menu
Partilhar

As raças de cachorros com mais problemas de saúde

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 9 agosto 2021
As raças de cachorros com mais problemas de saúde

Ver fichas de  Cachorros

Você já se perguntou quais são as raças de cachorros que mais adoecem? Por que existem raças de cães menos saudáveis ​​do que outras? Se você está pensando em adotar um cachorro, provavelmente considerou a opção de escolher levando em consideração seu estado de saúde. Nem sempre é fácil saber quais raças de cães são menos saudáveis ​​ou mais sensíveis ou se é verdade que cães sem raça definida desfrutam de maior longevidade.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te mostrar quais são as raças de cachorros com mais problemas de saúde com base em estudos e pesquisas sobre as diversas raças caninas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da saúde do meu cachorro?

1. Shar-pei

O shar pei é de longe uma das raças de cães com mais doenças. Destaca-se principalmente pelas diversas doenças dermatológicas que costuma apresentar, mas costuma ter também outros distúrbios, como entrópio, displasia de quadril, catarata, hipotireoidismo ou megaesôfago.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 1. Shar-pei

2. Rottweiler

O rottweiler é um cachorro forte e robusto, mas isso não o isenta de sofrer com certas doenças hereditárias, como é o caso da estenose subaórtica, da displasia de cotovelo, da displasia de quadril e da catarata. Também costuma manifestar surdez e pancreatite, entre outras patologias. Saiba mais sobre doenças comuns em cães rottweiler.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 2. Rottweiler

3. Mastim napolitano

O mastim napolitano é um cachorro de porte gigante, conhecido pelas grandes rugas que cobrem seu rosto. Como muitas outras raças de cães grandes e gigantes, tem predisposição a sofrer com displasia de quadril, mas seus atributos físicos influenciam outros problemas de saúde, como ectrópio, entrópio, membrana nictante ou pioderma.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 3. Mastim napolitano

4. Mastim inglês (mastiff)

O mastim inglês, mais popularmente conhecido como mastiff, é outra das raças de tamanho gigante com pior saúde. Geralmente apresenta displasia de quadril, displasia de cotovelo, estenose pulmonar, catarata e displasia de retina, entre outras.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 4. Mastim inglês (mastiff)

5. Lébrel irlandês

O lébrel irlandês é um cachorro de porte gigante que, além de ter uma expectativa de vida curta, algo que varia de 6 a 8 anos, é considerado um dos cães mais sensíveis em termos de saúde. Algumas das doenças hereditárias com as quais sofre são a cardiomiopatia dilatada, displasia do quadril ou shunt portossistêmico.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 5. Lébrel irlandês

6. Dogue alemão

O dogue alemão é considerado o maior cachorro do mundo e provavelmente a raça mais conhecida de cães gigantes. Esta é outra das raças de cachorros com mais problemas de saúde e entre elas estão a cardiomiopatia dilatada, a síndrome de Wobbler, a dilatação do estômago e a displasia da quadril.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 6. Dogue alemão

7. Boxer

Os cachorros da raça boxer são sem dúvida muito populares, e talvez precisamente por isso, a criação desta raça não foi feita de forma responsável. Os boxers são altamente propensos a sofrer com problemas cardíacos, bem como dermatológicos.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 7. Boxer

8. Bulldog francês

O bulldog francês é outro cão extremamente popular, com um temperamento amigável e doce, mas considerado uma das raças de cachorros com mais problemas de saúde. Sofre da síndrome braquicefálica e pode apresentar fenda palatina, entrópio, colite ulcerativa e doença do disco intervertebral.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 8. Bulldog francês

9. Dogo Argentino

O dogo argentino é um cachorro que pode parecer imponente à primeira vista, mas possui uma natureza fiel e equilibrada. Esta raça é altamente suscetível à surdez, problemas dermatológicos e displasia do quadril, o que faz dela outra das raças de cachorros com mais problemas de saúde.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 9. Dogo Argentino

10. Pinscher alemão

O pinscher alemão é um cachorro que acumulou, durante gerações, muitos falsos mitos ao seu redor, a maioria afirmando que sofre de problemas de saúde que promovem a agressividade. A verdade é que nenhuma das doenças hereditárias comuns na raça causa ou pode gerar agressividade.

