Partilhar

Pinscher Alemão

Atualizado: 3 junho 2020
Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão é um cachorro com uma longa história atrás de si. Este cachorro já acompanhou nobres alemães mais de seis séculos atrás, por isso estamos falando de uma raça bastante antiga. No entanto, não apenas é um cachorro nobre e da nobreza, como também é famoso por sua grande tradição como cão de fazenda.

O Pinscher Alemão é um animal realmente inteligente, animado e muito, muito destemido. Sem dúvida, é uma das raças mais apropriadas para qualquer família, devido à sua bondade e ao amor que esbanja. Você quer conhecer melhor a origem e as características do cachorro Pinscher Alemão? Bem, continue lendo e descubra aqui no PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão é originário do país de mesmo nome, a Alemanha. Na região, essa raça é geralmente conhecida como Pinscher padrão, dada a quantidade e a frequência deles neste canto do mundo. O Pinscher Alemão é uma raça precursora de outras raças conhecidas mundialmente, como o Dobermann ou o Pinscher Miniatura. Ao cruzar Pinschers Alemães com terriers pretos, surgiu o Rattenfanger, hoje conhecido como Pinscher.

Nas origens do Pinscher Alemão, encontramos uma raça tão reconhecida como o Schnauzer, da qual se diferencia principalmente pela pelagem. A raça já estava em documentos que datam do século XIV, portanto, obviamente tem uma longa história. Esta raça está registrada em todas as organizações cinológicas internacionais, por exemplo, na Federação Internacional de Cinologia (FCI), seu padrão oficial foi publicado em 2007[1].

Características do Pinscher Alemão

O pinscher alemão é um cachorro de tamanho médio, que pesa entre 14 e 20 kg e tem uma altura na cernelha que varia de 45 a 50 centímetros. Nesta raça, não há diferenças significativas entre machos e fêmeas. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 14 anos.

O Pinscher Alemão tem uma pelagem curta, com um toque sedoso e pelo denso. Seu corpo, firme e musculoso, é elegante e equilibrado. A cauda é fina e ereta, as orelhas triangulares e médias se dobram para a frente e o focinho longo e pontudo é coroado por um nariz preto. Os olhos, com um olhar intenso, são geralmente de cor marrom.

Embora isso seja cada vez mais raro, o Pinscher Alemão é um daqueles cachorros que sofrem alterações físicas para fins "estéticos" por parte dos seres humanos, como a amputação das orelhas. Devemos lembrar que essa "prática" é totalmente desnecessária e cruel. Além disso, pode prejudicar a saúde do animal e prejudicar sua capacidade de comunicação com outros indivíduos de sua própria espécie.

Cores do Pinscher Alemão

A pelagem do Pinscher Alemão tem uma base de cor parda, marrom ou preta, combinada com uma intensa cor de fogo na ponta das pernas, no focinho, no peito e em todo o ventre. Outras cores possíveis em sua pelagem são o vermelho cervo ou vermelho combinado com marrom.

O filhote de Pinscher Alemão

Os Pinschers Alemães são cachorros muito ativos. Quando filhotes, essa energia é realmente transbordante, então eles tendem a correr e brincar de um lado para o outro o tempo todo.

Eles precisam ser socializados precocemente, pois são cachorros bastante dominantes e se não forem educados para lidar com outros cães, podem se tornar agressivos com eles quando adultos. Ainda vamos nos aprofundar sobre o treinamento deles, mas sem dúvida deve ser constante desde o início.

Personalidade do Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão é caracterizado por ser um cachorro muito animado. Sua vivacidade e energia são brutais, sendo um cachorro notavelmente ativo. Ele adora jogos e caminhadas, de preferência ao ar livre, uma vez que é e tem sido tradicionalmente um cachorro de fazenda e do campo.

Sua forte personalidade e inteligência podem torná-lo um verdadeiro manipulador, algo que sempre deve ser lembrado ao lidar com essa raça. Você deve saber que este costuma ser um cachorro muito possessivo quando não é educado adequadamente, o que desperta nele um comportamento um tanto agressivo e muito possessivo em relação a outros animais e pessoas. Eles estão acostumados a desenvolver o que é conhecido como "proteção de recursos", tanto com seus objetos como com as pessoas com que convivem.

