Partilhar

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 22 outubro 2018
Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?
Fonte: prodoggroomingsupplies.com

Ver fichas de  Cachorros

As doenças de pele em cães são muito comuns e é necessário tomar cuidado com esses problemas. Ao contrário das manchas escuras, que nem sempre são motivo de preocupação, as manchas vermelhas na pele do cachorro são quase sempre um sinal preocupante e que você não deve ignorar.

Se você detetar algum tipo de alteração de pele no seu cachorro, o veterinário é a melhor solução para descobrir o que se está passando com o seu amigo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos desmitificar manchas vermelhas na pele do cachorro, assim como as possíveis causas, o diagnóstico e o tratamento.

Também lhe pode interessar: Manchas escuras na pele do cachorro

Cachorro com manchas vermelhas

Uma reação inflamatória de pele é sinônimo de vermelhidão, inchaço, e, dependendo do nível de inflamação, podem estar associados outros sintomas como:

  • Região quente
  • Região dolorosa ao toque
  • Comichão
  • Feridas
  • Sangramento
  • Alopecia (perda de pelo)
  • Nódulos (caroços), bolhas
  • Caspa
  • Crostas
  • Alterações como: perda de apetite, febre, letargia, apatia

Normalmente o cachorro coça, arranha, lambe ou morde a zona afetada e pode originar feridas na pele do cachorro, que são a via de entrada de microrganismos que podem originar infeções secundárias muito graves, além da doença principal de pele já instalada.

Você deve procurar um veterinário e nunca auto-medicar o seu pet, pois vai estar mascarando sintomas e a doença vai continuar, podendo ainda levar as consequências ainda mais graves.

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser? - Cachorro com manchas vermelhas

Causas

Alergias (dermatite alérgica)

O tema das alergias em cachorros é muito complexo, porque uma alergia de pele (dermatite alérgica) pode ter muitas causas subjacentes que incluem alergia alimentar, ingestão ou contacto com plantas ou substâncias tóxicas ou dermatite canina por picadas de insetos. Outra possível causa seria uma alergia por contato com algum detergente e nesse caso você observaria manchas vermelhas na barriga do cachorro, que é a zona que toca no chão. As manchas surgem de forma repentina e podem ter várias características e localizações, no enanto é muito comum a pele vermelha com coceira, escamas, alopecia e feridas em cachorro. É importante estabelecer o agente alérgeno para que ele possa ser eliminado e os sintomas desapareçam.

Cicatrizes

Certas cicatrizes cirúrgicas ou de antigos traumatismos podem ter coloração vermelha e textura. Esta situação é normal e se trata apenas de um problema estético, mas em alguns casos podem infetar e, por isso, você deve ir inspecionando a região.

Hemorragia

Uma hemorragia sob a pele também pode originar manchas vermelhas que, com a evolução, se tornam escuras.

Após traumatismos surge um hematoma na pele resultado de uma hemorragia localizada dos vasos sanguíneos da região. Não se preocupe, esta lesão desaparece ao final de algum tempo.

Infeções bacterianas de pele (piodermatites)

São parecidas às alergias e infeções fúngicas, mas, muitas vezes, a pele vermelha têm associado pús e feridas com crostas.

Infeções fúngicas (dermatomicoses)

Estas lesões são altamente contagiosas entre animais e seres humanos. As virilhas, axilas, canal auditivo, órgãos sexuais e espaço interdigital (entre os dedos) são as regiões mais comuns.

Manchas vermelhas ou negras planas muito características com alopecia em redor (perda de pelo) que parecem um pontilhado semelhante a manchas de sujeira. Inicialmente surgem num só local, mas depois se distribuem por todo o corpo se não tratadas a tempo.

Os fungos são seres oportunistas e normalmente surgem quando o sistema imunológico está debilitado. Em primeiro lugar, há que encontrar e tratar o problema primário subjacente que está causando a imunodepressão do animal e só depois é que deve ser aplicado um tratamento tópico que envolve banhos com shampoo e medicamentos orais (em casos mais graves) para eliminação dos fungos.

Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite)

Esta inflamação origina manchas localizadas que podem ir de um tom vermelho-arroxeado a negro. Normalmente o cachorro apresenta comichão, úlceras, inchaço nas pernas e letargia e é muito comum em cães de raça Dachshund, Collie, Pastor alemão e Rottweiler.

Sarna demodécica (sarna negra ou sarna vermelha)

Este tipo de sarna não é contagioso para seres humanos pois ela é o resultado de fatores hereditários, ambientais e da presença de um ácaro chamado Demodex canis, que está normalmente presente na pele e pelo do animal.

