Partilhar

Boiadeiro de Berna

Atualizado: 23 outubro 2018
Boiadeiro de Berna

O boiadeiro de berna ou boiadeiro bernês hoje em dia é bastante popular porque é um excelente cão para família. É excepcional também em atividades como busca, salvamento e apoio em terapias para crianças e adultos. Sem dúvida, é um ótimo cachorro em inúmeros sentidos.

É um cachorro muito calmo, tem um caráter dócil, sociável e também é muito inteligente. Se você está pensando em adotar um boiadeiro de berna você deve saber que é um cão de grande porte e coração. Se você pertence uma família pouco ativa, não é aconselhável adotar um boiadeiro de berna pois esse cachorro precisa de bastante exercício físico.

Para estar atualizado sobre seus cuidados, características e personalidade, recomendamos que você dê uma olhada nesta ficha do PeritoAnimal com todas as informações necessárias sobre o boiadeiro de berna.

Origem
  • Europa
  • Suíça
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Boiadeiro de Berna: origem

O boiadeiro de berna é um cão antigo de fazenda que viveu na área pré-alpina, em Berna, Suíça. Naquela região, era usado como cão de guarda, cão pastor e de corrida (puxando pequenos carrinhos com produtos para o comércio, principalmente leite e seus derivados).

No início, esses cães eram conhecidos como Dürrbächler. De acordo com o padrão da FCI da raça, isso ocorreu porque eles foram vistos com muita frequência em uma povoado chamada Dürrbach de Riggisberg, no cantão ("estado") de Berna. Com o tempo, o boiadeiro de berna ganhou popularidade como cachorro de família, exposição e de trabalho múltiplo, devido ao seu bom caráter e beleza. Em 1910 o nome da raça foi mudado e passou a ser chamado boiadeiro de berna. Hoje, esta raça é a mais popular de todos os cães suíços e tem fãs em diferentes partes do mundo.

Boiadeiro de berna: características físicas

Este cachorro é simplesmente maravilhoso, tem um pelo tricolor, longo e um tamanho acima da média. Sua cabeça é grande, mas mantém uma proporção excelente com o resto do corpo. A depressão nasofrontal (stop) é notória, mas não muito marcada. O nariz é preto. Os olhos são castanhos e amendoados. As orelhas são médias, de inserção alta, triangulares e com a extremidade um tanto arredondada.

O corpo do boiadeiro de berna é ligeiramente mais longo do que alto. A linha superior desce gentilmente do pescoço até a cruz e então se torna horizontal em relação à garupa. O peito é largo, profundo e comprido. A barriga se eleva ligeiramente. A cauda é longa e trava quando o cão está em repouso. Quando o cão esta em ação, leva a cauda até a altura das costas ou um pouco acima.

Sua pelagem é uma das características mais notórias da raça. É longa, brilhante, lisa ou levemente ondulada. A cor de base é preta e tem algumas manchas marrom-avermelhadas e brancas em uma distribuição particular. O cachorro boiadeiro de berna tem uma altura na cruz entre 64 e 70 cm e um peso de cerca de 50 kg.

Boiadeiro de berna: personalidade

O cão boiadeiro de berna é excelente para todos os tipos de famílias, desde que tenham um estilo de vida ativo e cheio de estímulos, permitindo que este cão desenvolva todas as suas capacidades físicas e mentais. É quieto dentro de casa (depois da adolescência), independente, seguro, dócil e pacífico.

É perfeito para famílias de adultos, mas também para famílias com crianças. A raça boiadeiro de berna gosta de passeios longos mas também relaxa bastante quando chega a casa. É um cachorro que pode se relacionar perfeitamente com outros animais, se for dado a eles uma boa socialização.

Boiadeiro de berna: cuidados

O pelo do boiadeiro de berna deve ser escovado três vezes por semana. No entanto, em tempos de mudança de cabelo, o ideal é escová-lo todos os dias para evitar que a nossa casa fique cheia de pelos e sujeira excessiva. É aconselhável dar banho apenas quando estiver realmente sujo, o ideal é tomar banho a cada dois meses ou mais.

Embora tenham um temperamento calmo, eles não se adaptam bem a uma vida sedentária, uma vez que têm grandes necessidades de exercício. É essencial que eles possam fazer 3 caminhadas diárias combinadas com exercícios físicos. Por essa razão, a vida em uma casa com jardim pode ser muito mais apropriada para que eles possam se exercitar além das caminhadas diárias.

Não devemos esquecer que o boiadeiro de berna é um cão que precisa de companhia e afeto pois é muito sociável. É ideal que ele passe a maior parte do tempo com seus cuidadores para que possa se relacionar com outras pessoas, cães e ambientes.

Boiadeiro de berna: educação

Tal como acontece com qualquer cão, é importante socializar com o filhote, geralmente sua socialização é fácil devido ao seu temperamento calmo e predisposto. Embora seja reservado a estranhos, rapidamente pode se dar bem, se for treinado positivamente.

O treinamento com esta raça é fácil se for usado o reforço positivo. Estes cães aprendem muito rápido e são muito inteligentes, por isso é aconselhável acrescentar a sua educação jogos de inteligência de estimulação diários e atividades variadas que o ajudam a ser mentalmente ativo. O principal problema comportamental que esta raça pode sofrer é a destrutividade. Os cachorros boiadeiro de berna podem ser cães muito destrutivos se não fizerem exercício e não tiverem companhia suficiente. É preciso ter isso em conta antes de adotar um.

Além desses detalhes, não devemos esquecer que o boiadeiro de berna desfrutará muito de suas sessões de treinamento. Ensiná-lo os comandos básicos de obediência será divertido para para os dois, pois ele se sentirá valorizado, estimulado e mentalmente ativo.

Não se esqueça de que por ser um cachorro muito grande, a falta de educação e treinamento pode acabar sendo voltada contra os tutores, por isso, é importante a prática regular de treinamentos e educação, melhorando consideravelmente a relação entre humano-cachorro e ajudando a compreendê-lo e orientá-lo melhor.

Boiadeiro de berna: saúde

O boiadeiro de berna é suscetível a doenças como qualquer outro cão. Por esta razão, a visita ao veterinário a cada 6 meses é ideal, para descartar o surgimento de qualquer problema de saúde. Os problemas de saúde mais comuns nesta raça são os seguintes:

O choque térmico também é muito comum devido à sua pele grossa, então você tem que tomar algumas precauções para evitá-lo, principalmente se você viver em um lugar quente. Não se esqueça de outros detalhes sobre a sua saúde, como desparasitação interna e externa, bem como monitorar o calendário de vacinação. Todos esses detalhes irão ajudá-lo a manter seu boiadeiro de berna em boa saúde. A expectativa de boiadeiro de berna esta entre 8 e 9 anos.

Fotos de Boiadeiro de Berna

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Boiadeiro de Berna

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Boiadeiro de Berna

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Boiadeiro de Berna
1 de 10
Boiadeiro de Berna

Voltar ao topo da página