Partilhar

Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças

Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. Atualizado: 16 outubro 2019
Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças

Ver fichas de  Gatos

Qualquer animal doméstico que você decida adotar precisa de cuidados para ter uma qualidade de vida. Esses cuidados demandam tempo e paciência do tutor. Tempo para acompanhar o pet, para dar carinho, brincar e para estar atento a qualquer mudança que possa indicar alguma alteração na saúde. Algumas variações podem ser notadas de uma forma muito clara, através da alimentação, da urina e das fezes. Neste artigo do PeritoAnimal sobre sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças explicamos como identificar alguns problemas e o que fazer.

Também lhe pode interessar: Gato vomitando sangue: causas e tratamento

Fezes de gato com sangue não são normais

Se você reparou no seu gato defecando sangue, saiba que encontrar sangue nas fezes de gato não é normal e deve ser interpretado como um sinal alarmante, já que, tudo que afeta o sistema digestivo pode ter uma repercussão sistêmica sobre todo o organismo. Por isso, a alimentação do gato e saber quais os alimentos proibidos são fatores muito importantes para manter a saúde do felino.

Elementos como sangue nas fezes do gato ou muco não devem ser interpretados como normais quando são encontrados, mas isso também não quer dizer que se trata de uma doença grave que comprometa a vida do animal. Um dos primeiros aspectos que você deve diferenciar e que resultará de grande utilidade para informar adequadamente o veterinário é a cor do sangue no coco do gato:

  • Sangue vermelho: se o sangue presente nas fezes é de coloração vermelha, isso indica que não foi digerido e por isso, provém do trato digestório inferior, geralmente do cólon ou do anus. Nesse caso, pode ser encontrado fazes com manchas de sangue e observar como cai o sangue quando o gato está defecando.
  • Sangue preto: se o sangue presente nas fezes do gato é de coloração preta, isso indica que foi digerido e por isso, provém da parte superior do trato digestório. Nesse caso, o sangue é mais difícil de identificar mas se caracteriza por ter um aspecto mais denso, áspero.
  • Fezes escuras: nem sempre o sangue sai escuro, fezes de cor marrom escura ou pretas também podem indicar melenas e indicam sangue digerido. Esse sangue nas fezes do gato pode ser consequência de hemorragia no sistema digestivo, úlceras ou lesões causadas por parasitas.
Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças - Fezes de gato com sangue não são normais

Causas do sangue nas fezes do gato

As causas do sangue nas fezes de gato podem ser muito diversas. A gravidade, o tratamento e o prognóstico variam dependendo de cada caso, no entanto, as principais causas que podem provocar sangue nas fezes de gato, são:

  • Erros na alimentação: uma mudança brusca na dieta ou uma sobre alimentação pode irritar o cólon e provocar alterações tanto na evacuação como na composição das fezes, causando a presença de sangue.
  • Gastrooenterite: gato com diarreia com sangue e vomitando pode ser sinal de gastroenterite, quando o estômago e intestino inflamam e não permite que água e alimentos sejam corretamente processados. Nem sempre encontra-se sangue nas fezes dos gato com gastroenterite, os sintomas mais comuns são vômito e diareia, além de possíveis dores abdominais, febre e alteração da cor das mucosas.
  • Parasitas intestinais: gato com sangue nas fezes pode ser verme. Os parasitas intestinais que podem infestar o trato gastrointestinal dos felinos são causadores comuns da aparição de sangue nas fezes do gato, nesses casos também é possível observar sinais de debilidade, perda de peso e dores. Dependendo do tipo de parasita, podem ser encontradas pequenas larvas nas fezes do gato e muco que indicam a presença de vermes. Veja como saber se seu gato tem verme.
  • Danos na mucosa do reto: o anus é uma região muito vascularizada e com muita irrigação sanguínea, é também uma região sensível e muito delicada. Quando um gato segue uma dieta com deficiência de fibra isso pode provocar prisão de ventre e um grande esforço para evacuar, estes podem machucar a mucosa retal e fazer sangrar, dando a impressão de que o gato está evacuando sangue.
  • Colite: a colite indica que existe inflamação no cólon e produz um sangramento na mucosa do trato intestinal que, posteriormente, faz com tenha sangue nas fezes do gato. Nos gatos, a colite pode ser causada pela presença de bactérias do gênero clostridium.
  • Traumas: por terem uma personalidade independente e exploradora os gatos são muito suscetíveis a sofrer diversos tipos de machucados que podem causar hemorragias internas que não são visíveis e se manifestam através da presença de sangue nas fezes do gato.
  • Tomar AINES: os AINES são medicamentos conhecidos como anti-inflamatórios não esteroides e podem ser utilizados em tanto em gatos como em cachorros quando houver indicação veterinária. Geralmente é utilizado para diminuir uma inflação e acalmar a dor. Pelo mecanismo de ação desse tipo de anti-inflamatório, diminui a secreção da mucosa protetora do estômago e pode causar úlceras gástricas com sangue.
  • Tumor: uma das causas de sangue nas fezes do gato pode ser o crescimento excessivo de células no trato digestório, isso não implica que a natureza do tumor possa ser benigna ou maligna, apenas o veterinário poderá dar esse diagnóstico.

