PARTILHAR

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 abril 2022
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A diarreia em cachorros é algo bastante frequente ao longo da vida do animal. Em alguns casos, pode ser causada por problemas intestinais ou pela ingestão de comida em mau estado. As causas são variadas e podem provocar graves problemas de desidratação e falta de nutrientes.

Por isso, é recomendável que todos os tutores de cachorros saibam agir quando isso acontecer. Agir rapidamente é fundamental, principalmente se for um filhote, pois a diarreia em cachorro filhote é mais impactante e pode levar à morte. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar várias opções de remédio caseiro para diarreia de cachorro que incluem:

  • Água de arroz;
  • Dieta suave e caseira;
  • Probióticos.
Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para diarreia em gatos

Causas da diarreia em cachorro

Antes de falar sobre as causas de diarreia em cachorro tenha em conta que a diarreia é um sintoma e não uma doença. Isto significa que a sua presença é causada por alguma doença ou desordem. As causas mais comuns são as seguintes:

  • Reação alérgica;
  • Doenças intestinais;
  • Parasitas internos;
  • Alimentos em mau estado;
  • Materiais não comestíveis;
  • Mudanças na alimentação;
  • Estresse.

No entanto, pode acontecer você não conseguir saber a causa da diarreia em cachorro. Se o seu cachorro está vacinado, desparasitado interna e externamente e não sofre de nenhuma doença, então é muito provável que em alguns dias a diarreia passe. Ao longo da vida de um cachorro, é normal que a diarreia surja em algum momento.

Se você observar sangue nas fezes, vômitos, ou se o seu cão faz esforço para evacuar ou vomita, consulte imediatamente um veterinário pois pode ser um sinal de algum problema mais grave e quanto mais rápido o tutor agir, melhor.

Se você tem um cachorro com diarreia, deve agir de imediato para evitar a desidratação. Os cachorros ficam fracos muito rápido e sofrer de diarreia durante alguns dias sem apetite pode causar problemas graves.

Para saber mais sobre cachorro com diarreia e vômito, veja também esse artigo do PeritoAnimal.

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro - Causas da diarreia em cachorro

Cachorro com diarreia: o que fazer

Se você tem em casa um cachorro com diarreia, é importante que siga as seguintes indicações:

  • Jejum: se você tem um cachorro com diarreia, a primeira coisa que deve fazer é retirar a comida dele por um período de cerca de 12 horas. Assim, o aparelho digestivo irá se limpar e esvaziar. É importante observar sempre as fezes do seu cachorro para reconhecer possíveis sinais incomuns.
  • Água: é muito importante que o seu cachorro tenha sempre água fresca e limpa, você não deve retirar a água mesmo durante o período de jejum. Vá mudando a água e limpe o recipiente enquanto observar sinais de diarreia em cachorro. Durante a diarreia, o cachorro perde grandes quantidades de água, tal como acontece com os humanos. Veja se o seu cachorro bebe água, se durante o período de jejum ele não beber nada e inclusive sofrer com vômitos, consulte de imediato o seu veterinário.
  • Bebida isotônica: você pode colocar em um recipiente um pouco de alguma bebida do tipo gatorade diluída com um pouco de água. As bebidas isotônicas irão ajudar a repor os eletrólitos perdidos. As de sabor laranja ou afrutado são as favoritas dos cachorros.
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro - Cachorro com diarreia: o que fazer

Remédio caseiro para cachorro com diarreia

Depois do período de jejum, é recomendável que você dê alimento ao seu cachorro de forma gradual. Reparta a comida em 3 ou 4 refeições pequenas ao longo do dia. É melhor não forçar o estômago com muita quantidade. A dieta suave é semelhante à oferecida a pessoas doentes, são alimentos de fácil digestão como:

  • Arroz branco cozido;
  • Peru ou frango cozido sem pele;
  • Peixe cozido ou na chapa;
  • Batata cozida;
  • Abóbora.

Um exemplo de uma boa alimentação do cachorro com diarreia pode ser arroz branco com frango cozido. Você pode substituir o arroz por batata cozida e combiná-la com carne ou abóbora cozida e cortada em pedaços.

Você deve cozinhar os alimentos sem sal nem temperos, para que a digestão seja o mais simples possível. Mantenha a dieta durante 3 ou 4 dias ou até observar melhorias. Se a diarreia em cachorro se prolongar mais tempo ou se não ele não comer nada, consulte de imediato o seu veterinário. Esta dieta macia é, tal como para os humanos, um remédio para combater um problema intestinal normal. Perante qualquer dúvida, fale com o seu veterinário.

Se o seu cachorro tem episódios de diarreia frequentes, ele pode sofrer de diarreia crônica. Infelizmente, os casos de diarreia crônica são muito comuns em cachorros, sendo as enteropatias as causas mais comuns [1]. Nesses casos, um correto diagnóstico é imprescindível. Consulte o seu médico veterinário de confiança.

