Problemas da pele

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 10 julho 2023
Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?
Imagem: prodoggroomingsupplies.com
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As doenças de pele em cães são muito comuns e é necessário tomar cuidado com esses problemas. Ao contrário das manchas escuras, que nem sempre são motivo de preocupação, as manchas vermelhas na pele do cachorro são quase sempre um sinal preocupante e que você não deve ignorar.

Se você detetar algum tipo de alteração de pele no seu cachorro, o veterinário é a melhor solução para descobrir o que se está passando com o seu amigo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos desmitificar manchas vermelhas na pele do cachorro, assim como as possíveis causas, o diagnóstico e o tratamento.

Também lhe pode interessar: Manchas escuras na pele do cachorro

Índice

  1. Cachorro com manchas vermelhas
  2. Causas das manchas vermelhas na pele do cachorro
  3. Diagnóstico
  4. Tratamento para a vermelhidão na pele do cachorro

Cachorro com manchas vermelhas

Uma reação inflamatória de pele é sinônimo de vermelhidão, inchaço, e, dependendo do nível de inflamação, podem estar associados outros sintomas como:

  • Região quente
  • Região dolorosa ao toque
  • Comichão
  • Feridas
  • Sangramento
  • Alopecia (perda de pelo)
  • Nódulos (caroços), bolhas
  • Caspa
  • Crostas
  • Alterações como: perda de apetite, febre, letargia, apatia

Normalmente o cachorro coça, arranha, lambe ou morde a zona afetada e pode originar feridas na pele do cachorro, que são a via de entrada de microrganismos que podem originar infeções secundárias muito graves, além da doença principal de pele já instalada.

Você deve procurar um veterinário e nunca auto-medicar o seu pet, pois vai estar mascarando sintomas e a doença vai continuar, podendo ainda levar as consequências ainda mais graves.

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser? - Cachorro com manchas vermelhas

Causas das manchas vermelhas na pele do cachorro

Se você se pergunta o que pode ser quando há manchas vermelhas na pele do cachorro, aqui listamos as principais causas:

1. Alergias (dermatite alérgica)

O tema das alergias em cachorros é muito complexo, porque uma alergia de pele (dermatite alérgica) pode ter muitas causas subjacentes que incluem alergia alimentar, ingestão ou contacto com plantas ou substâncias tóxicas ou dermatite canina por picadas de insetos. Outra possível causa seria uma alergia por contato com algum detergente e nesse caso você observaria manchas vermelhas na barriga do cachorro, que é a zona que toca no chão.

Mas como identificar dermatite canina? As manchas surgem de forma repentina e podem ter várias características e localizações, no enanto é muito comum a pele vermelha com coceira, escamas, alopecia e feridas em cachorro. É importante estabelecer o agente alérgeno para que ele possa ser eliminado e os sintomas desapareçam.

2. Cicatrizes

Certas cicatrizes cirúrgicas ou de antigos traumatismos podem ter coloração vermelha e textura. Esta situação é normal e se trata apenas de um problema estético, mas em alguns casos podem infetar e, por isso, você deve ir inspecionando a região.

3. Hemorragia

Uma hemorragia sob a pele também pode originar manchas vermelhas na pele do cachorro que, com a evolução, se tornam escuras. Após traumatismos surge um hematoma na pele resultado de uma hemorragia localizada dos vasos sanguíneos da região. Não se preocupe, esta lesão desaparece ao final de algum tempo.

4. Infeções bacterianas de pele (piodermatites)

São parecidas às alergias e infeções fúngicas, mas, muitas vezes, a pele vermelha têm associado pús e feridas com crostas.

5. Infeções fúngicas (dermatomicoses)

Estas lesões são altamente contagiosas entre animais e seres humanos. As virilhas, axilas, canal auditivo, órgãos sexuais e espaço interdigital (entre os dedos) são as regiões mais comuns.

Manchas vermelhas ou negras planas muito características com alopecia em redor (perda de pelo) que parecem um pontilhado semelhante a manchas de sujeira. Inicialmente surgem num só local, mas depois se distribuem por todo o corpo se não tratadas a tempo.

Os fungos são seres oportunistas e normalmente surgem quando o sistema imunológico está debilitado. Em primeiro lugar, há que encontrar e tratar o problema primário subjacente que está causando a imunodepressão do animal e só depois é que deve ser aplicado um tratamento tópico que envolve banhos com shampoo e medicamentos orais (em casos mais graves) para eliminação dos fungos.

6. Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite)

Esta inflamação origina manchas localizadas que podem ir de um tom vermelho-arroxeado a negro. Normalmente o cachorro apresenta comichão, úlceras, inchaço nas pernas e letargia e é muito comum em cães de raça Dachshund, Collie, Pastor alemão e Rottweiler.

