Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros
Ver fichas de Gatos
Se você tem um felino como companheiro em casa, com certeza já se informou sobre os cuidados que deve ter com ele ou pode ser que você ainda não tenha um mas está pensando em adotar. Seja qual for o seu caso, se você já compartilha ou se está pensando em compartilhar a sua vida com um bichano, é importante estar atualizado sobre as informações para oferecer o máximo de bem estar no dia a dia do seu pet.
Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros.
Prisão de ventre em gatos
Como muitos outros animais, os gatos podem sofrer obstrução por acúmulo anormal de fezes e ter dificuldades para evacuar. Quando você tem um gato com prisão de ventre, deve se preocupar quando esse problema chega a obstruir o cólon pois, isso significa que o felina está há muitos dias sem defecar e está acumulando resíduos que o corpo precisa expulsar.
Observando a caixa de areia do seu gato, você consegue se dar conta de quantos dias o seu gato está sem defecar. Também pode ser que você se dê conta de que ele acabou de defecar e observa que são fezes duras e secas. Isso indicará que o seu gato levava dias tentando evacuar mas não teve êxito e por isso, sofre com com a constipação.
Normalmente os gatos evacuam todos os dias, por isso, você pode considerar que um gato está com prisão de ventre se passou entre 2 e 4 dias sem defecar, sendo considerado muito grave que ele fique ainda mais dias. Você deve levar o seu pet ao veterinário assim que passarem dois dias ou mais depois da última evacuação. Não é bom que você deixe que um felino passe muitos dias segurando as fezes pois pode se tratar de uma impossibilidade ocasional mas também, pode ser uma prisão de ventre crônica ou um efeito relacionado com outras doenças, por isso, é importante identificar a causa o quanto antes e tratar o mais rápido possível.
Prisão de ventre em gatos: possíveis causas
As causas de gato com prisão de ventre são diversas mas, as principais são:
- A dieta é uma das causas mais comuns de um gato sofrer com acúmulo anormal de fezes. Quando a dieta que você oferece a ele tem baixo teor em fibras, isso ocasiona prisão de ventre.
- A falta de água também pode ser um fator importante quando o seu gato tem dificuldade em defecar. A hidratação do corpo é vital para que o sistema digestivo trabalhe bem e, se o gato não tiver acesso a água suficiente, o processo de digestão não será adequado provocando prisão de ventre.
- A obesidade é outro fator que pode fazer com que um gato não evacue com normalidade.
- Dor na região debaixo das costas ou uma lesão pélvica impede que um gato possa arquear-se bem para conseguir a postura adequada para defecar.
- Às vezes, pode ser que ele tenha desenvolvido medo da caixa de areia e, por isso, aguente mais tempo para fazer as necessidades, por isso, é possível que depois de alguns dias ele defeque em outro local da casa.
- As bolas de pelo é mais um dos problemas principais que provocam constipação em gatos pois, pode ser que não consigam expulsá-las de forma normal e frequente, criando um bloqueio que impede de realizar o processo completo de digestão.
- Também é possível que o felino tenha comido um pedaço de brinquedo, um pano, ossos, fios, entre outros. E por isso, estar causando a obstrução.
- A inflamação do trato digestivo provoca problemas na evacuação das fezes.
- Alguns casos mais graves podem ser resultado de um problema neurológico. Por isso, também é muito importante levar o seu pet ao veterinário para saber quais os sintomas da prisão de ventre uma vez que quanto mais cedo for detectado o problema neurológico muito melhor e mais fácil será de resolver o problema, menos complicações poderão suceder e o seu gato poderá levar uma vida normal.
Prisão de ventre em gatos: sintomas
Um gato com prisão de ventre tem diversos sintomas mas, algumas vezes pode ser que você não se dê conta até que ele fique vários dias sem defecar. Para isso, é recomendável revisar a caixa de areia todos os dias, para ter a certeza de qual quadro da saúde digestiva e urinária do seu fiel amigo e poder solucionar o problema o quanto antes.
Esses são os sintomas mais comuns de gato com prisão de ventre:
- Fica muito tempo na caixa de areia;
- Tenta defecar fora da caixa de areia;
- Medo ou rejeição à caixa de areia;
- Incômodo ou dor abdominal;
- Mia constantemente;
- Irritabilidade;
- Letargia;
- Descuido com a higiene, não lambe a pelagem;
- Falta ou perda de apetite;
- Vômitos;
- Perda de peso;
- Fezes pequenas, duras e secas;
- Sangue ou mucosidade nas fezes.
