PARTILHAR

13 coisas que os gatos não gostam

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 agosto 2021
13 coisas que os gatos não gostam
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito especiais, cheios de comportamentos curiosos que parecem manias para os seres humanos mas que, na verdade, são uma resposta ao instinto de sobrevivência que têm no estado selvagem.

Se você convive com um gato, sabe que coisas ele gosta facilmente: dormir juntinho a você, uma boa comida, tomar sol, receber carinhos, entre outros. Contudo, você alguma vez se perguntou sobre as coisas que os gatos odeiam? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra 13 coisas que os gatos não gostam!

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não gosta de carinho?

1. O contato com água

Algumas gotinhas de água caindo no corpo podem provocar uma reação bem desproporcionada no seu gato: uma fuga precipitada ou um salto digno de uma competição olímpica são algumas das possibilidades.

A inimizade entre os gatos e a água é muito conhecida, pelo que existem muitas teorias sobre os motivos que levam a esse tipo de comportamento. Alguns peritos afirmam que estes felinos são originários de zonas desérticas, não tendo muito contato com o líquido vital durante a sua vida. O mesmo não acontece com alguns dos seus parentes, como o tigre da selva úmida.

Outros estudiosos garantem que o sistema respiratório dos gatos domésticos é muito delicado e que o risco de se resfriarem quando se molham quando não secam rapidamente é grande, podendo provocar doenças mais graves como a pneumonia.

Também é importante destacar que os gatos não necessitam de tomar banho, já que eles se limpam a eles mesmos, sendo apenas necessário dar banho nos felinos na presença de parasitas ou sujeira extrema.

Contudo, a experiência indica que um gato habituado a brincar com água desde filhote, como acontece nos casos em que os tutores lavam os felinos regularmente, não se sente incomodado com água. Antes de fazer isto, garanta que o sue gato tem todas as vacinas em dia e consulte o veterinário sobre a frequência necessária e os produtos mais adequados para a higiene.

13 coisas que os gatos não gostam - 1. O contato com água

2. Ambientes ruidosos

Os gatos são animais silenciosos por natureza. Excepto em época do cio e nos momentos em que querem comunicar com os humanos, os gatos não costumam emitir ruídos, nem sequer ao caminhar. Talvez seja por isso que se irritam tanto com sons agudos, fortes e insistentes, chegando a enlouquecer. Isto acontece particularmente quando escutam esses sons de repente, entrando imediatamente em estado de alerta, acreditando que podem correr perigo.

Contudo, quando se vive em uma cidade, é muito difícil permanecer isolado de todo o tipo de sons, como as buzinas de automóveis ou ruídos típicos do trânsito. Logo, é essencial acostumar o gato desde filhote para que ele fique tranquilo face esses estímulos. Assim, você evitará que o seu gato sofra períodos de estresse ou ansiedade.

13 coisas que os gatos não gostam - 2. Ambientes ruidosos

3. Cheiros fortes

O nariz dos felinos está muito mais desenvolvido do que o do ser humano, o que o faz bem mais sensível a todos os odores, tanto na hora de detectar a presença de outro felino como uma lata da comida favorita dele. O mesmo acontece quando identificam algo que, para eles, é repelente e desagradável.

Nesse sentido, existem certos aromas e fragrâncias que provocam reações exageradas, como corridas, saltos e gestos de enrugar o nariz. Entre estes cheiros, podemos mencionar os cítricos (como o limão, a laranja e a toranja), os perfumes, o álcool, o fumo, a cebola, o vinagre, os cigarros, o chá, o café e os licores, entre outros. Confira quais são os 10 cheiros que os gatos odeiam nesse artigo.

13 coisas que os gatos não gostam - 3. Cheiros fortes

4. Não me ignores, humano!

Os gatos são animais independentes que querem desfrutar da sua liberdade e do seu espaço. Contudo, isso não indica que não gostam de passar tempo com as pessoas ou que sejam indiferentes a nós, muito pelo contrário! Os felinos amam observar o que você faz, seguir o tutor para toda a parte, dormir juntinho a você, entre muitas outras coisas.

É por isso que, se tem algo que o seu gato odeia verdadeiramente, é sentir que você não está dando a atenção que ele merece. Ele pode, por isso, fazer de tudo para que você o note, miando insistentemente ou derrubando algo da mesa, por exemplo.

13 coisas que os gatos não gostam - 4. Não me ignores, humano!

5. Uma visita ao veterinário

No geral, os felinos não gostam de ir ao veterinário mas, se você não acostumou o gato desde filhote, a experiência pode ser verdadeiramente traumática para ele e para você quando isso for necessário. O nervosismo de estar em um local desconhecido, rodeado de gente estranha e outros animais e o fato de estar sendo examinado pode transformar o seu gato de tal modo que você nem reconhece o mesmo companheiro doce que você tem em casa.

