Partilhar

Por que o meu gato não quer comer

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 30 janeiro 2019
Por que o meu gato não quer comer

Ver fichas de  Gatos

Por vezes observamos que os nossos gatos estão inapetentes e então ficamos preocupados nos perguntando: por que meu gato não quer comer? As causas que podem levar a esta mudança no comportamento do nosso felino podem ser desde muito simples a realmente graves, as quais o veterinário deve tratar imediatamente.

Dependendo da raça do gato, algumas expressão de forma clara e bem visível as suas necessidades, tal como acontece com os siameses, por exemplo. O então, "sofrem em silêncio", como acontece com os gatos Ragdoll. Continue a leitura deste artigo do Perito Animal, onde lhe damos algumas respostas que podem explicar porque o seu gato não quer comer.

Por que o gatos não querem comer no Verão

Durante o verão é bem sabido que habitualmente os gatos costumam diminuir a ingestão de comida. O calor e o fato de dormirem mais horas nas zonas frescas que descobrem, fazem com que o seu apetite diminua. Esta reação acentua-se se o gato não tiver água suficiente no seu bebedouro para poder saciar a sua sede.

Existem raças, mas explicitas nesse aspeto, que não temem em subir até ao lavatório, ou até a uma torneira para a lamberem em busca das preciosas gotas de água. No entanto, existem outras raças menos dinâmicas que se dedicam muito a dormir e não a comer. Assim sendo, é a sede um dos motivos mais habituais para que os nossos gatos não comam. Se esta atitude se repete, é um claro sinal de que não estamos cuidando bem do nosso gato.

Por que o meu gato não quer comer - Por que o gatos não querem comer no Verão

Tricobezoares

As bolas de pelo intestinais chamadas tricobezoares são o motivo mais habitual para o nosso gato não querer comer. Estas bolas, cuja formação se deve à ingestão acidental de pelo morto da sua pelagem por parte do gato ao lamber-se, são a principal razão da redução de apetite nos gatos.

Para evitar as ditas bolas de pelo existem três soluções muito fáceis. A primeira é uma escovagem frequente do gato (especialmente durante o período de muda de pelo). Esta ação diminui muitas possibilidades da formação de tricobezoares. A segunda consiste em administrar malte para gatos ao nosso felino para evitar a formação das desconfortáveis bolas de pelo no seu organismo.

Por último, se não escovarmos corretamente o gato nem o dermos malte, e as bolas já estiverem alojadas no seu intestino impedindo que evacue de forma adequada (o que provoca uma paragem imediata na ingestão de alimento), a solução será untar uma pata do nosso gato com parafina farmacêutica. O gato irá lamber a zona gordurosa para remover a parafina, ingerindo-a. A parafina é uma gordura artificial que nem os estômago nem os intestinos do gato assimilam. Assim sendo, toda a quantidade que entra tem que sair, lubrificando e arrastando para o exterior as tricobezoares intestinais.

Caso esta última solução não funcione, deve levar imediatamente o seu gato ao veterinário. A vida do seu gato corre perigo!

Por que o meu gato não quer comer - Tricobezoares

Alimentos em mau estado

Por vezes, sem querer, damos alimentos em mau estado ao nosso gato. Costuma acontecer com recipientes de ração fresca abertos durante horas e deixados de fora da geladeira, ou então com sobras dos nossos alimentos expostos ao calor que provoca fermentações e faz com que os insetos ponham os seus ovos nos ditos alimentos putrefactos e podem assim infetar o gato com parasitas.

Os gatos domésticos, ao contrário de muitos cães, não têm o seu sistema digestivo adaptado para comer restos. Esta característica e o fato de não serem tontos, obriga-os a parar de comer essas porcarias.

Doenças

Uma paragem repentina na ingestão de alimento por parte do nosso gato pode ser um sintoma de alguma doença grave. Por isso a visita ao veterinário é obrigatória, visto que pode tratar-se das já mencionadas tricobezoares, até problemas mais severos no aparelhos digestivo que pode necessitar de uma cirurgia.

Por outro lado, o estresse causado no gato por alguma circunstância traumática também pode fazer com que o gato não queira comer. Mudança de residência, um novo pet, nascimento ou morte de um membro da família, ou a morte de um animal de estimação, tudo isso pode ser a causa da paragem de alimentação por parte no nosso triste ou ciumento gato.

