Remédios caseiros para a gripe em gatos

Remédios caseiros para a gripe em gatos

Você sabia que existem remédios caseiros para a gripe em gatos? Os felinos são propensos a doenças respiratórias e a mais comum é o resfriado. Você tem visto o seu gato menos ativo que o normal, ele fica procurando por uma fonte de calor, lacrimeja e espirra? O mais provável é que esteja com gripe. Esse é um problema leve, embora não menos importante.

No PeritoAnimal vamos te dar todas as informações sobre a gripe em gatos e os remédios caseiros para a gripe em gatos que você pode oferecer para ajudar o processo de cura do seu gato gripado. Boa leitura.

Sintomas e causas para um gato gripado

A gripe em gatos pode ser simples e passageira, mas se você não ajudar o seu companheiro a superá-la tratando os sintomas, podem surgir complicações, provocandodoenças secundárias das vias respiratórias. Para a gripe felina não existe uma cura direta, ou seja, cura-se deixando que o vírus faça o seu processo e sofrendo os sintomas da forma mais leve possível até que a doença acabe, o que pode demorar cerca de 10 dias. Ao se tratar de uma doença leve, você pode tentar seguir um tratamento sintomático em casa, mas tendo sempre em conta que se o seu animal de estimação piorar, você deve levá-lo de imediato ao veterinário.

Em gatos adultos e saudáveis, o processo durará cerca de 10 dias, mas em gatos pequenos, mães lactantes, indivíduos doentes e gatos idosos, um simples resfriado pode complicar-se e derivar em problemas mais graves como por exemplo uma pneumonia. Por isso, recomendamos que se o seu gato se encontra dentro do perfil de algum dos exemplares mais fracos, perante uma gripe leve-o diretamente ao seu veterinário de confiança.

Contudo, se o seu gato gripado tiver, no geral, uma boa saúde e for adulto, você pode cuidar dele de forma mais tranquila e econômica, podendo ajudá-lo a superar a gripe antes dos 10 dias de média que o processo costuma durar.

O fato do seu bichano se resfriar indica-nos que o mais provável é que tenha estado com as defesas baixas devido a alguma carência na alimentação, pelo que você deve reforçar o sistema imunológico dele e confirmar que não tem outro problema ou doença que possa ter causado a diminuição das defesas.

A melhor prevenção é seguir o calendário de vacinação que o seu veterinário indicar. Além disso, você deve ter sempre cuidado com as correntes de ar e as mudanças de temperatura bruscas ao cuidar de um gato resfriado.

Gato fica gripado?

Esta doença nos gatos não tem nada ver com a que costuma ocorrer nos humanos, pelo que não nos podemos contagiar mutuamente. A gripe em gatos costuma ocorrer nos meses de inverno devido às temperaturas baixas, mas também é muito comum durante os meses de calor devido às correntes de ar e às mudanças de temperatura bruscas.

Como a maioria das doenças respiratórias que ocorrem nos gatos, a gripe, assim como o vírus da gripe felina, são doenças altamente contagiosas entre eles. Por isso, se você detectar que tem um gato gripado em casa e ele convive com outros gatos na sua casa ou o de vizinhos, você deverá isolá-lo o máximo possível durante o processo viral e, lavar bem as mãos antes e depois de estar com ele para que você não contamine os outros.

Sintomas de um gato gripado

Para saber se você tem um gato gripado em casa é importante estar atento aos sintomas de gripe em gatos. Por sorte, são bastante evidentes e claros:

  • Dificuldade na respiração
  • Secreção nasal e ocular
  • Febre
  • Espirro
  • Redução da atividade/pouca energia
  • Perda de apetite
  • Conjuntivite
  • Inchaço na terceira pálpebra
  • Irritação na garganta
  • Tosse

Remédios caseiros para gripe de gato

A seguir, vamos explicar uma série de remédios caseiros e cuidados básicos que podem ajudar a minimizar os sintomas de gripe em gatos. É bom prestar atenção de que não há uma fórmula mágica, esses remédios caseiros para a gripe felina são coisas que você pode e deve fazer tranquilamente para amenizar seus sintomas.

Saiba que a prescrição de medicamentos só pode ser realizada por um veterinário, assim como a recomedação de Vitamina C ao seu gato. Lembre-se que os gatos são muito sensíveis à medicação e correm o risco de serem intoxicados se você administrar remédios humanos e/ou sem indicação profissional. Por essa razão, consulte sempre um veterinário.

