Partilhar

Homeopatia para gatos

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 maio 2017
Homeopatia para gatos

Ver fichas de  Gatos

A homeopatia é uma terapia natural que tem crescido muito, tanto no mundo humano como no mundo animal. Isso acontece por vários motivos como, em destaque, uma boa eficácia aliada a condições de segurança muito boas: a homeopatia não produz nenhum efeito colateral ou secundário.

Neste artigo, poderá conhecer melhor o mundo da homeopatia para gatos. Continue lendo e descubra já como pode ajudar o seu pet de uma forma mais natural e segura.

Também lhe pode interessar: Homeopatia para animais

O que é a homeopatia e como pode ajudar o meu gato?

A homeopatia é uma terapia natural que utiliza remédios extraídos de diversas origens, sendo as mais comuns as fontes animais, minerais e vegetais. Essas substâncias são diluídas de acordo com regras definidas até se tornarem, por fim, um remédio homeopático.

É um tipo de remédio com concentrações muito baixas, o que faz da substância um remédio extraordinariamente seguro. Para que entenda como pode atuar a homeopatia no seu gato, usaremos as infecções urinárias dos felinos como exemplo. Algumas destas infecções são conhecidas como idiopáticas, ou seja, sem uma causa definida. Isto não é bem assim, de facto, as infecções podem ser provocadas por um estado de estresse reprimido ao longo do tempo.

Neste caso, a homeopatia atua sobre o estado de estresse e corrige o principal desequilíbrio do gato, produzindo uma cura a nível urinário - uma parte que estava a sofrer as consequências físicas do estresse. Além disso, os gatos são animais muito sensíveis e isso faz com que a homeopatia atue de forma muito eficaz neles.

Homeopatia para gatos - O que é a homeopatia e como pode ajudar o meu gato?

Remédios homeopáticos para gatos

Vamos identificar alguns remédios que podem funcionar de forma muito útil para o seu gato. Não esqueça que a homeopatia deve ser diluída antes de ser administrada a um animal, assim como também deve ser separada da toma de alimentos. Também é importante recordar que a pessoa mais indicada para estabelecer um tratamento homeopático é um veterinário homeopata, podendo tratar o seu gato de forma individual e estabelecer a dosagem adequada.

  • Arnica Montana: Remédio de referência para qualquer queda, traumatismo, mordedura ou lesão dolorosa.
  • Calêndula: Muito recomendado para feridas, para que não infetem e possam cicatrizar de forma adequada.
  • Nuz Vomica: Ingestão de bolas de pelo com posterior dificuldade em expulsá-las.
  • Beladona ou Calcarea Carbônica: Ansiedade que se manifesta com desejos de morder.
  • Natrum Muriaticum: Estado depressivo, especialmente se se relaciona com a morte de alguém humano da família ou outro animal do lar.

Não podemos terminar este artigo sem antes lembrar que, perante um problema grave, deve recorrer ao veterinário para que seja ele a orientar um tratamento homeopático específico. Só os veterinários homeopatas são capazes de dar resposta a um problema de saúde que possa comprometer o equilíbrio e qualidade de vida do seu gato.

Homeopatia para gatos - Remédios homeopáticos para gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Homeopatia para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Homeopatia para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Gisele Maria Aparecida dias
Minha gatinha está com infecção urinária e uma amiga me deu um vidro de Cantharis 6ch glóbulos 20 ml quanto posso dar por dia dcocompri
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gisele! Não recomendamos que você medique a sua gatinha sem indicação veterinária, por isso, recomendamos que você busque um profissional especialista em homeopatia.
De qualquer forma, temos um artigo sobre infecção urinária em gatos que pode te ajudar com algumas informações: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-gatos-sintomas-tratamento-e-prevencao-21187.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
JOSÉ CARLOS OLIVEIRA
Bom dia. Poderiam por favor indicar um composto homeopatico para gatinha com 6 meses que começou só a espirrar e não queria contaminar com medicamnetos quimicos?
Bem haja
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José! Sem ver a sua gatinha não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que possa te orientar com precisão quais os remédios homeopáticos mais indicados para seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
PAULO BATISTA
O meu gatinho ragdoll está a espirrar varias vezes ao dia e tem um muco (pouco) no nariz. existe algum medicamento que lhe possa dar? Obrigado.
JORGE FERRAZ
Bom Dia ,por favor será que existe medicação homeupatica para gatos com problemas renais,agradeço pela atenção.
Sirlene Oliveira
Ola Mariana, descobri hoje q minha gata está diabetica, estou desempregada, será q existe uma forma de trata-la através de chás ou outro metodo? Estou muiito triste e agoniada, pq tive dinheiro pro primeiro frasco de insulina. Me falaram q chá de folha da goiabeira é bom, mas quis vim perguntar antes aqui, tem algum material q fale sobre???
Gratta Sirlene
Celina Conegatti
Meu gato está fazendo tratamento renal com homeopatia, agora pegou uma gripe posso tratar ele com bryonia 8ch?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Celina! Você deve fazer sempre os tratamentos supervisionados pelo médico veterinário que está acompanhando o caso para evitar o risco de prejudicar o tratamento que está decorrendo.
Marinea Costa
Minha gatinha teve a primeira ninhada 7 filhotes, ha uma semana, ela está estressada fala muito e pega os filho querendo um canto para coloca-los. Est
A sua avaliação:
Bruno
Meu gato notei que esta espirando e os olhos dele esta lacrimejando o que devo fazer ? Fiz algumas pesquisas e o que leva a crer que se trata de gripe de gato mais nao sei o certo olho dele esta lacrimejando muito e notei respiracao pesada como nariz intupido
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruno! O seu gato precisa de ser visto por um médico veterinário para ser diagnosticado e iniciarem o tratamento correto.
A sua avaliação:
Silvio
Bom dia.Minha gata está com um corrimento amarelo,pastoso e em grande quantidade.Começou quando os filhoes dela nasceram mortos.A senhora pode me informar se tem algum homeopatico para cura-la desse problema?
Manuela Melo
Boa noite, por gentileza, poderia me informar se existe homeopatia para diabetes em gatos? Ou para diminuir o apetite? Minha gata é obesa por comer demais e fica difícil controlar por ter 3 gatos. Indicariam alguma vet homeopático no Rio de Janeiro? Muito obrigada!

Homeopatia para gatos
1 de 3
Homeopatia para gatos

Voltar ao topo da página