As doenças mais comuns do pinscher alemão são cardiomiopatia dilatada, síndrome de Wobbler, doença do disco intervertebral e doença de von Willebrand. Eles também costumam ter catarata, surdez e problemas dermatológicos.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 10. Pinscher alemão

11. Deerhound

O lébrel escocês, também conhecido como deerhound, é um cachorro de porte gigante que se destaca por sua natureza sociável e gentil. Algumas doenças hereditárias que pode apresentar são osteocondrodisplasia (nanismo esquelético), cardiomiopatia dilatada ou torção do estômago.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 11. Deerhound

12. Bull terrier inglês

O bull terrier inglês se destaca por ser uma das raças caninas com mais alterações morfológicas, sendo que sua aparência atual tem pouco a ver com o padrão inicial. Uma das doenças hereditárias mais comuns é a acrodermatite letal, que faz com que o cachorro morra ou precise ser sacrificado antes mesmo de atingir a fase adulta.

Outras doenças comuns são displasia da válvula mitral, surdez, doenças oculares ou escabiose demodécica. Além disso, é uma das raças que apresenta mais problemas comportamentais.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 12. Bull terrier inglês

13. Bullmastiff

O bullmastiff é um cachorro de grande porte que descende do bulldog inglês e do mastiff, duas raças já mencionadas. Este cão de aparência imponente costuma apresentar displasia de quadril, entrópio, displasia de cotovelo, síndrome de Wobbler e ataxia, entre outras, o que faz desta uma das raças de cachorros com mais problemas de saúde.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 13. Bullmastiff

14. Bulldog inglês

O bulldog inglês é um cão que, infelizmente, não poderia faltar na nossa lista. O contínuo exagero em seus atributos físicos tem feito desta uma das raças de cães com mais problemas de saúde, apresentando um grande número de doenças hereditárias.

Além de apresentar a síndrome braquicefálica, apresenta também displasia de quadril, ceratoconjuntivite seca, estenose pulmonar, comunicação interventricular, surdez, hidrocefalia, hemivértebra e espinha bífida, entre outras doenças comuns desta raça.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 14. Bulldog inglês

15. Boiadeiro de Berna

O boiadeiro de berna é um cão conhecido por sua natureza afável, sociável e extremamente gentil. Ele é atualmente um dos cães mais populares para famílias. Tem predisposição para sofrer com meningite, displasia do cotovelo, displasia do quadril e histocitose. Também ataxia, síndrome do tremor idiopático e atrofia progressiva da retina.

As raças de cachorros com mais problemas de saúde - 15. Boiadeiro de Berna

Os cachorros de raça têm mais doenças que os sem raça definida?

É importante notar que não existem raças de cães que não adoeçam, tampouco cães sem raça definida (SRD) completamente saudáveis ​​e livres de doenças. No entanto, devemos enfatizar que uma população considerável de cães de raça apresenta problemas de saúde hereditários com frequência.

Mas por que isso acontece? As raças de cães atuais, perfeitamente padronizadas, mostram quais atributos são desejáveis ​​e quais não são, fazendo com que alguns criadores se esforcem mais para exagerar certas características do que para manter uma boa saúde em seus cães. É claro que estamos falando de criadores irresponsáveis ​​ou de pessoas que criam em casa sem ter o conhecimento adequado.

Por outro lado, os "vira-latas", que se reproduzem livremente, na grande maioria das vezes, sem influência dos humanos, acabam tendo menos chances de desenvolverem doenças porque na reprodução livre a tendência é que os genes mais fortes e saudáveis predominem. Recomendamos a leitura da ficha sobre o vira lata caramelo para saber mais sobre este popular cachorro.

Se você deseja saber mais sobre a longevidade dos cães de acordo com a raça, te convidamos a continuar navegando no PeritoAnimal. Descubra nosso guia completo de raças de cães e aprenda mais sobre elas. E, a seguir, destacamos este vídeo do nosso canal com as 10 raças de cachorro que vivem mais tempo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de cachorros com mais problemas de saúde, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • M. Jansson, L. Laikre Recent breeding history of dog breeds in Sweden: modest rates of inbreeding, extensive loss of genetic diversity and lack of correlation between inbreeding and health Wiley Online Library
  • Canine Inherited Disorders Database UPEI

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

As raças de cachorros com mais problemas de saúde
1 de 16
As raças de cachorros com mais problemas de saúde

Voltar ao topo da página