Cuidados extra

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 2 novembro 2018
Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais resistentes, exploradores e instintivos, no entanto, o seu organismo, como acontece com outros animais tal como o ser humano, é susceptível diante de numerosas doenças, e apesar de estas nem sempre se poderem prevenir, o certo é que quanto melhor o estado de saúde e bem-estar, menor o risco de contrair alguma patologia.

Felizmente, o organismo dos nossos queridos animais de estimação, contam com os seus próprios recursos curativos e uma das tarefas mais importantes que temos como proprietários é adotar todos aqueles hábitos que permitam reforçar estas respostas e prevenir numerosas alterações de saúde.

Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe os melhores conselhos para fortalecer o sistema imunológico do seu gato.

Também lhe pode interessar: Acalmar um gato nervoso

Índice

  1. O sistema imunológico dos felinos
  2. Alimentação orgânica e de boa qualidade
  3. Opte por tratamentos mais naturais
  4. Probióticos para gatos
  5. Evitar o estresse no gato

O sistema imunológico dos felinos

O sistema imunológico dos felinos é o responsável por manter a saúde do gato prevenindo qualquer tipo de infecção produzida por uma agente patogênico. Um sistema de defesas em bom estado destrói qualquer ameaça para a saúde antes de que esta possa danificar o organismo.

Ao contrário do que se pensava inicialmente o sistema imunológico não só protege diante de agentes infecciosos como também é o responsável por impedir qualquer reprodução celular anormal, ou seja, impede a reprodução de células cancerígenas.

O sistema imunológico não só é formado por glóbulos brancos ou células de defesa mas também é ele que intervém de forma muito ativa na flora bacteriana do gato, que é o conjunto de bactérias saudáveis que se encontram colonizando de forma natural o intestino do nosso felino.

Os gatos tendem a ter um sistema imunológico debilitado quando são gatos filhotes ou quando se encontram na última etapa da sua vida, embora por motivos diferentes.

O sistema imunológico de um filhote encontra-se em pleno processo de amadurecimento, por outro lado, o sistema imunológico de um gato idoso vai perdendo a capacidade de resposta progressivamente.

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos - O sistema imunológico dos felinos

Alimentação orgânica e de boa qualidade

A alimentação do gato é um fator que intervém diretamente sobre a saúde do mesmo portanto também é a ferramenta principal para manter o sistema imunológico em ótimo estado.

Recomendamos-lhe que consulte a etiqueta de informação nutricional do alimento equilibrado do seu gato, os seguintes componentes são responsáveis por comprometer a capacidade de resposta do sistema imunológico: corantes, conservantes e subprodutos de carnes.

É preferível que escolha uma ração orgânica que não contenha tais substâncias, apesar de ser economicamente mais caro, também é muito mais positivo para a saúde do seu gato e do seu sistema imunológico.

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos - Alimentação orgânica e de boa qualidade

Opte por tratamentos mais naturais

Qualquer tratamento farmacológico diminui os sintomas associados a uma determinada doença, uma vez que atua anulando os mecanismo defensivos do organismo, portanto, os fármacos não devem ser a primeira opção de tratamento.

Outras terapias naturais, como por exemplo a homeopatia para gatos, podem aplicar-se com grande sucesso diante de uma grande variedade de transtornos, oferecendo um tratamento eficaz mas que não é agressivo para o sistema imunológico, mas sim que potencia e modula adequadamente a resposta.

Obviamente, estes tratamentos devem ser supervisionados por um veterinário que tenha um adequado conhecimento das terapias naturais, ou seja, um veterinário holístico.

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos - Opte por tratamentos mais naturais

Probióticos para gatos

O seu gato passou por transtornos digestivos ou teve que ser submetido a um tratamento farmacológico com antibióticos? Nestes casos a melhor forma de manter em boa forma o sistema imunológico é fazer um tratamento com probióticos.

Os probióticos para gatos são produtos específicos que se consideram complementos nutricionais e contêm estirpes de bactérias benéficas para o organismo do gato, que são as mesmas que se encontram de forma natural no intestino do gato.

Um tratamento com probióticos, quando assim for necessário, é uma ferramenta natural, segura e eficaz para melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos - Probióticos para gatos

Evitar o estresse no gato

O estresse é uma ameaça para o sistema imunológico, quanto maior o estresse, menos eficácia há nas respostas defensivas do próprio organismo.

