Doenças respiratórias

Remédios caseiros para a gripe em gatos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 dezembro 2021
Remédios caseiros para a gripe em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você sabia que existem remédios caseiros para a gripe em gatos? Os felinos são propensos a doenças respiratórias e a mais comum é o resfriado. Você tem visto o seu gato menos ativo que o normal, ele fica procurando por uma fonte de calor, lacrimeja e espirra? O mais provável é que esteja com gripe. Esse é um problema leve, embora não menos importante.

No PeritoAnimal vamos te dar todas as informações sobre a gripe em gatos e os remédios caseiros para a gripe em gatos que você pode oferecer para ajudar o processo de cura do seu gato gripado. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato tem secreção no nariz?

Índice

  1. Sintomas e causas para um gato gripado
  2. Gato fica gripado?
  3. Sintomas de um gato gripado
  4. Remédios caseiros para gripe de gato

Sintomas e causas para um gato gripado

A gripe em gatos pode ser simples e passageira, mas se você não ajudar o seu companheiro a superá-la tratando os sintomas, podem surgir complicações, provocandodoenças secundárias das vias respiratórias. Para a gripe felina não existe uma cura direta, ou seja, cura-se deixando que o vírus faça o seu processo e sofrendo os sintomas da forma mais leve possível até que a doença acabe, o que pode demorar cerca de 10 dias. Ao se tratar de uma doença leve, você pode tentar seguir um tratamento sintomático em casa, mas tendo sempre em conta que se o seu animal de estimação piorar, você deve levá-lo de imediato ao veterinário.

Em gatos adultos e saudáveis, o processo durará cerca de 10 dias, mas em gatos pequenos, mães lactantes, indivíduos doentes e gatos idosos, um simples resfriado pode complicar-se e derivar em problemas mais graves como por exemplo uma pneumonia. Por isso, recomendamos que se o seu gato se encontra dentro do perfil de algum dos exemplares mais fracos, perante uma gripe leve-o diretamente ao seu veterinário de confiança.

Contudo, se o seu gato gripado tiver, no geral, uma boa saúde e for adulto, você pode cuidar dele de forma mais tranquila e econômica, podendo ajudá-lo a superar a gripe antes dos 10 dias de média que o processo costuma durar.

O fato do seu bichano se resfriar indica-nos que o mais provável é que tenha estado com as defesas baixas devido a alguma carência na alimentação, pelo que você deve reforçar o sistema imunológico dele e confirmar que não tem outro problema ou doença que possa ter causado a diminuição das defesas.

A melhor prevenção é seguir o calendário de vacinação que o seu veterinário indicar. Além disso, você deve ter sempre cuidado com as correntes de ar e as mudanças de temperatura bruscas ao cuidar de um gato resfriado.

Remédios caseiros para a gripe em gatos - Sintomas e causas para um gato gripado

Gato fica gripado?

Esta doença nos gatos não tem nada ver com a que costuma ocorrer nos humanos, pelo que não nos podemos contagiar mutuamente. A gripe em gatos costuma ocorrer nos meses de inverno devido às temperaturas baixas, mas também é muito comum durante os meses de calor devido às correntes de ar e às mudanças de temperatura bruscas.

Como a maioria das doenças respiratórias que ocorrem nos gatos, a gripe, assim como o vírus da gripe felina, são doenças altamente contagiosas entre eles. Por isso, se você detectar que tem um gato gripado em casa e ele convive com outros gatos na sua casa ou o de vizinhos, você deverá isolá-lo o máximo possível durante o processo viral e, lavar bem as mãos antes e depois de estar com ele para que você não contamine os outros.

Remédios caseiros para a gripe em gatos - Gato fica gripado?

Sintomas de um gato gripado

Para saber se você tem um gato gripado em casa é importante estar atento aos sintomas de gripe em gatos. Por sorte, são bastante evidentes e claros:

  • Dificuldade na respiração
  • Secreção nasal e ocular
  • Febre
  • Espirro
  • Redução da atividade/pouca energia
  • Perda de apetite
  • Conjuntivite
  • Inchaço na terceira pálpebra
  • Irritação na garganta
  • Tosse
Remédios caseiros para a gripe em gatos - Sintomas de um gato gripado

Remédios caseiros para gripe de gato

A seguir, vamos explicar uma série de remédios caseiros e cuidados básicos que podem ajudar a minimizar os sintomas de gripe em gatos. É bom prestar atenção de que não há uma fórmula mágica, esses remédios caseiros para a gripe felina são coisas que você pode e deve fazer tranquilamente para amenizar seus sintomas.

