Partilhar

Problemas de pele do Shar Pei

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2017
Problemas de pele do Shar Pei

Ver fichas de  Cachorros

São vários os problemas de pele do Shar Pei que o podem afetar durante toda a sua vida. Entre eles encontramos os fungos, as irritações ou as alergias, pois trata-se de um cão especialmente sensível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar os diferentes problemas que afetam a sua pele e também lhe vamos explicar alguns métodos de prevenção em cada um dos casos para tentar evitar o seu aparecimento.

Continue lendo este artigo sobre os problemas de pele do Shar Pei para saber como os descobrir e prevenir.

Também lhe pode interessar: Por que o pelo do Labrador cai tanto?

Antes de começar...

Lembre-se que o Shar Pei é um cão com uma pele muito sensível, pelo que pode sofrer de diversos problemas relacionados com a pele. Antes de medicar o seu cachorro ou seguir qualquer tipo de tratamento é fundamental que consulte o seu veterinário para se certificar de que efetivamente se trata desse problema. Este artigo é apenas um guia que o ajudará a identificar algumas destas doenças cutâneas e a preveni-las.

Problemas de pele do Shar Pei - Antes de começar...

Irritação da pele

A irritação da pele é um problema muito comum nos Shar Pei que pode ser devido a um pelo sujo, substâncias que façam reação na pele, xampus que lhe possam irritar a pele e inclusive a presença de corpos estranhos. A sua pele é altamente sensível, por isso deve cuidar dela.

Para evitar a irritação da pele do Shar Pei e, por conseguinte o aparecimento de doenças é imprescindível prestar atenção a estes conselhos:

  • Mantenha o seu Shar Pei seco prestando atenção depois do banho.
  • Nos dias de chuva ou especialmente úmidos deverá secá-lo com uma toalha minuciosamente.
  • Revise com frequência zonas concretas como as axilas ou dentro das dobras da sua pele.
  • Utilize produtos dermo-protetores, nunca genéricos, são mais fortes.
  • Não utilize colônias se estas não forem naturais e inofensivas.
  • Leve-o sempre ao veterinário sempre que detetar alguma anomalia.
  • Evite que se lamba ou se coce, isso gera umidade na zona.
  • Ofereça-lhe produtos com ômega 3 (como o salmão), o seu efeito é anti-inflamatório.

Continue lendo para se informar de todas as doenças da pele do Shar Pei que vamos explicar de seguida.

Problemas de pele do Shar Pei - Irritação da pele

Fungos

Os fungos podem aparecer por diferentes motivos, as rugas ou dobras da pele e a contínua fricção da pele do Shar Pei é um dos elementos que favorecem o aparecimento dos fungos, além do contato com a água e a idade avançada do cachorro em questão.

Os fungos costumam aparecer nas mesmas dobras da pele e em zonas concretas como pode ser as axilas, dependo de cada caso. A zona fica avermelhada, começa a perder pelo e a segregar uma substância branca acompanhada por um odor ácido. Devemos evitar a tudo o custo que se lamba e começar o quanto antes o tratamento pois o calor e a umidade favorecem a sua expansão.

O tratamento é muito simples e fácil de levar a cabo. O mais provável é nos receitar um xampu específico para tratar os fungos. Bastará lavar o cachorro e deixar o produto agir. Continuará este processo pelo tempo que o veterinário indicar.

Embora a infecção por fungos seja um problema relativamente fácil de tratar, a verdade é que é recomendável consultar o profissional uma vez que um Shar Pei com fungos costuma também ter infecção no ouvido.

Manter limpo e seco o seu cachorro é, sem dúvida, a melhor forma de prevenção dos fungos, especialmente ao voltar de passear com ele deverá prestar atenção a secar as suas patas.

Problemas de pele do Shar Pei - Fungos

Alergias

O Shar Pei é um cão sensível a contrair alergias seja devido à alimentação, na maioria das vezes, a elementos do ambiente como podem ser as plantas e inclusive devido a uma infestação por pulgas. Apenas o veterinário pode determinar que causas fazem com que o nosso Shar Pei sofre de alergia e por conseguinte administrar um tratamento adequado e específico do caso.

Podemos resolver facilmente uma alergia alimentar oferendo ração hipoalergênica embora outras causas se devam tratar com medicação (anti-histamínicos e cortisona) ou xampus específicos. A verdade é que as alergias são muito frequentes no cachorro Shar Pei.

Problemas de pele do Shar Pei - Alergias

Foliculite

A foliculite afeta cachorros de pelo piloso e curto como é o caso do Shar Pei, podemos detetá-lo facilmente uma vez que o pelo começa a cair na zona afetada e aparecem pequenas pústulas. O cachorro com foliculite irá coçar constantemente as pústulas, até puder chegar a tentar morder a zona que o incomoda fazendo pequenas feridas que se podem infetar.

Todos os cachorros têm na sua pele a bactéria causadora chamada staphylococcus intermedius embora nem todos desenvolvam este problema cutâneo. Geralmente aparece devido às defesas baixas ou outros problemas dentro do organismo do cachorro que fazem com que se manifeste. Também pode ocorrer por as mesmas causas que as outras doenças na pele do cachorro: a umidade, uma falta de higiene, etc.

O tratamento costuma ser antibacteriano ora seja por administração oral ou, através de cremes ou através de xampus específicos. Será o veterinário que deverá recomendar o tratamento a seguir e o tempo que este deve durar pois a maioria dos produtos dedicados à foliculite podem ressecar o seu pelo gravemente.

