Dietas caseiras

Cachorro pode comer laranja? E tangerina?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 30 maio 2021
Cachorro pode comer laranja? E tangerina?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Além da ração, os cachorros podem comer muitas outras coisas, incluindo algumas frutas e vegetais. Quando se trata de frutas, nem todas são recomendadas e algumas delas levantam muitas dúvidas entre os tutores, como as frutas cítricas.

Você quer saber se cachorro pode comer fruta? E, especialmente, se cachorro pode comer laranja ou tangerina? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal para tirar suas principais dúvidas!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pera?

Índice

  1. Cachorro pode comer tangerina?
  2. Como oferecer tangerina para um cachorro
  3. Beneficios da tangerina para cachorros
  4. Cachorro pode comer laranja?
  5. Como dar laranja para o cachorro
  6. Benefícios da laranja para cachorros
  7. Outras frutas cítricas que cachorro pode comer
  8. Dicas para introduzir novos alimentos na dieta de um cachorro

Cachorro pode comer tangerina?

Sim, cachorro pode comer tangerina. Essa e outras frutas trazem grandes benefícios para os cães e a verdade é que muitos deles gostam de comê-las, então você só precisa saber quais não são prejudiciais a eles.

Neste sentido, cachorro pode comer tangerina, embora muitos possam não gostar dela por ser uma fruta crítica. O cheiro forte e o sabor normalmente não são atraentes para todos os cães. Se o seu se afastar, você não deve forçá-lo a comer tangerina, no entanto, se você notar que ele fica curioso, não há problema em deixá-lo comer alguns gomos. Veja como dar tangerina a um cão corretamente e quais os benefícios que isso traz.

Como oferecer tangerina para um cachorro

Agora que você sabe que cachorro pode comer tangerina e que isso não faz mal algum a ele, como você deve oferecer a fruta a ele? A tangerina não deve constituir uma grande parte da alimentação do cachorro, idealmente 10-15%, no máximo, da ingestão em um dia. Portanto, é possível oferecê-la como um prêmio, por exemplo.

Antes de dar tangerina ao seu cão, lembre-se de lavá-la, remover a casca completamente, remover os fios brancos e remover as sementes. Você também pode prová-la para ter certeza de que a tangerina está doce, pois o sabor amargo será rejeitado.

Uma vez preparada a fruta, uma boa ideia para que o cachorro coma tangerina é levar alguns pedaços com você em caminhadas e oferecer a ele para se hidratar, bem como usá-la como prêmio em sessões de adestramento ou treinos (tudo isso se ele gostar da fruta, claro).

Quando se trata de saber como dar tangerina ao cachorro, o que é realmente importante não é o momento, mas a frequência e a quantidade que você dá a ele. Assim, como já dissemos, a fruta deve constituir 10-15% do total de uma ração diária, e não é recomendável oferecer sempre a mesma fruta. Você pode, por exemplo, oferecer a tangeria três vezes na semana e, nos outros dias, outras frutas que cachorros podem comer, já que a variedade é fundamental para manter seu cão saudável.

Cachorro pode comer laranja? E tangerina? - Como oferecer tangerina para um cachorro

Beneficios da tangerina para cachorros

A tangerina é boa para os cachorros, pois traz múltiplos benefícios ao seu organismo. Entre eles, os mais destacados são os seguintes:

  • Fornece água, portanto, contribui para a hidratação.
  • Contém vitamina C e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
  • Fornece fibras, o que beneficia o trabalho intestinal.
  • É uma fonte extra de cálcio e proteínas.
Cachorro pode comer laranja? E tangerina? - Beneficios da tangerina para cachorros

Cachorro pode comer laranja?

Sim, cachorro pode comer laranja. Assim como a tangerins, a laranja é uma boa fruta cítrica para os cachorros, desde que o sabor seja doce e seu amigo peludo não as rejeite por causa do cheiro forte.

A ração oferece muitos benefícios e a maioria dos nutrientes, mas muitas vezes é pobre em antioxidantes e algumas vitaminas. Por este motivo, é sempre aconselhável incluir alimentos como frutas na alimentação de seu cão. Além disso, o seu amigo de quatro patas vai gostar de experimentar coisas novas! A fruta pode ser uma excelente escolha, pois é saudável, fresca e apetitosa para eles. Agora, se ele nem quiser prová-la, não o force a nada.

Cachorro pode comer laranja? E tangerina? - Cachorro pode comer laranja?

