Partilhar

Setter Irlandês

Atualizado: 17 junho 2019
Setter Irlandês

O Setter Irlandês, também conhecido como Setter Irlandês Ruivo, é considerado uma das raças de cachorro mais bonitas e cheias de glamour do planeta devido à figura esbelta e à pelagem castanho-avermelhada, macia e brilhante. Mesmo que originalmente tenha sido um cachorro de caça, a inegável beleza do Setter Irlandês fez com que o cachorro começasse a frequentar as exposições caninas mais importantes e renomadas, ambiente no qual atualmente é muito comum encontrá-lo. Nessa ficha do PeritoAnimal, você poderá ver toda a informação acerca dessa raça de cachorro e, se estiver pensando em adotar um cachorro saiba que se tratam de cachorros independentes, sociáveis, curiosos e muito ativos. Eles são perfeitos para famílias com crianças, já que são muito amáveis e familiares. Continue lendo e descubra tudo sobre essa raça de cachorro.

Origem
  • Europa
  • Irlanda
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Setter Irlandês: origem

O Setter Irlandês tem origem do Setter Irlandês Ruivo e Branco, ou Setter Irlandês Vermelho e Branco, raça de cachorro que hoje em dia é pouco conhecida. De fato, o Setter Irlandês Ruivo acabou ganhando tanta popularidade que, quando se fala de Setter Irlandês se pensa nele e não no antecessor do cachorro.

Até o século XVIII, a raça de cachorro que predominava era o Setter Irlandês Ruivo e Branco, amplamente usado como cão de caça de aves e, como o nome indica, proveniente da Irlanda. No entanto, a criação do Setter Irlandês mais famoso atualmente só começou, de verdade, no século XIX. Durante esse período, esses cachorros eram usados exclusivamente para a caça e os exemplares, infelizmente, costumavam ser sacrificados se tivessem nascido sem as características desejadas para a atividade.

Por volta de 1862, nasceu um Setter Irlandês que não tinha as características ideais para a caça. A cabeça do animal era mais alongada e de constituição mais delicada que os demais e, por isso, seu criador decidiu terminar com a vida do cachorro através de um cruel afogamento. No entanto, para a sorte do animal, outro criador apaixonado por essa raça de cachorro ficou admirado com o cão e decidiu ficar com ele, salvando assim a vida do Setter Irlandês. Este recebeu o nome de Champion Palmerston e se transformou na sensação das exposições caninas da época.

Isso mudou completamente a história da raça, já que Champion Palmerston deixou vários descendentes e acabou se convertendo em um tipo de cachorro muito desejado pelos criadores, que agora não se tratavam mais de caçadores, mas sim de pessoas relacionadas às exposições e competições de cachorros. Por isso, todos os cachorros dessa raça têm como ancestral o Setter Irlandês que foi salvo de ser afogado. Além disso, é graças aquele cachorro, e ao criador cheio de compaixão e respeito aos animais, que hoje em dia os Setter Irlandeses são mais comuns como bichinhos de estimação, cachorros de exposição e competição que cães de caça.

Durante o século XX, alguns apaixonados pela raça até tentaram recuperar o Setter Irlandês original e conseguiram criar um exemplar um pouco menor, compacto e de pelo mais curto que o Setter Irlandês Ruivo atual. No entanto, essa nova variedade acabou não conquistando muitos criadores. Atualmente, em pleno século XXI, essa raça de cachorro quase não é mais vista em ambientes de caça, mas sim como animal de estimação. Mesmo assim, apesar da beleza que o cachorro tem, ele não é uma das raças de cachorro mais populares do mundo, talvez pela grande necessidade que tenha de se exercitar.

Setter Irlandês: características físicas

De acordo com o padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI), a altura da cernelha ao chão dos machos do Setter Irlandês deve estar entre os 58 e 67 cm, enquanto das fêmeas deve ser entre 55 e 62 cm. Já o peso ideal não é indicado pela instituição, porém, essa raça de cachorro costuma pesar por volta de 30 kgs.

O Setter Irlandês Ruivo é um cachorro alto, elegante, esbelto e dono de uma pelagem castanho-avermelhada muito bonita e sedosa. O corpo desse cachorro é atlético e com boas proporções, sendo que esse animal tem um peito profundo e estreito, o lombo musculoso e levemente arqueado. A cabeça dessa raça de cachorro é alongada e fina com um crânio oval e uma depressão naso-frontal (stop) bem definida.

O nariz pode ser preto ou de cor mogno. Já o focinho é de uma profundidade moderada e a mordedura é de tipo tesoura. Os olhos do animal são muito grandes e podem ser de tons de avelã escuro ou marrom escuro. As orelhas são de inserção baixa e posterior, caem fazendo uma dobra bem nítida e geralmente terminam na altura na linha superior das costas do animal ou até um pouco mais baixo.

