Problemas de alimentação

Por que o meu gato não quer comer

Por que o meu gato não quer comer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Por vezes observamos que os nossos gatos estão inapetentes e então ficamos preocupados nos perguntando: por que meu gato não quer comer? As causas que podem levar a esta mudança no comportamento do nosso felino podem ser desde muito simples a realmente graves, as quais o veterinário deve tratar imediatamente.

Dependendo da raça do gato, algumas expressão de forma clara e bem visível as suas necessidades, tal como acontece com os siameses, por exemplo. O então, "sofrem em silêncio", como acontece com os gatos Ragdoll. Continue a leitura deste artigo do Perito Animal, onde lhe damos algumas respostas que podem explicar porque o seu gato não quer comer.

Índice

  1. Por que o gatos não querem comer no Verão
  2. Tricobezoares
  3. Alimentos em mau estado
  4. Doenças
  5. O meu gato não come nem bebe

Por que o gatos não querem comer no Verão

Durante o verão é bem sabido que habitualmente os gatos costumam diminuir a ingestão de comida. O calor e o fato de dormirem mais horas nas zonas frescas que descobrem, fazem com que o seu apetite diminua. Esta reação acentua-se se o gato não tiver água suficiente no seu bebedouro para poder saciar a sua sede.

Existem raças, mas explicitas nesse aspeto, que não temem em subir até ao lavatório, ou até a uma torneira para a lamberem em busca das preciosas gotas de água. No entanto, existem outras raças menos dinâmicas que se dedicam muito a dormir e não a comer. Assim sendo, é a sede um dos motivos mais habituais para que os nossos gatos não comam. Se esta atitude se repete, é um claro sinal de que não estamos cuidando bem do nosso gato.

Por que o meu gato não quer comer - Por que o gatos não querem comer no Verão

Tricobezoares

As bolas de pelo intestinais chamadas tricobezoares são o motivo mais habitual para o nosso gato não querer comer. Estas bolas, cuja formação se deve à ingestão acidental de pelo morto da sua pelagem por parte do gato ao lamber-se, são a principal razão da redução de apetite nos gatos.

Para evitar as ditas bolas de pelo existem três soluções muito fáceis. A primeira é uma escovagem frequente do gato (especialmente durante o período de muda de pelo). Esta ação diminui muitas possibilidades da formação de tricobezoares. A segunda consiste em administrar malte para gatos ao nosso felino para evitar a formação das desconfortáveis bolas de pelo no seu organismo.

Por último, se não escovarmos corretamente o gato nem o dermos malte, e as bolas já estiverem alojadas no seu intestino impedindo que evacue de forma adequada (o que provoca uma paragem imediata na ingestão de alimento), a solução será untar uma pata do nosso gato com parafina farmacêutica. O gato irá lamber a zona gordurosa para remover a parafina, ingerindo-a. A parafina é uma gordura artificial que nem os estômago nem os intestinos do gato assimilam. Assim sendo, toda a quantidade que entra tem que sair, lubrificando e arrastando para o exterior as tricobezoares intestinais.

Caso esta última solução não funcione, deve levar imediatamente o seu gato ao veterinário. A vida do seu gato corre perigo!

Por que o meu gato não quer comer - Tricobezoares

Alimentos em mau estado

Por vezes, sem querer, damos alimentos em mau estado ao nosso gato. Costuma acontecer com recipientes de ração fresca abertos durante horas e deixados de fora da geladeira, ou então com sobras dos nossos alimentos expostos ao calor que provoca fermentações e faz com que os insetos ponham os seus ovos nos ditos alimentos putrefactos e podem assim infetar o gato com parasitas.

Os gatos domésticos, ao contrário de muitos cães, não têm o seu sistema digestivo adaptado para comer restos. Esta característica e o fato de não serem tontos, obriga-os a parar de comer essas porcarias.

Doenças

Uma paragem repentina na ingestão de alimento por parte do nosso gato pode ser um sintoma de alguma doença grave. Por isso a visita ao veterinário é obrigatória, visto que pode tratar-se das já mencionadas tricobezoares, até problemas mais severos no aparelhos digestivo que pode necessitar de uma cirurgia.

Por outro lado, o estresse causado no gato por alguma circunstância traumática também pode fazer com que o gato não queira comer. Mudança de residência, um novo pet, nascimento ou morte de um membro da família, ou a morte de um animal de estimação, tudo isso pode ser a causa da paragem de alimentação por parte no nosso triste ou ciumento gato.

O meu gato não come nem bebe

Quando os gatos além de não comerem, também não bebem, é urgente a visita ao veterinário. As causas podem ser muitas e todas elas graves, e ainda mais se o gato vomita até a água que lhe damos com uma seringa. No entanto, as situações mais comuns são as seguintes:

  • Muito provavelmente será um sinal de que o nosso gato foi envenenado. Pode ser que tenha sido de forma acidental ao ingerir uma planta tratada com algum inseticida (os gatos consomem plantas para se purgarem). Também existem plantas venenosas: as azaleias, o eucalipto e muitas outras plantas são tóxicas. O veterinário deve tratar o mais rápido possível o envenenamento.

