Partilhar

Doberman

27 junho 2016
Doberman

O Doberman, ou Doberman Pinscher, é um cachorro elegante, musculoso e poderoso. Com um corpo compacto e poderoso, o Doberman cativou muitas pessoas durante muitos anos, no entanto hoje em dia não é uma raça tão apreciada como era há décadas passadas.

No entanto, poucas pessoas conhecem a grande inteligência e sensibilidade que acompanha esta raça popular tão pouco conhecida. Se está pensando em adotar um cachorro Doberman, então entrou no sítio certo.

Nesta ficha de raça do PeritoAnimal vamos contar para você tudo o que precisa saber sobre o Doberman, as suas caraterísticas físicas, o seu temperamento ou a sua educação. Continue lendo e se informe conosco!

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Doberman

Esta raça tem uma origem relativamente recente. Friederich Louis Dobermann, nascido a 2 de Janeiro de 1834 e falecido a 9 de Junho de 1894, foi o criador desta raça. Segundo se sabe, Dobermann era um cobrador de impostos que também trabalhava a tempo parcial capturando cães para o canil.

Como tinha que se deslocar por diferentes locais, e alguns não muito seguros, Dobermann decidiu criar uma raça de cão que fosse capaz de o proteger e que ao mesmo tempo fosse apegada às pessoas. Não se sabe exatamente quais foram as raças que participaram na criação do Doberman, mas pensa-se que se utilizaram cães que eram similares aos Rottweiler. Também se sabe que o Doberman está relacionado com os Rottweiler e os Pastores-de-Beauce.

Em décadas passadas, o Doberman teve muita popularidade como cão de guarda e de proteção. Foi bastante treinado para servir como cão polícia e para cumprir trabalhos no exército. Atualmente a raça perdeu essa popularidade e já não é tão frequente ver estes cachorros em divisões das forças armadas. No entanto, o Doberman continua sendo um cachorro popular na sociedade civil e continua contando com as aptidões que o levarão a ser um cachorro tão cobiçado pelas forças de segurança.

Caraterísticas do Doberman

A cabeça deste cachorro tem forma de cunha quando se observa de cima. Elegante e fina, vista de cima e de frente não deve dar a sensação de ser volumosa. O stop é pouco definido, mas evidente. O nariz, mais largo que redondo, deve ter narinas grandes. Em cachorros pretos deve ser preto, enquanto que em cachorros marrons deve ser um pouco mais claro. O focinho do Doberman é bem desenvolvido e profundo, com uma abertura bucal que chega quase até aos molares. A mordida em tesoura é muito poderosa.

Os olhos são de tamanho médio e ovais e a conjuntiva do olho quase que não se vê. Devem ser escuros, mas admitem-se olhos de uma tonalidade mais clara em cachorros marrons.

Tradicionalmente, as orelhas do Doberman eram amputadas quando o cachorro ainda era um filhote com poucos meses. Hoje em dia, esta prática está perdendo adeptos e é considerada como cruel e desnecessária para a maioria das pessoas. As orelhas completas do Doberman devem ser de tamanho médio.

O corpo compacto, musculado e poderoso do Doberman, permite ao cachorro uma grande habilidade para realizar movimentos rápidos, em pouco espaço. Esta capacidade favorece o trabalho de cachorros treinados para o ataque e a proteção. As costas são curtas e musculadas, tal como o lombo. O peito é amplo e profundo.

A cauda é de inserção alta e, de acordo com o standard da raça reconhecido pela Federação Cinológica Internacional, deve ser amputada deixando apenas vísiveis as vértebras. Esta prática também é recusada por muitas pessoas e felizmente em alguns países foi proibida juntamente com o corte das orelhas. Espera-se que as amputações com fins estéticos sejam proibidas no futuro.

O Doberman tem o pelo curto, duro e denso. O pelo, que está repartido de forma uniforme por todo o corpo, é liso e seco. As cores aceites pela FCI são o preto e o marrom escuro, ambas com marcas limpas e nítidas de cor vermelho óxido. O Doberman é fácil de adestrar e aprende rapidamente se o tratar com amor e respeito.

A altura na cernelha é de 68 a 72 centímetros para os machos, e de 63 a 68 centímetros para as fêmeas. O peso é de 40 a 45 quilos para os machos, e de 32 a 35 quilos para as fêmeas.

Caráter do Doberman

O Doberman Pinscher é um dos cachorros mais inteligentes que existem. Essencialmente amigável e pacífico, o Doberman é um cachorro muito depende da sua família, por isso não é adequado se passar a maior parte do dia fora de casa ou se não lhe poder proporcionar os cuidados que esta raça merece e precisa.

Apesar de ser um cachorro amigável com os seus, o Doberman é um pouco desconfiado com os estranhos, pelo que é recomendável socializá-lo desde filhote. Esta desconfiança não o vai converter em um cão perigoso, mas ajuda a que seja um bom cão de guarda.