Ele apenas necessita de se sentir seguro, sendo essencial habituar o gato a visitar o veterinário desde filhote. Você pode, até, levar o pet na clínica algumas vezes antes da primeira consulta para que ele fique familiarizado com o local e com o médico, evitando que essa tarefa seja algo que o seu gato odeia.

13 coisas que os gatos não gostam - 5. Uma visita ao veterinário

6. Consumir medicamentos

Quer seja xarope ou comprimido, dar medicamentos ao seu gato pode ser uma verdadeira tortura se não for feito corretamente, fazendo com que o gato rejeite a substância (pode se babar para não engolir o xarope, expulsar o comprimido ou simplesmente se recusar a engolir.

Existem alguns jeitos diferentes para que a administração do tratamento médico não se converta em um martírio para o felino nem numa situação desesperante para você. Apenas é necessário que você seja paciente. Para isso, não perca os nossos conselhos para dar um comprimido a um gato.

13 coisas que os gatos não gostam - 6. Consumir medicamentos

7. A falta de higiene

Outra das coisas que os gatos odeiam é, sem dúvida, a sujeira. Esta é uma das coisas que enlouquecem, irritam e provocam estresse nos felinos, especialmente quando a bagunça e sujeira se encontram no espaço dele, como a caminha dele, a caixa de areia e os recipientes de comida e água.

Um recipiente de comida com restos que cheiram mal, uma caixa de areia por limpar com restos de fezes e urina acumuladas ou uma caminha cheira de terra são algumas das coisas que provocam a ira felina e comportamentos indesejados como fezes em lugares inapropriados e miados insistentes.

13 coisas que os gatos não gostam - 7. A falta de higiene

8. Abraços excessivos

O gato tem o seu jeito próprio de demonstrar carinho. Passar tempo com você, dormir do seu lado, te oferecer algo que caçou ou receber carinhos na barriga são algumas das demonstrações dele. Contudo, também é verdade que ele odeia receber carinho quando é obrigado. Se você forçar uma interação, é possível que ele responda com um arranhão ou que se isole em um local onde possa estar sozinho.

13 coisas que os gatos não gostam - 8. Abraços excessivos

9. Um jogo de olhares

Seguramente, você já notou que os gatos raramente comunicam entre eles miando. Para os felinos, o mais importante para se relacionarem com outros da sua espécie são os gestos corporais e, sobretudo, o olhar.

Se você quiser estabelecer contato visual com um gato, evite fixar os olhos dele pois ele pode interpretar a sua ação como uma ameaça e se sentir incomodado, o que provoca reações indesejadas. O ideal é que você pisque várias vezes e mova a cabeça lentamente de um lado para o outro, usando assim a própria linguagem felina.

13 coisas que os gatos não gostam - 9. Um jogo de olhares

10. Comida muito fria

As horas da refeição estão entre as coisas favoritas do felino. Quando a comida não é satisfatória, esse pode ser um verdadeiro drama para eles, sendo outra das coisas que os gatos não gostam. Assim, como os felinos de porte maior, os gatos domésticos não costumam comer carne em estado de decomposição nem animais que encontrem já mortos pois não gostam de comida demasiado fria.

O ideal é que o alimento esteja em temperatura ambiente ou até morno. Se você tem microondas, cerca de 15 segundos serão suficientes para conseguir a temperatura certa (mas nunca sirva comida quente!).

13 coisas que os gatos não gostam - 10. Comida muito fria

11. O catnip ou erva do gato

Entre as coisas que os gatos não odeiam mas que faz com que enlouqueçam é a erva-dos gatos ou catnip. Esta é uma planta da família da menta que consegue provocar uma reação de prazer na maioria dos gatos que pode se transformar em hiperatividade intensa.

Precisamente por isso, muitos brinquedos para felinos são recheados com esta erva adorada por eles, sendo o presente ideal para o seu gato.

13 coisas que os gatos não gostam - 11. O catnip ou erva do gato

12. Perseguir um brinquedo

Apesar da sua domesticação, o instinto do gato permanece em muitos aspetos, sendo um deles o seu lado caçador. Brincar como se caçasse é um dos passatempos favoritos dos felinos caseiros, o que os faz saltar e correr como você nunca viu. Essa brincadeira também não é algo que odeiam, mas algo que faz o felino pirar.

Você pode encontrar brinquedos desenhados para isso em lojas de animais, desde ratos com catnip dentro até peluches atados em um fio que você puxa e move. Você pode, até, fazer o seu próprio brinquedo caseiro, conferindo esse artigo: como fazer brinquedos para gatos - 5 ideias fáceis e econômicas.

13 coisas que os gatos não gostam - 12. Perseguir um brinquedo

13. Observar pássaros

Desde o conforto da sua janela ou do seu apartamento, o gato pode conseguir observar os pássaros que vão e vêm no exterior. Qualquer pessoa que note esse comportamento nota na atitude peculiar que os felinos adotam nesse contexto.

