Partilhar

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 3 novembro 2016
Doenças mais comuns em cães da raça Boxer

Ficha do animal: Boxer

Está pensando em adotar um cão Boxer? Sem dúvida que esta é uma excelente ideia, uma vez que o Boxer é um cachorro ideal para a vida familiar, pois é um cão dócil, leal, apegado e com um forte instinto de proteção que o torna ideal para conviver com crianças.

O Boxer pode chegar a pesar 33 kg e conta com um organismo forte, robusto e com a musculatura especialmente desenvolvida nas patas traseiras, tórax e pescoço. Este aspeto pode fazer com que pareça um cachorro agressivo, mas este pensamento está muito longe da realidade, pois o Boxer se for adequadamente adestrado e socializado é um excelente companheiro.

Como acontece ao trazer qualquer outro animal para nossa casa, é importante adquirir os conhecimentos necessários para que o nosso pet possa desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para o ajudar, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar das doenças mais comuns em cães da raça Boxer.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns da raça Pinscher

Surdez em cães Boxer brancos

O Boxer de cor branca não é aceite como raça Boxer pela FCI, no entanto muitos criadores consideram que este é um cachorro Boxer de raça pura, apenas de uma cor diferente.

Primeiro devemos esclarecer que o Boxer branco não é um cão albino, o albinismo é causado por gener que são diferentes dos que causam a cor branca no Boxer, conhecidos como genes semi-recessivos.

O Boxer branco não tem que sofrer de alguma doença, mas infelizmente uma percentagem elevada destes sofrem de surdez, sendo que este transtorno auditivo inicia-se nas primeiras semanas de vida. Acredita-se que este problema ocorre pela falta de células produtoras de pigmento no tecido interno do conjunto auditivo.

Infelizmente esta situação não tem tratamento, o que faz com que não possamos melhorar a qualidade de vida do cachorro surdo.

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer - Surdez em cães Boxer brancos

Displasia de quadril

A displasia de quadril é especialmente comum em cães de raça grande, como o Pastor Alemão, Labrador Retriever, Golden Retriever ou Dogue Alemão, apesar do Boxer não possuir um tamanho "gigante" também é suscetível a esta condição. A displasia de quadril é uma doença degenerativa que afeta a articulação coxofemoral, que é a que une o quadril ao fêmur.

Os sintomas desta doença variam dependendo da gravidade e progressão da mesma, no entanto observam-se sempre sinais de mal-estar e dor ao se exercitar, evitando a extensão completa das patas traseiras. Progressivamente vai se observando perda de tecido muscular.

O tratamento farmacológico apenas se destina a aliviar os sintomas, por isso uma das melhores opções é a intervenção cirúrgica, embora apenas o veterinário pode decidir se o paciente é apto ou não a submeter-se a este tipo de tratamento.

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer - Displasia de quadril

Problemas cardíacos

A raça Boxer é uma raça com predisposição a sofrer problemas cardíacos, distinguimos principalmente entre estas duas condições:

  • Cardiomiopatia dilatada canina: Trata-se de uma das doenças coronárias mais frequentes. Na MDC uma parte do miocárdio (o músculo cardíaco) encontra-se dilatado e, como consequência ocorrem falhas na contração, o que limita o bombeamento de sangue.
  • Estenose aórtica: A artéria aorta é a responsável por enviar o sangue limpo a todo o organismo. Quando há estenose, o fluxo desde o ventrículo esquerdo até a artéria aorta fica comprometido devido a uma estreiteza produzida na válvula aórtica. Isto compromete a saúde coronária e a irrigação sanguínea a todo o organismo.

Os principais sintomas de problemas cardíacos em cães são a fadiga excessiva durante o exercício físico, a dificuldade respiratória e a tosse. Perante estes sintomas é imprescindível consultar de imediato o veterinário para realizar um diagnóstico e determinar o tratamento mais indicado.

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer - Problemas cardíacos

Alergias

Os cães Boxer são muito suscetíveis a problemas de alergia. A alergia pode definir-se como uma reação patológica do sistema imunológico, que faz com que o organismo reaja de uma forma exagerada perante um alérgeno, este alérgeno pode vir da alimentação ou do meio ambiente, entre outros. O Boxer é especialmente suscetível a alergias cutâneas como alimentares.

As alergias cutâneas manifestam-se através de inflamação, vermelhidão, lesões e coceira principalmente. Em contrapartida, as alergias alimentares causam vômitos, náuseas, diarreia, flatulências ou perda de peso.

É imprescindível proporcionar ao Boxer uma ração de excelente qualidade para evitar as alergias alimentares, assim como consultar o veterinário se observar no seu pet sinais de alergia cutânea ou alimentar.

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer - Alergias

Hipotiroidismo

Algumas das alergias que o cachorro Boxer pode sofrer estão diretamente relacionadas ao sistema endócrino, que nestes cachorros é especialmente suscetível a diversos transtornos, sendo um dos mais importantes o hipotiroidismo.

A glândula tireoide é essencial para um adequado funcionamento do organismo, no caso de sofrer de hipotiroidismo, esta glândula não segrega as hormonas da tiroide suficientes.

Os principais sintomas são a fadiga, a letargia, a perda de apetite, o aumento de peso e as lesões cutâneas. Felizmente o hipotiroidismo pode se tratar através de medicamentos que substituem as hormonas da tiroide próprias do organismo.

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer - Hipotiroidismo

Observar para tratar a tempo a doença

Conhecer bem o nosso cachorro é essencial para o tratar de forma adequada e mantê-lo em ótimo estado. Para isso, é imprescindível passar tempo com ele e observá-lo.

Se observarmos a frequência com que come, bebe e realiza as suas necessidades, assim como o seu comportamento habitual, será muito mais fácil nos apercebermos a tempo de qualquer mudança que possa ser sinal de doença.

Um adequado seguimento do calendário de vacinas, assim como exercício físico regular e uma boa alimentação, serão também chaves para prevenir a doença.

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer - Observar para tratar a tempo a doença

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em cães da raça Boxer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Doenças mais comuns em cães da raça Boxer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Viviane de Almeida Aires Gouveia
Olá.
Minha cadela tem 8 anos e tem a doença autoimune. Está comendo a ração Premiata.
Só tem essa ração para ela???
Vai fazer cirurgia de castração pois está acometida de Piometra
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Viviane! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa sugerir qual a dieta ideal e que supra todas as necessidades da sua cadelinha.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lúcia
Tenho uma Boxer ,querida educada muito obediente e ela tem 10(dez) anos e tem saído umas bolhas grande bem próximo a região vaginal dela,e tem sangrado essa bolha gostaria de saber o que posso dar ou passar prá eliminar essa bolha ?e o que pode ser isso?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lúcia! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
aline
meu boxer de 6 meses pela ssegunda ve enxo os olhos e a boca o que pode esta acontecendo com ele ... a unuca coisa que ele comeu de diferente foi osso de frango.
Cristiano lerias
Esse cachorro e boxer
A sua avaliação:
josi
meu cachorro ta vomitando um verde - amarelado , ta ficando magro , quase nao come . tenho dois . a femea que ta doente .

dei o cha de erva doce , e tambem dei gengibre , para ver se ela melhora .
oque faço estou preocupada .
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Josi! Sem ver seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda deu um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Flavia
Boa tarde tenho uma boxer Branca e tenho notado muita perda de pelos e ela fica toda vermelha o que é isso você pode me ajudar?
Administrador PeritoAnimal
Oi Flavia! Apenas um veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o caso do seu pet. Não hesite em buscar um bom profissional para que ele faça um exame físico do animal e recomende o melhor procedimento. Rápidas melhoras!
DORIEDSON CAMARGO CAMPANHAN
Sou apaixonado por boxers, porem, tem um problema que ninguem explica, a partir de oito anos comecam a desenvolver tumores. Muito triste isso.
Antônia Suely
Tenho uma cadela da raça Boxer(NINA),é nome dela e agora começou aparecer na pele dela uns caroços como um sangue pisado. O que será?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antônia! Existem várias possibilidades. Você deve ir com ela no veterinário para que a diagnostiquem o mais rápido possível e iniciarem o tratamento adequado.
Olinda Da Costa Ferreira
pergunta meu cachorro box esta com algumas pelotas no pescoço porem uma esta vazando que doença pode ser qual tratamento adequado.

Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Olinda! Podem ser tumores, você deve consultar o veterinário o mais rápido possível!

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer
1 de 7
Doenças mais comuns em cães da raça Boxer

Voltar ao topo da página