Esta raça aprende rapidamente e facilmente, pelo que não é difícil adestrar um cachorro Doberman. A capacidade desta raça para o adestramento torna-se evidente quando se consideram as diferentes atividades que o ocuparam e que ocupa com êxito: cães de rastreio, cães de guarda, de ataque, de busca e resgate, de terapia, de Schutzhund, cães de assistência e muitas mais ocupações.

No entanto, no dia a dia é quando o caráter do Doberman nos irá surpreender, pois trata-se de um cachorro excelente no tratamento com quem convive. É um cão doce, amável e sensível. Com uma inteligência muito superior à de outras raças, será gratificante trabalhar com ele a educação e adestramento.

Cuidados do Doberman

Apesar de precisarem de muito exercício, estes cães podem se adaptar a viver em um apartamento se receberem passeios longos diários e jogos que os ajudem a queimar a sua energia. Apesar disso, são cachorros que estarão melhor se contarem com um jardim para correr e se divertirem. De fato, muitos rumores sobre os problemas mentais ou de comportamento devem-se principalmente à falta de exercício físico que lhe oferecem alguns donos do cachorro Doberman.

De qualquer forma, o Doberman não é um cachorro "de exteriores". Com uma baixa capacidade para suportar o frio, o Doberman precisa de um lugar adequado para dormir e repousar. Se dormir no jardim, precisa de uma cama bem desenhada e que esteja livre de correntes de ar. Não é recomendável que o Doberman durma na rua se o clima for frio.

Por outro lado, a estimulação física do cachorro Doberman não será suficiente, também vai precisar de uma estimulação mental que o ajude a aliviar o estresse e a energia que possa acumular. Os diferentes jogos de inteligência irão nos ajudar a trabalhar com ele este aspeto tão necessário.

O Doberman Pinscher perde pelo de forma regular, no entanto a sua pelagem curta precisa de poucos cuidados. Com uma escovação ocasional e um banho a cada dois meses será suficiente.

Não se esqueça que o cão Doberman é considerado um cão potencialmente perigoso em vários países, por isso deve habituá-lo à focinheira na sua fase mais jovem, para não ter problemas na sua fase adulta.

Educação do Doberman

O Doberman Pinscher é um cachorro extremamente inteligente, pelo que vai precisar de uma educação e um adestramento para além do habitual. Será fundamental começar pela socialização, um processo no qual vamos ensinar ao cachorro Doberman a relacionar-se com pessoas, animais, objetos e ambientes muito diferentes. A socialização evita comportamentos relacionados por medo na sua fase adulta, que no caso do Doberman podem se converter em comportamentos reativos (reage agressivamente por medo a determinados estímulos). Trabalhar ativamente este processo será muito importante na sua fase de filhote.

Ainda na sua juventude, deverá começar a trabalhar as ordens de adestramento básicas e praticá-las em diferentes situações, sempre com o uso do reforço positivo. O uso de coleiras de castigo ou técnicas baseadas no castigo podem derivar em graves problemas de comportamento neste cachorro tão sensível, por isso devem ser evitadas a tudo o custo.

Já na sua etapa jovem-adulta, o Doberman deve continuar praticando obediência de forma constante e começar a fazer exercício ativo e os diferentes jogos de inteligência que existem. A variedade na sua educação e o adestramento propiciam atitudes positivas e saudáveis. Se não contar com tempo suficiente para este maravilhoso cachorro, talvez deva pensar em outra raça que esteja mais de acordo com o seu estilo de vida.

Saúde do Doberman

O Doberman Pinscher é, geralmente um cão muito saudável, mas pode ser propenso a problemas de coluna, especialmente na região cervical, torção gástrica, displasia de quadril e problemas cardíacos. Para assegurar uma boa saúde o ideal será consultar o veterinário de 6 em 6 meses para este observar o seu estado de saúde e lhe dar alguns conselhos.

Deve seguir o seu calendário de vacinação de forma rigorosa assim como a sua desparasitação, externa de forma mensal e interna de forma trimestral. Bons cuidados irão garantir que o Doberman esteja saudável e feliz por muito tempo. Não se esqueça disso.

Fotos de Doberman

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Doberman

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Doberman

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
3 comentários
Elisabete Farias
Tenho dois, mãe e filho. São muito fiéis e me amam muito. Eu os anos como meus filhos. Mas o macho cismou com um pastor que temos, e vive querendo brigas. O que posso fazer para resolver?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisabete! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-devo-fazer-se-meu-cachorro-atacar-outro-cachorro-1788.html
No entanto, se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um adestrador.
Anúbis Saramago
É o melhor cão do mundo! Muito dócil, amável e muito inteligente. Aos 45 dias de vida, já faz as necessidades no lugar correto.
Anúbis Saramago
É o cão mais doce e inteligente do mundo! Com 40 dias já faz as necessidades no lugar correto.

Doberman
Foto postada por Dexter:Figura singular, cativante, amorosa e protetora ao extremo. Aqui com uns 3 meses,, mas agora já tem um ano.
1 de 10
Doberman

Voltar ao topo da página