menu
Partilhar

Raças de gatos brancos - Lista completa

 
Raças de gatos brancos - Lista completa

Ver fichas de  Gatos

No mundo existem raças felinas de todas as cores: cinzas, brancas, pretas, tigradas, carey, amarelas, com listras cruzando as costas ou manchas espalhadas pelo corpo. Cada uma dessas variedades apresenta características particulares que constituem os padrões da raça.

Esses padrões são determinados por diferentes instituições, entre elas a Federação Internacional Felina (Fife, por Fédération Internacionale Féline). Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos as diferentes raças de gatos brancos com suas características baseadas nos padrões fixados pelas instituições oficiais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Raças de cachorro preto e branco

Gatos albinos ou gatos brancos?

O albinismo é um transtorno provocado por uma mutação genética que afeta os níveis de melanina na pele, na pelagem e nos olhos. Em todos os casos, aparece quando os dois pais carregam o gene recessivo. A principal característica desses gatos é uma pelagem branca impecável, com olhos azuis e pele rosada, incluindo o nariz, as pálpebras, as orelhas e as almofadas. Além disso, os gatos com albinismo possuem tendência a sofrer de surdez, cegueira e são sensíveis às exposições prolongadas e intensas ao sol.

Os gatos albinos podem ser de qualquer raça, até daquelas nas quais a pelagem branca não é registrada, por se tratar de um fenômeno a nível genético. Por causa disso, não deve ser interpretado que todos os gatos brancos sejam albinos. Um gato branco não albino apresentará olhos de cores diferentes do azul e sua pele terá um tom acinzentado ou preto.

Significado dos gatos brancos

A pelagem dos gatos brancos é muito marcante, pois é acompanhada de olhos cujas cores destacam sobre a pelagem de cor clara; o mesmo vale para aqueles gatos brancos com manchas. Algumas pessoas acreditam que a cor da pelagem desses felinos pode esconder algum significado ou presságio, então qual o significado dos gatos brancos?

Graças à sua pelagem imaculada, os gatos brancos são relacionados à pureza, à calma e ao relaxamento, pois a cor brilhante transmite paz e, pela mesma razão, são comumente associados com o mundo espiritual. Além disso, em alguns lugares são considerados animais que trazem boa sorte aos negócios.

Apesar do exposto acima, é importante ressaltar que não devemos adotar um gato pelo que acreditamos que significa a cor da sua pelagem, mas porque estamos realmente preparados para cuidar de um animal e compartilhar a vida com ele. Da mesma forma, vamos olhar para sua personalidade e necessidades antes da cor do seu pelo.

Raças de gatos brancos com olhos azuis

Algumas raças de gatos brancos se destacam justamente pela coloração de seus olhos. Por ter uma pelagem branca, essas características se destacam muito mais, e abaixo mostramos as raças de gatos brancos com olhos azuis:

Gato selkirk rex

O selkirk rex é um gato oriundo dos Estados Unidos, onde apareceu pela primeira vez em 1988. Sua principal características é o pelo ondulado, produto de uma mutação genética. Seu corpo é de porte médio, mas firme e musculoso. A pelagem pode ser de comprimento médio ou curto, mas sempre macio, fofo e denso.

Quanto à cor da pelagem, existem muitas variedades, desde preto, avermelhado e castanho com ou sem manchas, até exemplares completamente brancos com olhos azuis.

Gato exótico de pelo curto

A variedade branca do gato exótico de pelo curto não foi reconhecida pela World Cat Federation, mas foi pela Fife. Sobre o fundo branco da pelagem, destacam-se grandes e expressivos olhos azuis.

É uma raça que surgiu entre 1960 e 1970, produto do cruzamento entre gatos persas com americanos de pelo curto. Quanto à sua personalidade, são gatos carinhosos e familiares que se dão bem com crianças e outros animais de estimação.

Gato american curl

O gato american curl é uma raça oriunda da Califórnia, onde apareceu em 1981 como resultado de uma mutação. Uma peculiaridade dessa variedade felina é que as orelhas são curvadas entre 90 e 180 graus.

Esta raça é de porte médio, com corpo forte e patas proporcionais ao seu tamanho. A pelagem é fina, sedosa e lisa.

Angorá turco

Esta raça está entre as mais antigas do mundo, suas origens podem ser rastreadas até a cidade de Ankara, na Turquia, mas o cruzamento exato a partir do qual se criou esta variedade felina é desconhecida. Sua chegada à Europa é incerta, pois só existem registros do angorá turco a partir do século XVI.

É caracterizada por apresentar uma pelagem branca longa, densa e lisa, que dá uma aparência fofa. Os olhos, embora sejam comuns na cor azul, também apresentam heterocromia, por isso não é incomum encontrar exemplares com um olho azul e o outro âmbar.