É importante que evite o estresse no seu gato, para isso, deve procurar um entorno limpo e adequado, uma rotina segura e conhecida e o amor e tempo suficiente para que o seu animal de estimação se possa sentir em pleno esta de bem-estar.

Além de adotar todas estas pautas, não se esqueça que a assistência veterinária periódica é imprescindível.

Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos - Evitar o estresse no gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Andrea
Meu gato está com fiv e felv como posso melhorar a alimentação aqueles sachês de carne São bons?
Cibele Sidney
Eu tenho 3, 2 com FELV e um com FIV, um deles teve uma recaída e ficou internado. Estou tratando dois deles, que acusaram anemia, com vitaminas industrializadas e estão reagindo muito bem, os patês ajudaram muito. Tem algumas marcas mais caras, mas acredito que valha a pena para mantê-los com a imunidade boa, só não caia nessa besteira de homeopatia e só coisa natural, esses vírus são perigosos. Siga a orientação do veterinário e a ciência.
A sua avaliação:
MARCIA CRISTINA MARQUES DO NASCIMENTO TIMOTEO
Boa noite, meu gatinho foi diagnosticado com felv, o veterinario disse que é possivel que ele tenha nascido já, infectado pela mãe, pois eu o adotei qdo ele tinha umas 2 semanas no máximo, foi abandonado, estava magrinho, ele e mais um outro gatinho da mesma idade, quando os peguei levei ao veterinário e foram vermifugados, também estavam com pulgas e cuidei, na idade correta foram castrados e chipados, sempre os alimentei com ração prêmium, dei vacinas, agora eles estão com 3 anos, e o Snarf começou a ficar deprimido, quase não comia, eles não têm contato com outros gatos e não vão pra rua, minha casa é toda fechada, eles ficam no quintal, estou ,muito triste, pois ele está magrinho, sei que o sistema imunologico dele tem que sempre estar bem, e agora não sei o que fazer pra ajudar o sistema imunológico dele a ficar forte, eu amo muito meu gatinho, assim como minha filha que é autista o ama demais, me ajudem o que posso fazer para ajuda-lo ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcia, você já testou as orientações do artigo?
Vanessa
Olá Márcia, tenho um gato que não tem felv mas já teve crises de pneumonias recorrentes, a veterinária recomendou q eu desse vitamina c para reforçar a imunidade e deu super certo. Poderia conversar com o veterinário do seu gatinho a respeito. Bjos...
Lilian
Meu gato tb esta com felv , e um linfoma.
procure por pasta dourada na itnernet.
É uma mistura de òleo de coco e cúrcuma para dar aos cães e gatos para a imunidade.
estou dando para o meu e ele esta estavel.
Não podemos descartar nada.
Michelle
Tente dar a ele fígado de galinha, é só cozinhar um pouco na água com um pouquinho de sal. Se ele comer ajuda a fortalecer
A sua avaliação:
LARA MACHADO DE SA
Meu gato está anemico,preciso de ajuda,o que eu faço? Posso utilizar ferro como medicação?E quanto devo dar? Obrigada.
Por favor me ajude.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Lara. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/anemia-em-gatos-sintomas-e-tratamento-21931.html

Contudo, recomendamos que você consulte um veterinário o quanto antes. Rápidas melhoras!
Michelle
Tenho 3 gatinhas positivas com felv, no momento uma está em crise. No ano passado tratei uma delas e completei a alimentação com fígado de galinha, é forte. Se seu gatinho comer ajuda muito.
Kauan
Meu gato e bem gelado e com dificuldade pra respirar oque fazer
Luísa Savala
Oi Kauan! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
maize silva
estresse e caindo pelo o exame diz leococitos imunidade baixa que fazer
Luísa Savala
Oi Maize! Sem conhecer o seu pet não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele possa te passar o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu animal
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
Marlene Dutra
Eu tenho 8 gatos todos castrados.Os tres mais velhos volta e meia tenho qud fazer tratamento com interferon para aumentar a himunidade deles .Estou agindo corretamente ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marlene! Você nunca deve medicar os seus animais sem recomendação veterinária. Por favor consulte um veterinário de confiança antes de provocar complicações na saúde dos seus pets.
Camila
Eu castrei minha gata e depois de um mês ela parou de comer emagreceu mto e não aparece mais em casa e deixou de ser carinhosa !!!!



1 de 6
Conselhos para fortalecer o sistema imunológico nos gatos