Quando o animal está perante fatores externos como stress, mudanças bruscas de ambiente ou alimento, o seu sistema imunológico fica debilitado, o ácaro se aproveita dessa condição e se reproduz descontroladamente, causando esta doença.

É muito comum surgir em filhotes de cachorro, em especial redor dos olhos e rosto apresentando manchas vermelhas e a pele está espessada e escura, por isso também se designa de sarna negra ou vermelha. Leia o nosso artigo completo sobre a sarna demodécica em cães.

Sarna sarcóptica (ou sarna comum)

É causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, e pode atingir cachorros de qualquer raça e idade.

Esta doença causa coceira intensa na pele do cachorro fazendo com que ele se coce e se lamba muito até provocar feridas. A pele apresenta um tom avermelhado, borbulhas, alopecia e crostas.

Ao contrário da demodécica, a sarna sarcóptica é muito contagiosa para outros animais e seres humanos, bastando o contato direto com o animal afetado.

Tumores de pele

Certos tumores cutâneos podem começar por pequenas alterações da coloração da pele como manchas vermelhas e vão evoluindo para estruturas mais complexas com elevação e alteração da região em redor.

Neste problema é necessário agir rápido para que se possa remover a região ou massa tumoral e tentar garantir que não se espalha pelo resto do corpo (metastiza) e afeta outros órgãos e estruturas.

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser? - Causas

Diagnóstico

Quando se trata de um problema de pele, o diagnóstico quase nunca é imediato e são necessários alguns dias para o descobrir.

A localização do problema de pele em cachorro pode muitas vezes ajudar no diagnóstico porque algumas doenças têm localizações características. Além disso, é necessário que o tutor forneça uma história detalhada do cachorro e indique:

  • Idade e raça do animal
  • Desparasitações
  • Há quanto tempo está presente este problema e como evoluiu
  • As épocas em que surge e a região do corpo afetada
  • Comportamento, se lambe, coça, esfrega ou morde a região, se tem mais apetite ou mais sede
  • Ambiente, onde vive se tem mais animais em casa
  • Tratamentos anteriores
  • Frequência de banhos

Depois dessa abordagem o médico veterinário vai inspecionar o animal, realizar um exame físico e outros exames complementares como citologias e raspagens de pelo e pele, culturas microbianas, análises de sangue e urina ou biópsias (recolha de uma amostra de tecido) e, assim, determinar o diagnóstico.

Tratamento

Para o sucesso do tratamento se deve identificar bem a causa e a doença em questão. Depois do diagnóstico definitivo, o médico veterinário irá sugerir qual o tratamento mais indicado para o caso do animal.

O tratamento das manchas vermelhas na pele do cachorro pode ser:

  • Tópico (aplicado diretamente no pelo e pele do animal), como shampoos, cremes ou pomadas antimicrobianas ou antiparasitárias para casos de alergias, infestação por parasitas;
  • Oral em casos infeções generalizadas ou doenças que exijam anti-histamínicos, anti-fúngicos, antibióticos, corticosteroides, hormonas ou antiparasitários orais;
  • Quimioterapia e remoção cirúrgica em caso de tumores;
  • Alteração da dieta, caso se trate de alergia alimentar;
  • Combinação de vários tipos de tratamentos para aumentar a eficácia.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Paterson, Sue (2008) Manual of Skin Diseases of the Dog and Cat. 2nd edition, Blackwell Publishing
  • Nuttall, T., Harvey, R. G., Mckeever, P. J. (2009) A colour handbook of Skin Diseases off the Dog and Cat, 2nd edition, Mason Publishing

Escrever comentário sobre Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Thaís Figueiredo
A minha cachorrinha poodle está com umas feridas com cascas grossas e avermelhadas e ela se coça muito
Carolina Costa
Oi Taís!
As causas de coceira associada a manchas vermelhas e a descamação podem ter origem alérgica, bacteriana ou fungica. Qualquer uma delas se não vista e tratada pelo veterinário pode piorar e evoluir para um quadro mais grave e generalizado.
Lembre se que quanto mais cedo atuar mais fácil é o tratamento e mais rápido a sua cachorrinha fica melhor e sem desconforto.
As melhoras para a sua menina!
Continue lendo os nossos artigos.

Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?
Fonte: prodoggroomingsupplies.com
1 de 3
Manchas vermelhas na pele do cachorro - o que pode ser?

Voltar ao topo da página