pode estar perdido e por isso ter esse comportamento. Você pode tentar ajudá-lo a encontrar seu lar com esse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-encontrar-um-gato-perdido-21380.html
Se não for o caso, você pode adotá-lo ou buscar ONGs ou Associações que recolhem animais de rua.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!

Meu gato está muito quieto, o que pode ser?
1 de 2
Meu gato está muito quieto, o que pode ser?

Voltar ao topo da página