Problemas intestinais

Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 24 abril 2023
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você tem um felino como companheiro em casa, com certeza já se informou sobre os cuidados que deve ter com ele ou pode ser que você ainda não tenha um mas está pensando em adotar. Seja qual for o seu caso, se você já compartilha ou se está pensando em compartilhar a sua vida com um bichano, é importante estar atualizado sobre as informações para oferecer o máximo de bem estar no dia a dia do seu pet.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros.

Índice

  1. Prisão de ventre em gatos
  2. Prisão de ventre em gatos: possíveis causas
  3. Prisão de ventre em gatos: sintomas
  4. Prisão de ventre em gatos: tratamento
  5. Remédios caseiros para a prisão de ventre em gatos e prevenção

Prisão de ventre em gatos

Como muitos outros animais, os gatos podem sofrer obstrução por acúmulo anormal de fezes e ter dificuldades para evacuar. Quando você tem um gato com prisão de ventre, deve se preocupar quando esse problema chega a obstruir o cólon pois, isso significa que o felina está há muitos dias sem defecar e está acumulando resíduos que o corpo precisa expulsar.

Observando a caixa de areia do seu gato, você consegue se dar conta de quantos dias o seu gato está sem defecar. Também pode ser que você se dê conta de que ele acabou de defecar e observa que são fezes duras e secas. Isso indicará que o seu gato levava dias tentando evacuar mas não teve êxito e por isso, sofre com com a constipação.

Normalmente os gatos evacuam todos os dias, por isso, você pode considerar que um gato está com prisão de ventre se passou entre 2 e 4 dias sem defecar, sendo considerado muito grave que ele fique ainda mais dias. Você deve levar o seu pet ao veterinário assim que passarem dois dias ou mais depois da última evacuação. Não é bom que você deixe que um felino passe muitos dias segurando as fezes pois pode se tratar de uma impossibilidade ocasional mas também, pode ser uma prisão de ventre crônica ou um efeito relacionado com outras doenças, por isso, é importante identificar a causa o quanto antes e tratar o mais rápido possível.

Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros - Prisão de ventre em gatos

Prisão de ventre em gatos: possíveis causas

As causas de gato com prisão de ventre são diversas mas, as principais são:

  1. A dieta é uma das causas mais comuns de um gato sofrer com acúmulo anormal de fezes. Quando a dieta que você oferece a ele tem baixo teor em fibras, isso ocasiona prisão de ventre.
  2. A falta de água também pode ser um fator importante quando o seu gato tem dificuldade em defecar. A hidratação do corpo é vital para que o sistema digestivo trabalhe bem e, se o gato não tiver acesso a água suficiente, o processo de digestão não será adequado provocando prisão de ventre.
  3. A obesidade é outro fator que pode fazer com que um gato não evacue com normalidade.
  4. Dor na região debaixo das costas ou uma lesão pélvica impede que um gato possa arquear-se bem para conseguir a postura adequada para defecar.
  5. Às vezes, pode ser que ele tenha desenvolvido medo da caixa de areia e, por isso, aguente mais tempo para fazer as necessidades, por isso, é possível que depois de alguns dias ele defeque em outro local da casa.
  6. As bolas de pelo é mais um dos problemas principais que provocam constipação em gatos pois, pode ser que não consigam expulsá-las de forma normal e frequente, criando um bloqueio que impede de realizar o processo completo de digestão.
  7. Também é possível que o felino tenha comido um pedaço de brinquedo, um pano, ossos, fios, entre outros. E por isso, estar causando a obstrução.
  8. A inflamação do trato digestivo provoca problemas na evacuação das fezes.
  9. Alguns casos mais graves podem ser resultado de um problema neurológico. Por isso, também é muito importante levar o seu pet ao veterinário para saber quais os sintomas da prisão de ventre uma vez que quanto mais cedo for detectado o problema neurológico muito melhor e mais fácil será de resolver o problema, menos complicações poderão suceder e o seu gato poderá levar uma vida normal.
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros - Prisão de ventre em gatos: possíveis causas

Prisão de ventre em gatos: sintomas

Um gato com prisão de ventre tem diversos sintomas mas, algumas vezes pode ser que você não se dê conta até que ele fique vários dias sem defecar. Para isso, é recomendável revisar a caixa de areia todos os dias, para ter a certeza de qual quadro da saúde digestiva e urinária do seu fiel amigo e poder solucionar o problema o quanto antes.

