Partilhar

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 setembro 2019
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

A diarreia em cachorros é algo bastante frequente ao longo da sua vida. Em alguns casos, pode ser causada por problemas intestinais ou pela ingestão de comida em mau estado. As causas são variadas e podem provocar graves problemas de desidratação e falta de nutrientes.

Por isso, é recomendável que todos os tutores de cachorros saibam agir quando isso acontecer. Agir rapidamente é fundamental, principalmente se for um filhote, pois a diarreia em cachorro filhote é mais impactante e pode levar à morte. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar várias opções de remédio caseiro para diarreia de cachorro que incluem:

  • Água de arroz;
  • Dieta suave e caseira;
  • Probióticos.
Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para diarreia em gatos

Cachorro com diarreia: o que pode ser

As fezes moles e pastosas, ou seja a diarreia, são um sintoma e não uma doença. Isto significa que a sua presença é causada por alguma doença ou desordem. As causas mais comuns são as seguintes:

  • Reação alérgica;
  • Doenças intestinais;
  • Parasitas internos;
  • Alimentos em mau estado;
  • Materiais não comestíveis;
  • Mudanças na alimentação;
  • Estresse.

No entanto, pode acontecer você não conseguir saber a causa da diarreia em cachorro. Se o seu cachorro está vacinado, desparasitado interna e externamente e não sofre de nenhuma doença, então é muito provável que em alguns dias a diarreia passe. Ao longo da vida de um cachorro, é normal que a diarreia surja em algum momento.

Se você observar sangue nas fezes, vômitos, ou se o seu cão faz esforço para evacuar ou vomita, consulte imediatamente um veterinário pois pode ser um sinal de algum problema mais grave e quanto mais rápido o tutor agir, melhor.

Se você tem um cachorro com diarreia, deve agir de imediato para evitar a desidratação. Os cachorros ficam fracos muito rápido e sofrer de diarreia durante alguns dias sem apetite pode causar problemas graves.

Para saber mais sobre cachorro com diarreia e vômito, veja também esse artigo do PeritoAnimal.

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro - Cachorro com diarreia: o que pode ser

Cachorro com diarreia: o que fazer

Se você tem em casa um cachorro com diarreia, é importante que siga as seguintes indicações:

  • Jejum: se você tem um cachorro com diarreia, a primeira coisa que deve fazer é retirar a comida dele por um período de cerca de 12 horas. Assim, o aparelho digestivo irá se limpar e esvaziar. É importante observar sempre as fezes do seu cachorro para reconhecer possíveis sinais incomuns.
  • Água: é muito importante que o seu cachorro tenha sempre água fresca e limpa, você não deve retirar a água mesmo durante o período de jejum. Vá mudando a água e limpe o recipiente enquanto observar sinais de diarreia em cachorro. Durante a diarreia, o cachorro perde grandes quantidades de água, tal como acontece com os humanos. Veja se o seu cachorro bebe água, se durante o período de jejum ele não beber nada e inclusive sofrer com vômitos, consulte de imediato o seu veterinário.
  • Bebida isotônica: você pode colocar em um recipiente um pouco de alguma bebida do tipo gatorade diluída com um pouco de água. As bebidas isotônicas irão ajudar a repor os eletrólitos perdidos. As de sabor laranja ou afrutado são as favoritas dos cachorros.
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro - Cachorro com diarreia: o que fazer

Remédio caseiro para cachorro com diarreia

Depois do período de jejum, é recomendável que você dê alimento ao seu cachorro de forma gradual. Reparta a comida em 3 ou 4 refeições pequenas ao longo do dia. É melhor não forçar o estômago com muita quantidade. A dieta suave é semelhante à oferecida a pessoas doentes, são alimentos de fácil digestão como:

  • Arroz branco cozido;
  • Peru ou frango cozido sem pele;
  • Peixe cozido ou na chapa;
  • Batata cozida;
  • Abóbora.

Um exemplo de uma boa alimentação do cachorro com diarreia pode ser arroz branco com frango cozido. Você pode substituir o arroz por batata cozida e combiná-la com carne ou abóbora cozida e cortada em pedaços.

Você deve cozinhar os alimentos sem sal nem temperos, para que a digestão seja o mais simples possível. Mantenha a dieta durante 3 ou 4 dias ou até observar melhorias. Se a diarreia em cachorro se prolongar mais tempo ou se não ele não comer nada, consulte de imediato o seu veterinário. Esta dieta macia é, tal como para os humanos, um remédio para combater um problema intestinal normal. Perante qualquer dúvida, fale com o seu veterinário.

Se o seu cachorro tem episódios de diarreia frequentes, ele pode sofrer de diarreia crônica. Infelizmente, os casos de diarreia crônica são muito comuns em cachorros, sendo as enteropatias as causas mais comuns [1]. Nesses casos, um correto diagnóstico é imprescindível. Consulte o seu médico veterinário de confiança.

Água de arroz para diarreia de cachorro

A água de arroz é uma excelente forma de tratar a diarreia canina. É um remédio caseiro que ajuda a combater a diarreia em cachorro além de normalizar o trânsito intestinal, e você pode dar ao seu cachorro depois do período de jejum. Para a preparação, você precisa apenas de arroz branco redondo e de água. Você deve usar esse arroz porque ele possui um alto conteúdo em amido.

É necessária uma parte de arroz por cada três partes de água. Isto quer dizer que para cada xícara de arroz, você vai precisar de 3 xícaras de água. Não adicione sal.

Coloque a água para ferver em uma panela e, quando estiver fervendo adicione o arroz e deixe cozinhando durante cerca de 20 minutos. Separe a água do arroz com um coador e assim, você já tem a sua água de arroz pronta. Deixe esfriar um pouco antes de oferecer ao seu cachorro, o ideal é que esteja à temperatura ambiente.