Eles adoram companhia, por isso esta não é uma raça indicada para solidão, porque além de ficar triste sozinho, o Pinscher Alemão também tende a ficar entediado, o que pode levá-lo a apresentar comportamentos destrutivos em casa. E embora ele possa se acostumar a ficar por determinados períodos de tempo sem ninguém, não é adequado que fique muito tempo sozinho.

Cuiados do Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão não requer cuidados muito meticulosos, mas exige exercícios diários, pois parece que o mais importante com esse cachorro é garantir que ele faça bastante atividade física todos os dias. Caso contrário, como já mencionamos, ele apresenta comportamentos bastante perturbadores, e sua saúde mental fica bastante comprometida. Para garantir sua prática de exercício, você pode usar caminhadas, jogos ou esportes, como o running ou os circuitos de agility.

Também é essencial proporcionar uma dieta equilibrada que forneça toda a energia e nutrientes necessários para o seu corpo. Quanto à pelagem, basta escovar bem uma vez por semana para remover os pelos mortos.

Educação do Pinscher Alemão

As principais características dessa raça, como inteligência e tenacidade, fazem com que tenha uma boa predisposição para o aprendizado. No entanto, para esses cachorros, a maneira como são ensinados é decisiva, porque se eles se sentem compelidos ou intimidados, provavelmente se rebelarão e se recusarão a obedecer. E é melhor não entrar nessa dinâmica, porque são cachorros realmente teimosos e assim custará muito para obedecerem e estarem abertos a aprender qualquer coisa.

Por isso, é melhor se informar sobre as técnicas de treinamento baseadas no respeito e na afeição; existem diferentes vertentes, reunidas neste artigo sobre as técnicas de adestramento canino.

Qualquer que seja a técnica escolhida, geralmente é interessante ter o conselho de um treinador profissional, que te apoiará no processo e te ajudará, se necessário. Em geral, para que um treinamento seja produtivo, cada sessão deve ser estruturada de uma maneira específica.

Saúde do Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão geralmente apresenta uma saúde muito boa, no entanto, ao longo dos anos em que a raça desenvolveu sua história, uma série de doenças congênitas foi detectada. Uma das mais preocupantes e infelizmente relativamente frequente é a doença de von Willebrand. Essa condição afeta o sistema sanguíneo, alterando seriamente a coagulação hematológica. Alguns dos sintomas que podem te ajudar a detectá-la precocemente são o sangramento contínuo das gengivas, aparecimento de hematomas sem motivo aparente, sangramento nasal ou sangue na urina. Embora essa doença não possa ser curada, ela pode ser tratada para aliviar os sintomas com medicamentos e curativos. Dessa forma, embora sejam um pouco mais delicados, os cachorros com essa doença podem ter uma vida normal e feliz, sempre com supervisão veterinária contínua.

Outras doenças do Pinscher Alemão são a displasia de quadril, para a qual se recomenda fazer exames frequentes que incluem radiografias desta articulação, e as cataratas, que comprometem a saúde ocular do cachorro.

Para detectar e tratar essas ou quaisquer outras doenças o mais rápido possível, o melhor é fazer visitas regulares ao veterinário, incluindo exames de sangue, radiológicos e uma revisão minuciosa feita pelo veterinário.

Adotar um Pinscher Alemão

O Pinscher Alemão é um cachorro bondoso, inteligente e muito afetuoso, que se esforça para agradar sua família, defendendo-a acima de tudo e de todos. Eles são uma ótima opção para pessoas ativas, porque antes de adotá-lo, é importante lembrar que são animais que exigem muita atividade física diariamente. Algumas pessoas até consideram que o Pinscher Alemão é hiperativo; portanto, antes de adotar um desses cachorros, você precisa avaliar se terá tempo, bem como a possibilidade de o Pinscher Alemão se exercitar diariamente.

Se, depois de analisar todas as necessidades dessa raça em particular, bem como de ter um cachorro em geral, você concluir que está pronto para a adoção, recomendamos enfaticamente que você adote em vez de comprar. Para isso, você pode recorrer a inúmeros protetores, abrigos e associações responsáveis ​​pelo gerenciamento dessas adoções, pode ir às suas instalações ou contatá-los para descobrir se há algum Pinscher Alemão disponível.

Fotos de Pinscher Alemão

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pinscher Alemão

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pinscher Alemão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pinscher Alemão
1 de 3
Pinscher Alemão

Voltar ao topo da página