Como dar laranja para o cachorro

Agora que você viu que sim, cachorro pode comer laranja, saiba que as indicações para dar a fruta ao seu companheiro peludo são as mesmas que para dar tangerina. Tenha em mente que ela vai funcionar como um prêmio, portanto, não deve ser uma parte importante da alimentação dele.

Antes de dar laranja ao cachorro, descasque completamente a fruta e corte-a em gomos para remover as sementes. Lembre-se também de provar um pedaço para se certificar de que ela tenha um sabor doce e agradável. A laranja é um petisco divertido e saudável para dias de caminhada ou uma recompensa ideal quando o cachorro se sai bem no treinamento.

Cachorro pode beber suco de laranja?

Sim, mas não é a opção mais recomendada por dois motivos: a laranja é rica em fibra que se perde depois de espremê-la para obter o suco, portanto, se nossa intenção é dar ao animal aquela fibra extra para, por exemplo, combater a prisão de ventre com remédios naturais, não a obteremos.

Por outro lado, ao triturar a fruta, o processo digestivo será muito mais rápido e, portanto, os açúcares naturais da fruta passarão para o sangue mais rapidamente, algo contraproducente porque favorece o excesso de peso. Isso se aplica a todas as frutas, portanto no caso de tangerinas também é aconselhável não optar pelo suco.

Tendo dito tudo isso, se seu cachorro adora frutas, dê a eles inteiras (descascadas e sem sementes) para que possam mastigar e desfrutar cada momento

Cachorro pode comer laranja? E tangerina? - Como dar laranja para o cachorro

Benefícios da laranja para cachorros

A laranja é uma das frutas mais benéficas para o ser humano por sua riqueza em vitaminas e minerais. Estes mesmos benefícios também são os mesmos para os animais, de modo que os benefícios da laranja para cachorros mais proeminentes são os seguintes:

  • Fornece vitamina C, que contém antioxidantes que evitam o envelhecimento.
  • Contém fibra.
  • É refrescante.
  • É rica em minerais tais como potássio, cálcio e magnésio.
  • Fornece água durante o treinamento.
  • Fornece vitamina B1, B2 e E.

Outras frutas cítricas que cachorro pode comer

Como já mencionamos no artigo, as frutas cítricas não são as mais adequadas para introduzi-las com muita frequência na dieta dos cães. Eles podem comê-los de tempos em tempos porque, em quantidades moderadas, proporcionam benefícios. Entretanto, se for oferecido mais do que a quantidade necessária, o cachorro pode desenvolver os seguintes sintomas:

  • Diarreia
  • Vômito
  • Dor de estômago

Dito isto, será que cachorro pode comer limão, abacaxi e outras frutas cítricas? A resposta é a mesma que para as anteriores: sim, mas com moderação, removendo a casca e as sementes. Da mesma forma, no caso de oferecer frutas muito ácidas, como o abacaxi, o mais comum é que o cachorro as rejeite pela intensidade de seu cheiro, sendo um dos aromas mais frequentemente detestados pelos caninos, e também pelo sabor.

Dicas para introduzir novos alimentos na dieta de um cachorro

Quando você quiser dar ao cachorro novos alimentos, lembre-se que eles devem ser introduzidos gradualmente para evitar problemas digestivos. Se seu companheiro peludo estiver curioso sobre tangerinas ou laranjas, tente dar-lhe um ou outro pedaço pequeno e veja se ele não tem diarreia ou desconforto dentro de 24 horas. Se tudo estiver bem, você pode continuar a oferecer a fruta até 3 vezes por semana, sempre em pequenas proporções. Isso também permitirá que você perceba se seu cachorro é alérgico ao novo alimento ou não.

Além disso, você não deve esquecer que, embora saudáveis, as frutas também contêm açúcar, portanto dar tangerinas e laranjas na forma de suco em vez de inteiras, como já assinalamos, pode ser prejudicial ao cachorro, quando você está procurando exatamente o oposto: um presente saudável. Além disso, exceder a quantidade recomendada também pode causar distúrbios digestivos.

Com estas simples dicas, e agora que você sabe que cachorro pode comer laranja e que cachorro pode comer tangerina, aproveite para se divertir oferecendo estas deliciosas frutas cítricas a ele!

No vídeo abaixo mostramos oito frutas que você pode oferecer para o cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer laranja? E tangerina?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Can dogs eat oranges? Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-oranges/>. Acesso em 27 de maio de 2021.
  • PDSA. Fruit and veg for dogs. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/taking-care-of-your-pet/looking-after-your-pet/puppies-dogs/safe-fruit-and-veg-for-dogs>. Acesso em 27 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Cachorro pode comer laranja? E tangerina?