Se o seu gato apresentar fezes moles, saiba quais podem ser as causas e soluções nesse artigo do PeritoAnimal.

Sangue nas fezes do gato após vermífugo

Fezes com sangue não costuma ser um efeito colateral citado em bulas de vermífugos para gatos, mas distúrbios gastrointestinais sim. Se você deu vermífugo para o seu gato e o sangue nas fezes permanece após 48 horas, procure um veterinário.

Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças - Causas do sangue nas fezes do gato

Fezes de gato com sangue, o que fazer?

É importante visitar o veterinário assim que notar qualquer alteração, afinal, por trás deste sinal já que as fezes de gato com sangue podem ser sinal de uma doença grave.

O veterinário terá em conta os sintomas e sinais presentes, realizará uma consulta física completa assim como exame de sangue e fezes que permitirá definir as causas e o tratamento adequado. Para finalizar, recordamos que ao visitar o veterinário você deve fornecer-lhe dê algumas informações para que se possa averiguar a causa com mais facilidade:

  • Quando apareceram os sintomas e se se manifestaram mais de uma vez nos últimos meses?
  • O gato perdeu o apetite e está mais fraco?
  • É importante levar uma amostra das fezes do gato e informar sobre qualquer mudança na consistência ou frequência de evacuação;
  • Você deve informar também qualquer comportamento estranho que tenha observado no seu pet.

Não existe remédio caseiro para gatos com sangue nas fezes porque trata-se de um um sintoma de algum problema cuja causa precisa ser investigada. Uma vez que essa causa seja descoberta, o veterinário receitará o tratamento adequado o mesmo vale em caso de gato com diarreia com sangue. Nesse caso, se o quadro já tem mais de 24 trata-se de uma emergência veterinária e é de extrema importância mantê-los hidratados para evitar consequências fatais. Gato filhotes e idosos são ainda mais suscetíveis a sofrer uma desidratação consequente de uma diarreia.

Leia também: Meu gato está urinando sangue, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos de Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças

1 de 3
Vídeos de Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças

Escrever comentário sobre Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Jania
O que pode ser gato fazendo fezes mole com sangue?????? ME ajuda!
A sua avaliação:
Emily
Meu gato saiu por alguns minutos e quando apareceu Ele apareceu com o sangue no bumbum e ele fez coco com sangue
Fernanda
Meu gato andou sumido uns 2 dias durante o dia e anoite ele aparecia
e no segundo dia ele volta mal, vomitando e com sangue na bunda, não sei se é de fazer coco ou fazer xixi, mas qndo ele senta fica com sangue no chão,. O que pode ser? :/
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kátia
Meu gato tava com diarréia depois começou a fazer fezes com sangue n sei o q fazer,está comendo normal a ração dei remédio para giardiage
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kátia! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você me medique o seu pet sem indicação veterinária. Por isso, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
rafaela
Sangue nas fezes do gato também pode indicar giardíase. Consulte o veterinário e pergunte sobre isso.
Maria
Adotei uma gatinha e logo que a levamos para casa ela começou a defecar com sangue. O cocô era mole e ela fazia pela casa toda! Levamos no veterinário e, depois de tentarmos algumas coisas, descobrimos que a TROCA DA RAÇÃO foi suficiente! Whiskas nunca mais! Usamos apenas linha premium, como da Golden Gatos. Está linda e saudável!
A sua avaliação:
Jacqueline
tem remedio caseiro para gatos com sangue nas fezes?
A sua avaliação:
Diogo Maria
sangue nas fezes do gato pode ser verme?

Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças
1 de 3
Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças

Voltar ao topo da página