No entanto, é a pelagem uma das características mais chamativas do Setter Irlandês. Na cabeça, na parte anterior das patas e na ponta das orelhas, o pelo desse cachorro é curto e fino. Já nas outras partes do corpo ele é mais comprido, chegando até a formar franjas nas orelhas, no peito, no ventre, na parte posterior das patas e na cauda. A cor aceita pela FCI é um castanho-avermelhado puxado para o mogno. Também se aceitam pequenas machas brancas no peito, nas patas, nos dedos e até na cara do animal, mas nunca manchas pretas.

Setter Irlandês: personalidade

Em termos gerais, o Setter Irlandês é uma raça de cachorro alegre, independente, muito sociável e curioso. Esses cachorros também são inteligentes e amáveis, mas não deixam de ter um forte instinto caçador. Esse tipo de cachorro é fácil de ser socializado, tanto com adultos quanto com crianças e outros animais, já que não costuma ser agressivo. Por isso, eles são excelentes bichos de estimação para famílias com crianças ou que já têm outros animais.

No entanto, é importante ressaltar que o processo de socialização dessa raça de cachorro, assim como de todas as outras, deve ser iniciado desde filhote para que comportamentos perigosos, agressivos ou apenas não desejados não se desenvolvam na fase adulta. Assim, quando um filhote de Setter Irlandês é bem educado, ele cresce e costuma não apresentar problemas sérios de conduta. O que deve ser comentado, porém, é que, por ser muito ativa, essa raça de cachorro precisa de muito exercício físico diário. Se não estiverem se exercitando o suficiente, esses cães se frustram e facilmente desenvolvem hábitos de destrutivos.

Pela personalidade amável e sociável que tem, o Setter Irlandês é uma excelente companhia para pessoas que tenham tempo e espaço suficiente para dar a ele amor, carinho e exercícios diários. Sendo assim, essa raça de cachorro não é muito aconselhada para pessoas mais sedentárias ou que moram em apartamentos pequenos, mas sim para famílias dinâmicas que aproveitam atividades ao ar livre.

Setter Irlandês: cuidados

Sobre os cuidados que se devem ter com essa raça de cachorro, a pelagem do Setter Irlandês precisa ser escovada uma vez ao dia para mantê-la sedosa e sem nós. Sobre banhos, eles não devem ser dados com frequência, apenas se o cachorro estiver sujo.

Já as necessidades de exercício físico do Setter Irlandês Ruivo são muito altas. Com esse tipo de cachorro, um passeio curto com coleira não basta. Esse animal necessita de passeios longos nos quais ele, de preferência, possa correr livremente em um lugar seguro, protegido e cercado. O ideal é que esse cachorro possa brincar com outros cachorros em um parque específico para animais ou explorar o campo.

Além disso, esses cães também precisam de companhia e atenção. Mesmo sendo cachorros independentes e que necessitam de um tempo diário para correr sozinho ou com outros animais, eles também precisam estar com a família que o adotou e com amigos. Por isso, durante os passeios também é bom que o Setter Irlandês possa socializar com outras pessoas e bichinhos.

Como já dissemos, devido às características físicas e à personalidade ativa, essa raça de cachorro não se adapta a viver em casas ou apartamentos pequenos nem em zonas urbanas muito povoadas ou que não hajam espaços verdes e abertos. Esses cachorros vivem muito melhor em casas com quintais grandes nos quais possam correr ou em áreas rurais, onde podem ter mais liberdade.

Setter Irlandês: educação

Por ser inteligente, o Setter Irlandês aprende com facilidade, mas o instinto caçador do animal também faz com que ele se distraia com frequência. Por isso, deve-se ter muita paciência com o adestramento, que funciona melhor se forem utilizados métodos positivos.

Setter Irlandês: saúde

Infelizmente para o Setter Irlandês e para seus criadores, essa raça de cachorro é uma das que, por terem sido criadas artificialmente, tem uma grande probabilidade de sofrer de algumas doenças e condições hereditárias. Entre as patologias mais comuns nesses cachorros são:

Com uma menor chance de acontecer em um Setter Irlandês, mas que ainda se dão com certa frequência nessa raça de cachorro se encontram as doenças como:

  • Epilepsia;
  • Hemofilia A;
  • Panosteíte;
  • Osteodistrofia fibrosa.

Fotos de Setter Irlandês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Setter Irlandês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Setter Irlandês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Setter Irlandês
1 de 11
Setter Irlandês

Voltar ao topo da página