Problemas intestinais

Tipos de vômitos de gatos

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 15 dezembro 2022
Tipos de vômitos de gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O vômito é um problema bastante recorrente em gatos e causa comum de busca por atendimento veterinário. Ver um gato vomitando pode ser um tanto assustador para um tutor de primeira viagem, já que o bichano vocaliza como se estivesse sentindo dor, contrai o abdômen com bastante intensidade e pode até ficar debilitado depois de vomitar.

No entanto, o vômito em si não é considerado uma doença, e sim um sinal de que algo não anda bem no corpo do felino, podendo sinalizar uma infinidade de patologias diferentes. As causas de vômito em gatos podem variar, tendo como etiologia desde uma virose a uma bola de pelos no trato gastrointestinal, pois várias situações podem estimular o centro do vômito, localizado no tronco cerebral. Além disso, outras doenças não localizadas no estômago e esôfago podem estimular o vômito, como problemas nos rins, no fígado ou no pâncreas.

Dependendo do número de vezes que um gato vomita durante um certo período, a situação pode ser considerada dentro do limite tolerável, desde que não existam outros sintomas. Mas quantos vômitos por mês posso considerar normais no gato? Quando o vômito do gato é preocupante? E se o gato vomitar sangue? Devo levá-lo ao médico veterinário? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos esclarecer essas dúvidas e detalhar os tipos de vômitos de gatos, além de darmos dicas de como agir quando o bichano estiver vomitando. Contin

Índice

  1. Por que os gatos vomitam?
  2. Quando devo me preocupar com um gato vomitando?
  3. Tipos de vômitos em gatos
  4. O que dar para um gato que está vomitando?

Por que os gatos vomitam?

O vômito é definido como a ejeção ativa de conteúdo gástrico e, por vezes, duodenal, pela cavidade oral. Trata-se de um processo ativo, com gasto energético, normalmente envolvendo três fases: náusea, ânsia de vômito e vômito. O ato de vomitar ocorre por um reflexo mediado pelo Sistema Nervoso Central (SNC), cujos estímulos são recebidos pelo Centro do Vômito (CV), localizado no tronco cerebral. Esses estímulos podem se originar em diversas partes do organismo e chegam ao CV pelas vias humorais (substâncias presentes no sangue) ou vias neurais, ativadas de diversas maneiras (desordens do SNC, detectados por receptores sensíveis à distensão, estímulos químicos ou osmóticos e dor).

As causas de vômito em gatos são bastante variadas, e considerando que não é normal um animal ficar vomitando, devem ser investigadas e tratadas o mais rápido possível, evitando que o bichano fique debilitado. É importante saber que o vômito é um sinal clínico associado a inúmeros distúrbios que podem envolver qualquer sistema do organismo, como por exemplo, distúrbios do trato gastrointestinal - inflamação, infecção ou toxicidade. Doenças sistêmicas também podem levar ao vômito, como a insuficiência renal, diabetes mellitus com cetoacidose, encefalopatia hepática, hipotiroidismo, panleucopenia, além de drogas, produtos químicos e toxinas bacterianas.

Tipos de vômitos de gatos - Por que os gatos vomitam?

Quando devo me preocupar com um gato vomitando?

Ainda não exista consenso sobre o limite entre o “aceitável” e o “patológico” em relação ao número de vezes que um gato pode vomitar por mês, consideram-se “toleráveis” episódios de vômito que ocorram com intervalo maior que o período de 15 a 20 dias (ou seja, dois episódios por mês, no máximo). Se o vômito ocorrer com frequência acima dessa, é necessária uma avaliação do médico veterinário. Sempre é bom dar uma olhada no conteúdo do vômito, pois isso pode ajudar no diagnóstico e no possível tratamento.

Tipos de vômitos em gatos

O vômito em gatos pode ser dividido em agudo ou crônico, conforme a sua frequência e duração. Geralmente a definição da causa do vômito agudo é bem simples e direta. Na maioria das vezes está associada a indiscrições alimentares, doenças infecciosas ou parasitárias, corpos estranhos e bolas de pelos em gatos jovens. O vômito é definido como crônico quando tem a duração de 3 meses ou mais.

O conteúdo do vômito pode ser variado, sendo influenciado pela dieta do animal ou de sua etiologia. Apesar de nada agradável, avaliar o aspecto do vômito é de grande importância para auxiliar no diagnóstico. Vamos analisar alguns tipos de vômito em gatos, conforme seu conteúdo:

1. Gato vomitando amarelo

O vômito com coloração amarelada está relacionado com a bile, secreção produzida na vesícula biliar. Quando o gato vomita bile, significa que estava com o estômago vazio e a causa desse jejum deverá ser investigada.

Tipos de vômitos de gatos - Tipos de vômitos em gatos

2. Gato vomitando espuma branca

A espuma branca no vômito pode ocorrer devido a uma irritação no estômago (gastrite), causada por algo tóxico, como plantas ou medicamentos. Além disso, outras causas sistêmicas podem induzir esse tipo de vômito, como insuficiência renal, doença inflamatória intestinal, pancreatite e outras. A espuma branca pode resultar da mistura de água ingerida pelo animal e secreções gástricas.

Tipos de vômitos de gatos -

3. Gato vomitando sangue

Vômito com sangue, também conhecido como hematêmese, indica sangramento do trato digestório. O sangue vivo, mais avermelhado, indica sangramento da parte mais cranial, como esôfago e estômago. O sangramento pode ser causado por úlceras gastrointestinais, corpos estranhos, exposição a plantas tóxicas, ingestão de medicamentos, parasitas ou indiscrição alimentar. O vômito com sangue indica uma emergência, devendo ser tratado pelo médico veterinário o mais rápido possível. Abaixo deixamos uma foto de um vômito de gato com sangue.