O meu gato não come nem bebe

Quando os gatos além de não comerem, também não bebem, é urgente a visita ao veterinário. As causas podem ser muitas e todas elas graves, e ainda mais se o gato vomita até a água que lhe damos com uma seringa. No entanto, as situações mais comuns são as seguintes:

  • Muito provavelmente será um sinal de que o nosso gato foi envenenado. Pode ser que tenha sido de forma acidental ao ingerir uma planta tratada com algum inseticida (os gatos consomem plantas para se purgarem). Também existem plantas venenosas: as azaleias, o eucalipto e muitas outras plantas são tóxicas. O veterinário deve tratar o mais rápido possível o envenenamento.

  • A raiva pode ser também a causa do seu gato não querer comer nem beber. Muita atenção com este problema, embora não aconteça em ambientes urbanos, excepto de existirem ratos que possam ter mordido o gato. Nos felinos que vivem em ambientes rurais o problema é mais frequente. Por este motivo é fundamental que os nossos gatos tenham a vacina antirrábica, entre outras.

  • A ingestão de objetos estranhos (costuma acontecer em filhotes ou gatos muito jovens), é uma fonte frequente de oclusões intestinais.

E para acabar, o envenenamento levado a cabo por miseráveis que nem merecem o apelido de pessoas ou seres humanos, costuma ser a causa mais frequente de lesões graves, irritantes e dolorosas no sistema digestivo, o que impede o gato de comer e beber.

Por que o meu gato não quer comer - O meu gato não come nem bebe

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato não quer comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre Por que o meu gato não quer comer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
70 comentários
Liliana
Minha gata pariu 6 filhotes e depois de 7 dias está muito fraca sem forças até pra miar o que fazer?
A sua avaliação:
Aldizia
o meu gato nao quer comer nada , ele so bebe agua e ta muito pra baixo O que eu faço????? to muito preucupada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aldizia! Temos um artigo sobre as causas e soluções para um gato que não quer comer, confira pois pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-e-esta-triste-causas-e-solucoes-22960.html
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Juliana Barbosa Russini
Acho perigoso falar que a raiva não acontece em ambiente urbano. Cada vez mais as pessoas se preocupam menos com a vacinação dos animais. Moro em uma chácara e alugamos a casa do fundo, o quintal é dividido e como tenho muitos bichos uma das minhas exigências para o inquilino é se tiver bichos que seja vacinados. E aqui na cidade é raro encontrar quem vacine, as vacinações em massa estão mais localizadas nos grandes centros, se o pessoal não ver a importância das vacinas logo teremos uma epidemia generalizada.
ipa
Olá, minha gata não come nem bebe água, tô conseguindo manter ela com um soro mas ela nem se sustenta em pé mais... Minha cidade não tem veterinário e não tenho condições de me locomover pra outro lugar, o que posso fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ipa! A situação da sua gata é grave e ela precisa ser vista por um veterinário o mais rápidos possível. Uma boa sugestão é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
andreia
estou com um gato com gripe estou medicando mais não estou vendo melhoras. Esta sem comer e beber água estou dando soro estou muito preocupada .O que fazer pra fazer ele comer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andreia! O mais indicado é voltar ao veterinário e explicar que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maryanne
Meu gato não come nada ele só bebe água o que me chama a atenção é que ele não quer ficar em casa eu moro em apartamento uns três anos mas ele fica miando pra sair só agora que ele faz isso... estou preocupada me ajuda 😭
Infelizmente não tenho condições pra levar no veterinário estou desempregada.
Thalyta
meu gatinho nao quer ficar em casa tambem, nao come nao bebe ele ta muito magro nao se sustenta andando , ta pessimo
Jasira Silva da Rosa
minha gatinha tem dias que me encherga e mia desesperada principalmente quando tem pessoas proxina como meu esposo e pessoas estranhas que devo fazer pois ela se joga aos meus pés .
Tatiane
Minha gata não quer comer e nem beber já tentei de tudo troquei as rações, comprei petisco, dei carnes, frango ela nem tenta comer estou ficando preucupada não tenho condições de levar ela no veterinário 😔
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiane! A sua gata precisa ser vista por um médico veterinário o mais rápido possível, uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Oi tenho um problema parecido, a minha gata tem por aí uns 22 anos. Mas faz quase 5 semanas que ela parou de comer, cada vez está piorando mais. De momento a única coisa que tem tentado é só leite e já está bem magra. Ao toque ela apresenta algumas bolas (pescoço e barriga), mas infelizmente vivo em numa província de Angola que nem veterinário temos. Será que poderiam ajudar?
Luciene
Meu gato não quer comer nem pestisco e ele so bebe agua de lugares corrente tipo da torneira da pia estou muito preucupada e não tenho muitas condiçoes
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciene! O seu gato precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Por que o meu gato não quer comer
1 de 4
Por que o meu gato não quer comer

Voltar ao topo da página