Kurilian shorthair

O kurilian shorthair é oriundo das ilhas Curilas, território que a Rússia e Japão reivindicam como seu. Suas origens são desconhecidas e a pelagem pode ser curta ou semi longa. Esta raça se distingue por apresentar um corpo maciço e cauda curva.

Quanto à cor da pelagem, aparece branca acompanhada de olhos azuis ou com heterocromia. Da mesma forma, o kurilian shorthair pode ter uma pelagem preta com manchas brancas ou cinzas, entre outras combinações que incluem o branco.

Estas mesmas características são apresentadas no kurilian bobtail, com exceção de ter um corpo mais arredondado e uma cauda muito curta.

Raças de gatos brancos - Lista completa - Raças de gatos brancos com olhos azuis

Raças de gatos branco e preto

Existem muitas raças de gatos brancos e pretos, pois esta é uma combinação muito comum nesses animais. No entanto, a seguir mostramos duas das mais representativas:

Devon rex

O devon rex é oriundo de Devon, cidade da Inglaterra, onde apareceu em 1960. É uma raça de pelagem muito curta e encaracolada, que revela seu corpo estilizado com patas finas. Caracteriza-se também pelo fato de seus olhos amendoados que se destacam, dando-lhe uma expressão curiosa e atenta.

O devon rex é uma das raças de gatos brancos com manchas pretas, embora a pelagem também possa aparecer em outros tons, como preto, acinzentado, avermelhado e prateado, com ou sem manchas.

Manx

Esta é uma raça nativa da ilha de Man, localizada entre a Grã Bretanha e Irlanda. A principal distinção do manx é que muitos exemplares carecem de cauda ou apresentam uma muito curta, o que na maioria dos casos se deve à presença de um osso sacro alongado; alguns desses gatos, no entanto, apresentam uma cauda de comprimento padrão.

O manx tem uma pelagem de várias cores, entre as quais o branco com manchas pretas está. Em qualquer dos casos, ostenta um manto duplo de aparência fofinha e macia.

Raças de gatos brancos - Lista completa - Raças de gatos branco e preto

Raças de gatos brancos com olhos verdes

Da mesma forma que encontramos gatos brancos de olhos azuis, existem raças de gatos brancos com olhos verdes e até com olhos amarelos. De fato, é comum encontrar o angorá turco com olhos amarelos.

Gato siberiano

O gato siberiano é uma raça de pelagem semi longa originária da Rússia. O corpo é médio e maciço, com pescoço e patas fortes e musculosas. Embora as variedades tigradas sejam as mais comuns, também existem exemplares que apresentam pelagem branco denso, em combinação com olhos verdes, azuis ou âmbar.

Peterbald

O gato peterbald é originário da Rússia, onde apareceu em 1990 como resultado de um cruzamento entre um gato oriental de pelo curto e um gato sphynx. Graças a isso, compartilha com essas raças a pelagem tão curta que parece inexistente, assim como os olhos expressivos e as orelhas pontiagudas.

O peterbald pode apresentar uma pelagem branca acompanhada de olhos verdes, azuis ou âmbar. Da mesma forma, exemplares de pelagem preta, chocolate e azulada com algumas manchas também são reconhecidas.

Gato Norueguês da floresta

A antiguidade exata dessa raça é desconhecida, mas ela aparece nos mitos e lendas da Noruega. Foi aceita pela Fife em 1970 e, embora seja possível encontrá-la em grande parte da Europa, seu nome é pouco conhecido.

A pelagem do gato norueguês da floresta é mais conhecida em sua versão tigrada. No entanto, a Fife inclui diferentes combinações, como o preto com dourado e branco, o avermelhado com dourado e branco e o branco puro.

Gato comum europeu

O gato europeu é o mais difundido na Europa. Embora suas origens exatas sejam desconhecidas, a raça apresenta grande variedade de pelagens e é caracterizada por ter uma saúde boa e um corpo ágil.

A variedade de manto branco é comum com olhos verdes; no entanto, eles também aparecem em cor azul, âmbar e com heterocromia. Da mesma forma, o gato europeu pode apresentar uma pelagem branca com manchas pretas e branco com cinza.

Raças de gatos brancos - Lista completa - Raças de gatos brancos com olhos verdes

Raças de gatos brancos de pelo curto

O pelo curto requer menos cuidados que o pelo longo, no entanto, é necessário escová-lo toda semana para mantê-lo em perfeitas condições. Dito isto, vamos ver as raças de gatos brancos de pelo curto:

Gato british shorthair

O gato inglês, também chamado de british shorthair, é uma das raças mais antigas do mundo. Suas origens remontam a Grã-Bretanha durante os primeiros séculos antes de Cristo, mas é difícil identificar com precisão o cruzamento que deu origem à raça.

Esta variedade é mais conhecida por sua pelagem curta e cinza misturada com olhos amarelos; no entanto, a variedade branca pode apresentar olhos amarelos, verdes e azuis. Além disso, o british também é uma das raças de gatos brancos com cinza.