Saiba que a prescrição de medicamentos só pode ser realizada por um veterinário, assim como a recomedação de Vitamina C ao seu gato. Lembre-se que os gatos são muito sensíveis à medicação e correm o risco de serem intoxicados se você administrar remédios humanos e/ou sem indicação profissional. Por essa razão, consulte sempre um veterinário.

Mais do que aplicar remédios caseiros para gripe em gatos, é importante saber o que fazer e como tratar gripe em gatos:

1. Ajude-o a comer

Uma vez que sozinho vai comer muito pouco ou nada devido à falta de apetite que o processo viral causa. Como é fundamental que o animal continue se nutrindo para que o seu sistema imunológico se fortaleça, você deve ajudá-lo estimulando o apetite ou dando-lhe comida. Por causa da gripe em gato, será mais difícil para ele notar cheiros e sabores. Por isso, se você oferecer comida quente com muito mais cheiro ou comida fria que tenha um cheiro forte, como o atum enlatado, pode ser que o seu gato tenha mais vontade de comer.

Você pode também adicionar caldo de frango na ração habitual que amolecerá a ração e dará muito mais sabor, facilitando assim a ingestão. Se reparar que ele demorou muito para engolir devido a uma irritação da garganta, recomendamos que triture a comida e assim será muito mais fácil para ele engoli-la e digeri-la. Se, ainda assim, ele não comer sozinho por conta da gripe felina, você deve aproximar a comida da boca e nariz e, talvez isso abra o apetite. Outra forma é passar uma pata dianteira na comida, pois logo em seguida o gato irá lambê-la para se limpar e pode ser que assim lhe dê vontade de começar a comer.

2. Proporcione calor e água fresca

É muito importante que você lhe proporcione calor tanto com a temperatura ambiente como com cobertores nos quais ele possa se enroscar e dormir. Este é o melhor remédio caseiro para um gato gripado.
Você deve proporcionar-lhe água fresca em abundância, uma vez que este processo viral causa desidratação com facilidade.

3. Evite correntes de ar

Evite todas as possíveis correntes de ar que possam existir em casa. As correntes de ar são completamente indesejáveis pois costumam piorar o quadro de gripe felina e de um gato com nariz entupido.

4. Limpe olhos e nariz

Ajude-o a limpar os olhos e o nariz, para que não se acumulem lágrimas e mucos incômodos que formem crostas e causem problemas de higiene. Com uma gaze esterilizada e soro fisiológico, pode limpar o nariz e os olhos do seu gato, utilizando uma gaze diferente para cada olho e outra para o nariz, evitando assim possíveis contágios. Assim o gato gripado respirará e verá melhor. Além disso, se houver conjuntivite, será necessário limpar os olhos com alguma solução oftalmológica que o veterinário receitar. Se você notar que ele tem o nariz muito tapado, deverá administrar-lhe soro fisiológico dentro do nariz para favorecer a limpeza e descongestionamento.

5. Aumente a umidade do ambiente

Para isso, utilizeum umidificador. Se você não tem um umidificador ou vaporizador, dê-lhe banhos de vapor. Por exemplo, pode deixar a água quente correr mantendo a porta e janela do banheiro fechadas, assim você terá bastante vapor no banheiro e o seu gatinho gripado poderá respirar o vapor por uns 15 minutos, isso ajudará a mover e expulsar mucos. Nesse momento, é importante que você não deixe o seu gato sozinho no banheiro.

6. Deixe-o descansar muito

Além de muito descanso, ele deve dormir tranquilamente. Não obrigue-o a brincar ou a sair na rua, pois ele precisa recuperar as forças.

7. Ofereça suplementos naturais

Uma vez que tenha superado o processo, será bom que o ajude a prevenir possíveis recaídas. Você pode fazê-lo com suplementos naturais como a homeopatia para gatos que estimula o seu sistema imunológico, por exemplo os beta-glucanos.

8. Leve-o ao veterinário

Se, passados 4 ou 5 dias do processo viral, fazendo tudo aquilo que foi referido antes, o seu gato não melhorar, é importante consultar de imediato o veterinário, pois é provável que a condição tenha se complicado e deve ser tratada o quanto antes.

Agora que você sabe os principais remédios caseiros para um gato gripado, confira este vídeo em que explicamos 10 doenças comuns em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a gripe em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Blue Cross For Pets. Cat flu. Disponível em: <https://www.bluecross.org.uk/pet-advice/cat-flu>. Acesso em 23 de dezembro de 2021.
  • Libros Cúpula. (2018). Remedios caseros para perros y gatos. Más de 1000 soluciones para los problemas de tu mascota.