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro com probióticos

Durante as doenças gastrointestinais, a flora intestinal pode ser prejudicada. Os alimentos probióticos contêm micro-organismos que ajudam a repor a flora perdida. Existem várias combinações de probióticos para cachorros que contêm diferentes estirpes de várias bactérias.

Consulte o seu veterinário sobre qual é o mais adequado para o seu cachorro. Se a diarreia do seu cachorro passar em dois dias e ele comer de forma normal, é provável que não seja necessário dar-lhe os probióticos.

Remédios caseiros para a diarreia de cachorro: recomendações

Também é importante que o tutor saiba quais são os alimentos proibidos para cães para ter a certeza que não está oferecendo algo que é inapropriado para o seu cachorro. Além disso, confira também as nossas dicas para ter um cachorro saudável e feliz.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para a diarreia de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Referências
  1. Volkmann, M. et al (2017) Chronic Diarrhea in Dogs - Retrospective Study in 136 Cases. J Vet Intern Med. 31(4) 1043-1055

Vídeos de Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

1 de 3
Vídeos de Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
123 comentários
A sua avaliação:
Juliana Brito
Meu cachorro está com diarreia e vomito.. emagreceu e não bebe água. Estamos desesperados. O irmão dele tbm ficou assim e demos soro... plazil.. . Novalgina e sarou.. agora o fico nada. Eles têm 2 meses. Me ajudem
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Juliana! Temos um artigo sobre as causas de cachorro com diarreia e vômito, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-e-vomito-o-que-pode-ser-22654.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes, principalmente por se tratar de um filhote de cachorro. Outra recomendação muito importante é mantê-lo bem hidratado para evitar pioras no quadro do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Regiane Divina Barbosa
Eu sempre dou banho no meu cachorro (shampoo com uma dose de vinagre de maçã.
Sempre ter cuidado com os olhos dele e sempre pentear ,de preferência no período da manhã.
Adeus ás pulgas.
Kelly Cristina
Tenho uma ninhada de 5 filhotes de cachorro, vira lata, estão com 2 meses e só comem ração de filhote, não dou petiscos nem nada e comem 3 vezes ao dia, mas apenas 1 deles esta evacuando mole, todos comem a mesma ração mas apenas ele esta com diarreia, e já tem uns 15 dias isso, ele esta comendo pouco em comparação aos irmãos, já dei remédio de verme, ele não emagreceu e esta bem esperto e toma água normal, muito arteiro, será que é apenas estresse? Não posso levar no veterinário agora pois ta caro.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kelly! Temos um artigo sobre a diarreia em cachorros que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-tratar-a-diarreia-canina-20375.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança pois, por se tratar de um filhote é um cachorrinho mais frágil e pode se desidratar com mais facilidade, piorando o quadro. Uma boa dica é pesquisar por ONGs ou Associações próximas da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Eliane Schulze
Estou com um problema meu cão não quer comer,dorme o dia todo está com diarréia e onde moro não tem veterinário estou desesperada.
Jucimara
Meu cachorro é um maltês, ele tem 3 anos, 1 semana e 2 dias, ele está, com diarréia e saindo sangue junto ao cocô e também saindo uma geleia mucosa juntoo, já levei ao veterinário, porém já está com dois dias que não melhora está tomando medicamento e ao meu ver está dddo mesmo jeito 😣😣 k que possuo dar para ele tomar ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jucimara! Você está seguindo o tratamento que o veterinário recomendou?
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Carita
Boa tarde.... Meu cachorro e um shituz de 1 ano e ele está com diarréias tem 3 dias....
Só que ele tá comendo só um pouquinho de ração. ...
O que faço pra acabar com a diarréia dele.
Com remédio caseiro? ?????
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carita! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, é muito importante manter o seu cachorro hidratado e buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Hellen
Oi Boa noite ganhei uma pinchi 0 só q parece q ela tá com alergia tá com umas manchas no corpo o q devo fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Hellen! Você deve levar a sua cachorrinha em um médico veterinário de confiança o quanto antes, para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jose
Minha cadela de 4 meses não está comendo. E bebê pouca água a dois dias. Também está com diarreia sem sangue porém com cor escura e com um odor muito forte. Ela tem a mania de comer as próprias fezes quando não tem ninguém em casa. Qual remédio posso comprar para ela ou pq posso fazer para ela melhorar??? Por favor ajudem....
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José! Você deve levar a sua cadela ao veterinário o mais rápido possível.
Para além disso, por ela estar com diarreia é muito importante que você ofereça bastante água para que não fique desidratada e piore ainda mais o quadro que apresenta.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
KATIA RIGAUD LIMA GOMES
Boa noite , meu cão tem 2 meses tem um mês que estar com diarreia não sei o que fazer, ele faz fezes muitas vezes por dia e quando coloco a comida dele come muito rápido, me ajudem por favor obrigada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Katia! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jacilene
Boa noite. Não sei mais o que eu faço, minha buldogue de 2 anos de um mês pra cá parou de comer, veios os vômitos, levamos ao veterinário, ultrassom, exame de sangue, medicação teve uma pequena melhora, e tudo volta quando paramos de dar os remédios pra enjoo e vômitos, começa comer aos poucos, depois volta tudo novamente, com os vomitos pq não come e diarréia, trocamos já a ração prescrita pelo vete Royal Canin sensible e mesmo assim continua. Dia melhor e dias piores sem querer comer até vomitar, puns fedidos e diarréia nesses momentos. Não sei o que faço .
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jacilene! Recomendamos que você busque outro veterinário para ter uma segunda opinião, sem ver sua cachorra não podemos identificar a origem do problema. Rápidas melhoras!

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro
1 de 3
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Voltar ao topo da página