Esses são os sintomas mais comuns de gato com prisão de ventre:

  • Fica muito tempo na caixa de areia;
  • Tenta defecar fora da caixa de areia;
  • Medo ou rejeição à caixa de areia;
  • Incômodo ou dor abdominal;
  • Mia constantemente;
  • Irritabilidade;
  • Letargia;
  • Descuido com a higiene, não lambe a pelagem;
  • Falta ou perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Perda de peso;
  • Fezes pequenas, duras e secas;
  • Sangue ou mucosidade nas fezes.
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros - Prisão de ventre em gatos: sintomas

Prisão de ventre em gatos: tratamento

O tratamento para prisão de ventre em gatos dependerá da causa. É vital que você nunca medique o seu animal sem orientação veterinária pois, qualquer medicamento, enema ou laxante para humanos pode ser fatal para seu companheiro felino. Por isso, a administração de medicamentos deve ser sob prescrição veterinária.

Algumas causas não precisam de soluções farmacológicas já que, apenas com uma correção alimentícia ou de comportamento do gato pode se mudar a situação de um gato com prisão de ventre. Esses casos mais fáceis de solucionar costumam ser:

  • Dieta inadequada: nesse caso, o veterinário recomendará uma dieta com maior teor de fibras e com mais água. Você vai observar que, pouco a pouco, a prisão de ventre desaparecerá.
  • Obesidade: o veterinário recomendará uma dieta para ajudar a baixar o peso do felino e te explicará como ajudá-lo a fazer mais exercícios para gatos. A medida em que o gato for pendendo peso, você vai notar que ele se sentirá melhor de forma geral.
  • Caso o seu gato tenha obstrução causada pelas bolas de pelo, você deve oferecê-lo malte para gatos.
  • O medo ou a rejeição a caixa de areia podem ser solucionados pela mudança do tipo da caixa ou do tipo de areia e, com o reforço positivo você conseguirá que o seu gato recupere a confiança e volte a utilizar a caixa de areia.

Por outro lado, existem casos mais complicados em que a prisão de ventre em gatos é um sintoma de um problema maior, tratam-se de causas que requerem um tratamento farmacológico ou cirúrgico:

  • Quando o seu gato engole algum corpo estranho, seja um pedaço de brinquedo, um osso, um pano, fios ou outros objetos, facilmente pode provocar obstrução no intestino. Se é algo grande, certamente você se dará conta antes que seja desenvolvida a prisão de ventre. Mas, se se tratar de algo pequeno ou que se acumulou pouco a pouco, você vai começar a notar que o felino sofre com prisão de ventre e outros sintomas de mal estar. O veterinário deverá realizar ecografias ou radiografias, entre outros exames. De acordo com cada situação, pode ser que com algum medicamento específico seja possível expulsar ou pode ser necessário intervenção cirúrgica.
  • Em outros casos, quando acontece uma inflamação no aparelho digestivo, uma lesão na pélvis, uma dor na parte de baixo das costas ou um problema neurológico, é muito importante buscar ajuda de um veterinário de confiança nos primeiros sintomas. O veterinário irá realizar exames até encontrar a causa e, uma vez detectada a raiz do problema, recomendará as melhores opções de tratamento das quais, pode incluir medicamento ou cirurgia, dependendo da causa e gravidade.
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros - Prisão de ventre em gatos: tratamento

Remédios caseiros para a prisão de ventre em gatos e prevenção

Você pode fazer algumas coisas para ajudar o seu gato a recuperar o trânsito intestinal. Confira a seguir alguns conselhos e remédios caseiros para ajudar o seu companheiro:

  • Escovar o pelo do seu gato diariamente e oferecer malte para gatos periodicamente ajudará a reduzir as bolas de pelo e consequentemente, as possíveis obstruções.
  • Deixar a disposição água fresca, repondo sempre que necessário.
  • Exercício físico diário e um bom enriquecimento ambiental para gatos são praticas fundamentais para uma manter a saúde do felino.
  • Mudar a dieta para uma alimentação que contenha maior teor em fibra e ir variando com alimentos úmidos.
  • Você pode adicionar abóbora ou abobrinha, como puré, na comida diária do seu felino para que ele ingira mais fibra natural.
  • Moderadamente, o consumo de peixes oleosos como atum, sardinha ou cavala, são benéficas e ajudam a evitar o acúmulo de fezes pois contêm gordura boa para o trato intestinal.
  • Vaselina ajuda a tratar as bolas de pelo e a prisão de ventre em gatos mas, não deve ser usada por um período prolongado já que pode prejudicar a absorção de nutrientes necessários.
  • O azeite de oliva é um dos remédios caseiros que melhor funcionam contra o acúmulo de fezes. Atua como lubrificante para os intestinos ajudando os alimentos a circulem melhor, evitando assim a constipação em gatos. Para utilizá-lo, você deve adicionar uma colherinha de azeite oliva na comida diária do seu gato, seja ração seca ou comida úmida. Não deve prolongar o uso por mais de uma semana pois o consumo de azeite de oliva em excesso pode provocar deficiência de vitamina A.
  • Tenha em conta que a medida que o gato vai ficando mais velho, a dificuldade de defecar costuma ser mais frequente. Por isso, é importante que você fique atento e pratique bons hábitos afim de evitar esse problema.
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros - Remédios caseiros para a prisão de ventre em gatos e prevenção
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros -

