Partilhar

Como limpar os olhos do gato

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 novembro 2018
Como limpar os olhos do gato

Ver fichas de  Gatos

Os gatos odeiam tomar banho e, de facto, não necessitam pois podem passar até quatro horas por dia limpando o seu corpo com sua língua áspera. No entanto, existe uma zona onde os gatos não conseguem chegar com a língua para se lavar: os olhos.

Esta tarefa que sugerimos não vai ser fácil pois existe uma grande probabilidade de o gato não se mostrar receptivo. Continue lendo esse artigo de PeritoAnimal para saber como limpar os olhos do gato.

Também lhe pode interessar: Como tirar as remelas do cachorro

Com que frequência devo limpar os olhos do gato?

A frequência com que limpa os olhos do seu gato deve ser cerca de duas vezes por semana. Contudo, alguns tipos de gatos requerem uma limpeza diária graças à sua raça, sobretudo os chamados gatos braquicéfalos.

Os braquicéfalos são raças de gatos que, geralmente, acumulam muitas lágrimas por possuírem uma cabeça muito ampla e um nariz achatado como os persas, os Devon Rex ou os Himalaio. A persistência da higiene é muito importante para prevenir infecções que resultam das remelas que acumulam.

Como limpar os olhos do gato - Com que frequência devo limpar os olhos do gato?

Preparação do material necessário

Para limpar os olhos a um gato da forma adequada, deve preparar todo o kit antes de começar a trabalhar. Essa recomendação pode ser muito útil caso o gato tente fugir, já que não terá de vasculhar sua casa em busca dos materiais.

Que preciso para limpar os olhos do meu gato?

  • Pano
  • Algodão
  • Água destilada
  • Sal
  • Duas xícaras
  • Uma toalha
  • Uma guloseima ou outra recompensa para o gato

Uma vez que tenha tudo, encha as duas xícaras com água destilada, adicione um pouco de sal em casa uma (uma colher de chá é suficiente), remova-o e verifique se a pequena mistura está fria.

Processo de limpeza

Confira os passos para limpar os olhos do gato:

  1. A primeira coisa a fazer é envolver o gato em uma toalha para que não se revolte, comece a arranhar e seja necessário usar a mistura de água e sal para limpar as feridas do tutor.
  2. Depois de o envolver, pegue as bolinhas de algodão e molhe na água de uma das taças. Com o pedaço de algodão úmido, limpe o primeiro olho do gato. Evite tocar no olho em si e limpe apenas em redor de ele, pois isso pode provocar dor e, embora esteja envolvido em uma toalha, pode se retorcer e sair correndo.
  3. Use todas as bolas de algodão necessárias para limpar o olho e umedeça o algodão sempre que necessário, na mesma taça usada para o primeiro olho.
  4. Use a outra taça para limpar o outro olho. Dessa forma, estará evitando passar potenciais infecções de um olho para o outro.
  5. Uma vez realizado o mesmo processo para os dois olhos, passe o pano para secá-los.
  6. Pegue a recompensa que escolheu para dar ao gato e ofereça o prêmio por ter sido paciente enquanto você o limpava. Dessa maneira, pensará que, apesar de sofrer esse processo, ao menos tem uma recompensa, o que o deixará mais receptivo na próxima vez.
Como limpar os olhos do gato - Processo de limpeza

Outros conselhos

É importante que habitue o gato a esse processo desde pequeno, assim não será algo estranho e ficará acostumado bem cedo.

Caso seja impossível limpar os olhos porque o gato não deixa, pode pedir a alguém que ajuda a segurar o animal enquanto você limpa os seus olhos, o que facilitará muito o processo. Caso verifique qualquer tipo de reação nos olhos do gato como inchaço, pus, secreções, dificuldade em abrir os olhos ou qualquer outro tipo de anomalia, consulte o veterinário de imediato para que observe o seu gato.

Agora que já sabe como limpar os olhos do seu gato veja também o nosso artigo em que lhe explicamos como limpar as orelhas de um gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como limpar os olhos do gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado dos olhos.

Escrever comentário sobre Como limpar os olhos do gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Andréa
Olá, achei um filhote na rua e decidi trazê-lo para minha casa, porém ele está com dificuldade para abrir os olhos, tem uma espécie de catarata e amanhece colado, o que eu posso fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andréa! Você deve levar o seu gato a um médico veterinário o quanto antes para que ele possa fazer uma revisão geral do estado de saúde do seu pet, passar o diagnóstico e o tratamento adequado de acordo com as necessidades do felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sabrina
Meu gato tem 1 mês e alguns dias de vida e o olho dele começou a remelar do nada a cada dia que passa esta pior ambos olhos. Estou colocando soro com algodão e não vejo melhoras. Algum me ajuda esrpu desesperada.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sabrina! Esse artigo pode te ajudar a encontrar a causa do problema, mas o seu gatinho precisa ser visto por um veterinário de confiança: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-tem-tanta-remela-21731.html

Rápidas melhoras!
Eleziana sacramento
Meu gato ta com o olho lacrimejando.....o que usar ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elezina! Temos um artigo que pode te ajudar a entender porque o seu gato lacrimeja: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-gato-lacrimeja-tanto-21248.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para te aconselhar com maior precisão.
Patrícia Santana de Oliveira
Existe algum medicamento caseiro para limpar os olhos remelentos de gato, como por exemplo chá de camomila sem açúcar?
Obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Patrícia! Neste artigo temos algumas dicas para limpar os olhos do gato caso exista infeção: https://www.peritoanimal.com.br/a-conjuntivite-em-gatos-causas-e-sintomas-20118.html#anchor_4

Como limpar os olhos do gato
1 de 3
Como limpar os olhos do gato

Voltar ao topo da página