7. Sarna demodécica (sarna negra ou sarna vermelha)

Este tipo de sarna não é contagiosa para seres humanos pois ela é o resultado de fatores hereditários, ambientais e da presença de um ácaro chamado Demodex canis, que está normalmente presente na pele e pelo do animal.

Quando o animal está perante fatores externos como stress, mudanças bruscas de ambiente ou alimento, o seu sistema imunológico fica debilitado, o ácaro se aproveita dessa condição e se reproduz descontroladamente, causando esta doença.

É muito comum surgir em filhotes de cachorro, em especial redor dos olhos e rosto apresentando manchas vermelhas e a pele está espessada e escura, por isso também se designa de sarna negra ou vermelha. Leia o nosso artigo completo sobre a sarna demodécica em cães.

8. Sarna sarcóptica (ou sarna comum)

É causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, e pode atingir cachorros de qualquer raça e idade. Esta doença causa coceira intensa na pele do cachorro fazendo com que ele se coce e se lamba muito até provocar feridas. A pele apresenta um tom avermelhado, borbulhas, alopecia e crostas.

Ao contrário da demodécica, a sarna sarcóptica é muito contagiosa para outros animais e seres humanos, bastando o contato direto com o animal afetado.

9. Tumores de pele

Certos tumores cutâneos podem começar por pequenas alterações da coloração da pele como manchas vermelhas na pele do cachorro e vão evoluindo para estruturas mais complexas com elevação e alteração da região em redor.

Neste problema é necessário agir rápido para que se possa remover a região ou massa tumoral e tentar garantir que não se espalhe pelo resto do corpo (metastiza) e afete outros órgãos e estruturas.

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser? - Causas das manchas vermelhas na pele do cachorro

Diagnóstico

Quando se trata de um problema de pele, o diagnóstico quase nunca é imediato e são necessários alguns dias para descobrí-lo.

A localização do problema que está causando as manchas vermelhas na pele em cachorro pode muitas vezes ajudar no diagnóstico porque algumas doenças têm localizações características. Além disso, é necessário que o tutor forneça uma história detalhada do cachorro e indique:

  • Idade e raça do animal
  • Desparasitações
  • Há quanto tempo está presente este problema e como evoluiu
  • As épocas em que surge e a região do corpo afetada
  • Comportamento, se lambe, coça, esfrega ou morde a região, se tem mais apetite ou mais sede
  • Ambiente, onde vive se tem mais animais em casa
  • Tratamentos anteriores
  • Frequência de banhos

Depois dessa abordagem o médico veterinário vai inspecionar o animal, realizar um exame físico e outros exames complementares como citologias e raspagens de pelo e pele, culturas microbianas, análises de sangue e urina ou biópsias (recolha de uma amostra de tecido) e, assim, determinar o diagnóstico.

Tratamento para a vermelhidão na pele do cachorro

Para o sucesso do tratamento se deve identificar bem a causa e a doença em questão. Depois do diagnóstico definitivo, o médico veterinário irá sugerir qual o tratamento mais indicado para o caso do animal.

O tratamento das manchas vermelhas na pele do cachorro pode ser:

  • Tópico (aplicado diretamente no pelo e pele do animal), como shampoos, cremes ou pomadas antimicrobianas ou antiparasitárias para casos de alergias, infestação por parasitas;
  • Oral em casos infeções generalizadas ou doenças que exijam anti-histamínicos, anti-fúngicos, antibióticos, corticosteroides, hormonas ou antiparasitários orais;
  • Quimioterapia e remoção cirúrgica em caso de tumores;
  • Alteração da dieta, caso se trate de alergia alimentar;
  • Combinação de vários tipos de tratamentos para aumentar a eficácia.

E agora que você já sabe as causas, sintomas e tratamento para as manchas vermelhas na pele do cachorro, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre 10 plantas tóxicas para cães:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Paterson, Sue (2008) Manual of Skin Diseases of the Dog and Cat. 2nd edition, Blackwell Publishing
  • Nuttall, T., Harvey, R. G., Mckeever, P. J. (2009) A colour handbook of Skin Diseases off the Dog and Cat, 2nd edition, Mason Publishing

