Curiosidades do mundo animal

Água-viva: características e curiosidades

 
Água-viva: características e curiosidades

Com seus corpos sinuosos, translúcidos e de cores inesperadas, as águas-vivas estão entre as criaturas mais misteriosas do oceano. Sua maneira de viver e de se reproduzir tem processos únicos que nunca deixam de surpreender a comunidade científica e podem revolucionar a medicina do futuro.

Neste artigo do PeritoAnimal, descobrimos diversas curiosidades sobre as águas-vivas e revelamos algumas de suas características mais marcantes. Mergulhe no fascinante mundo deste animal.

Também lhe pode interessar: A maior água-viva do mundo

Índice

  1. As águas-vivas existem há milhões de anos
  2. Seus corpos são compostos principalmente por água
  3. A boca também tem a função de ânus
  4. As águas-vivas possuem luz própria
  5. Não têm cérebro nem sangue
  6. As águas-vivas queimam mesmo estando mortas
  7. Possuem vários tipos de reprodução
  8. Um dos animais mais temidos do mundo é um tipo de água-viva
  9. Existe uma água-viva gigante
  10. A menor água-viva do mundo é uma das mais venenosas
Ver mais >>

1. As águas-vivas existem há milhões de anos

Começamos esta lista de curiosidades e características das águas-vivas falando de sua idade. As águas-vivas existem na Terra há milhões de anos; mais precisamente, há 600 milhões de anos. Os primeiros fósseis atribuíveis a elas datam da Era Primária. Hoje, a água-viva comum continua despertando muita curiosidade entre os biólogos marinhos.

2. Seus corpos são compostos principalmente por água

O corpo das águas-vivas é formado por 95% de água. Esses animais , pertencentes à família dos Cnidários, possuem a forma de um sino, morfologia esta que as torna capazes de se mover através da água com suas contrações rítmicas características. Graças à sua anatomia aquosa, as águas-vivas contam com uma série de atributos (luminescência, capacidade de provocar urticária, etc.) o que faz delas seres curiosos e fascinantes.

3. A boca também tem a função de ânus

As águas-vivas são animais carnívoros e, como tal, possuem um sistema digestivo que lhes permite assimilar e metabolizar suas presas. Embora não pareçam, têm uma boca, mas em um lugar bastante inesperado: está localizada na parte inferior de sua anatomia e é usada tanto para ingerir alimentos quanto para excretar fezes. Ou seja, esta cavidade funciona como boca e ânus. A boca, além disso, está diretamente ligada ao que é chamado de "cavidade gastrovascular", ou seja, o espaço onde ocorre a digestão. Esta é uma das curiosidades menos conhecidas das águas-vivas.

4. As águas-vivas possuem luz própria

A bioluminescência, ou a capacidade de alguns organismos vivos de produzir luz, é outra das curiosidades sobre as águas-vivas mais interessantes. Você pode reparar isso em aquários ou em uma praia à noite. Estes animais convertem energia química em energia luminosa para se defenderem contra predadores, atrair presas ou para cortejar potenciais parceiros [1].

No caso das águas-vivas, esta reação para a produção de luz própria pode ocorrer em simbiose com um determinado tipo de bactéria ou de forma extracelular.

Água-viva: características e curiosidades - 4. As águas-vivas possuem luz própria

5. Não têm cérebro nem sangue

Outra curiosidade sobre as águas-vivas é que estes animais não têm um cérebro como tal. Seu corpo poderia ser descrito, de forma simples e direta, como uma espécie de saco de água móvel. Como mencionado anteriormente, as águas-vivas são 95% de água e seus corpos são feitos de uma série de tecidos muito diferentes daqueles dos humanos.

Segundo o doutor Lucas Brotz, da Universidade Britânica de Columbia, um renomado pesquisador da família dos Cnidários, a anatomia da água-viva consiste em duas camadas de tecido celular fino, entre as quais se encontra um material inerte e aquoso. Suas pesquisas sugerem que o tamanho das águas-vivas, assim como a variação em sua população, está diretamente relacionado ao impacto dos seres humanos nas costas e no ambiente marinho [2]. E esse dado não é insignificante: ao longo de 600 milhões de anos, as medusas sobreviveram a várias extinções em massa. A descoberta do segredo de sua adaptabilidade nos permitirá prever futuras catástrofes ambientais.

