Partilhar

Rottweiler

Atualizado: 25 outubro 2018
Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro forte, robusto e atlético. De porte médio a grande e, com uma aparência que não esconde o seu grande poder, o Rottweiler inspira uma grande admiração entre os seus simpatizantes e um medo quase mítico entre quem não o conhece.

Apenas a presença destes cachorros impões respeito e é fácil se assustar com um cão tão poderoso como o Rottweiler. Pois não é em vão que a raça foi escolhida para encarnar o "cão do diabo" no filme "A Profecia".

No entanto, quem teve a oportunidade de conhecer a fundo o Rottweiler sabe que por detrás dessa aparência forte e por vezes assustadora, um Rottweiler corretamente socializado pode ter o coração de um anjo, a devoção de um santo e a sabedoria de um iluminado.

Nesta ficha de raça do PeritoAnimal vamos mostrar para você todas as caraterísticas do Rottweiler para que saiba que caráter tem e como deve ser cuidado. Continue lendo para saber mais!

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Rottweiler

A raça tem a sua origem formal na região alemã de Rottweil. No entanto, a sua história remonta até à época do império romano. Naquela época, os antecessores do Rottweiler atual eram utilizados como cachorros de proteção e para conduzir o gado.

Quando os romanos chegaram à região do Rottweil, os seus cachorros cruzaram-se com cachorros nativos do local. O resultado destes cruzamentos deu origem ao "cão de açougueiro de Rottweil", que era utilizado para colaborar com os açougueiros locais durante o abate do gado. Estes cachorros eram responsáveis por controlar os touros e vacas mais agressivos, facilitando a atividade dos açougueiros. Por serem muito corajosos, também eram utilizados para proteger as propriedades. Com o passar do tempo reconheceu-se a capacidade da raça para outras funções e a sua popularidade começou a aumentar.

Na atualidade o Rottweiler está estigmatizado e foi designado como um cachorro perigoso, devido a donos irresponsáveis. Esperemos que isto não prejudique a raça nem leve à sua extinção, e esperamos que o destino tenho um futuro mais promissor para estes anjos da guarda vestidos na pele de cachorro.

Caraterísticas físicas do Rottweiler

Talvez a caraterística mais marcante do Rottweiler seja a sua cabeça larga e de comprimento médio, que conta com um focinho poderoso que não é nem curto nem comprido em relação ao cranio. A mordedura em tesoura alcança todo o seu poder graças às fortes e grandes mandíbulas deste cachorro.

Os olhos, medianos e de cor café escuro, conferem ao cachorro uma expressão de segurança e confiança que não é fácil de apreciar em outras raças. Pelo contrário, as orelhas triangulares e pendentes do Rottweiler não são especialmente chamativas e são facilmente ignoradas pelo observador comum. No entanto, ao estarem bem coladas à cabeça e orientadas para a frente, dão ao cranio uma aparência maior da real.

O corpo do Rottweiler é poderoso e robusto, mas não chega a ser gordo. Pelo contrário, este é um cachorro atlético e ágil, capaz de superar as provas de trabalho mais difíceis. A coluna forte e reta, continua com um lombo curto, forte e profundo. O peito, por sua vez é grande e profundo. Graças a este corpo robusto, o Rottweiler é capaz de derrubar uma pessoa adulta sem a necessidade de a morder.

Antigamente exigia-se amputar a cauda a estes cachorros, com fins estéticos. Hoje em dia e, felizmente para os cachorros, a Federação Cinológica Internacional (FCI) exige a cauda completa. Infelizmente, outras organizações continuam aceitando caudas amputadas nas suas exposições.

Ao falar sobre a aparência do Rottweiler não se pode deixar de mencionar o duplo pelo destes cachorros, sendo duro e de comprimento médio o pelo externo. A cor preta e fogo deste pelo ajuda a definir a imagem do Rottweiler.

A altura na cruz é de 61 a 68 centímetros para os machos e, de 56 a 63 centímetros para as fêmeas. O peso aproximado é de 50 quilos para os machos e de 42 quilos para as fêmeas.

Caráter do Rottweiler

Atento, obediente, calmo, corajoso, seguro, confiável e leal com os seus. Assim se pode descrever o caráter típico do Rottweiler. Por conseguinte, deve ter em conta que nem todos os Rottweilers têm esse caráter.

É assim que o Rottweiler se destacou no passado e continua nos dias de hoje, como uma das raças mais versáteis e inteligentes. A sua flexibilidade e estabilidade emocional permitem-lhe adequar-se bem a diferentes atividades, pelo que pode ser treinado para a proteção da sua família, obediência, cão de polícia, cão de terapia e cão de assistência. Também pode ser treinado como cachorro de busca e salvamento.

Além das atividades mencionadas, o Rottweiler obtém muito bons resultados em esportes caninos e as competências de obediência.Mas o caráter do Rottweiler também tem as suas desvantagens. Apesar de serem cachorros muito seguros de si próprios, os Rottweilers podem ser muito reativos. Por isso, é muito importante socializá-los desde filhotes para se darem bem com as pessoas, com os cachorros e com outros animais. O adestramento em obediência básica é uma necessidade com um cachorro com estas caraterísticas.