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro - Remédio caseiro para cachorro com diarreia

Água de arroz para diarreia de cachorro

Se o seu cachorro apresenta um comportamento diferente, é normal que você se pergunte o que dar para cachorro com diarreia. Uma boa opção para tratar a diarreia canina é a água de arroz. É um remédio caseiro que ajuda a combater a diarreia em cachorro além de normalizar o trânsito intestinal, e você pode dar ao seu cachorro depois do período de jejum. Para a preparação, você precisa apenas de arroz branco e de água. Você deve usar esse arroz porque ele possui um alto conteúdo em amido.

É necessária uma parte de arroz por cada três partes de água. Isto quer dizer que para cada xícara de arroz, você vai precisar de 3 xícaras de água. Não adicione sal.

Coloque a água para ferver em uma panela e, quando estiver fervendo adicione o arroz e deixe cozinhando durante cerca de 20 minutos. Separe a água do arroz com um coador e assim, você já tem a sua água de arroz pronta. Deixe esfriar um pouco antes de oferecer ao seu cachorro, o ideal é que esteja à temperatura ambiente.

Remédio caseiro para a diarreia de cachorro - Água de arroz para diarreia de cachorro

Remédio caseiro para diarreia de cachorro com probióticos

Durante as doenças gastrointestinais, a flora intestinal pode ser prejudicada. Os alimentos probióticos contêm micro-organismos que ajudam a repor a flora perdida. Existem várias combinações de probióticos para cachorros que contêm diferentes estirpes de várias bactérias.

Consulte o seu veterinário sobre qual é o mais adequado para o seu cachorro. Se a diarreia do seu cachorro passar em dois dias e ele comer de forma normal, é provável que não seja necessário dar-lhe os probióticos.

Como evitar a diarreia em cachorro

Por existirem diversas doenças que podem causar diarreia não é possível identificar com precisão fatores para evitar a diarreia em cachorro. No entanto, alguns cuidados básicos podem ser úteis para evitar essa ou qualquer outro tipo de alteração na saúde no pet. Por Exemplo:

  • Manter uma dieta rica e equilibrada, oferecendo ao cachorro todos os nutrientes necessários;
  • Manter o pet sempre hidratado com água limpa e fresca;
  • Evitar que o cachorro coma alimentos tóxicos ou que possam causar alergia;
  • Evitar que o cachorro entre em contato com fezes de outros animais contaminados com parasitas e/ou vírus.

Recomendações gerais sobre diarreia em cachorro

Também é importante que o tutor saiba quais são os alimentos proibidos para cães para ter a certeza que não está oferecendo algo que é inapropriado e por isso pode estar causando o problema de um cachorro com diarreia. Além disso, confira também as nossas dicas para ter um cachorro saudável e feliz.

Confira o nosso vídeo no YouTube com algumas dicas sobre comida natural para cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para a diarreia de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Referências
  1. Volkmann, M. et al (2017) Chronic Diarrhea in Dogs - Retrospective Study in 136 Cases. J Vet Intern Med. 31(4) 1043-1055.
  2. PAULA, Cleber Jacob Silva de. Análise de cepas de Escherichia coli Shiga toxigênica (STEC) e E. coli patogênica extraintestinal (ExPEC) isoladas de cachorros diarréicos atendidos em clínica privada no município de Ituverava, SP. 2007. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/94918>. Acesso em 23 de fevereiro de 2021.

Vídeos relacionados com Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
197 comentários
A sua avaliação:
Iodelmar Zilli
Talvez seja preconceito, não sei, mas sempre achei que a palavra cachorro deveria ser substituida definitivamente por cão. Além de soar melhor quando pronuciada como caozinho, cadelinha (ao inves de cachorrinha), etc, tambem soa mellhor como nessa frase: dieta canina, isso porque tem pessoas que falam dieta cachorrina.
A sua avaliação:
Beatriz França
Minha cachorra e poodle ,ela está com diarreia e vomitando,não sei oque fazer
A sua avaliação:
Miriam Cristina Martins
Meus dois cachorros são de porte pequeno os dois estão com diarréia vou fazer estes remédios gostei das dicas descobrir muitas coisas que posso dar que eu não sabia
A sua avaliação:
FRANCISCO BARBOSA
BOA TARDE, MEU CACHORRO É UM CHOWCHOW DE 11 ANOS, ESTAVA ÓTIMMO , DE REPENTE APRESENTOU DIARREIA, FEZES MOLES, COM UMA APLICAÇÃO DE SOROTERAPIA MELHOROU NORMAL MAS VOLTOU A S FEZES MOLES DEPOIS. ELE É FORTE, TEM DISPOSIÇÃO, NÃO ESTÁ PROSTRADO, BRINCAA, CORRE, PASSEIA, COME MUITO BEM, BEBE ÁGUA NORMAL MAS AS FEZES SEMPRE ESTÃO MOLES E COM ALGUMAS PARTES SÓLIDAS, O QUE É ISSO ? A VETERINÁRIA ESTÁ PERDIDA, NÃO SABE O QUE FAZER, ESTÁ NA "ERRO E ACERTO" , ESTÁ FICANDO CARISSIMO.
A sua avaliação:
Vida Saudável
Ótimo conteúdo.
A sua avaliação:
Ana Alice Barreto Gonçalves
Meu cachorro filhote rotivalei está mole e não para em pé o q faço e tô sem dinheiro pra veterinário no momento
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ana. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
António morais
Tenho um cachorro com três meses e já foi desparasitado , mas esta noite andou de diarreia e vomitou a reção sem estar mastigada , não tem febre , está esperto como de costume mas a diarreia tem continuado todo o dia , que posso fazer , obrigado .
A sua avaliação:
Priscila
Matéria incrível, parabéns Perito Animal!
Aproveito para compartilhar o que passei com a minha doguinha Luli. Primeiro ela começou com reações alérgicas na pele e coceira, depois episódios de vômito e diarreia. Fiquei muito preocupada, porque ela é nosso xodozinho sabe?
Foi então que eu conheci os benefícios da alimentação saudável para pets e aprendi diversas receitas práticas pra minha pequena Luli. Antes, como não tinha condições, acabava dando apenas a ração mais barata, agora, complementando com alimentação saudável ela está ótima, nunca mais teve problemas de saúde.