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para a gripe em gatos

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédios caseiros para a gripe em gatos
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
135 comentários
A sua avaliação:
elenicia rodrigues
meu gato esta ferido vazando secrecoes e ainda gripado ele nao e castrado tem a possibilidade dele brigar e se ferir muito de novo //////
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Tlenicia. Temos este post que explica sobre Gato com ferida exposta: como tratar?: https://www.peritoanimal.com.br/gato-com-ferida-exposta-como-tratar-24842.html
Esperamos que seja útil! 😺
A sua avaliação:
Robert
Meu gato está espirrando e os olhos chegam a lacremejar.
Tem algum remedio caseiro para isso..
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Robert. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alex
Adorei esse texto sobre os remédios caseiros para a gripe nos gatos!
A sua avaliação:
Glacenilda Maria Gondim de Oliveira
Meu gato come bem. Só que tem umas tosse como se fosse engasgo. Tipo como se fosse rouquidão. Também está espirrando. Ela é terrível pra dar remédio. Qual o nelhor remédio?
A sua avaliação:
André
Olá, minha gatinha tem 3 meses e está "espirrando" seco, não sei direito como explicar mas ela aparenta tossir e espirrar mas com nenhuma secessão de catarro ou algo assim, seu miado as vezes fica muito rouco e estou muito preocupado, o que eu deveria fazer?
A sua avaliação:
Fernanda gomes
Olá amigos, muitas mensagens, pra responder a todos.
A sua avaliação:
Yasmim
Olá, meu gato está espirrando e quando ele espirra sai um secreção, tipo agua (sabe quando a gente tá com sinusite?, desse jeito) não apresenta mais nenhum sintoma além do espirro, o que poderia ser? alergia?
A sua avaliação:
Nuria Dâmaso
Bom dia à mais de uma semana , tenho notado o meu gato menos brincalhão e desmotivado ... ele esta muito resfriado
E não sei oque fazer . Também não sou rica pra levar ele no veterinário . Ajuda porfavor!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Nuria. Recomendamos a leitura deste artigo sobre os motivos que levam um gato a estar muito quieto: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-muito-quieto-o-que-pode-ser-22747.html.
De qualquer forma, há muitos veterinários gratuitos ou de baixo custo que você pode visitar. Neste artigo listamos vários deles: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alexsandra Alves
Olá, Núria! Meu gato idoso estava com o mesmo problema. Muito resfriado, constipado, olhos lacrimejando, falta de apetite. Eu já tinha levado ele ao veterinário uma vez. Ela disse que era comum nessa época do ano. Então receitou antibiótico Agemoxi CL 50mg por 10 dias. Eu dava as 10h e as 22h. Também um suplemento vitamínico muito bom e dipirona caso houvesse febre ( dar com leite para evitar que o gato fique espumando pela boca) . Ele ficou bom rapidinho. Estou compartilhando aqui porque sei que muita gente não tem condição de pagar um veterinário e muitas vezes é algo simples. E sei que quando eu ficava aflita vinha em busca de informações na internet e dificilmente achava. Mas obs: caso vejam que seus peludos não melhoram, devem, sim, levar ao veterinário para avaliação do quadro. Um beijão a todos.
Fernanda gomes
Pode ser calicivirose .... vá até clínica veterinária compre o remédio!
A sua avaliação:
Patricia
Remédio pra gato Resfriado e cagando sangue.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Patrícia. Temos este artigo sobre sangue nas fezes do gato - causas e possíveis doenças: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-gato-causas-e-possiveis-doencas-21930.html

Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Rayssa Brandler
Alguém me ajuda por favor, minha gatinha está gripada, espirrando e comendo muito pouco, como faço para ajuda lo, tenho medo dele parar de comer
A sua avaliação:
Iara Regina Correa dias
Olá bom dia ,
Meu gatinho faz três dias que está com tosse descaido não come só dorme,
Oque posso dar para ele , podez me i dicar algum remedinho caseiro ? Obrigada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Iara. Tudo bem? Temos este artigo em que falamos por que um gato não quer comer: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-meu-gato-nao-quer-comer-21447.html. Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Shirley Serra Francisco
Meu gato está resfriado já levei no veterinário eles passaram uns remédios esses remédios não funcionaran nada o que eu devo fazer?
A sua avaliação:
Elsa costa
O meu gato está constipado o que devo fazer em casa
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Elsa. Tudo bem? Temos este artigo sobre prisão de ventre em gatos: causas, sintomas e remédios caseiros: https://www.peritoanimal.com.br/prisao-de-ventre-em-gatos-causas-sintomas-e-remedios-caseiros-22972.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Yasmin Silva
Olá.
Minha gata parece q esta engasgada mas ao mesmo tempo parece q quwr vomitar e nao sai nada.
Ela nao esfrega a cara e nem faz gestos de ebgasgado so mesmo o barulho.
Ela nao esta com febre mas parece tossir.
So quer dormir e ficar quietinha.
Come pouco mascome e bebe água.
O q pode ser.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Yasmin. Tudo bem? Recomendamos que a leve a um veterinário para averiguar pessoalmente a partir de um exame em sua amiga peluda. De qualquer caso, será que são bolas de pelo? https://www.peritoanimal.com.br/as-bolas-de-pelo-em-gatos-20139.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Mineia Oliveira
Bom dia!! Acordei com meu gato cambaleando , ele tava ótimo e esperto. Ele tá resfriado mais come bem e brincava com sua irmãzinha. Percebi que o lado direito fica virado isso quer dizer que alguém bateu nele? Tô preocupada não sei o que fazer . Pior que não tenho dinheiro pra levar ele no veterinário . 😔 por favor me ajude .
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Mineia. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rayanne Cavalcante
Minha gatinha (Mel) tem 7 meses apenas e pegou o vírus da gripe no hospital veterinário logo após sua castração. Voltamos lá umas 2 vezes foram passados uns 3 tipos de medicamentos, porém esses dois últimos dias ela já não estava bebendo água e nem comendo. Entrei com o soro caseiro e agora pela noite quando tive acesso no site do Perito Animal me deparei com muitas informações valiosas, uma delas falando da alimentação e eu segui a dica do Atum e funcionou perfeitamente ela conseguiu sentir o cheiro, chorei de tanta alegria. Sou grata por vocês ajudarem a gente, quem realmente ama o seu bichinho de estimação sabe o quanto é doloroso verem eles doentes.
Obrigada Perito Animal a Mel aqui de Belém do Pará agradece imensamente vcs.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rayanne e Mel! Ficamos muito felizes em ajudar! E agradecemos a "vocês" por fazerem parte de nossa comunidade do PeritoAnimal.
Um grande abraço!
Girlane Dantas
Cuido de vários animais de ruas,muitos com problema de gripe,e só dar cewin em gotas ,dar 8 gotas a cada 12 hrs e dar um antibiótico (azitromicina ou amoxicilina) liquido!!! 0,5,ml para gatos pequenos e 1ml para gatos adultos por 7 dias
A sua avaliação:
Bianca
Boa tarde, a três dias chegou um gatinho aqui em casa com o nariz entupido e escorrendo, fiz uma caminha pra ele no quintal e coloquei ração e água e limpei o nariz dele com algodão.. Estou preocupada com ele, isso pode ser pneumonia ou algo do tipo? Tenho mais dois gatos em casa e um cachorro, tenho medo que possa ser contagioso 😥
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Bianca. Tudo bem? Há várias possibilidades, inclusive doenças, sim. Mas apenas um veterinário pode fazer um exame físico do gatinho para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosiane Espindola
me mudei essa semana pra uma cidade onde a temperatura é mais fria .eu gatinho ta espirando lacrimejando e respirando de boca aberta n sei o q dar pra ele ta td fechado me deem uma dica pf
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rosiane. Tudo bem? Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Soraia
Bom dia!
Devido os fogos de natal,meus 5 gatos adultos com 3 anos cada um se escondem debaixo de telhas e todos estão expirando e com dificuldade de respiração,será que pode ser alérgia ao pó?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Soraia. Tudo bem? Pode ser um tipo de alergia sim. Neste post sobre alergia em gatos - sintomas e tratamentos, você terá mais informações:
https://www.peritoanimal.com.br/alergia-em-gatos-sintomas-e-tratamento-20105.html. De qualquer maneira, recomendamos que você consulte um veterinário. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Michel
Artigo só para ter views. Pq ele coloca um título e não fala nada sobre os remédios Caseiros. Parabéns por nada!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Michel. Tudo bem? Poxa, ficamos tristes por não termos suprido suas expectativas. Mas no artigo detalhamos 7 remédios caseiros para gripe em gatos. Não sabemos se esperava alguma outra coisa, mas é que remédios podem ser substâncias ou rescursos utilizados para combater uma dor ou uma doença, ou seja, é algo que pode ser feito para atenuar uma enfermidade. Se você tiver alguma sugestão de conteúdo para nós, agradeceremos!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Graça Leal
DICA: É proibido indicar remédios. Aconselho aos tutores a procurar informações nos blogs ou páginas de outros tutores (particulares) onde haja troca de experiências. Pesquisem e surpreendam-se e boa sorte.
1 de 4
Remédios caseiros para a gripe em gatos