Esta raça é uma das quais foi inserida na categoria de "cachorros potencialmente perigosos" em muitos países. Isto é uma pena, uma vez que o Rottweiler é apenas um cachorro perigoso quando é educado por pessoas irresponsáveis para fomentar a sua agressividade. O caráter de um Rottweiler corretamente socializado está longe de ser perigoso, muito pelo contrário, é um cachorro dócil e amigável. Tudo depende de como se educa o cachorro.

Cuidados do Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro de cuidados simples. Para começar vamos indicar que se trata de um cachorro com um pelo muito fácil de cuidar e manter. Deve dar-lhe banho a cada 2 ou 3 meses prestando atenção à sujeira acumulada e escová-lo uma vez por semana como mínimo para eliminar os restos do pelo morto. As restantes zonas corporais como os dentes, as unhas ou as orelhas também deverão ser limpas de forma semanal.

Por outro lado, o Rottweiler é um cachorro com tendência a engordar, pelo que deve dedicar tempo a prevenir a obesidade neste cachorro com a dose adequada de alimento, exercício físico e os snacks moderados. Evitar o sobrepeso é fundamental para não contribuir para o desenvolvimento de doenças degenerativas como a displasia de quadril ou a artrose.

O exercício será um dos pilares essenciais dos cuidados do Rottweiler. Falamos de um cachorro que gosta de se exercitar e praticar atividades de todo o tipo pelo que será ideal pensar nos diferentes esportes para cachorros. A sua inteligência permite-nos trabalhar atividades mais complexas como é o caso do Agility. É muito importante cumprir corretamente com as suas necessidades para prevenir problemas como a ansiedade ou o estresse.

Educação do Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro com umas caraterísticas físicas imponentes além de um companheiro inteligente e habilidoso. Por esse motivo, o adestramento é muito importante nesta raça. Um cachorro com estas qualidades não pode sofrer carências na sua educação pois poderiam afetar negativamente a sua vida adulta.

Para começar, na educação do filhote, devemos centrar-nos principalmente na socialização, o processo no qual apresentamos o cachorro Rottweiler a outros cachorros, pets, pessoas e objetos. Esta é uma parte fundamental do adestramento do Rottweiler, pois sem uma correta socialização podemos sofrer com um cachorro reativo, com medo e inseguro no futuro. Desenvolver um bom processo de socialização irá permitir-lhe estar com todo o tipo de pessoas e em todo o tipo de ambientes sem problema. Também será importante enriquecê-lo e estimulá-lo mentalmente durante a sua etapa mais jovem.

Por outro lado e, ao começar a crescer, o Rottweiler jovem deverá começar a aprender mais coisas. No nosso artigo sobre o adestramento do Rottweiler falamos da importância da obediência. Devemos lembrar que se trata de um cachorro de porte grande e grande força física pelo que saber orientar e guiar o animal será muito importante se quisermos uma vida feliz ao seu lado. A base de toda a educação será o reforço positivo.

Saúde do Rottweiler

Para terminar com o cachorro Rottweiler, devemos destacar que costuma ser um cachorro relativamente saudável, com uma esperança média de vida que ronda os 10 anos. As doenças mais habituais nesta raça costumam ser a displasia de quadril ou o câncer, embora com as visitas regulares ao veterinário possamos detetar rapidamente o seu aparecimento.

Será muito importante continuar a desparasitação e o calendário de vacinas indicado pelo veterinário para evitar qualquer possível contágio viral, bacteriano ou parasitário. O conjunto de uns bons cuidados e uma saúde ótimo farão com que o nosso cachorro Rottweiler seja saudável, com uma esperança de vida maior e atlético.

Fotos de Rottweiler

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Rottweiler

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Rottweiler

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
Rivaldna Santos
Minha Rottweiler nasceu 28/11/2006 se chama Lesse e está com dificuldades para se locomover, tem displasia, pesa uns 50 quilos e tenho muita dificuldade para mudar ela de lugar sem machucar, doe nas patas quando pego e não tenho outra maneira de locomover sem tocar nas patas dela. Tem alguma luz do que posso fazer para amenizar esse sofrimento.? Estou de plantão de domingo a domingo das 6 da manhã até as 19:00 já está assim desde o dia 27 de setembro de 2018.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rivaldna! A displasia de quadril é uma das doenças mais comuns nessa raça. Neste artigo do PeritoAnimal falamos um pouco sobre os sintomas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/a-displasia-de-quadril-em-caes-sintomas-e-tratamento-58.html
No entanto, a melhor opção é buscar a ajuda de um médico veterinário de confiança.
Sidnei Fernandes
Tenho duas fêmeas de rottweiler e não conhecia nada a respeito da raça, queria saber se é possível adquirir o pedigree.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sidnei! Antes de mais, muito obrigada por partilhar conosco uma foto das suas cadelas, são lindas mesmo! Quanto ao pedigree, deverá se dirigir à associação onde se encontram os livros genealógicos. Caso não conte com esta informação, pode sempre recorrer a uma amostra de ADN do seu cão para a analisarem. Pode saber mais sobre o pedigree de cachorro aqui: http://www.peritoanimal.com.br/o-que-e-o-pedigree-do-cachorro-1824.html

Rottweiler
1 de 7
Rottweiler

Voltar ao topo da página