Prisão de ventre em gatos: tratamento
O tratamento para prisão de ventre em gatos dependerá da causa. É vital que você nunca medique o seu animal sem orientação veterinária pois, qualquer medicamento, enema ou laxante para humanos pode ser fatal para seu companheiro felino. Por isso, a administração de medicamentos deve ser sob prescrição veterinária.
Algumas causas não precisam de soluções farmacológicas já que, apenas com uma correção alimentícia ou de comportamento do gato pode se mudar a situação de um gato com prisão de ventre. Esses casos mais fáceis de solucionar costumam ser:
- Dieta inadequada: nesse caso, o veterinário recomendará uma dieta com maior teor de fibras e com mais água. Você vai observar que, pouco a pouco, a prisão de ventre desaparecerá.
- Obesidade: o veterinário recomendará uma dieta para ajudar a baixar o peso do felino e te explicará como ajudá-lo a fazer mais exercícios para gatos. A medida em que o gato for pendendo peso, você vai notar que ele se sentirá melhor de forma geral.
- Caso o seu gato tenha obstrução causada pelas bolas de pelo, você deve oferecê-lo malte para gatos.
- O medo ou a rejeição a caixa de areia podem ser solucionados pela mudança do tipo da caixa ou do tipo de areia e, com o reforço positivo você conseguirá que o seu gato recupere a confiança e volte a utilizar a caixa de areia.
Por outro lado, existem casos mais complicados em que a prisão de ventre em gatos é um sintoma de um problema maior, tratam-se de causas que requerem um tratamento farmacológico ou cirúrgico:
- Quando o seu gato engole algum corpo estranho, seja um pedaço de brinquedo, um osso, um pano, fios ou outros objetos, facilmente pode provocar obstrução no intestino. Se é algo grande, certamente você se dará conta antes que seja desenvolvida a prisão de ventre. Mas, se se tratar de algo pequeno ou que se acumulou pouco a pouco, você vai começar a notar que o felino sofre com prisão de ventre e outros sintomas de mal estar. O veterinário deverá realizar ecografias ou radiografias, entre outros exames. De acordo com cada situação, pode ser que com algum medicamento específico seja possível expulsar ou pode ser necessário intervenção cirúrgica.
- Em outros casos, quando acontece uma inflamação no aparelho digestivo, uma lesão na pélvis, uma dor na parte de baixo das costas ou um problema neurológico, é muito importante buscar ajuda de um veterinário de confiança nos primeiros sintomas. O veterinário irá realizar exames até encontrar a causa e, uma vez detectada a raiz do problema, recomendará as melhores opções de tratamento das quais, pode incluir medicamento ou cirurgia, dependendo da causa e gravidade.
Remédios caseiros para a prisão de ventre em gatos e prevenção
Você pode fazer algumas coisas para ajudar o seu gato a recuperar o trânsito intestinal. Confira a seguir alguns conselhos e remédios caseiros para ajudar o seu companheiro:
- Escovar o pelo do seu gato diariamente e oferecer malte para gatos periodicamente ajudará a reduzir as bolas de pelo e consequentemente, as possíveis obstruções.
- Deixar a disposição água fresca, repondo sempre que necessário.
- Exercício físico diário e um bom enriquecimento ambiental para gatos são praticas fundamentais para uma manter a saúde do felino.
- Mudar a dieta para uma alimentação que contenha maior teor em fibra e ir variando com alimentos úmidos.
- Você pode adicionar abóbora ou abobrinha, como puré, na comida diária do seu felino para que ele ingira mais fibra natural.
- Moderadamente, o consumo de peixes oleosos como atum, sardinha ou cavala, são benéficas e ajudam a evitar o acúmulo de fezes pois contêm gordura boa para o trato intestinal.
- Vaselina ajuda a tratar as bolas de pelo e a prisão de ventre em gatos mas, não deve ser usada por um período prolongado já que pode prejudicar a absorção de nutrientes necessários.
- O azeite de oliva é um dos remédios caseiros que melhor funcionam contra o acúmulo de fezes. Atua como lubrificante para os intestinos ajudando os alimentos a circulem melhor, evitando assim a constipação em gatos. Para utilizá-lo, você deve adicionar uma colherinha de azeite oliva na comida diária do seu gato, seja ração seca ou comida úmida. Não deve prolongar o uso por mais de uma semana pois o consumo de azeite de oliva em excesso pode provocar deficiência de vitamina A.
- Tenha em conta que a medida que o gato vai ficando mais velho, a dificuldade de defecar costuma ser mais frequente. Por isso, é importante que você fique atento e pratique bons hábitos afim de evitar esse problema.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.