Partilhar
Partilhar em:

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais resistentes, exploradores e instintivos, no entanto, o seu organismo, como acontece com outros animais tal como o ser humano, é susceptível diante de numerosas doenças, e apesar de estas nem sempre se poderem prevenir, o certo é que quanto melhor o estado de saúde e bem-estar, menor o risco de contrair alguma patologia.

Felizmente, o organismo dos nossos queridos animais de estimação, contam com os seus próprios recursos curativos e uma das tarefas mais importantes que temos como proprietários é adotar todos aqueles hábitos que permitam reforçar estas respostas e prevenir numerosas alterações de saúde.

Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe os melhores conselhos para fortalecer o sistema imunológico do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como melhorar o sistema imunológico em cães

O sistema imunológico dos felinos

O sistema imunológico dos felinos é o responsável por manter a saúde do gato prevenindo qualquer tipo de infecção produzida por uma agente patogênico. Um sistema de defesas em bom estado destrói qualquer ameaça para a saúde antes de que esta possa danificar o organismo.

Ao contrário do que se pensava inicialmente o sistema imunológico não só protege diante de agentes infecciosos como também é o responsável por impedir qualquer reprodução celular anormal, ou seja, impede a reprodução de células cancerígenas.

O sistema imunológico não só é formado por glóbulos brancos ou células de defesa mas também é ele que intervém de forma muito ativa na flora bacteriana do gato, que é o conjunto de bactérias saudáveis que se encontram colonizando de forma natural o intestino do nosso felino.

Os gatos tendem a ter um sistema imunológico debilitado quando são gatos filhotes ou quando se encontram na última etapa da sua vida, embora por motivos diferentes.

O sistema imunológico de um filhote encontra-se em pleno processo de amadurecimento, por outro lado, o sistema imunológico de um gato idoso vai perdendo a capacidade de resposta progressivamente.

Alimentação orgânica e de boa qualidade

A alimentação do gato é um fator que intervém diretamente sobre a saúde do mesmo portanto também é a ferramenta principal para manter o sistema imunológico em ótimo estado.

Recomendamos-lhe que consulte a etiqueta de informação nutricional do alimento equilibrado do seu gato, os seguintes componentes são responsáveis por comprometer a capacidade de resposta do sistema imunológico: corantes, conservantes e subprodutos de carnes.

É preferível que escolha uma ração orgânica que não contenha tais substâncias, apesar de ser economicamente mais caro, também é muito mais positivo para a saúde do seu gato e do seu sistema imunológico.

Opte por tratamentos mais naturais

Qualquer tratamento farmacológico diminui os sintomas associados a uma determinada doença, uma vez que atua anulando os mecanismo defensivos do organismo, portanto, os fármacos não devem ser a primeira opção de tratamento.

Outras terapias naturais, como por exemplo a homeopatia para gatos, podem aplicar-se com grande sucesso diante de uma grande variedade de transtornos, oferecendo um tratamento eficaz mas que não é agressivo para o sistema imunológico, mas sim que potencia e modula adequadamente a resposta.

Obviamente, estes tratamentos devem ser supervisionados por um veterinário que tenha um adequado conhecimento das terapias naturais, ou seja, um veterinário holístico.

Probióticos para gatos

O seu gato passou por transtornos digestivos ou teve que ser submetido a um tratamento farmacológico com antibióticos? Nestes casos a melhor forma de manter em boa forma o sistema imunológico é fazer um tratamento com probióticos.

Os probióticos para gatos são produtos específicos que se consideram complementos nutricionais e contêm estirpes de bactérias benéficas para o organismo do gato, que são as mesmas que se encontram de forma natural no intestino do gato.

Um tratamento com probióticos, quando assim for necessário, é uma ferramenta natural, segura e eficaz para melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Evitar o estresse no gato

O estresse é uma ameaça para o sistema imunológico, quanto maior o estresse, menos eficácia há nas respostas defensivas do próprio organismo.

É importante que evite o estresse no seu gato, para isso, deve procurar um entorno limpo e adequado, uma rotina segura e conhecida e o amor e tempo suficiente para que o seu animal de estimação se possa sentir em pleno esta de bem-estar.

Além de adotar todas estas pautas, não se esqueça que a assistência veterinária periódica é imprescindível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos

O que lhe pareceu o artigo?

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos
1 de 6
Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos