Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos bufam?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 agosto 2021
Por que os gatos bufam?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Entre todas as reações que os gatos têm uma que nos chama a atenção e até nos causa certo alarme é o bufar. A verdade é que isto é mais do que uma reação, é uma mensagem que nos dão através da sua linguagem felina.

Os gatos sopram e rosnam quando se sentem perturbados, ameaçados ou fora do controle. Isto não acontece por acaso, pois só fazem isso quando sentem a presença de algum problema. Podem inclusive e embora você não represente uma ameaça real, bufar e rosnar para você. É totalmente normal, é a forma que o seu gato tem de lhe pedir que não se aproxime dele nesse momento e que se mantenha em uma posição de alerta como ele. Ele está lhe dizendo "estamos em modo defensivo".

No entanto, existem outros motivos para o seu gato bufar. Por isso, convidamos você a ler o seguinte artigo do PeritoAnimal para saber porque os gatos bufam.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos somem?

Índice

  1. Um aviso
  2. Demasiada informação externa
  3. O meu território
  4. Sentem dor

Um aviso

Um dos motivos pelos quais os gatos bufam é para avisar que algo não está do seu agrado ou que se sentem infelizes. O seu estado de humor está alterado e, embora a sua reação seja aproximar-se dele ou até repreendê-lo, é melhor manter-se um pouco afastado.

Se se aproximar mesmo que o seu gato lhe esteja bufando, é possível que você saia arranhado ou mordido. Os gatos são animais muito territoriais. Pode ser que também esteja avisando que o lugar onde se encontra é o seu espaço e que qualquer um que se aproxime dele deverá fazê-lo com respeito, respeitando os limites.

Por que os gatos bufam? - Um aviso

Demasiada informação externa

Os gatos gostam muito de perseguir e capturar aves. Diz-se que o soprar dos gatos pode ser uma imitação do canto dos pássaros para os atrair. Se o seu gato está bufando pode ser que se encontre muito perto e que esteja vendo através da janela outro animal como esquilos, pássaros, ratos ou objetos que se movem e ele/ela tem todo o seu interesse nesse elemento ou sente medo dessa presença.

Por que os gatos bufam? - Demasiada informação externa

O meu território

Como já referimos antes, os gatos são criaturas territoriais, gostam de ter o seu espaço e sentir que são donos e senhores deles mesmos, pelo que às vezes custa-lhes compartilhar. Da mesma forma, são muito sensíveis perante as mudanças repentinas. Se trouxe para casa um novo companheiro animal esta é uma ótima oportunidade para o seu gato bufar bastante, pois sentirá isso como uma ofensa e será a sua forma de expressar o seu descontentamento. Isto poderia acabar inclusive em brigas até se estabelecerem os limites.

Também poderá soprar ao perceber o cheiro de um gato de rua quando passa perto de casa. É importante ter em conta que os gatos machos não castrados quando estão quase a brigar com outro bufam com mais intensidade e volume, comunicando o seu descontentamento pela presença do outro.

Por que os gatos bufam? - O meu território

Sentem dor

Se o seu gato sopra e mostra-se apreensivo quando lhe vai dar mimos ou tenta levantar normalmente, é muito dócil e carinhoso, pode ser que sinta dor em alguma parte do seu corpo e o manuseio o esteja afetando. O felino também pode intuir que vai pegar nele, pelo que se pode adiantar às suas intenções bufando e rosnando. Tenha muito cuidado e atenção na forma como se aproxima. Estude estas reações no seu pet e se isto acontecer mais de três vezes no mesmo dia, aconselhamos que o leve ao veterinário para uma revisão completa.

Deve ter em conta que um gato bufar não significa que é um animal agressivo ou com esta tendência. Por detrás de um comportamento agressivo esconde-se sempre a insegurança, a ansiedade, a dor ou incômodo (seja psicológico ou físico) e o medo perante situações desconhecidas e possivelmente perigosas que representem alguma ameça para ele e até para a família.

Por que os gatos bufam? - Sentem dor

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos bufam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
cesar cunha
O meu gato " Balú " tem 1 ano e 2 meses, muito peludo, passa o tempo todo se lambendo e com o tempo, vomita tufos de pelos. Tem como eliminar essa lambeção ?
Outra, ele tem pulgas, pouca mais tem. Existe algo para eliminar essas danadinhas do peludo ?
Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
Monique Regina Pacheco silva
Boa noite meu gato sumiu o dia todo voltando só agora ele e castrado e tenho uma gata também castrada que tem 8 meses como ele pois são irmãos mais desde de o momento que ele voltou ela está rosnando pra ele e ele não chega nem perto por medo me ajudem😭😭
A sua avaliação:
ROSANGELA MOREIRA DOS SANTOS
Gostaria de saber porque minha gatinha , ela dorme comigo uma madrugada acordei com ela em cima de rosnando igual cachorro olhando para janela. Gostaria d saber se isso e normal?
Binho
Minha gata fez isso quando tentaram assaltar minha casa, ainda bem que não conseguiram.
Carlos Magalhães
Estou interessado em receber as vossas publicações no meu email. O artigo pareceu-me muito bom e ilustrativo nas informações e descrições dos assuntos, caso fosse possível esta e outras temáticas/matérias, agradecia. Pois os assuntos são muito bem apresentados não são massudos e tem um caráter pedagógico. Bem hajam.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carlos! A única forma de receber os artigos por e-mail é se fizer scroll para baixo e clicar no ícone de envelope que aparece em cima à esquerda, mas desta forma você receberá apenas esse artigo. Mas pode acompanhar todas as nossas novidades na página de Facebook: https://www.facebook.com/PeritoAnimal/ Muito obrigada pelo seu comentário :)
1 de 5
Por que os gatos bufam?