Mais do que aplicar remédios caseiros para gripe em gatos, é importante saber o que fazer e como tratar gripe em gatos:

1. Ajude-o a comer

Uma vez que sozinho vai comer muito pouco ou nada devido à falta de apetite que o processo viral causa. Como é fundamental que o animal continue se nutrindo para que o seu sistema imunológico se fortaleça, você deve ajudá-lo estimulando o apetite ou dando-lhe comida. Por causa da gripe em gato, será mais difícil para ele notar cheiros e sabores. Por isso, se você oferecer comida quente com muito mais cheiro ou comida fria que tenha um cheiro forte, como o atum enlatado, pode ser que o seu gato tenha mais vontade de comer.

Você pode também adicionar caldo de frango na ração habitual que amolecerá a ração e dará muito mais sabor, facilitando assim a ingestão. Se reparar que ele demorou muito para engolir devido a uma irritação da garganta, recomendamos que triture a comida e assim será muito mais fácil para ele engoli-la e digeri-la. Se, ainda assim, ele não comer sozinho por conta da gripe felina, você deve aproximar a comida da boca e nariz e, talvez isso abra o apetite. Outra forma é passar uma pata dianteira na comida, pois logo em seguida o gato irá lambê-la para se limpar e pode ser que assim lhe dê vontade de começar a comer.

2. Proporcione calor e água fresca

É muito importante que você lhe proporcione calor tanto com a temperatura ambiente como com cobertores nos quais ele possa se enroscar e dormir. Este é o melhor remédio caseiro para um gato gripado.
Você deve proporcionar-lhe água fresca em abundância, uma vez que este processo viral causa desidratação com facilidade.

3. Evite correntes de ar

Evite todas as possíveis correntes de ar que possam existir em casa. As correntes de ar são completamente indesejáveis pois costumam piorar o quadro de gripe felina e de um gato com nariz entupido.

4. Limpe olhos e nariz

Ajude-o a limpar os olhos e o nariz, para que não se acumulem lágrimas e mucos incômodos que formem crostas e causem problemas de higiene. Com uma gaze esterilizada e soro fisiológico, pode limpar o nariz e os olhos do seu gato, utilizando uma gaze diferente para cada olho e outra para o nariz, evitando assim possíveis contágios. Assim o gato gripado respirará e verá melhor. Além disso, se houver conjuntivite, será necessário limpar os olhos com alguma solução oftalmológica que o veterinário receitar. Se você notar que ele tem o nariz muito tapado, deverá administrar-lhe soro fisiológico dentro do nariz para favorecer a limpeza e descongestionamento.

5. Aumente a umidade do ambiente

Para isso, utilizeum umidificador. Se você não tem um umidificador ou vaporizador, dê-lhe banhos de vapor. Por exemplo, pode deixar a água quente correr mantendo a porta e janela do banheiro fechadas, assim você terá bastante vapor no banheiro e o seu gatinho gripado poderá respirar o vapor por uns 15 minutos, isso ajudará a mover e expulsar mucos. Nesse momento, é importante que você não deixe o seu gato sozinho no banheiro.

6. Deixe-o descansar muito

Além de muito descanso, ele deve dormir tranquilamente. Não obrigue-o a brincar ou a sair na rua, pois ele precisa recuperar as forças.

7. Ofereça suplementos naturais

Uma vez que tenha superado o processo, será bom que o ajude a prevenir possíveis recaídas. Você pode fazê-lo com suplementos naturais como a homeopatia para gatos que estimula o seu sistema imunológico, por exemplo os beta-glucanos.

8. Leve-o ao veterinário

Se, passados 4 ou 5 dias do processo viral, fazendo tudo aquilo que foi referido antes, o seu gato não melhorar, é importante consultar de imediato o veterinário, pois é provável que a condição tenha se complicado e deve ser tratada o quanto antes.

Agora que você sabe os principais remédios caseiros para um gato gripado, confira este vídeo em que explicamos 10 doenças comuns em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a gripe em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Blue Cross For Pets. Cat flu. Disponível em: <https://www.bluecross.org.uk/pet-advice/cat-flu>. Acesso em 23 de dezembro de 2021.
  • Libros Cúpula. (2018). Remedios caseros para perros y gatos. Más de 1000 soluciones para los problemas de tu mascota.