Partilhar

Mastim Napolitano

Atualizado: 9 maio 2019
Mastim Napolitano

O cachorro Mastim Napolitano é um cachorro de porte grande, robusto e musculoso, com muitas dobraduras na pele e é mais largo do que alto. Antigamente, esses cachorros eram empregados de guerra e de guarda, pela lealdade, temperamento potente e força física. Hoje em dia, são excelentes animais domésticos principalmente para aquelas pessoas que têm muito espaço em casa e muito tempo para dedicar a esses animais.

É uma raça de cachorro que precisa ser socializada desde filhote e educado com adestramento positivo, por isso, é recomendável que sejam pets de pessoas com experiencia em cuidar de cachorros. Se você está pensando em adotar um cachorro e te interessa o Mastim Napolitano, continue lendo essa ficha de animais do PeritoAnimal e saiba tudo sobre esse grandalhão.

Origem
  • Europa
  • Itália
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Mastim Napolitano: origem

Quando os romanos invadiram as ilhas britânicas, levaram com eles os enormes cachorros que eram empregados de guerra, atacando sem piedade os inimigos. No entanto, se depararam com cachorro ainda mais ferozes que defendiam fielmente a ilha. Os romanos ficaram tão impressionados com esses ancestrais do Mastim Inglês que cruzaram com seus cachorros e assim, aparecem predecessores do Mastim Napolitano moderno. Esses cachorros eram ferozes, sanguinários e ideais para guerra.

Com o passar do tempo, essa raça de cachorro ficou quase que exclusivamente na região de Napolês e foram principalmente empregados de guerra com a função de cão guarda. Em 1946 aconteceu uma exposição canina em Napolês e, um estudioso de cães chamado Piere Scanziani reconheceu nessa cidade o Mastim Napolitano, que tinha sido ocultado do mundo até aquele momento. Então, decidiu com outros fãs, fomentar a raça e aumentar a população de Mastim Napolitano. Hoje em dia, essa raça de cachorro é muito conhecida por todo o mundo e perdeu grande parte do temperamento agressivo e violento dos ancestrais.

Mastim Napolitano: características físicas

Esse cachorro é grande, pesado, forte e musculoso, tem um aspecto curioso devido ao excesso de pele solta e da papada. A cabeça é curta e apresenta muitas rugas e dobraduras. O crânio é largo e plano enquanto o stop é bem marcado. A cor do nariz corresponde a cor do pelo, sendo preto em exemplares preto, marrom em cachorros pardos e pardo escuro em cachorros de outras cores. Os olhos são redondos, separados e ligeiramente fundos. As orelhas são triangulares, pequenas e de inserção alta, antigamente elas eram cortadas mas felizmente essa prática caiu em desuso e, inclusive, se tornou ilegal em muitos países.

O corpo do Mastim Napolitano é mais largo do que alto, apresentando assim um perfil triangular. É robusto e forte, o peito é largo e aberto. A cauda é muito grossa na base e vai afinando na ponta. Até hoje perdura o cruel costume de amputá-la com 2/3 da longitude natural, mas esse costuma também está caindo em desuso e é cada vez mais rejeitada.

A pelagem do Mastim Napolitana é curta, áspera, dura e densa. Pode ser cinza, preto, pardo e avermelhado. Qualquer uma dessas cores também pode apresentar o padrão atigrado e também, pequenas manchas brancas no peitoral e na ponta dos dedos.

Mastim Napolitano: personalidade

O Mastim Napolitano é um cachorro muito caseiro, de temperamento firme, decidido, independente, cauteloso e leal. Tende a ser reservado e desconfiado com estranhos mas pode ser um cachorro muito sociável se for socializado desde filhote. É um cachorro tranquilo, que desfruta de uma vida caseira ao lado da família e também adora qualquer tipo de atividade física ao ar livre, já que precisa de uma boa dose de atividade física diária.