Quando observam aves, os gatos parecem hipnotizados, sendo difícil distraí-los desta contemplação. Além disso, muitos deles emitem um som de estalinhos. Alguns peritos sugerem que esse som serve para atrair os pássaros, outros que indica um sinal de frustração por não poderem caçar.

13 coisas que os gatos não gostam - 13. Observar pássaros

Se deseja ler mais artigos parecidos a 13 coisas que os gatos não gostam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Daniela Aparecida de Souza
Porquê minha gata emite miados de frustação quando eu espirro e sai de perto????
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Daniela. Tudo bem? Neste outro artigo explicamos os 11 sons de gato e seus significados: https://www.peritoanimal.com.br/gato-miando-11-sons-de-gato-e-seus-significados-22750.html. Sobre a sua pergunta especificamente, talvez seja porque ele se assuste com o espirro. O que você acha?
A sua avaliação:
Maria Pires Cintra
Tenho 3 gatos ,2 fêmeas E 1 macho,todos castrados!mudei de casa,as 2 fêmeas conseguimos colocar na cx de transporte ,o macho fugiu para o telhado dos vizinhos e ñ conseguimos pegar ele,2 dias depois voltei na casa e ele continua no local,dei comida ,água,ele se aproximou,cheguei a pegar no colo mas quando fui descer as escadas ele pulou e fugiu novamente,3 dias depois com ajuda de amigos,prenderam ele no quarto com água e comida até chegarmos ele deu um baile em 2 adulto,fugindo,saltando na porta fechada tentando sair E acabou saindo pela janela que estava com uma parte quebrada,novamente fomos lá 3 dias depois,ele está mais magro e no telhado do vizinho,tentei falar com ele carinhosamente,ele ficava miando e e movimentando as patinhas como se estivesse fazendo massagem,se aproximou comeu o petisco pois estava com fome tentei passar a mão em sua cabeça e fugiu novamente.Não se aproximou mais,mas ficava no Alto miando e com certeza com fome.viemos embora,mas vizinho no ligaram dizendo que ele vai na casa e comeu as rações E tomou a água ,mas quando vê uma pessoa ele foge.
O que devo fazer,para conseguir trazer meu gato pra casa nova?
E conseguindo trazer,depois de passar uma semana na casa fechada para se acostumar com o ambiente,será que quando eu deixar ele a vontade vai querer fugir e tentar voltar para a casa antiga?
Uma das minhas fêmeas é mãe dele e a outra fêmea é irmã dele, será que corre rei o risco de perde-lo para sempre,e o pior em um bairro desconhecido para ele é muito distante da antiga casa?
Franciele Dias
Acontesceu comigo a mesma coisa , vc pode por ele dentro do guarda roupa e com uma coberta bem fofa, ali ele sentira seguro e vc deixa 1 pouco aberto pra ele sair, e deixa patê e agua por perto , passa a mao na cabeça dele e conversa com ele , sao de 10 a 15 dias de adaptação, e ao passar os 15 dias deixa ele voltar pro guarda roupa ate ele senti seguro. Fiz com o meu e hj depois de 40 dias ele ta bem tranquilo.
Iolanda
Temos um casal de gatos e estão como alegria, já levamos no veterinário mas não conseguem ajudar .Por favor o que pode causar isso ??? Nossos filhos amam nossos gatos e não podemos deixar eles com essas feridas.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Iolanda! Nosso artigo sobre alergia pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/alergia-em-gatos-sintomas-e-tratamento-20105.html

No entanto, apenas um veterinário de confiança pode fazer um exame físico e recomendar o melhor tratamento. Rápidas melhoras!
Erminia
Tenho uma gata muito alergica, fez tratamento e não obtive bons resultados, até que alguém me falou sobre o uso de omega 3 e ela ficou livre do problema, as feridas desapareceram e já faz muito tempo que não toma o produto. Na época comprei omega 3 para humanos e deu certo, espero que ajude.
jaqueline
TENHO GATO ELE SIMPLESMENTE ADORA QUASE TUDO QUE ERA PRA ELE ODIAR COMO POR EXEMPLO TOMAR BANHO ELE NÃO PODE VER UM ÁGUA ATE NO CHUVEIRO ELE TA JUNTO
sidilena
nossa aprendir bastante, tenho 2gatinhas siamês e angorá. obrigada .👏
elena
eu também tenho uma gatinha siamês
A sua avaliação:
Eliane Soares
Sinto q meu gato vira a fonte de propósito qdo quer atenção
A sua avaliação:
Pedro Markx
Esse site é fantástico!!!
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Valeu pelo comentário Pedro! Continue acompanhando os artigos do PeritoAnimal :)
13 coisas que os gatos não gostam
1 de 14
13 coisas que os gatos não gostam

Voltar ao topo da página ↑