Problemas de pele do Shar Pei - Foliculite

Tumores

Qualquer cachorro, independentemente da sua idade ou raça pode apresentar tumores, não é exclusivo do Shar Pei. Ainda assim, determinados fatores como a velhice, os produtos tóxicos e inclusive a falta de cuidados do nosso Shar Pei podem fazer aparecer tumores.

Existem muitos tipos de tumores diferentes, benignos ou não, e só podemos determinar de que se tratar e iniciar um tratamento fazendo uma biopsia de uma amostra do tecido do tumor. Se acredita que apareceu um tumor no seu cachorro, consulte o quanto antes o especialista para que lhe façam um exame e possam determinar de que se trata.

Problemas de pele do Shar Pei - Tumores

O seu Shar Pei sofre de um problema de pele?

Conte-nos tudo e ajude outros membros da comunidade do PeritoAnimal a resolver as suas dúvidas sobre os problemas da pele do Shar Pei, lembre-se que pode escrever e juntar fotografias. Agradecemos a sua colaboração!

Problemas de pele do Shar Pei - O seu Shar Pei sofre de um problema de pele?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Problemas de pele do Shar Pei, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Problemas de pele do Shar Pei

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
Kizzy
Eu tenho um sharpei que apresenta muitos problemas de pele, se coça e se lambe muuuito chega a ferir a pele, não sei mais o que fazer pq ja levei em vários médicos, fiz vários tratamentos, todos sem um resultado duradouro, ela come somente ração hipoalergênica há mais de 1 ano e nada faz ela melhorar, realmente já nem sei o que fazer, me deixa muito triste ver a coitadinha toda machucada. Há um mês atrás ficou no cio e o pelo dela ficou MARAVILHOSO sem nenhuma ferida, sem se coçar ou se lamber em excesso, será que isso significa algo? Agradeço qualquer orientação.
Kiara
Minha Sharpei tem 6 meses e apareceu essa lesão na pata após um passeio,além de secreção de pus na vulva.
Marcelo Junior Gonçalves Castro
Tenho um Shrapei de 1 ano 8 meses, já faz 2 meses em que ele teve uma diarreia severa não se alimenta direito mesmo tendo acompanhamento do veterinário durante esse período.
Ele realizou todos os exames que tinha de fazer inclusive de alergia alimentar, porém nenhum dos exames mostrou alteração nenhuma.
Gastei muito dinheiro com remédios e raçoes caríssimas gastro intestinal mais nada dava jeito, passava 2 ou 3 dias se alimentando direito depois parava de comer 2 dias a também vinha a diarreia.
Com esse cenário meu pet perdeu muito peso, olho para ele e vejo com esta deplorável onde me doí muito.
Notei que os dias em que ele melhora e comia logo após aparecia manchas vermelhas, parecidas com picadas de mosquito no rosto dele, foi a onde que pensei que poderia se uma alergia alimentar que estava levando a esse quadro.
Mais fico na duvida, pois a proteína base da ração era de carne bovina, troquei para frango mais não houve melhora.
O que faço?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcelo! O seu cachorro precisa ser visto pode um médico veterinário de confiança o quanto antes pois é uma situação grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Camillo Matheus
Minha sharpei tem 3 meses e meio, recentemente após uma a ingestão de um petisco com corante (que não nos atentados), ela começou a ter irritações. Primeiramente, apareceu umas bolinhas com pus embaixo do pescoço e posteriormente umas feridas que criou uma casca esverdeada. O que será?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Camillo! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sheila
Meu Sharpei está com pelo caindo e se coçando muito ,levei no veterinário nada do que ele passou resolveu,tô usando cloresten e alergovet
Rozangela
Boa noite!
Tenho um Sharpei creme de 5 anos ele está com um problema no pelo umas manchas pretas estou dando a ele pelo e derme não sei mais o que fazer para o pelo voltar ao normal. A ração que ele come é Excelence. Por favor me ajudem estou angustiada.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rozangela! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
André Soares
Tenha uma Sharpei de 5 anos e começou a aparecer alguns caroços na perna direita traseira. Levei no veterinário e falou ser dermatite, deu medicamentos, porem os caroços começou a crescer. Será dermatite mesmo, pra ser sincero não acredito? O que poderia ser?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi André! Você precisa encontrar um veterinário de confiança para examinar o seu cachorro o mais rápido possível, uma vez que isso não parece ser dermatite. Este artigo pode ter informação útil: https://www.peritoanimal.com.br/caroco-em-cachorro-o-que-pode-ser-22740.html

Rápidas melhoras!
Guilherme
Olá, boa noite!! Meu shar Pei smp teve problemas de pele e smp melhorava tbm, porém esses ultimos dias apresentou um problema diferente como, ferida com gotas de sangue, nas costa e no rabo. Qual problema é esse e oq devo fazer? Estou achando q pode ser sarna. pois n esta se alimentando e esta tendo vomito.
Tatiana
Me char pei esta com umas manchas brancas estu muinto preucupada o que devo fazer e como cuidar
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiana! Pelo que parece o seu cachorro esta com foliculite. Porém apenas um médico veterinário pode fazer o diagnóstico correto e te aconselhar o melhor tratamento. A equipe do peritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Robson
Bom dia , tenho um Sharpei de 3 meses , e o pelo do cachorro começou a cair , gostaria de saber se é normal por causa da mudança de pelo que está enrrugando mais,ou é a ração que estou dando? Ração é Golden formula - Premier (frango & arroz). aguardo o retorno para um esclarecimento... grato.

Problemas de pele do Shar Pei
1 de 8
Problemas de pele do Shar Pei

Voltar ao topo da página