O cachorro Mastim Napolitano não costuma latir sem motivo e não é muito ativo para o tamanho que possui, mas pode ser muito destrutivo se não tem a companhia e carinho que precisa. Como o que acontece com todas as raças, trata-se de um cachorro muito sociável que precisa ter um núcleo familiar ao qual se sente parte para ser feliz. É leal ao excesso, um cachorro extremamente fiel a quem lhe cuida e ama.

Lembre-se que, apesar de ser um cachorro sociável e fiel à família, o Mastim Napolitano pode não ser totalmente consciente do tamanho que tem por isso, as brincadeiras com as crianças e com os desconhecidos devem ser sempre supervisionada, entenda isso como uma maneira de segurança do próprio cachorro e de quem desconhece a força física dele.

É uma raça de cachorro que deve ser adotada por pessoas experientes e conhecedoras do comportamento do cachorro, da educação e do adestramento positivo, assim como dos cuidados que precisa. Não é uma raça recomendada para quem não conhece nada acerca do cuidado com os cachorros.

Mastim Napolitano: cuidados

O cuidado com o pelo do Mastim Napolitano não demanda muito esforço, já que, basta uma escovação ocasional para retirar os pelos mortos. No entanto, é necessário limpar as dobraduras da pele com frequência (especialmente as que estão próximas da boca e que possam reter restos de comida) para evitar o crescimento de fungos e outros problemas dermatológicos. Esses cachorros babam muito, por isso, não são ideais para pessoas obcecadas com limpeza.

Apesar de não serem cachorro muito ativos, eles precisam de passeios de longa duração todos os dias e não se adaptam bem a vida em apartamentos pequenos pois precisam de um espaço médio a grande para se sentir cômodos, é recomendável que possam desfrutar de um jardim amplo. Lembre-se que essa raça de cachorro não tolera as temperaturas elevadas, por isso, devem ter um bom refúgio com sombra. Saiba como aliviar o cachorro do calor com 10 dicas fáceis, nesse artigo do PeritoAnimal.

Mastim Napolitano: educação

É muito importante socializar um Mastim Napolitano desde cedo com todos os tipos de pessoas, animais e ambientes para evitar futuros medos ou reações inesperadas. É fundamental entender que a socialização é a chave para conseguir um cachorro adulto estável e saudável. Por outro lado, você também deve ter em conta que é muito importante evitar as situações que o cachorro possa associar como más. Uma má experiência com outro cachorro ou um carro, por exemplo, poderia fazer que a personalidade mude e se torne reativo.

Utilize sempre o reforço positivo e evitar os castigos, as coleiras que enforcam ou a violência física, um cachorro com essas características nunca deve ser submetido ou forçado de maneira violenta. Com a menor suspeita de aparecimento de problemas de comportamento, deve buscar ajuda de um educador canino ou um etólogo.

Ensine ao seu Mastim Napolitano comandos básicas de obediência fundamentais para uma boa relação com a família, com os ambientes variados e com outras pessoas. Recomendamos que você dedique entre 5 e 10 minutos ao dia para rever comandos já aprendidas e ensinar novas. Praticar jogos de inteligência, novas experiências, estimular o desenvolvimento físico e mental do cachorro te ajudará a fazê-lo feliz e ter uma boa atitude.

Mastim Napolitano: saúde

O cachorro Mastim Napolitano é uma raça propensa a sofrer as seguintes doenças:

A reprodução dessa raça de cachorro costuma precisar de assistência devido ao grande peso. É comum que a fecundação se realize mediante inseminação artificial e que os nascimentos precisem de cesárea, para prevenir e detectar rapidamente qualquer problema de saúde, o mais indicado é visitar o veterinário a cada 6 meses e seguir corretamente o calendário de vacinação e desparasitação.

Fotos de Mastim Napolitano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Mastim Napolitano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Mastim Napolitano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Mastim Napolitano
1 de 9
Mastim Napolitano

Voltar ao topo da página