6. As águas-vivas queimam mesmo estando mortas

Você já pisou em uma água-viva encalhada na praia? Não são fáceis de identificar: seus corpos transparentes e pegajosos acabam enterrados na areia, o que as torna um perigo para os turistas que passeiam ao longo da costa. Se você já pisou em alguma delas acidentalmente, saberá que os tentáculos de uma água-viva ou medusa morta ainda queimam, causando urticária, embora em menor grau do que quando estão vivas.

As células responsáveis pelas queimaduras encontradas nas águas-vivas em particular e nos cnidários em geral são chamadas de cnidocistos. Em contato com presas potenciais, elas usam uma série de filamentos equipados com espinhos para inocular o veneno. As mudanças de temperatura frequentemente reativam estas células, portanto, se você for queimado ou queimada por uma água-viva, lave a ferida com água salgada em temperatura ambiente.

7. Possuem vários tipos de reprodução

Outra das características das águas-vivas é que elas não têm uma forma única de reprodução. Estes animais são caracterizados pelo que é conhecido como alternância de gerações, que consiste em ter, por um lado, reprodução assexuada através de pólipos sésseis e, por outro lado, reprodução sexuada através de águas-vivas de vida livre.

As águas-vivas são ovíparas e põem centenas de ovos, que são incubados entre os tentáculos da progenitora. Quando eclodem, nascem larvas conhecidas como pápulas, que procurarão um lugar adequado para se fixar e se tornarão um pólipo. A partir daqui, dependendo do tipo de água-viva, o desenvolvimento destes animais irá variar enormemente.

8. Um dos animais mais temidos do mundo é um tipo de água-viva

Uma das curiosidades sobre as águas-vivas mais interessantes é sobre um temido animal desta família. A vespa-marinha (Chironex fleckeri) é considerada a mais venenosa de todas as águas-vivas, e um dos animais mais perigosos do mundo [3]. Ela é encontrada na Austrália e seu veneno é capaz de paralisar rapidamente suas presas, causando danos severos que podem ser fatais, mesmo para os humanos. Isto porque seu veneno possui centenas de toxinas.

9. Existe uma água-viva gigante

A água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata) é reconhecida mundialmente por ser a maior água-viva do mundo, o que é outro dos fatos mais surpreendentes das medusas. O corpo desta espécie pode medir quase 4 metros de diâmetro e seus tentáculos quase 40 metros de comprimento. Em resumo, este é um animal imponente e, sem dúvida, incrível.

Água-viva: características e curiosidades - 9. Existe uma água-viva gigante

10. A menor água-viva do mundo é uma das mais venenosas

Terminamos nossa lista com as características e curiosidades sobre as águas-vivas falando sobre a cubomedusa irukandji (Carukia barnesi). Ela tem um corpo de aproximadamente 35 mm de diâmetro e tentáculos de apenas 1,2 cm de comprimento [4]. É, portanto, considerada a menor água-viva do mundo. Entretanto, apesar de seu pequeno tamanho, é conhecida por ser a segunda água-viva mais venenosa do mundo, e pode até mesmo ser fatal se a pessoa não for tratada a tempo.

Agora que você já sabe diferentes características das águas-vivas, não deixe de assistir ao seguinte vídeo com curiosidades sobre outro animal marinho: os golfinhos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Água-viva: características e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. EcuRed. Bioluminiscencia. Disponível em: <https://www.ecured.cu/Bioluminiscencia>. Acesso em 11 de agosto de 2021.
  2. Lucas Brotz. (2014). Linking human well‐being and jellyfish: ecosystem services, impacts, and societal responses. Ecological Society of America, 12, 515-523.
  3. Brinkman, DL, Jia, X., Potriquet, J., Kumar, D., Dash, D., Kvaskoff, D. y Mulvenna, J. (2015). Transcriptoma y proteoma de veneno de la medusa de caja Chironex fleckeri. Genómica de BMC , 16 (1), 1-15.
  4. Courtney, R., Browning, S. y Seymour, J. (2016). Historia de vida temprana de la medusa 'Irukandji' Carukia barnesi. PloS uno , 11 (3), e0151197.
Bibliografia
  • Valedor de Lozoya, A. (1994). Envenenamientos por animales. Animales venenosos y urticantes del mundo.
  • González, CA y Bertrand, RA (2017). Olindias sambaquiensis en la costa atlántica argentina. Ley Toxicológica Argentina , 25 (2).
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Água-viva: características e curiosidades