Outros problemas de saúde

Doenças mais comuns em Rottweilers

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 10 julho 2023
Doenças mais comuns em Rottweilers
Rottweiler

Ficha do animal: Rottweiler

O cachorro rottweiler é uma raça canina muito popular, mas ao contrário das raças mais pequenas, a sus esperança de vida é um pouco menos. A esperança de vida atual dos cães rottweiler é de 9 anos em média, tendo um intervalo que vais desde o 7 aos 10 anos de vida.

Por essa razão será muito importante estudar as principais doenças do rottweiler e estar alerta em todas as etapas da sua vida, desde filhote até que seja um cachorro sênior.

Neste artigo do PeritoAnimal poderá informar-se sobre as doenças mais comuns em cães rottweiler. Continue lendo e descubra as doenças mais frequentes desta raça.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns em iguanas

Índice

  1. A displasia de quadril
  2. A displasia de cotovelo
  3. Rotura do ligamento cruzado
  4. Estenose aórtica
  5. Doença de Von Willebrand
  6. Torsção gástrica
  7. Cataratas
  8. Atrofia progressiva de retina
  9. Entrópio canino
  10. Doença de Addison
  11. Osteossarcoma, um tipo de câncer

1. A displasia de quadril

A displasia de quadril é frequente entre os cães rottweiler, especialmente quando se tornam mais velhos. Esta doença apresenta diversos graus: desde efeitos leves que não impedem uma vida normal do cachorro, até casos graves que incapacitam totalmente o cão. Também pode produzir-se perante um exercício físico intenso e excessivo para a condição e capacidade de cão que produz uma formação anormal da articulação. É recomendável que os cães que sofrem de displasia de quadril façam exercícios específicos para cães com displasia.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 1. A displasia de quadril

2. A displasia de cotovelo

A displasia de cotovelo é também uma doença frequente, de origem genética ou causada por excesso de peso, exercício físico ou por uma má alimentação. Ambas as doenças produzem dor e mancar no cachorro. O veterinário pode aliviar um pouco estes desconfortos degenerativos, que em muitas ocasiões são hereditários. Geralmente a displasia de cotovelo está relacionada com a artrite que pode derivar em osteoartrite, especialmente se não for tratada devidamente.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 2. A displasia de cotovelo

3. Rotura do ligamento cruzado

A rotura do ligamento cruzado é um problema de saúde muito grave que costuma afetar as patas traseiras que, consequentemente, criam instabilidade e fazem o cão coxear. Pode tratar-se com uma intervenção cirúrgica (se não coxeia muito) e conseguir que o cão tenha uma vida completamente normal. No entanto, os prognósticos não são tão favorecedores se alem disso o cão sofre de artrose.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 3. Rotura do ligamento cruzado

4. Estenose aórtica

A estenose aórtica é uma doença congênita que provoca o estreitamento da aorta. Deve tratar-se, uma vez que pode provocar a morte do cachorro. É muito complicado detectar este problema do coração mas podemos identificá-lo se observarmos intolerância ao exercício extremo e algumas síncopes. A tosse e um ritmo cardíaco anormal pode indicar-nos a estenose aórtica. Recorra ao veterinário imediatamente para que faça um eletrocardiograma ao cão.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 4. Estenose aórtica

5. Doença de Von Willebrand

A doença de Von Willebrand é uma doença de origem genética que produz prolongadas hemorragias nasais, nas fezes, na urina e inclusivamente sob a derme que costumam produzir-se por traumas ou cirurgia.

Os cães rottweiler que sofrem da doença de Von Willebrand têm um prognóstico de vida normal exceptuando pelo fato de poderem sofrer hemorragias ocasionais por causas anteriormente mencionadas. Nos casos mais graves as hemorragias serão frequentes.

Deve tratar-se com fármacos específicos que nos devem ser receitados pelo veterinário especialista.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 5. Doença de Von Willebrand

6. Torsção gástrica

A torção gástrica é um síndrome habitual em cães de tamanho grande como é o caso do rottweiler. Ocorre quando os ligamentos do estômago não suportam a dilatação que se está produzindo no estômago e este sofre uma torção. Acontece depois de uma grande ingestão de comida ou líquidos e a realização de exercício, estresse prolongado ou por causas hereditárias.

Se observar o abdômen excessivamente dilatado, estresse, náuseas e salivação abundante vá imediatamente ao veterinário visto que apenas pode ser tratada com uma intervenção cirúrgica.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 6. Torsção gástrica

7. Cataratas

As cataratas são uma anomalia ocular que pode ser resolvida através de cirurgia. Costumamos ver o seu aparecimento quando observamos uma opacificação do cristalino com uma grande mancha branca e azulada.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 7. Cataratas

8. Atrofia progressiva de retina

A atrofia progressiva da retina é uma doença degenerativa que leva à cegueira noturna e que pode transformar-se em cegueira total. É importante ressaltar que não tem um tratamento específico, apenas podemos usar diferentes antioxidantes e vitaminas para parar o avanço da doença.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 8. Atrofia progressiva de retina

9. Entrópio canino

O entrópio é um problema ocular grave em que a pálpebra gira para o interior do olho. Deve tratar-se o quanto antes através de uma cirurgia. Geralmente este problema aparece nos filhotes recém nascidos.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 9. Entrópio canino

10. Doença de Addison

A doença de Addison é uma doença no córtex supra-renal que impede uma produção hormonal suficiente. Os sintomas são vômitos, letargia e perda de apetite. Em casos extremos podem produzir-se arritmias que levam à morte. Para tratar um rottweiler com doença de Addison, o veterinário deverá administrar os hormônios que o cão não é capaz de produzir por si mesmo de forma indefinida.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 10. Doença de Addison

11. Osteossarcoma, um tipo de câncer

O rottweiler é propenso a sofrer uma modalidade cancerígena denominada osteossarcoma. Um câncer ósseo. Também pode sofrer em menor medida outras modalidade de câncer. Se o cão sofre fraturas sem motivo, pode ser um sintomas de câncer de ossos. Vá ao veterinário para que se descarte essa doença.

Doenças mais comuns em Rottweilers - 11. Osteossarcoma, um tipo de câncer

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em Rottweilers, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Darlan
Olá, meu rottwiller tem 7 anos, e ele esta sem equilíbrio, com a boca um pouco aberta, sem estabilidade na língua, babando. Oq seria vc pode me ajudar? Nao tem nenhum veterinário aqui por perto
A sua avaliação:
Reinaldo
Minha rottweilers de um ano, Layka, está sem comer, vômito, sai uma baba branca! Já fiz exames de calazar, negativo e vacinei, doença de carrapato, negativo~. Alimento com ração que recusa a comer, já mudei de marca e nada. Alguém pode me ajudar?
A sua avaliação:
elson
Boa noite, estou com problema no carecimento de uma das perna traseira do meu rottweiler, ela tem apenas 6 meses. estou dando condroton 1000. o que posso fazer ale disso.
A sua avaliação:
Elson
Minha cachorrinha está com uma pata menor que a outra o que eu posso fazer
A sua avaliação:
Mayara
Meu cachorro sofre de displasia de quadril, ele toma condroton 1000mg, omega 3, e mais um antiflamatorio e um analgésico. Minha mãe não consegue ninguém que faça fisioterapia nele por ele ser de porte grande e agressivo, apesar de tomar os remédios ele ainda sente muita dor chora toda noite, não consegue se levantar nem pra fazer as necessidades. Ele chora e late sem parar mas quando chego perto ele para, não sei se chora de dor ou se é pra ter atenção. Me corta o coração ver ele assim, não sei oque fazer pra ajudar ele.
Luísa Savala
Oi Mayara! Temos um artigo sobre exercícios para cachorro com displasia de quadril que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/exercicios-para-cachorro-com-displasia-de-quadril-20612.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque um profissional para que ele te oriente sobre quais são os exercícios mais indicados e qual a forma correta de fazê-los, tendo em conta as necessidades do seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
fernando de moura valadares
o boa noite meu cachoro ficou triste derepente ele tem 6 meis ele nem q mais brinca so fica deitado.. vc sabe mim enforma q eu devo fase
Luísa Savala
Oi Fernando! Temos um artigo sobre o que fazer quando um cachorro está triste, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-seu-cachorro-esta-triste-3458.html
É muito importante ter paciência e ser constante nos cuidados com o cachorro. E claro, caso seu cachorro continue com esse comportamento, é aconselhável buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Leticia soares
Meu cachorro parou derrepente de comer esta com diarreia ela é filhote
Francisca Melo De Souza
Olá meu cachorro estar com o pênis com feridas avermelhadas, oque podera ser ,e que tipo de medicamentos posso dar pra ele tomar ,ñ tenho condições de levar ao veterinário por favor me ajude.
Luísa Savala
Oi Francisca! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar diagnóstico, porém ele precisa ser visto por um veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
De qualquer forma, temos um artigo sobre as doenças mais comuns no pênis de cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/penis-de-cachorro-anatomia-e-doencas-mais-comuns-22822.html
A sua avaliação:
André
Meu rottweiler tá muito abatido, com uma babá espessa, e um olho virando pra trás, sem apetite, usamos colírio, mas nada. Alguma ajuda?
Luísa Savala
Oi André! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Carlos Ronie
Meu Rottweiler com labrador estava bem tinhas 2 anos não apresentava nada só estava forte pelo porte.

