Partilhar

Deerhound

Atualizado: 30 julho 2019
Deerhound

O Deerhound ou Lébrel Escocês é cachorro galgo de porte gigante, é parecido com o Galgo Inglês mas mais alto, forte e, com uma pelagem áspera e larga. Apesar de não ser uma raça de cachorro muito conhecida, é uma das mais chamativas pela peculiar aparência e pela personalidade nobre.

Os Deerhound antigamente, eram utilizados para caçar cervos e, atualmente, ainda mantém seu instinto de caça. Embora sejam muito amáveis com outros cachorros e pessoas, tende a querer pegar os cachorros e animais menores, como os gatos. Se você está interessado em adotar um Deerhound ou Lèbrel Escocês, continue lendo e saiba tudo sobre essa raça de cachorro.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Deerhound: origem

Apesar de não ser muito conhecida a origem do Deerhound, costumam associá-lo ao Galgo Inglês devido as similaridades morfológicas. Acredita-se que a mesma linha de Harrier que originou o Galgo Inglês na Inglaterra, deu origem ao Deerhound na Escócia, devido ao clima mais frio das terras altas desse país, favoreceu a evolução de uma raça maior e mais robusta, com uma pelagem mais larga e áspera.

Na idade média, o Lébrel Escocês era empregado para caçar cervos. Por isso, seu nome em inglês é Deerhound. Nessa mesma época, era o cachorro preferido dos chefes de clãs escoceses, inclusive, chegou a ser considerado como o "cachorro real" da Escócia.

O desenvolvimento das armas de fogo e das cercas para as fazendas, acabaram com a caça de cervos. Tudo isso e ainda, a queda do sistema escocês de clãs, levou o Deerhound quase a extinção. Por sorte, o interesse pela raça ressurgiu por volta de 1.800 e o Deerhound se salvou por alguns apaixonados pela raça.

Atualmente, esse cachorro é utilizado exclusivamente como cachorro de companhia e de exposição mas, ainda conserva todas as características e instintos caçadores.

Deerhound: características físicas

O Deerhound é um cachorro gigante que tem patas largas e o corpo magro mas, ainda assim, é um cachorro muito forte. Tem um porte elegante, distinto e uma expressão inteligente. Os Deerhound machos deve ter uma altura na cruz de uns 76 centímetros e um peso aproximado de 45,5 quilos. Os padrões da raça, segundo a Federação de Cinologia Internacional (FCI), não indica uma altura máxima. Por outro lado, as fêmeas devem alcançar uma altura na cruz de 71 centímetros e um peso aproximado de 36,5 quilos.

A cabeça do Deerhound é alargada e proporcional ao corpo. O focinho é largo e conta com fortes dentes que fecham uma mordida em tesoura. Os olhos do Deerhound são redondos e de cor pardo escuro ou marrom. As orelhas são de inserção alta e de cor escura, quando está em repouso as orelhas ficam dobradas para trás mas, quando está em atividade, elas estão levantadas por cima da cabeça mas sem perder a dobra. A cauda é larga, grossa na base e mais fina no final, a ponta quase alcança o chão quando está completamente relaxada.

A pelagem felpuda e áspera do Deerhound tem entre 7 e 10 centímetros de largura. Costumam ser de cor cinza azulada, de diferentes tons de cinza, amarelo-tostado, amarelado, vermelho areia e vermelho fogo. O pelo forma uma certa juba, com bigode e barba.

Deerhound: personalidade

O Deerhound é um cachorro tranquilo, carinhoso, sociável e gentil, tanto com as pessoas como com outros cachorros. Ainda assim, devem ser socializados desde filhotes para reduzir qualquer possibilidade de agressão ou timidez, já que é um cachorro grande e rápido.

Apesar do Deerhound ser um cachorro leal e valente, não serve como cão de guarda e defesa porque tende a ficar amigo de todo mundo. Quando são bem socializados, os Lébreles Escoceses são excelentes companheiros para as crianças. No entanto, você deve considerar que os Deerhound adultos não são tão ativos como os filhotes e, precisam de um espaço próprio que não sejam incomodados.

Essa raça de cachorro costuma ser sociável com outros cachorros, por isso, é uma boa opção se você pensa em ter mais de um cachorro. Ainda assim, o instinto caçador dificulta a relação com animais menores, incluindo os gatos e cachorros de porte pequeno.

Deerhound: cuidados

O Deerhound não é apto para viver em apartamentos porque é muito grande e precisa fazer muito exercício, principalmente correr. Para se desenvolver corretamente, o Deerhound precisa de exercícios e jogos diários e, preferivelmente viver em casa ou apartamento grandes. No entanto, como a maioria dos cachorros, ele precisa de companhia e afeto, por isso, ele deve viver junto com a família e não distante em uma casinha no jardim pois assim, você deixará o seu cachorro infeliz. Além disso, por ser propenso a sofrer calos nas patas, é necessário proporcionar um lugar acolchoado para que ele durma.

Se você levar para passear por algum tempo pela natureza, é necessário comprovar se seu pet ficou com alguma pulga, carrapato ou inseto preso no corpo. A pelagem áspera e felpudo desses cachorros precisam de muito mais cuidado que a pelagem de outros galgos, por isso, é necessário escovar regularmente e, com mais frequência na época de mudança de pelagem, assim como levá-lo no pet shop. Mas, apenas é necessário dar banho ao Lébrel Escocês quando realmente estiver sujo.

Deerhound: educação

O adestramento canino é fundamental para essa raça de cachorro já que, por serem cachorros tão grandes e rápidos, é necessário controlar bem. De todas as formas, os Deerhound ou Lébrel Escocês são fáceis de treinar e respondem bem aos métodos de adestramento positivo mas, não tão bem quando se aplicam métodos tradicionais, já que esse adestramento é baseado em castigo e, acaba produzindo estresse, ansiedade e medo ao cachorro, por isso, não é boa opção.

Para começar a educação, você pode iniciar com os comendamos básicas para cachorros e pouco a pouco ir aumentando o nível de técnicas de adestramento a medida que Deerhound for aprendendo. Ainda assim, uma coisa que será muito útil se você quiser adestrar um Deerhound é o uso do clicker.

Deerhound: saúde

Se você cuidar bem do Deerhound, é um cachorro que pode chegar aos 10 anos de idade. Mas, ainda assim, essa raça está propensa a sofrer algumas doenças comuns em cachorros de porte grande:

A torção gástrica é muito frequente nessa raça de cachorro, por isso, é muito recomendado alimentar o seu cachorro Deerhound adulto com três porções pequenas de comida ao dia, ao invés de uma porção abundante. Também é importante dar água e comida em recipientes mais elevados, que ele não tenha que abaixar a cabeça completamente até o chão. Além disso, não devem fazer exercícios intensos logo depois de comer. Por fim, como mencionado anteriormente, o Lébrel Escocês também está propenso a sofrer calos na almofadinha das patas.

Referências
  1. Imagem 11: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Deerhound

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Deerhound

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Deerhound

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Deerhound
1 de 11
Deerhound

Voltar ao topo da página