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
49 comentários
A sua avaliação:
Miau
Meu gato está sofrendo de lipidose hepática por razões desconhecidas. Não comeu e não bebeu por vários dias. Também não evacuou e pouco urinou. Ficou todo amarelo (pele, olhos e vômitos) Tive de levá-lo ao veterinário. Foi internado (já faz 2 dias) e teve de fazer introdução de tubo esofágico. Seu intestino está meio durinho, o que indica fezes acumuladas. O médico não respondeu ainda a essa questão.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi. Temos este post que explica sobre Lipidose hepática felina - Causas, sintomas e recuperação: https://www.peritoanimal.com.br/lipidose-hepatica-felina-causas-sintomas-e-recuperacao-24563.html
Esperamos que seja útil! 😺
A sua avaliação:
José Roberto Morrone junior
Me esclareceu muito sobre prisao de ventre em gatos, parabéns pela reportagem
A sua avaliação:
LUCILENE
Meu gatinho não tá conseguindo fazer cocô tem algum remédio que eu possa dá pra ele
A sua avaliação:
Jubiliana
Nome de ração q seja rica em fibra para prisão de ventre
A sua avaliação:
Agnaldo Maciel Ribeiro
A veterinária da minha gata receitou Lactulose da linha humana. É um remédio para prisão de ventre que funciona bem com gatos. Compra-se na farmácia, sem sabor. Custa uns R$ 20,00 e vem 667 ml. Dar 3 ml com a seringa, 1 vez por dia, até voltar a fazer coco. Também dar 5 ml de água de 3 em três horas. Vai evacuar mesmo!
Karoline
O gatinho daqui de casa também teve prisão de ventre e o veterinário passou o mesmo medicamento. Ele receitou 1 ml para cada 4kg do bichinho de 8/8h. Deu certo, graças a Deus. Talvez seja por conta da idade, porque ele nunca tinha tido antes. Ele tem 13 anos e faz 14 no final do ano.
A sua avaliação:
Izabel de Carvalho
Usei talco anti-pulgas no meu gato sem saber que era recomendado somente para cachorros e desde esse dia ele ficou com prisão de ventre, sendo que está se alimentando e urinando normalmente.
Existe a possibilidade do talco ter causado essa prisão de ventre?
A sua avaliação:
Joseane Avelar
Posso dar lactopurga pro meu gato com dificuldades de fazer as necessidades?
Letícia Sartori
Não pode. Dê 1ml por dia de óleo mineral ou azeite extra virgem, se n resolver aumenta para 1ml a cada 12hrs.
(A recomendação foi do veterinário da minha gata.)
A sua avaliação:
viviane
olá, resgatei esse gato de rua , esta muito machucado, ele esta bebendo agua e mijando mais nao esta evacuando !
A sua avaliação:
Caroline Pawlowski Cardozo
Pode dar chá de Sene para gatos com prisão de ventre?
Michelle Mello
De jeito nenhum!!! A sene pode provocar ulceração no trato digestivo e matar seu animal!!! Procure um veterinário e não dê remédios para humanos e ele, pode ser venenoso!!!
A sua avaliação:
Janina Scisloswski
Olá, tudo bem? eu tenho uma gatinha de três meses de idade, e não estou conseguindo fazer ela comer ração, único alimento que ela come é frango e cru ainda, dei cozido ela rejeitou. Gostaria de dicas de como fazer ela comer ração.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Janina. Tudo bem? Temos o artigo certo para você! Neste post explicamos o que fazer quando um gato não quer comer ração: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-racao-causas-e-solucoes-22882.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Água Nicoladelli
Como faz esse patê de abobrinha? Só amassar ou mistura com algo mais?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Água. Basta cozinhar a abóbora ou abobrinha e amassar, sem colocar outros ingredientes.
A sua avaliação:
Paula
É normal os gatos terem dores perto entre cauda e zona lombar ,tem a ver com diarreia? Responda me por favor meu gato tem essas dores e fica desconfortável ao se sentar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Paula. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
alexandro da Silva Sarmento
o meu gato foi abandonado pela mãe bem novinho estou com ele a quase uma semana e ele so fez cocô uma vez não sei o que fazer.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fátima Martins machado
Boa tarde !tenho uma gatinha que teve um problema no cochal quando bebê esse problema estreitou o intestino dela e agora vive tendo problemas para defecar todo mês tem que ir ao Vet para fazer lavagem e toma lactulona continuamente gostaria de saber se tem algum tratamento natural
A sua avaliação:
Marcia Senaque
Minha gata nao faz coco desde segunda feira o que devo dar a ela
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana paula
Tenho uma gatinha com um mes e meio nao faz coco.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Aline
Meu gato tem três anos há um mês parou de fazer cocô na caixinha. Parece ter medo,mas faz xixi. Aí tem ficado até 50 horas sem evacuar e quando faz é fora da caixa, em outros locais da casa. Já troquei a areia, coloquei mais uma caixa em outro ambiente, sem sucesso.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tatiana M. Marques
pode ser dor ou alguma coisa interna que não vai bem, e ele faz em outro lugar pra chamar sua atenção. Se tem outro gato na casa tambem, e ele nao se sente tranquilo pra usar a caixinha de areia, o ideal eh uma caixa pra cada gato, em ambientes diferentes. mas como disse, ideal pode ser diferente do real, disponibilidade de espaço para isso, etc.
A sua avaliação:
Igor
Olá. Meu gato tem ficado muito tempo na caixinha e as vezes vomita pq faz muita forca pra defecar. Dei um daqueles eliminadores de bola de pelo pra ele por 15 dias. Mas ele continua com dificuldades. Estou pensando em dar um pouco de fibra (daquelas q dissolvem em agua, da farmacia). Ppis, nao queria sair com ele no meio da pandemia. Só se fosse algo "mais grave". Oq acham?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ernesto Gama
Boa noite,

