Doenças respiratórias

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 14 abril 2023
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O colapso de traqueia em cães é uma condição comum que afeta especialmente cães de pequeno porte e raças braquicefálicas. Como tutores, devemos estar cientes dessa condição que pode causar sintomas como tosse, falta de ar e respiração ruidosa.

No entanto, não se preocupe, pois na maioria dos casos o colapso de traqueia pode ser tratado com sucesso. Neste artigo do PeritoAnimal, iremos explorar em detalhes as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para o colapso de traqueia em cães, além de fornecer estratégias de prevenção para garantir que seu cão tenha uma vida confortável e feliz. Boa leitura!

Índice

  1. O que é o colapso de traqueia em cães?
  2. Sintomas do colapso de traqueia em cães
  3. Como se realiza o diagnóstico?
  4. Tratamento para o colapso de traqueia em cães
  5. Remédios caseiros para colapso de traqueia em cães

O que é o colapso de traqueia em cães?

O colapso de traqueia em cães é uma condição de origem congênita que os cachorros de raça pequena costumam sofrer, sobretudo as raças poodle, yorkshire terrier, chihuahua, lulu da pomerânia, maltês e pequinês, entre outros.

No entanto, há outros cães com maior predisposição para sofrer o colapso traqueal. Estes incluem cães obesos ou que sofrem de bronquite crônica. A idade e a raça do cão não são fatores que podem ser alterados, mas é possível controlar o peso e trazer à atenção do veterinário qualquer doença que se manifeste.

Consiste em uma deformação da traqueia, órgão que conecta a parte superior do sistema respiratório com a inferior, e cuja obstrução impede que circule quantidade de ar suficiente. A traqueia está composta por cartilagens que se deformam, o que faz com que o espaço para passar o ar fique menor, ocorrendo um colapso da traqueia.

A doença é progressiva e degenerativa, pelo que os tratamentos, embora melhorem notavelmente a qualidade de vida do cachorro, não são capazes de a curar. Costuma ser diagnosticada entre os 6 e os 7 anos do cachorro, e quando se manifesta antes dos 12 meses, indica uma condição mais grave de evolução.

Tipos de colapso de traqueia em cães

Dependendo da fase ou nível de gravidade em que se encontrar o colapso, pode dividir-se em quatro graus diferentes, nos quais o 1 é uma deformação menor e o 4 aquele em que entra uma quantidade miníma de ar nas vias respiratórias.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - O que é o colapso de traqueia em cães?

Sintomas do colapso de traqueia em cães

Entre os principais sintomas do colapso de traqueia em cachorros, destacamos:

  • Tosse seca
  • Náuseas
  • Dispneia
  • Ofegar
  • Asfixia
  • Barulho ao respirar

A tosse costuma se manifestar de forma esporádica quando o colapso da traqueia é mínimo, normalmente em situações de estresse ou emoções fortes, e converte-se em constante quando a condição piora. Devido às suas caraterísticas, é possível confundi-la com a tosse de canil, embora ao vir acompanhada de outros sintomas possa se descartar facilmente.

Como o colapso da traqueia piora com o tempo, o que impede o animal de receber a quantidade de oxigênio que precisa, é comum desenvolver outras doenças, como a bronquite, a traqueíte, ou inclusive aparecer hipertensão pulmonar, o que a longo prazo pode derivar em uma insuficiência cardíaca.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas do colapso de traqueia em cães

Como se realiza o diagnóstico?

Apenas o veterinário é capaz de determinar se o seu cachorro sofre de colapso da traqueia ou se se trata de alguma das doenças respiratórias mais comuns em cachorros. O mais comum é realizar uma radiografia, na qual se poderá examinar o estado da traqueia e o resto do sistema respiratório.

Além disso, esta pode ser complementada com uma análise fluoroscópica que permite estudar o comportamento das vias durante o processo de respiração. Também é possível que o especialista recomende uma traqueobroncoscopia, a fim de observar melhor o estado no qual se encontram as cartilagens.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Como se realiza o diagnóstico?

Tratamento para o colapso de traqueia em cães

Quando se tratam dos três primeiros graus de colapso de traqueia em cães, opta-se por tratamento com medicamentos, enquanto que no grau 4 apenas é útil a intervenção cirúrgica:

  • Em relação aos remédios, recomendam-se broncodilatadores, para favorecer a respiração, além de antibióticos, se existir alguma infecção, como também o uso de corticoides e, se for necessário um sedante que permita diminuir a ansiedade, pois o nervosismo apenas estimula ainda mais a tosse e dificulta a respiração. Todos estes medicamentos, assim como as suas doses, devem ser receitados por um veterinário. O objetivo dos medicamentos é reduzir o efeito dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do cachorro, embora não sejam capazes de curar a condição.
  • A cirurgia é recomendada apenas quando o cachorro chega ao grau 4 da doença, considerado o pior. No entanto, nem todos os pacientes podem ser enviados para cirurgia, depende de cada caso se esta é ou não uma opção válida. Com a intervenção cirúrgica procura-se reconstruir a forma da traqueia, e pode-se inclusive recorrer à colocação de uma prótese ou de implantes endotraqueais para melhorar a função respiratória.
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Tratamento para o colapso de traqueia em cães

Remédios caseiros para colapso de traqueia em cães

Se você está procurando maneiras de ajudar o cão com colapso de traqueia em casa, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para gerenciar a condição enquanto aguarda atendimento veterinário. Embora o colapso da traqueia possa ser uma condição grave, há algumas medidas que você pode tomar para garantir o bem-estar do animal de estimação.

