Partilhar
Partilhar em:

Bullmastiff

1 comentário
Bullmastiff

O Bullmastiff é um cão de guarda por natureza, mas muito carinhoso com a sua família, embora a sua constituição seja grande e musculada. Além disso, pode viver tranquilamente em uma casa pequena sempre que for passeado durante um tempo várias vezes ao dia.

Se está pensando em adotar um Bullmastiff, não pode perder esta ficha de raça que lhe vamos mostrar no PeritoAnimal com toda a informação que precisa saber sobre esta raça. Sabia que se chama assim porque é proveniente do cruzamento entre o Buldogue Inglês e o Mastiff? E que na teoria a origem da origem é a Grã Bretanha mas muitas teorias sustentam que estes cachorros descendem dos Alanos Espanhóis do século XIX? Sabia esta e muitas mais curiosidades e informações de seguida!

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Bullmastiff

A história documentada do Bullmastiff começa na Grã Bretanha nos finais do século XIX. Nessa época existiam muitos caçadores furtivos que não ameçavam apenas a fauna dos bosques britânicos, como também eram um risco para as vidas dos guardas- florestais.

Para se protegerem e facilitar o seu trabalho, os guardas-florestais usavam cachorros. No entanto, as raças que usavam - Buldogue e Mastiff - não davam bons resultados, por isso decidiram experimentar fazer cruzamentos entre esses cachorros. O resultado fio o Bullmastiff que se revelou muito furtivo, com um bom olfato e suficientemente forte para segurar um homem adulto sem o morder. Como os Bullmastiff mantinham no solo os caçadores furtivos até que os guardas-florestais os prendiam, ficaram com a fama de que não mordem se não for absolutamente necessário, mas isto não é bem assim. Muitos destes cachorros eram enviados para atacar com a focinheira colocada.

Depois de um tempo, a popularidade da raça aumentou e os Bullmastiff converteram-se em cachorros muito valorizados em fazendas, devido às suas qualidades como guardas e protetores.

Polêmica sobre as suas origens

Alguns criadores espanhóois apoiam a hipótese recente de que o Bullmastiff teve origem em Espanha e que era nada mais nada menos que o Alano espanhol que se utilizada nas corridas, já no início do século XIX. De fato, quadros como Patio de caballos de la plaza de toros de Madrid, pintado por Manual Castellano em meados do século XIX, e a gravação de Goya Echan perros al toro criada em 1801, mostram cachorros cuja morfologia corresponde à dos Bullmastiff atuais. No entanto, estas pistas não são suficientes para mudar a nacionalidade da raça.

Caraterísticas físicas do Bullmastiff

É um cão grande e imponente e que à primeira vista pode causar medo. A sua cabeça é grande e quadrada e tem um focinho curto e também quadrado. Os seus olhos são médios e de cor escura ou avelã. As suas orelhas são pequenas, triangulares e dobradas. São de cor mais escura que o resto do corpo.

O corpo deste cachorro é poderoso e simétrico, e embora denote grande força, não é de aparência pesada. O dorso é curto e reto, enquanto que o lombo é largo e musculado. O peito é largo e profundo. A cauda é comprida e de inserção alta.

O pelo do Bullmastiff é curto, duro ao tato, liso e colado ao corpo. Aceita-se qualquer tom tigrado, vermelho e fulvo, mas sempre com máscara preta. Também se permite uma pequena marca branca no peito.

Personalidade do Bullmastiff

Apesar de ser um ótimo guarda por natureza, o Bullmastiff é muito carinhoso e amigável com os seus. No entanto, quando não é corretamente socializado costuma ser reservado e cauteloso e, inclusive agressivo com pessoas e cães estranhos. A socialização é portanto uma obrigação nesta raça. Quando o Bullmastiff está corretamente socializado pode tolerar de boa vontade os estranhos e dar-se bem com outros cachorros e, inclusive com outros animais. No entanto, não se trata de um cachorro brincalhão e altamente sociável, mas de um tranquilo cachorro familiar.

Quando o cachorro está corretamente socializado não costuma apresentar problemas de comportamento, uma vez que não late muito nem é muito dinâmico. No entanto, pode ser desajeitado quando é filhote por não medir as suas forças adequadamente.

Cuidados do Bullmastiff

A manutenção do seu pelo curto não requer muito esforço. Costuma ser suficiente escová-lo duas vezes por semana para manter o pelo limpo e em bom estado. Não se aconselha dar banho com muita frequência a estes cachorros.

Embora se trate de um cachorro grande, o Bullmastiff apenas precisa de exercício moderado que se pode cobrir com os passeios diários. Por isso e devido ao seu temperamento calmo e tranquilo, adaptam-se bem à vida em um apartamento sempre que receberem três ou mais passeios diários. Estes cachorros não vivem bem em exteriores e é melhor se poderem ficar dentro de casa, mesmo se contar com um jardim.

Educação do Bullmastiff

Este não é um cachorro para adestradores novatos nem para donos novatos, mas pode ser treinado com muita facilidade por pessoas que já contam com alguma experiência com cães. Embora a raça responda bem a diferentes estilos de adestramento, conseguem-se resultados melhores com o adestramento positivo.

Saúde do Bullmastiff

Entre as doenças mais comuns no Bullmastiff encontram-se as seguintes: displasia de quadril, câncer, dermatite atópica, sarna demodécica, dermatite úmida, hipotiroidismo, torção gástrica, displasia do cotovelo, entrópio e atrofia progressiva de retina.

Fotos de Bullmastiff

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Bullmastiff

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (1)

Escrever comentário sobre Bullmastiff

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
1 comentário
banusbr@yahoo,com
Senhores,
Estou escrevendo uma obra de ficção, cujo personagem-chave é um Bullmastiff. Pergunto: podem me dar uma foto de um cão dessa raça que tenha apelo para os jovens para ilustrar a capa da obra?
PeritoAnimal
Oi!
Pode ver uma foto de um Bullmastiff aqui nesse artigo sobre as 5 raças de cachorros mais enrugados:
https://www.peritoanimal.com.br/as-5-racas-de-cachorros-mais-enrugados-21180.html#anchor_4

Bullmastiff
1 de 9
Bullmastiff