  • A raiva pode ser também a causa do seu gato não querer comer nem beber. Muita atenção com este problema, embora não aconteça em ambientes urbanos, excepto de existirem ratos que possam ter mordido o gato. Nos felinos que vivem em ambientes rurais o problema é mais frequente. Por este motivo é fundamental que os nossos gatos tenham a vacina antirrábica, entre outras.

  • A ingestão de objetos estranhos (costuma acontecer em filhotes ou gatos muito jovens), é uma fonte frequente de oclusões intestinais.

E para acabar, o envenenamento levado a cabo por miseráveis que nem merecem o apelido de pessoas ou seres humanos, costuma ser a causa mais frequente de lesões graves, irritantes e dolorosas no sistema digestivo, o que impede o gato de comer e beber.

Por que o meu gato não quer comer - O meu gato não come nem bebe

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato não quer comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
94 comentários
A sua avaliação:
Mari
Minha gata não come,bebê,nem estar fazendo cocô ,estar comendo e bebendo na seringa já levei pra 2veterinario e não tem resposta só gasto com exame por favor me ajude
A sua avaliação:
Maria de Lourdes Rodrigues
Meu gato foi castrado a uma semana estava tomando os medicamentos e começou a vomitar, depois parou de comer agora só bebe água, está desanimado e não quer comer nada, já tem uns 3 dias q não come, o q pode ser ? Parei de dar os remédios e parou de vomitar mas não come.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria de Lourdes. Tudo bem? Mas você conversou com o veterinário antes de tirar o remédio dele? Apenas um profissional pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado nesse caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alice
Meu 3 gatos não estão querendo comer eles cheiram a comida botam na boca mais cospem o que pode ser?
A sua avaliação:
paulo maria
A minha gata tem 4 meses deixou de um dia para o outro de comer e só dorme. Quando a ponho ao colo mia muito. Será uma fase ?! Ou algo mais complicado ?
A sua avaliação:
Alex
Levei meu gato ao veterinário e tomou 3 injeções, no dia seguinte não quis mais comer, beber, não coloca a pata no chão e só vive escondido. Isso é normal?
A sua avaliação:
Daniela Miquete
Tenho um gato de 3 anos e agora peguei um filhote, os dois estão se dando bem, brincando até, só que o meu gato mais velho não está comendo direito, usando a caixa de areia, tudo porque ele fica atrás do filhote. Gostaria de saber se é normal.
A sua avaliação:
Mimi
Os meus gatos não comem nem bebem agua passam o dia todo a dormir estou muito preocupada e nao sei o que fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Vitor
Estou com dificuldade de achar a parafina farmacêutica na Internet. Ela tem outro nome? O único produto que encontrei foi o Ball Free Gatos, mas ele parece ser um malte e não parafina. Minha gata há meses não põe pra fora bolas de pelo. Estou preocupado em estar acumulado no organismo porque ela está sem apetite.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Camila Amaral
Em primeiro lugar é necessário avaliar o animal!
Vou tratar de algumas situações possíveis:
1 - animal se recusa a comer qualquer alimento, até mesmo os mais saborosos, e ainda está deprimido: neste caso é bom preparar um soro e fornecer ao animal no potinho que é usado para beber água. Se o animal não beber, coloque de pouco em pouco no canto da boca dele com o auxílio de uma seringa. E esse procedimento deve ser feito ao longo de um dia todo, a cada 40 minutos. Enquanto isso deixe um pouco de alimento para gatos disponível para ver se o animal come. O soro geralmente ajuda a "abrir o apetite do animal". Se mesmo assim ele não comer, tente fazer uma papinha com o sachê e fornecer com a seringa. E mesmo assim se após 2 dias o animal não comer leve-o ao veterinário urgentemente!!
2 - Animal se recusa a comer, mas está sem quaisquer sintomas. O animal está brincalhão e aparentemente bem. Só não quer comer NADA. Forneça soro no potinho usado para água. E deixe um pouco de ração disponível. Se até o fim do dia ele não comer e nem beber o soro. Dê o soro com a ajuda de uma seringa. Se mesmo assim até o dia seguinte ele não comer NADA (nem ração, nem sachê) leve-o ao veterinário!
3 - Animal não se alimenta e está com sintomas horríveis, como diarreia, dores, mau estar, enfim, o animal estar super mal. Leve ao veterinário, pois neste caso o animal não apenas se recusa a comer como apresenta sintomas perigosos que podem levá-lo a óbito no mesmo dia.