Foi solto a noite brincou comeu a ração dele fui dormir deixei ele brincando.

Quando foi as 6:00 eu procurei ele estava estirado de lado como se estivesse dormindo, mas tava morto já duro não tinha sinais de vômitos, apenas algo que estivesse saindo do nariz mais como se fosse liquido muito pequeno manchado no chão

Morreu entre 28/01/2019 a 29/01/2019

Não apresentava nada de doença isso poderia ser uma morte súbita ? ou má digestão ? envenenamento
Luísa Savala
Oi Carlos! Sem ter visto o estado do seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico das possíveis causas da morte.
A equipe do PeritoAnimal lamenta a perda e te deseja muita força!
Katy
Meu cachorro ficou com o olho assim na foto em anexo.
Ele tem dermatite e vem cuidando junto com o veterinário. E já passe o a foto paralela tb. Mais quero outra opinião tb!
A sua avaliação:
Fabio
Olá ,tenho um filhote fêmea e precebi que quando ela fixa as patas dianteiras no chão há um pequeno deslocamento para o lado ,isso é normal ?
di
oi Fabio não sou veterinária mas já estudei bastante e eu acho que pode ser a displasia você já notou ela andando um pouco torto ? é bom você leva-la ao veterinário só ele pode dar um diagnostico exato.
















































































































joao santos
minha cachorra predeu o movimento de uma perna algum tempo depois começou a ficar cega agora ja nao esta comendo mais nao esta andando esta com especie de uma bola em baixo do pescoço diz a veterinaria que e doença hereditaria da raça , estou percebendo que ela esta morrendo , a alguma esperança ou vou perde-la
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi João Santos! Infelizmente, sem fazermos um exame físico e termos acesso às provas laboratoriais, não podemos ajudar sobre o prognóstico. Você deve conversar diretamente com a sua veterinária ou procurar uma segunda opinião.
Marli
Bom dia! Tenho um rotweiller, 12 anos, e essa semana ele parou de latir, pouco apetite, com uma tosse fraca, como se estivesse engasgado. O nariz seco. Ja perdeu uma vista. O que faço? Veterinário mais próximo 400 km. Vc pode me ajudar?
Giovanny
Tenho um cao da raça Rotweiller. Ele está com 9 anos. Estava sendo acompanhado por um veterinário que sempre vinha aqui em casa. Aplicava as injeções e tal. Mudamos urgente para uma outra doutora. Pois o animal começou a demonstrar um forte gráu de doenças. Está com uma pele vermelha enorme tapando seu direito. Após exames, a atual doutora informou que ele tem um tumor da parte das narinas. Achei estranho, que eles ela disse ser um tumor no crâneo. Segundo ela, esses problemas se deram pelo fato do outro veterinário não ter aplicado uma determinada vacina. Atualmente o bicho vem sendo cuidado apenas com antibióticos e cuidados de higiene. Pois está sangrando muito pela boca e as vezes narina. Nós estamos muito tristes. Visto que a doutora não quer operar o bicho, dizendo que se isso ocorrer, ele perderá o fucinho. Não sabemos mais o que fazer para salvar o nosso cachorro. É um quadro muito triste. Atualmente estou em busca de alguma clinica que possa fazer uma especie de plano de saúde e ver se algum profissional consegue cuidar melhor dele. Visto que a doutora, sequer comentou o caso de cirurgia para curar a catarata. Moramos no Rj, cidade de São gonçalo.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giovanny! Lamentamos muito o que está acontecendo com o seu cachorro. O nosso conselho será mesmo consultar um hospital veterinário com especialidade de oncologia para que possa receber a opinião de um especialista. Esperamos que o seu cachorro melhore!
Osmar Ramos
Boa Tarde Srs. A Osteossarcoma pode se manifestar na cabeça do cachorro como se fosse uma afundamento ??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Osmar! O crânio é um local muito incomum para o aparecimento de osteossarcoma. Ocorre em apenas 12% dos cachorros com osteossarcoma do esqueleto axial. Geralmente, sente-se uma massa consistente à palpação. Deve consultar o seu médico veterinário de confiança para que através de um exame físico e provas complementares cheguem a um diagnóstico.
GISELE
Bom dia
Meu rottmeiler tem 4 meses e de uns 10 dias pra ca, começou a cair e ter dificuldade de levantar, as pernas estao bambas, se tenta correr cai, nao consegue pular.