A sua avaliação:
Fernanda Noleto da Silva
Boa noite meu cachorrinho tem 2 meses ele comeu alguma coisa que fez mal , fazer cocô mole cm uma baba as vezes amarelo , hoje duas vezes tava so pingando agora tá fraquinho , qual remédio caseiro que eu possa fazer.ele gosta de mexe nas plantas tá rasgado tudo.
A sua avaliação:
Suiane
Meu cachorro tem 2 meses ele comeu uma ração que deu diarréia, e ele vomitou uma vez só ! Mais agr ele tá cm as fezes bem mole eu tirei a ração e estou dando arroz cm frango ! Isso pode ajudar a ele melhorae?
A sua avaliação:
Lia
O meu cachorro está doente, o que eu faço?
A sua avaliação:
rachel
meu cachorro obeso estava cagando sem parar. Ate que dei agua com maisena. ficou bomzinho da silva.
A sua avaliação:
Nelcy
Márcia
Meu cachorro está com dois dias sem querer comer ração, só come pão ou petisco e mais ou menos ainda, está triste e com diarréia e vomitando, não tenho como levar no veterinário.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nelcy. Temos este artigo em que falamos sobre o que fazer quando um cachorro não quer comer e está triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html
De qualquer forma, mesmo que você não possa pagar, já procurou os serviços de veterinário gratuitos ou de baixo custo? Confira: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alessandra
Eu dei muita batata doce para minha cachorrinha e ela está evacuado o dia todo eata pastoso mas. Não para o que deve fazer de imediato
A sua avaliação:
Marcos
Cachorro bebê com 2 meses: água de arroz 🍚 é bom para a diarreia.
A sua avaliação:
Luciano Marcos
Essa comida caseira com arroz, pode comer todos os dias ou é somente alternados?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Luciano. Você pode dar a ao cachorro todos os dias até que ele apresente sinais de melhora.
A sua avaliação:
rosimeire borges
COMO FAÇO PARA CURAR MEU GATO COM 4 ANOS FEZ CASTRAÇAO E MUDEI A RAÇAO DELE PELA WISCAS DE CASTRADO,AI DEPOIS DESSA TROCA DE RAÇAO ELE FICOU COM DIARREIA COCO QUASE AGUA,SEMPRE FEZ COCO NORMAL ANTES DA CASTRAÇAO E DA TROCA DA RAÇAO
A sua avaliação:
clelio luiz de almeida
Tenho uma cadela de 14 anos, ela sempre tomou muita água, estava forte, mas levei o animal no veterinario foi feito exame de sangue e deu uma diabetes muito alta, em torno de 460. Estou dando insulina 0,04 mg, mas ela começou a perder massa muscular e está até com dificuldade para andar. O que fazer agora? Obrigado.
A sua avaliação:
Cristina de Almeida Coelho
Bom dia.
Adotei uma cadela e infelizmente ela come tudo o que vê pela frente e muito difícil cuidar dela, ela sempre tem diarréia,, gostaria de dicas de como educar ela. Principalmente em relação a não matar outros animais ela e uma caçadora, mata todas as galinhas e patos e pior come, moro em sítio. Ela e mestiça com pastor alemão. Agradeço desde já pela ajuda.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Cristina. Tudo bem? Bem, temos altuns artigos que talvez sejam úteis: este é sobre cão agressivo - causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cao-agressivo-causas-e-tratamento-6100.html. E neste outro artigo explicamos como adestrar um pastor alemão: https://www.peritoanimal.com.br/adestrar-um-pastor-alemao-20788.html.
Um abraço!
A sua avaliação:
Savio
Tou com problema com meu cãozinho ele tem 1 mês e está com diarréia e não se alimenta o que devo fazer
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro
1 de 5
Remédio caseiro para a diarreia de cachorro

Voltar ao topo da página ↑