Tipos de vômitos de gatos -
Imagem: Reprodução/reddit.com

4. Gato vomitando e com diarreia

Quando o vômito vem acompanhado de diarreia, podemos estar diante de uma infecção viral ou distúrbios alimentares. É comum a ocorrência desses sintomas quando a troca de ração é realizada de forma brusca. E vale o lembrete: a troca de ração sempre deverá ser lenta e gradual, com aumento gradativo da nova ração e diminuição da antiga, durante um período mínimo de uma semana.

No caso de infecções virais, a prevenção poderá ser feita com a imunização dos gatinhos com as vacinas quádrupla ou quíntupla, além de evitar o contato com animais não vacinados.

Tipos de vômitos de gatos -

5. Gato vomitando marrom

O vômito marrom do gato pode ser resultante do alimento que ele ingeriu, como a ração, por exemplo. No entanto, casos mais graves podem ser sinalizados por esse tipo de vômito também, como parasitas, linfomas alimentares, gastrites e úlceras.

Tipos de vômitos de gatos -
Imagem: Reprodução/petforums.co.uk

6. Gato vomitando ração

Quando o conteúdo do vômito é ração, o gato pode apenas ter regurgitado (quando o esôfago expulsa o alimento). Isso acontece quando ele come muito rapidamente ou em grande quantidade, não sendo motivo de preocupação caso ocorra esporadicamente.

Tipos de vômitos de gatos -

7. Gato vomitando água ou conteúdo transparente

Este outro tipo de vômito de gatos ocorre porque os gatos possuem o estômago pequeno e, por esse motivo, comem várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Caso o gato beba muita água de uma vez só, pode vomitar um líquido transparente, composto de água e secreções gástricas. Outro motivo que pode causar esse tipo de vômito é ficar grande período em jejum, resultando em uma gastrite.

Tipos de vômitos de gatos -
Imagem: Reprodução/petcoach.co

8. Gato vomitando bolas de pelos

Tutores podem ter dúvidas se é considerado normal que o gato vomite bolas de pelos com frequência. Sabe-se que 10% dos gatos completamente saudáveis vomitam bolas de pelos, o que não é nada surpreendente visto que cerca de 20% a 25% do tempo que estão acordados eles passam se lambendo. Portanto, a ingestão de pelos é constante e alguns gatos ainda lambem uns aos outros como mecanismo de interação social, aumentando ainda mais a quantidade de pelos ingeridos.

Se a frequência de vômitos com pelos estiver aumentando, devemos observar se o gato está se lambendo mais do que o de costume (consequentemente ingerindo mais pelos) ou a motilidade do trato digestório está diminuída, dificultando a passagem dos pelos. No primeiro caso, o médico veterinário investigará desordens dermatológicas, como coceira ou lambedura relacionada à ansiedade (de origem psicogênica). Já na segunda hipótese, deve-se investigar se há alguma inflamação crônica do trato digestório (gastrites e/ou enterites) causando distúrbios de motilidade e atraso na eliminação dos pelos ingeridos, o que pode causar este outro tipo de vômito em gatos.

Neste outro artigo falamos sobre o gato com ânsia de vômito mas que não vomita, suas causas e o que fazer.

Na foto abaixo, repare o formato cilíndrico do vômito de um gato com bola de pelos.

Tipos de vômitos de gatos -
Imagem: Reprodução/charitypaws.com

O que dar para um gato que está vomitando?

Como as causas são variadas, o correto é levar o animal para uma avaliação pelo médico veterinário, que fará um apanhado geral sobre a saúde do bichano e solicitará exames complementares, para que seja concluído o diagnóstico. O tratamento deverá ser voltado para a causa do vômito, além de medicamentos antieméticos injetáveis. Como o animal está vomitando, nem sempre será possível tratá-lo com remédios utilizados por via oral. Não é adequado tentar tratar o animal em casa, pois o vômito pode levar à desidratação, agravando o quadro do gatinho.

Agora que você conheceu os diferentes tipos de vômitos de gatos e viu o que fazer em cada caso, recomendamos os vídeo a seguir no qual falamos sobre oito causas que provocam vômito nos gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de vômitos de gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Daniel, A.G.T. Tricobezoar em gatos – abordagem das particularidades e dos problemas associados. Vets info for vets. Disponível em https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/377b10a8df41ed57ed60c941ddb29e9e_vetsmart_admin_pdf_file.pdf. Acesso em 14/12/2022.
  • Vômito - conduta diagnóstica. Jornal do conhecimento, Tecsa – diagnóstico Pet. Disponível em https://www.tecsa.com.br/assets/pdfs/VoMITO%20CONDUTA%20DIAGNoSTICA.pdf. Acesso em 14/12/2022.
  • Pontos chaves na abordagem do vômito crônico em gatos. VetSmart, 2019. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/estudo/13911/pontos-chaves-na-abordagem-do-vomito-cronico-em-gatos. Acesso em 14/12/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Eduardo Almeida
Parabéns pelo texto!!
A sua avaliação:
Marcos Nogueira Abril 29
Muito legal, bem completo e de fácil compreensão
Imagem: Reprodução/reddit.com
Imagem: Reprodução/petforums.co.uk
Imagem: Reprodução/petcoach.co
Imagem: Reprodução/charitypaws.com
1 de 10
Tipos de vômitos de gatos