Partilhar

Doenças mais comuns em Rottweilers

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 30 março 2017
Doenças mais comuns em Rottweilers

Ficha do animal: Rottweiler

O cachorro rottweiler é uma raça canina muito popular, mas ao contrário das raças mais pequenas, a sus esperança de vida é um pouco menos. A esperança de vida atual dos cães rottweiler é de 9 anos em média, tendo um intervalo que vais desde o 7 aos 10 anos de vida.

Por essa razão será muito importante estudar as principais doenças do rottweiler e estar alerta em todas as etapas da sua vida, desde filhote até que seja um cachorro sênior.

Neste artigo do PeritoAnimal poderá informar-se sobre as doenças mais comuns em cães rottweiler. Continue lendo e descubra as doenças mais frequentes desta raça.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos cachorros

1. A displasia de quadril

A displasia de quadril é frequente entre os cães rottweiler, especialmente quando se tornam mais velhos. Esta doença apresenta diversos graus: desde efeitos leves que não impedem uma vida normal do cachorro, até casos graves que incapacitam totalmente o cão. Também pode produzir-se perante um exercício físico intenso e excessivo para a condição e capacidade de cão que produz uma formação anormal da articulação. É recomendável que os cães que sofrem de displasia de quadril façam exercícios específicos para cães com displasia.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 1. A displasia de quadril

2. A displasia de cotovelo

A displasia de cotovelo é também uma doença frequente, de origem genética ou causada por excesso de peso, exercício físico ou por uma má alimentação. Ambas as doenças produzem dor e mancar no cachorro. O veterinário pode aliviar um pouco estes desconfortos degenerativos, que em muitas ocasiões são hereditários. Geralmente a displasia de cotovelo está relacionada com a artrite que pode derivar em osteoartrite, especialmente se não for tratada devidamente.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 2. A displasia de cotovelo

3. Rotura do ligamento cruzado

A rotura do ligamento cruzado é um problema de saúde muito grave que costuma afetar as patas traseiras que, consequentemente, criam instabilidade e fazem o cão coxear. Pode tratar-se com uma intervenção cirúrgica (se não coxeia muito) e conseguir que o cão tenha uma vida completamente normal. No entanto, os prognósticos não são tão favorecedores se alem disso o cão sofre de artrose.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 3. Rotura do ligamento cruzado

4. Estenose aórtica

A estenose aórtica é uma doença congênita que provoca o estreitamento da aorta. Deve tratar-se, uma vez que pode provocar a morte do cachorro. É muito complicado detectar este problema do coração mas podemos identificá-lo se observarmos intolerância ao exercício extremo e algumas síncopes. A tosse e um ritmo cardíaco anormal pode indicar-nos a estenose aórtica. Recorra ao veterinário imediatamente para que faça um eletrocardiograma ao cão.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 4. Estenose aórtica

5. Doença de Von Willebrand

A doença de Von Willebrand é uma doença de origem genética que produz prolongadas hemorragias nasais, nas fezes, na urina e inclusivamente sob a derme que costumam produzir-se por traumas ou cirurgia.

Os cães rottweiler que sofrem da doença de Von Willebrand têm um prognóstico de vida normal exceptuando pelo fato de poderem sofrer hemorragias ocasionais por causas anteriormente mencionadas. Nos casos mais graves as hemorragias serão frequentes.

Deve tratar-se com fármacos específicos que nos devem ser receitados pelo veterinário especialista.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 5. Doença de Von Willebrand

6. Torsção gástrica

A torção gástrica é um síndrome habitual em cães de tamanho grande como é o caso do rottweiler. Ocorre quando os ligamentos do estômago não suportam a dilatação que se está produzindo no estômago e este sofre uma torção. Acontece depois de uma grande ingestão de comida ou líquidos e a realização de exercício, estresse prolongado ou por causas hereditárias.

Se observar o abdômen excessivamente dilatado, estresse, náuseas e salivação abundante vá imediatamente ao veterinário visto que apenas pode ser tratada com uma intervenção cirúrgica.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 6. Torsção gástrica

7. Cataratas

As cataratas são uma anomalia ocular que pode ser resolvida através de cirurgia. Costumamos ver o seu aparecimento quando observamos uma opacificação do cristalino com uma grande mancha branca e azulada.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 7. Cataratas

8. Atrofia progressiva de retina

A atrofia progressiva da retina é uma doença degenerativa que leva à cegueira noturna e que pode transformar-se em cegueira total. É importante ressaltar que não tem um tratamento específico, apenas podemos usar diferentes antioxidantes e vitaminas para parar o avanço da doença.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 8. Atrofia progressiva de retina

9. Entrópio canino

O entrópio é um problema ocular grave em que a pálpebra gira para o interior do olho. Deve tratar-se o quanto antes através de uma cirurgia. Geralmente este problema aparece nos filhotes recém nascidos.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 9. Entrópio canino

10. Doença de Addison

A doença de Addison é uma doença no córtex supra-renal que impede uma produção hormonal suficiente. Os sintomas são vômitos, letargia e perda de apetite. Em casos extremos podem produzir-se arritmias que levam à morte. Para tratar um rottweiler com doença de Addison, o veterinário deverá administrar os hormônios que o cão não é capaz de produzir por si mesmo de forma indefinida.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 10. Doença de Addison

