menu
Partilhar

Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento

 
Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Ao contrário do ectrópio, o entrópio ocorre quando a margem da pálpebra ou parte dela se dobra para dentro, deixando os cílios em contato com o globo ocular. Isso pode ocorrer na pálpebra superior, na pálpebra inferior ou ambas, embora seja mais comum na pálpebra inferior. Também é mais comum que ocorra em ambos os olhos, embora também possa ocorrer em apenas um olho.

Como resultado do atrito dos cílios no globo ocular, ocorrem fricção, irritação, desconforto e dor. Se não for tratada a tempo, esta condição pode levar a graves danos aos olhos afetados. Leia e descubra neste artigo do PeritoAnimal os sintomas e o tratamento do entrópio em cães.

Causas e fatores de risco para o entrópio em cães

Há dois tipos distintos de entrópio em cães ou a chamada pálpebra invertida, dependendo das causas, seja ela primária ou secundária. O entrópio primário ou congênito pode ocorrer devido a um defeito durante o desenvolvimento do cachorro ou devido a defeitos congênitos e é hereditário. O entrópio secundário ou espático é adquirido e é devido a causas ambientais, como a entrada de corpos estranhos na córnea, ulcerações ou conjuntivite.

O entrópio primário é mais comumente encontrado em filhotes de cachorro e cães jovens. Ele tem um componente genético muito importante e, por esta razão, é mais frequente em certas raças, especialmente aquelas que contam com faces planas e focinho achatado ou aquelas com rugas na face. Assim, as raças de cachorro mais propensas a sofrer de entrópio, são:

O entrópio secundário, por outro lado, ocorre com mais frequência em cães mais velhos e pode afetar todas as raças de cachorro. Este tipo de entrópio geralmente ocorre como resultado de outras doenças ou fatores ambientais.

As causas mais comuns de entrópio secundário em cães são o blefaroespasmo (espasmo das pálpebras), trauma ocular ou pálpebra, inflamação crônica, obesidade, infecções oculares, perda de peso rápida e acentuada e perda do tônus muscular nos músculos associados ao olho.

Talvez você também possa se interessar por este outro artigo em que explicamos por que um cachorro fica com os olhos vermelhos.

Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento - Causas e fatores de risco para o entrópio em cães

Sintomas de entrópio em cães

É importante levar seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível se forem detectados sintomas de entrópio. Os principais sinais de alerta para este tipo de problema são os seguintes:

  • Olhos lacrimejando ou excesso de lágrimas.
  • Descarga ocular, que pode conter sangue ou pus.
  • Pálpebra visivelmente invertida para dentro.
  • Irritação dos olhos.
  • Pele mais grossa ao redor dos olhos.
  • O cão fica com os olhos semifechados.
  • Blefaroespasmos (espasmos das pálpebras que estão sempre fechadas).
  • Dificuldade para abrir os olhos.
  • Queratite (inflamação da córnea).
  • Ùlceras na córnea.
  • Perda de visão (em casos avançados).
  • O cachorro esfrega seus olhos constantemente, causando mais danos a si mesmo.
  • Letargia (energia abaixo do normal)
  • Agressividade por causa da dor.
  • Depressão.
Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas de entrópio em cães

Diagnóstico do entrópio em cachorros

O entrópio em cães é fácil de diagnosticar, embora só possa ser identificado por auscultação clínica por um veterinário. Em qualquer caso, o veterinário fará um exame oftalmológico completo para descartar outras complicações e problemas similares ao entrópio (como a distiquíase, que é o mau posicionamento de cílios isolados, ou blefaroespasmo).

Se for necessário, você pode encomendar outros testes para quaisquer outras complicações que encontrar.

Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento - Diagnóstico do entrópio em cachorros

Tratamento para o entrópio em cães

Na grande maioria dos casos, em quase sua totalidade, na verdade, a solução para o entrópio em cães é a cirurgia. No entanto, há uma questão aí: este problema de desenvolve até a fase adulta do cachorro ou seja, a cirurgia não é indicada para um cachorro ainda em crescimento. Portanto, o ideal é esperar que ele tenha entre 5 e 12 meses de idade para realizá-la. Também é comum que seja necessária mais uma cirurgia para essa correção.

Se você vive com um filhote de cachorro e já identificiou que ele tem entrópio, converse com o veterinário para que ele realize procedimentos periódicos temporários, até que o cão atinja uma idade em que a cirurgia seja apropriada. Lembre-se de que se este problema não for tratado, o entrópio pode causar cegueira.

Possivelmente o veterinário prescreverá um colírio lubrificante para os olhos do cachorro com o objetivo de reduzir a inflamação e tratar possíveis inflamações na região ocular.

Destacamos que o prognóstico para cães operados de entrópio é excelente.

Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento - Tratamento para o entrópio em cães

Prevenção

O entrópio em cães não pode ser evitado. O que podemos fazer é tentar detectá-lo a tempo para que os sintomas não piorem e o quadro clínico seja o mais favorável possível. Assim, se nosso cão está entre as raças mais propensas a sofrer desta doença ocular, devemos prestar atenção especial a seus olhos, manter sua higiene e seguir os controles veterinários regulares.

Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento - Prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • PDSA. Entropion in dogs. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/taking-care-of-your-pet/pet-health-hub/conditions/entropion-in-dogs>. Acesso em 7 de junho de 2021.
  • VIANA, F. A. B., et al. Aspectos clínicos do entrópio de desenvolvimento em cães da raça Shar Pei. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2006, vol. 58, no 2, p. 184-189. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abmvz/a/6jbwFtFLWBZ4QKtpKHtKdPg/?lang=pt>. Acesso em 7 de junho de 2021.
  • VCA. Eyelid entropion in dogs. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/eyelid-entropion-in-dogs>. Acesso em 7 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento
1 de 6
Entrópio em cães - Causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página