Estava normal e de repente apresentou o sintoma.
Logo pensamos em displasia,.
Os pais e avos sao saudaveis, levamos no veterinario, vai radiografar, mas estranhamente esta perdendo a sensibilidade nas patinhas
estamos desolados
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gisele! Esperamos que o veterinário consiga determinar a causa e que consigam tratar o seu pequenino. Se mantenha positiva e confie no veterinário que com certeza fará tudo o que estiver ao alcance dele. A equipa do PeritoAnimal deseja a maior sorte e está torcendo para que tudo corra bem!
GISELE
Mas existe outras doenças que podem ocorrer? ele so tem 4 meses....
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Sim, existem vários diagnósticos diferenciais a considerar para além de displasia da anca, entre os quais osteodistrofia Hipertrófica, panosteíte, osteocondrose, fracturas ósseas e ruptura do ligamento cruzado cranial. Mas o médico veterinário fará o exame físico e provas complementares necessárias para chegar ao diagnóstico correto e definir um tratamento.
daiana
Meu cão tem 8 anos... começou com dificuldade em uma perna, está passando para outra. .. a suspeita é de síndrome da cauda equina. Vamos levá-lo a um ortopedista. Pode ser problema de coluna também... :(
Gilson
Meu cão e da raça ROTTWEILERS, e de uns dias para ca ele vem caindo dos quartos ele já tem 11 anos pode ser da velhice ou uma doença, e se for uma doença tem tratamento.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gilson! Os desiquilíbrios podem ter como origem diferentes doenças. Ele pode estar com algum problema do foro neurológico, pode ser fraqueza dos membros, etc. É importante levar ele ao médico veterinário para que ele diagnostique corretamente, pois embora ele já seja velhinho ainda podemos melhorar a qualidade de vida dele nos últimos anos.
ROSEMÉA
a minha duvida é tenho uma cadela da raça rottweieler ela apareceu uma papa na parte do pescoço ,tem esmagrecido e os olhos ficam remelando,tem todas as vacinas em dias ,que doença pode ser,não puder levar ela a um veterinário,pois estou sem condições financeiras,preciso ser orientada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roseméa! Um vulto no pescoço pode ser várias doenças, entre as quais um abcesso ou mesmo um tumor (câncer). A única forma de saber de que se trata é mesmo indo ao veterinário pois só ele tem na clínica os meios necessários para realizar provas e chegar ao diagnóstico. Para melhorar o apetite dela experimente fazer refeições mais pequenas e mais vezes ao dia. É importante que ela ganhe peso. As melhoras da sua pequenina!
1 de 12
Doenças mais comuns em Rottweilers