Pode administrar 1 ml de óleo mineral pela manha, se não melhorar faz de 12 em 12 horas,
Boa sorte e melhoras para seu gatinho. Indicação do veterinário.
A sua avaliação:
Sueli de fatima falcao
Estou cuidando de um filho de gato que a mãe rejeitou. Ele está com três semanas, toma leite de vaca e está com dificuldade para fazer cocô. O que fazer? Ele só está tomando leite.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
OI Gislaine! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu gatinho para saber o que tem de errado com ele.

O PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
Elizabeth Teixeira Andrade
Minha gatinha já é bem idosa com 19 anos. Ela está tendo problemas para defecar, chega a vomitar por fazer muita força, levo ao veterin ario e eles me passam laxante para humanos em menor dosagem, sei que isso não é bom, funciona , mas não resolve muito, ela bebe pouca água, como muito pouco a ração seca, a úmida dou variedades e mesmo assim ele enjoa. Vi que dar chá de camomila pode ajudar, mas posso colocar na água ou dar na seringa?? Esta perdendo peso, está realmente bem fraquinha. Quando eu passa a mão atrás da sua orelha, descendo para o pescoço, ela se entorta , destaque pode ser alguma dor??? E agora com está situação no mundo, os veterinários não funcionam.
Peço uma orientação de como proceder.
Quanto a enviar uma foto dela, eu não sei manusear muito bem o celular.
Nadia
Oi Elizabeth, tenho um gatinho jovem q tb tem grande dificuldade para evacuar. Já passei por exatos 11 veterinários e nenhum conseguiu detectar o problema dele. Acho interessante q nem lachantes são receitados, apenas medicamentos meio fitoterápicos.
Caso queira conversar sobre o caso deixo aqui o meu e-mail, na_leme@live.com.

Obrigada
Nad
Também tenho um gato idoso que tem enfrentado alguns problemas ultimamente. Recomendo fígado de boi ou frango...o meu adora cru, mas tem que ser fresco...pique bem pequenino...ele fica bem menos apático quando come, da uma boa fortalecida.. e ele adora. A recomendação do azeite também é boa. Pela idade sua gatinha deve sentir dor ao comer por conta dos dentinhos...tente bater a o sache no liquidificador com um pouco de água, coloque aos poucos.. (ficando quase uma sopinha, mas ainda cremosa)...e dê para ela com a colher. Tudo de bom e boa sorte com sua gatinha.
Raimara
Oi Elizabeth, estou passando pelo mesmo processo.
Ela se chama Miúcha e tem também 19 anos. Tem sido frequente, fica sem comer e acuada, procurando se esconder.
Estou com vontade de administrar algum laxante, vc usou qual?
Tatiana M. Marques
olha a minha gata esteve desidratada uma epoca, e eu comprava sache e amassava com um pouco mais de agua, ficava tipo uma sopinha fria, e ajudava ela a beber mais agua, eles amam o sabor do sache e misturado com agua faz com que eles bebam a agua toda geralmente. Espero que de certo com o seu bichinho, melhoras.
1 de 7
Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros