Partilhar

Dogue Alemão

Atualizado: 1 outubro 2018
Dogue Alemão

O Dogue Alemão também conhecido como Cão dinamarquês é um dos maiores, mais elegantes e carismáticos cães. O padrão de raça aceito pela Federação Internacional de Cynological (FCI) descreve-o como "o Apollo das raças de cães", porque seu corpo bem proporcionado e seu porte estão em perfeita harmonia.

Se você está pensando em adotar um Dogue Alemão ou se acabou de fazê-lo e precisa de informações sobre a raça para oferecer ao seu companheiro peludo a melhor qualidade de vida, no PeritoAnimal nós falamos sobre este grande cão, sua origem, características físicas, cuidados e possíveis problemas de saúde.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Dogue Alemão ou Cão Dinamarquês

Os mais antigos ancestrais conhecidos desta raça são os bullenbeisser (raça alemã extinta) e os cães alemães que costumavam caçar javalis. As cruzes entre esses cães deram origem a diferentes tipos de bulldogs, dos quais o atual Dogue Alemão foi criado em 1878.

O curioso sobre o nome desta raça é que ela se refere à Dinamarca, quando na verdade a raça foi criada na Alemanha a partir de cães alemães e não se sabe porque este cão é chamado assim.

Embora muitos não possam ter um cão tão grande, a fama da raça é enorme e praticamente todos podem reconhecer um. Esta fama é em grande parte resultado da popularidade de duas grandes caricaturas do Dogue Alemão: Scooby-Do e Marmaduke.

Características físicas do Dogue Alemão

Este é um cão muito grande, poderoso, elegante e de porte aristocrático. Apesar de seu tamanho grande e figura imponente, é um cão bem proporcionado e bonito.

A cabeça do Dogue Alemão é alongada e fina, mas não pontuda. A depressão nasofrontal (stop) é bem definida. O nariz deve ser preto, exceto em cães arlequim e azul. Em cores arlequim, um nariz parcialmente pigmentado ou cor de carne é aceitável. No azul o nariz é antracito (preto diluído). O focinho é profundo e retangular. Os olhos são médios, amendoados e expressão viva e inteligente. Os pretos são os preferidos, mas podem ser mais claros em cães azuis e arlequins. Em cães de cor arlequim, ambos os olhos podem ter tonalidades diferentes. As orelhas são de alta inserção, caídas e de tamanho médio. Tradicionalmente eles eram cortados para dar "maior elegância" ao cão, mas felizmente esse costume cruel está caindo em desuso e é até mesmo punível em muitos países. O padrão FCI da raça não requer o corte de orelhas.

O comprimento do corpo é quase igual à altura na cernelha, especialmente nos machos, o perfil do corpo é quadrado. A parte de trás é curta e a coluna é ligeiramente arqueada. O peito é profundo e largo, enquanto os flancos são retraídos na parte de trás. A cauda é longa e de alta inserção. A altura na cruz é a seguinte:

  • Nos machos é pelo menos 80 centímetros.
  • Nas fêmeas é pelo menos 72 centímetros.

O cabelo do Dogue Alemão é curto, denso, brilhante, liso e achatado. Pode ser marrom, malhado, arlequim, preto ou azul.

Dogue Alemão personalidade

Os Cachorros de porte grande como o Dogue Alemão podem dar a impressão errada sobre seu temperamento e caráter. Em geral, o dogue alemão tem personalidade muito amigável ​​e afetuosa com seus donos, embora possam ser reservados com estranhos. Eles geralmente não são agressivos, mas é importante socializá-los desde filhotes por terem tendência de serem reservados com estranhos. Se forem socializados corretamente são cães que se dão bem com as pessoas, outros cães e até mesmo com outros animais de estimação. Eles são particularmente bons amigos das crianças, embora quando sejam cães jovens, possam ser desajeitados para as crianças menores.

Muitos pensam que é difícil treinar um cão dinamarquês. Essa ideia surge por causa dos métodos tradicionais de treinamento canino. Os cães dinamarqueses são muito sensíveis ao abuso e não respondem bem ao treinamento tradicional. No entanto, com um treinamento positivo (treinamento, recompensas etc.), você pode alcançar resultados espetaculares.

Esses cães precisam de companhia frequente. Eles geralmente não são destruidores, mas podem se tornar destruidores quando ficam sozinhos por um período longo de tempo ou se ficam entediados. Eles também podem ser destruidores por causa de seu tamanho grande, especialmente quando eles são filhotes e adolescentes, no entanto, eles não são muito ativos dentro de casa.

Cuidado do Dogue Alemão

O cuidado com o pêlo do Dogue Alemão é simples. Normalmente, a escovação ocasional é suficiente para remover os pêlos mortos. O banho só é necessário quando o cão se suja e, devido ao seu tamanho, é sempre aconselhável ir ao pet shop.

Esses cães precisam fazer exercícios moderados e são muito mais ativos ao ar livre do que em ambientes fechados. Embora sejam cães muito grandes, eles não se adaptam bem vivendo fora de casa, no jardim por exemplo. É melhor poderem viver dentro de casa, junto com a família e levá-lo para passear.

Por causa de seu temperamento relativamente calmo, eles podem se adaptar a viver em apartamentos, porém seu tamanho pode causar problemas em casas muito pequenas, pois eles podem quebrar ornamentos sem perceber. Por outro lado, e também devido ao seu tamanho, antes de adotar um Dogue Alemão é necessário considerar que as despesas com alimentação são muito altas.

Saúde do Dogue Alemão

Infelizmente esta é uma das raças de cães que tem uma predisposição para várias patologias caninas. Entre as doenças mais comuns no Dogue Alemão são:

Para evitar o desenvolvimento das condições acima ou detectar os sintomas a tempo, será essencial que você faça revisões anuais do seu cão, além de manter atualizado o calendário de vacinação e desparasitação. Vá ao seu veterinário sempre que tiver dúvidas ou perceber algum comportamento estranho no seu Dogue Alemão.

Fotos de Dogue Alemão

Vídeos de Dogue Alemão

Vídeos de Dogue Alemão
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Dogue Alemão

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Dogue Alemão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
Julia
Adorei! Estou pensando em adotar um cachorro desta raça. Me preocupa apenas o tamanho dele

Dogue Alemão
1 de 9
Dogue Alemão

Voltar ao topo da página