Doenças cardiovasculares

5 sintomas de doenças cardíacas em cães

5 sintomas de doenças cardíacas em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existem diversas doenças cardíacas que os cães podem ter, provocando arritmia nos cachorros. Muitos tutores se perguntam se é normal o coração do cachorro ser acelerado. Por isso, é importante saber como reconhecer as cardiopatias em cães para agir com rapidez.

Como regra geral, os cães idosos são mais propensos a padecer destas doenças, tais como cães de raça, cães de tamanho pequeno e os que tenham uma carga genética com antecedentes em problemas cardíacos.

Se suspeita que o seu cão pode sofrer de algum problema do coração, não duvide em ler este artigo do Perito Animal para saber quais são os 5 sintomas de doenças cardíacas em cães.

Não se esqueça que diante da mínima suspeita deverá recorrer a um veterinário para que possam fazer um diagnóstico completo do seu melhor amigo.

Também lhe pode interessar: Doenças cardíacas em cães e gatos 🐶🐱
Índice
  1. Arritmia em cachorro
  2. Problemas de respiração
  3. Intolerância ao exercício
  4. Vômitos
  5. Debilidade e letargia
  6. O que fazer em caso de cardiopatia no cachorro?

1. Arritmia em cachorro

As arritmias nos cachorros são sem dúvida sintomas de doenças cardíacas em cães. A arritmia trata-se de uma irregularidade no padrão dos batimento do coração. Inclusive, não é normal o coração do cachorro ser acelerado e embora possa ser causada por muitos fatores, é algo que deve ser avaliado por um especialista.

Existem arritmias muito diferentes, lentas ou aceleradas, mas assinalam claramente um problema nos órgãos internos do cão.

5 sintomas de doenças cardíacas em cães - 1. Arritmia em cachorro

2. Problemas de respiração

Por vezes não é fácil detectar uma arritmia no cachorro, isto porque não é habitual avaliar o ritmo do coração do nosso pet. Por essa razão, um dos sintomas mais comuns que podem alertar um tutor responsável são os diferentes problemas de respiração que os cães com problemas cardíacos têm:

  • Respiração acelerada
  • Dificuldade para respirar
  • Tosse
  • Sopro do coração
  • Arfar com frequência

Qualquer destes sintomas podem ser um indício de problemas cardiovasculares no cão ou que estão associados com outro tipo de doenças. A tosse cardíaca frequente é um sinal muito comum.

3. Intolerância ao exercício

Os cães com problemas do coração sofrem mal-estar e debilidade ao se exercitarem ativamente. Por esse motivo é habitual vê-los deitados seguindo um estilo de vida sedentário. Os desmaios, golpes de calor constantes e inclusivamente a negação para fazer exercício são sinais de alarme que o nosso companheiro nos dá. Um cão saudável e acostumado a uma rotina ativa ou moderada não deveria apresentar problemas para se exercitar. Agora, um cão com batimento cardíaco acelerado ou até mesmo um cachorro cardíaco tremendo indicam que é preciso averiguar essa possibilidade o quanto antes.

5 sintomas de doenças cardíacas em cães - 3. Intolerância ao exercício

4. Vômitos

O mal-estar do cão e outros fatores que se originam quando sofre alguma doença cardíaca podem fazer com que o cão vomite de forma regular. Nestes casos de cardiopatia em cães é habitual observar pequenas regurgitações compostas por bílis. Embora este tipo de problema sejam também um sintoma de outras doenças, é comum em cachorros com problemas de coração.

5. Debilidade e letargia

Para finalizar estes 5 sintomas de cardiopatia em cães é importante ressaltar que a tosse cardíaca, aliada à arritimia, vômito, dificuldade para respirar, enfim, todos os sintomas em conjunto, vão provocar um tal grau de mal-estar no nosso cão que é provável que se mostre fraco, apático e letárgico.

Se observar mais de um destes sintomas é muito provável que o seu cão esteja sofrendo algum problema nos seus órgãos internos.

Neste outro artigo falamos sobre o cachorro com asma, sintomas e tratamento.

5 sintomas de doenças cardíacas em cães - 5. Debilidade e letargia

O que fazer em caso de cardiopatia no cachorro?

Existem doenças e problemas de saúde muito diferentes que podem afetar o nosso cão. Entre os mais habituais destacamos a cardiomiopatia dilatada e a cardiomiopatia hipertrófica.

Para saber qual é a doença que está afetando o seu cão é fundamental recorrer a um veterinário em busca de um diagnóstico que deve fazer-se através de um eletrocardiograma, uma ecografia e inclusive uma radiografia. Dependerá de cada caso. É fundamental fazer isso se reparar o cachorro com coração acelerado, com tosse e outros sintomas citados aqui neste artigo.

A partir do diagnóstico, o veterinário irá receitar a medicação pertinente e as alterações na rotina do cão que sejam indicadas para o seu caso em concreto, avaliando a idade do paciente e a capacidade física que tenha. Nos casos mais graves pode ser necessário uma intervenção.

Cuidar da saúde do nosso animal de estimação é muito importante, por essa razão recorrer ao veterinário de forma regular é imprescindível para detectar atempadamente qualquer problema de saúde.

Agora que você já sabe identificar a cardiopatia em cães, não perca este outro artigo sobre os sintomas e o que fazer em caso de infarto em cachorros.

5 sintomas de doenças cardíacas em cães - O que fazer em caso de cardiopatia no cachorro?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de doenças cardíacas em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças cardiovasculares.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
joyce martins
meu pinscher esta idoso porem apareceu algo no nariz dele que esta fechando as narinas e parece que ele esta ja sem um lado do nariz...oque faço me ajudem pois nao quero perder ele :(
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Joyce. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

1 de 5
5 sintomas de doenças cardíacas em cães