Cornish rex

O cornish rex é um gato oriundo de Cornualha, região da Inglaterra, onde apareceu em 1950. É uma raça caracterizada por apresentar uma pelagem ondulada e curta bastante densa. Além disso, o corpo é médio e maciço, mas ao mesmo tempo ágil.

Quanto à cor da pelagem, o cornish rex pode ser completamente branco com olhos claros em diferentes tonalidades ou apresentar diferentes combinações de pelagem que vão desde o preto ou o chocolate puro, até essas cores combinadas com cinza, dourado, manchado ou listrado.

Sphinx

O sphynx é uma raça proveniente da Rússia, onde o primeiro exemplar foi registrado em 1987. É caracterizado por possuir uma pelagem tão curta e fina que dá a sensação de que não tem pelo. Além disso, apresenta um corpo delgado e esbelto com múltiplas dobras, acompanhado de orelhas triangulares e pontiagudas.

Entre as cores da pelagem do gato sphinx está o branco na companhia de olhos cristalinos; da mesma forma, são possíveis combinações de preto, chocolate e avermelhado com manchas ou listras de diferentes tons.

Bobtail japonês

O bobtail japonês é um gato de cauda curta nativo do Japão, onde é o felino doméstico mais comum. Foi trazido para a América em 1968, onde se tornou muito popular por sua aparência. Além dessas características, produto de um gene recessivo, apresenta um corpo macio e compacto com patas de comprimento médio.

Quanto à cor da pelagem, o bobtail japonês pode apresentar uma pelagem completamente branca acompanhada de olhos de diferentes cores, embora sejam mais comuns brancos com manchas avermelhadas e pretas na cauda e na cabeça. Além disso, existem variedades de pelagem em todas as combinações possíveis.

Raças de gatos brancos - Lista completa - Raças de gatos brancos de pelo curto

Raças de gatos brancos e cinzas

Se você adora a combinação de cinza e branco, não perca as raças de gatos de pelo branco e cinza!

Rex alemão

O rex alemão está entre os gatos brancos com cinzas. Esta raça é caracterizada por apresentar uma pelagem encaracolada e curta em diferentes densidades, desde mais macia até denso. O corpo, por sua vez, é médio, musculoso e forte.

Quanto à cor da pelagem, uma das variedades apresenta-se em prata degradada com áreas brancas. No entanto, a raça também apresenta múltiplas combinações.

Balinês

O balinês é um gato parecido com o siamês. Surgiu nos Estados Unidos a partir de 1940, tornando-se uma raça relativamente nova. É caracterizada por uma cabeça triangular de orelhas retas e expressivos olhos amendoados.

Quanto à pelagem, o corpo do balinês pode ser branco, chocolate ou preto, com áreas bege ou acinzentadas na cauda, cabeça e patas.

British longhair

É a versão de pelo longo do british shorthair. É oriundo da Grã-Bretanha, onde está entre as raças domésticas mais comuns. É caracterizada por um corpo maciço e redondo com tendência a obesidade.

Quanto à pelagem, apresenta diferentes combinações de cores, entre as quais é possível registrar o branco com áreas cinzas, principalmente no dorso e parte da cabeça.

Turkish van

O turkish van é originário da Anatólia, na Turquia, onde recebe o nome de lago Van. É uma das raças de gatos mais antigas, pois existem registros dela vários séculos antes de Cristo. É caracterizada por um corpo médio, longo e pesado.

Quanto à cor da pelagem, apresenta múltiplas variedades, entre quais se destaca um tom pálido de branco com manchas cinzas ou amarelas. Também é possível encontrar exemplares de pelagem preta e creme, entre outras cores.

Ragdoll

O ragdoll é outro gato de aparência semelhante ao siamês e, talvez, o mais popular entre as raças de gatos brancos e cinzas. Nasceu na Califórnia, Estados Unidos, em 1960, mas as associações felinas não o reconheceram até 1970. É caracterizada por apresentar um corpo longo e musculoso, de aparência fofa graças à pelagem abundante.

Quanto à cor da pelagem, apresenta diferentes tons: corpo com tonalidades beges muito claras, áreas brancas próximas às patas e abdômen, e áreas mais escuras nas patas, cabeça e cauda.

Agora que você já conheceu 20 raças de gatos brancos, talvez possa se interessar por este outro artigo com as raças de gatos laranjas.

Raças de gatos brancos - Lista completa - Raças de gatos brancos e cinzas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos brancos - Lista completa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Fédération Internacionale Féline. Breed standards. Disponível em: <http://fifeweb.org/wp/breeds/breeds_prf_stn.php>. ACesso em 27 de maio de 2021.
  • World Cat Federation. Brees info. Disponível em: <http://www.wcf-online.de/WCF-EN/zuechterinfo/cattery.html>. ACesso em 27 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Raças de gatos brancos - Lista completa
1 de 6
Raças de gatos brancos - Lista completa

Voltar ao topo da página