Espero ter ajudado. Antes de qualquer desespero avalie o animal. As fezes, o comportamento. Na maioria dos casos a ida ao veterinário de imediato é o mais indicado. No entanto, se o animal apenas não quer comer e quanto ao resto aparenta estar bem, tente fornecer um sorinho ou um alimento líquido-pastoso com a ajuda de uma seringa. Ás vezes é algo que poderia ser resolvido em casa sem ter que gastar com o veterinário. Lembrando que em casos urgentes esse profissional é primordial.
A sua avaliação:
adriano ortiz pinheiro
Meu gato faz 3 dias q nao come ,toma pouca água.
E começa a miar muito pq sera isso ?
ele nao brinca mais e anda muito triste
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lucilene Prado
Minha gata tem apetite e sede mas não consegue ingerir nada, ela até tenta, parece que tem algo na garganta que incomoda, já levei no veterinário e não tive solução, estou dando pneumoflox e nutrifull cat, mas não está resolvendo, é uma tristeza ver essa situação, tento dar água na seringa, mas ela não consegue engolir, está difícil até ministrar o remédio, não sei mais o que fazer!
Lucas
Eu sei como é isso tenho uma gata que não consegue fazer nada sozinha nem se limpar nem comer nem bebe água tenho que ajudar ela em tudo, preciso da sua ajuda, eu tenho uma gata que esta em uma situação bem difícil e eu não tenho condição no momento de pagar o exame dela e levá-la ao veterinário, posso contar com a sua ajuda para compartilhar o link da Vakinha ou se possível fazer uma doação ? por favor.
Link da Vakinha:http://vaka.me/979750
A sua avaliação:
Ver
Adotamos uma gatinha q já comia ração, continuei cm a mesma (racao) ,e molhos diferenciados...só q de uma hora para outra ela não quis mais comer nada...comecei a cozinhar frango...ela come bem pouco...Não sei mais o q fazer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ver! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu gatinho e determinar o que tem de errado com ele para passar um tratamento. Recomendamos que você consulte um veterinário de confiança rapidamente.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Amora
Leve no veterinário, pode ser anemia.
A sua avaliação:
valter donatao
Bom dia
Meu gato esta tristi e nao quer comer nem leite ele esta tomando que devo fazer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Valter! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para recomendar o melhor tratamento de acordo com o diagnóstico. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lidiane
Meu gato tem 6 anos, é macho e ñ é castrado, ele ultimamente ñ quer comer, está comendo muito pouquinho e muitos dos pelos dele estão caindo , o que pode ser ?
Maria José Paixão Tavares
A minha gatinha, eu acho que tem mais de três anos, ela tem vezes que fica sem apetite,só que agora,ela estar sem apetite,hoje faz 5 dias, ela nunca ficou todo esse tempo, o que pode ser, estou muito preocupada,ela não tem hora pra comer,a cada momento que ela sente vontade ela pede, e a gente dar,mais agora ela estar calada,não pede nada,e as vezes pede mais não come,por que será. A ração que ela come é faro peixe, e também as vezes eu dou sachê,de carne, frango, atum e etc... Mais não é todos dias que eu dou sachê. Se possível,me oriente, obrigada.
Luísa Savala
Oi Maria! Tal como mencionamos no artigo, existem várias razões para um gato não querer comer. Por essa razão, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Liliana
Minha gata pariu 6 filhotes e depois de 7 dias está muito fraca sem forças até pra miar o que fazer?
A sua avaliação:
Aldizia
o meu gato nao quer comer nada , ele so bebe agua e ta muito pra baixo O que eu faço????? to muito preucupada
Luísa Savala
Oi Aldizia! Temos um artigo sobre as causas e soluções para um gato que não quer comer, confira pois pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-e-esta-triste-causas-e-solucoes-22960.html
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Juliana Barbosa Russini
Acho perigoso falar que a raiva não acontece em ambiente urbano. Cada vez mais as pessoas se preocupam menos com a vacinação dos animais. Moro em uma chácara e alugamos a casa do fundo, o quintal é dividido e como tenho muitos bichos uma das minhas exigências para o inquilino é se tiver bichos que seja vacinados. E aqui na cidade é raro encontrar quem vacine, as vacinações em massa estão mais localizadas nos grandes centros, se o pessoal não ver a importância das vacinas logo teremos uma epidemia generalizada.
ipa
Olá, minha gata não come nem bebe água, tô conseguindo manter ela com um soro mas ela nem se sustenta em pé mais... Minha cidade não tem veterinário e não tenho condições de me locomover pra outro lugar, o que posso fazer?
Luísa Savala
Oi Ipa! A situação da sua gata é grave e ela precisa ser vista por um veterinário o mais rápidos possível. Uma boa sugestão é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
andreia
estou com um gato com gripe estou medicando mais não estou vendo melhoras. Esta sem comer e beber água estou dando soro estou muito preocupada .O que fazer pra fazer ele comer
Luísa Savala
Oi Andreia! O mais indicado é voltar ao veterinário e explicar que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 4
Por que o meu gato não quer comer