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
51 comentários
A sua avaliação:
Raphaela Santos
Nos meus dois filhotes está aparecendo essa bolinhas, não sei oq pode ser
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Raphaela. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Adriana Almeida Lima
Esse mancha é abaixo da barriga, perto dos testículos...
A sua avaliação:
Neuza dos santos
Esta sem comer faz3 dias esta fraco e uma vermelhidao no corpo todo.
A sua avaliação:
Antônio Fernando isaac
Não vi o vídeo das plantas toxicas
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
O link do vídeo 10 PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES e seus efeitos é este, Antônio:
https://www.youtube.com/watch?v=K0yTbOB7EG4
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
Dirce
A 1a foto pode ser comparada a PÊNFIGO (fogo selvagem). Poderiam falar sobre essa doença pouco conhecida em cães, de difícil diagnóstico, sofrível demais, e com tratamento permanente.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Dirce. Já temos um artigo sobre o pênfigo em cães, suas causas, sintomas e tratamentos: https://www.peritoanimal.com.br/penfigo-em-caes-causas-sintomas-e-tratamentos-23230.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Aurélio
Minha cachorrinha apresentou essa mancha, vejam na foto. Não sei mesmo o que se trata, já pesquisei e não achei nada sobre.
A sua avaliação:
Andréia Cristina Pirajao da Silva
O meu cachorro está com umas manchas vermelhas igual essa foto. O quê devo fazer?ele está com 4 meses. E a minha filha só foi perceber ontem isso na hora que ela foi fazer um carinho nele.ela tá achando que poderia ser por causa da corrente. Agente prende ele pra poder colocar comida e quando chega alguém.
Espero ter uma resposta.muito obg
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Andréia. Como você viu no artigo, há diferentes possibilidades para isso. O recomendado é buscar um veterinário para que ele identifique, então, quais dessas opções seria o caso do seu cachorro. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Bia
Meu cachorro esta 4 anos sangrou pelo nariz a ágora está na pele dele tipo alergia com vermelho que eu faço ?
A sua avaliação:
Andrea
Tenho um shitzu de 6 anos está com muitas manchas escuras na pele o que será?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Arlan Gabriel
Meu dog esta com essas manchas vermelhas
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luiz cergio braga juniot
Boa noite meu cachorro nao esta comendo e esta muito magro, hoje eu vi q ele esta com mancha vermelhas na barriga dele oq pode ser, alguem pode me auxiliar
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Simone
Olá. Você conseguiu descobrir o que são essas manchas? Porque aparecem?
A sua avaliação:
Vagna guerra
Boa tarde! Meu pet, está com essas manchas oq pode ser já levei ao veterinário, foi diagnosticado como cinomose fiz o tratamento ouve uma melhora porém não curou, pois sempre volta os sintomas. Preocupada oq mim aconselha?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elaine
A minha cachorra tem alergia a picada de mosquito.
A sua avaliação:
Jessica deyse
Minha cachorra estar com febre não tá comendo bem e estar com essas manchas vermelhas
A sua avaliação:
Caroline
Eu dei bravecto e Salvou a vida do meu cachorro!
A sua avaliação:
Wagner Andrade
Minha pitbull está com manchas vermelho pelo corpo todo e se cosa muito, chega ficar ferido e sangrando
Carolina Costa
Olá Wagner!
Se o seu cachorro está assim você o deve levar ao veterinário de confiança para que ele possa diminuir o desconforto que ele está sentindo e receitar um tratamento adequado para esse problema.
Espero que o cachorro melhore rápido!
Obrigada pelo seu interesse!
A sua avaliação:
Caroline
Meu pitbull estava com muitas bolinhas inflamadas, caiu os pêlos, ficou horrivel.
Gastei MUITO dinheiro e nada de descobrir.
Até que um belo dia, dei bravecto e descobri o rral motivo quando tinha mosquitos mortos pela casa toda.
Ela é alérgico a picadas de mosquitos.
Jhonatan
O meu pit bull está com amesma coisa, mas também não sei o que é..
A sua avaliação:
Joana Anjos
Como pode ver,a minha cadela tem essa ferida, mas tem por toda a parte do corpo, em baixo tem manchas vermelhas,ela às coça e lambe,será grave?
Luísa Savala
Oi Joana! Sem ver a sua cadela não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ivone
Apareceu de repente manchas em minha cachorrinha não seio que e dentro da orelhas também não sei o que fazer
Jaime
Meu cachorro ta assim
To sem codiçao pra leva ele no medico
Nao sei oq fazer com ele
Luísa Savala
Oi Jaime! O seu cachorro precisa ser visto por um médico veterinário de confiança o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
glaucia
O melhor é levar ao veterinário ne, mas nesse caso sem condições, te aconselho fazer uma raspagem do pelo, comprar um sabão antisséptico lavar bem o local, secar e passar um spray de rifocina.
Imagem: prodoggroomingsupplies.com
1 de 3
Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?