11. Osteossarcoma, um tipo de câncer

O rottweiler é propenso a sofrer uma modalidade cancerígena denominada osteossarcoma. Um câncer ósseo. Também pode sofrer em menor medida outras modalidade de câncer. Se o cão sofre fraturas sem motivo, pode ser um sintomas de câncer de ossos. Vá ao veterinário para que se descarte essa doença.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 11. Osteossarcoma, um tipo de câncer

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em Rottweilers, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Doenças mais comuns em Rottweilers

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Leticia soares
Meu cachorro parou derrepente de comer esta com diarreia ela é filhote
Francisca Melo De Souza
Olá meu cachorro estar com o pênis com feridas avermelhadas, oque podera ser ,e que tipo de medicamentos posso dar pra ele tomar ,ñ tenho condições de levar ao veterinário por favor me ajude.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francisca! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar diagnóstico, porém ele precisa ser visto por um veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
De qualquer forma, temos um artigo sobre as doenças mais comuns no pênis de cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/penis-de-cachorro-anatomia-e-doencas-mais-comuns-22822.html
A sua avaliação:
André
Meu rottweiler tá muito abatido, com uma babá espessa, e um olho virando pra trás, sem apetite, usamos colírio, mas nada. Alguma ajuda?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi André! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Carlos Ronie
Meu Rottweiler com labrador estava bem tinhas 2 anos não apresentava nada só estava forte pelo porte.

Foi solto a noite brincou comeu a ração dele fui dormir deixei ele brincando.

Quando foi as 6:00 eu procurei ele estava estirado de lado como se estivesse dormindo, mas tava morto já duro não tinha sinais de vômitos, apenas algo que estivesse saindo do nariz mais como se fosse liquido muito pequeno manchado no chão

Morreu entre 28/01/2019 a 29/01/2019

Não apresentava nada de doença isso poderia ser uma morte súbita ? ou má digestão ? envenenamento
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carlos! Sem ter visto o estado do seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico das possíveis causas da morte.
A equipe do PeritoAnimal lamenta a perda e te deseja muita força!
Katy
Meu cachorro ficou com o olho assim na foto em anexo.
Ele tem dermatite e vem cuidando junto com o veterinário. E já passe o a foto paralela tb. Mais quero outra opinião tb!
A sua avaliação:
Fabio
Olá ,tenho um filhote fêmea e precebi que quando ela fixa as patas dianteiras no chão há um pequeno deslocamento para o lado ,isso é normal ?
joao santos
minha cachorra predeu o movimento de uma perna algum tempo depois começou a ficar cega agora ja nao esta comendo mais nao esta andando esta com especie de uma bola em baixo do pescoço diz a veterinaria que e doença hereditaria da raça , estou percebendo que ela esta morrendo , a alguma esperança ou vou perde-la
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi João Santos! Infelizmente, sem fazermos um exame físico e termos acesso às provas laboratoriais, não podemos ajudar sobre o prognóstico. Você deve conversar diretamente com a sua veterinária ou procurar uma segunda opinião.
Marli
Bom dia! Tenho um rotweiller, 12 anos, e essa semana ele parou de latir, pouco apetite, com uma tosse fraca, como se estivesse engasgado. O nariz seco. Ja perdeu uma vista. O que faço? Veterinário mais próximo 400 km. Vc pode me ajudar?
Giovanny
Tenho um cao da raça Rotweiller. Ele está com 9 anos. Estava sendo acompanhado por um veterinário que sempre vinha aqui em casa. Aplicava as injeções e tal. Mudamos urgente para uma outra doutora. Pois o animal começou a demonstrar um forte gráu de doenças. Está com uma pele vermelha enorme tapando seu direito. Após exames, a atual doutora informou que ele tem um tumor da parte das narinas. Achei estranho, que eles ela disse ser um tumor no crâneo. Segundo ela, esses problemas se deram pelo fato do outro veterinário não ter aplicado uma determinada vacina. Atualmente o bicho vem sendo cuidado apenas com antibióticos e cuidados de higiene. Pois está sangrando muito pela boca e as vezes narina. Nós estamos muito tristes. Visto que a doutora não quer operar o bicho, dizendo que se isso ocorrer, ele perderá o fucinho. Não sabemos mais o que fazer para salvar o nosso cachorro. É um quadro muito triste. Atualmente estou em busca de alguma clinica que possa fazer uma especie de plano de saúde e ver se algum profissional consegue cuidar melhor dele. Visto que a doutora, sequer comentou o caso de cirurgia para curar a catarata. Moramos no Rj, cidade de São gonçalo.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giovanny! Lamentamos muito o que está acontecendo com o seu cachorro. O nosso conselho será mesmo consultar um hospital veterinário com especialidade de oncologia para que possa receber a opinião de um especialista. Esperamos que o seu cachorro melhore!
Osmar Ramos
Boa Tarde Srs. A Osteossarcoma pode se manifestar na cabeça do cachorro como se fosse uma afundamento ??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Osmar! O crânio é um local muito incomum para o aparecimento de osteossarcoma. Ocorre em apenas 12% dos cachorros com osteossarcoma do esqueleto axial. Geralmente, sente-se uma massa consistente à palpação. Deve consultar o seu médico veterinário de confiança para que através de um exame físico e provas complementares cheguem a um diagnóstico.

Doenças mais comuns em Rottweilers
1 de 12
Doenças mais comuns em Rottweilers

Voltar ao topo da página