Aqui estão algumas dicas valiosas para ajudar a gerenciar o colapso de traqueia do seu cão em casa:

  • Mantenha seu cão calmo e confortável, evitando situações estressantes que possam agravar a condição.
  • Controlar o peso do cachorro é fundamental, por isso, forneça-lhe uma dieta saudável e equilibrada.
  • Evite que seu cão fique exposto a irritantes ambientais, como fumaça de cigarro, poeira e poluição, que podem piorar a condição da traqueia.
  • Evite colocar nele as típicas coleiras para cachorros, pois elas apenas pressionam o seu pescoço quando quer puxá-lo. Utilize um arnês, será muito mais confortável e saudável para ele.
  • Mantenha as suas vacinas em dia para evitar a tosse canina.
  • Não faça grandes mudanças na rotina do cachorro, pois poderiam estressá-lo e isto afetaria a sua respiração.
  • Não tente que ele realize exercícios bruscos, pois é muito comum que os cachorros com colapso de traqueia prefiram estar tranquilos.

É importante lembrar que o tratamento do colapso da traqueia varia de acordo com a gravidade da condição. Em casos leves, o veterinário pode prescrever medicamentos para reduzir a inflamação da traqueia, enquanto em casos mais graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para melhorar a respiração do seu cão.

Portanto, se você suspeita que seu cão esteja sofrendo de colapso de traqueia, procure atendimento veterinário imediatamente. Ao tomar as medidas adequadas, você pode ajudar a garantir o bem-estar do seu animal de estimação e melhorar sua qualidade de vida.

Agora que você conheceu os principais remédios caseiros para o colapso de traqueia em cães, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre as 8 possíveis causas para uma respiração ofegante de um cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
A sua avaliação:
Maristela martinelli
Meu Pintcher de quase 16 anos fez tratamento com corticoide, xaropes, bombinha etc. na idade cirurgia inviável. Levei 3 vets. Mesmo diagnóstico. Não se tem mais o que fazer! Trouxe pra casa pois não aceitei eutanásia. Dou mel. Faço pares no mixer e qdo não se alimenta eu o forço a comer. Depois se estimula e acaba comendo um pouco. Vida difícil pratiquem tem mais 11caes. Alguma dica ? Vet disse que órgãos bem debilitados. Está noite não dormiu pois caminhou muito e só está sufocando com tosse.
A sua avaliação:
Cinthia
Onde encontro uma clínica que faça a cirurgia do colapso de traqueia em São Paulo ?
A sua avaliação:
Darci
Meu York, tem 4 aninhos ,a um tempinho tenho notado que quando ele fica ansioso ele parece ficar engasgado e faz um barulho estranho .estou preocupadíssima pois não sei do que se trata .Podem me dar informações sobre isso ? Obrigada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Darci. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Creonice Soares Coutinho
Adorei as explicações sobre o problema que pode ocorrer com a fraqueza na traquéia. Minha Poodle sofre desse mal e toma Condroton diariamente. Parabéns pelo belo trabalho.
A sua avaliação:
Karoline
Tenho um Gölden de 6 anos ele apresentou essa tosse com vômito tipo uma gosma com espuma branca, levei no veterinário e contatou uma inflamação da traqueia, ela passou um antibiótico trissulfim 7 dias é um corticoide, já fazem 3 dias que iniciou o ma medicação mais a tosse não para. Este tratamento está correto?
A sua avaliação:
Paulo Roberto de Martini
Bom dia, minha poodle esta com nivel 4 de colapso de traqueia, passei por um veterinário ,fizemos radiografia e foi constatado. Estamos administrando alguns remédios mas a tosse não sessa , gostaria de saber se tem algum remédio pra acalmar a tosse ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Paulo! Você encontrará alguns remédios caseiros para a tosse canina nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-tosse-de-cachorro-21747.html
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Como eu fico sabendo qual o grau do colapso de traqueia que meu cachorro Tem? fiquei sabendo agora estou desesperada não sei o que faço
Carolina
Apenas o veterinário é capaz de determinar se o seu cachorro sofre de colapso da traqueia ou se se trata de alguma das doenças respiratórias mais comuns em cachorros. O mais comum é realizar uma radiografia.
MARA ROSANA CAVALHERI HEIDERSCHEIDT
vc deve levar para tirar um raio x urgente
A sua avaliação:
martha guimaraes
meu cachorro esta com colapso de traqueira nivel 4 ele tem 2anos e 9 meses.O medico passou teofilina e nebulização.De fato esta correto o tratamento.Em que situação e necessario cirurgia.
Elvis
Preciso urgente de um contato de umaclinica veterinária q tenho conhecimento em colápso de traqueia , obrigado
Valéria
Boa tarde!!!Tenho uma york com 64 dias e descobrimos q ela tem estreitamento de traqueia teve 6 desmaios em um dia só estou a procura de um veterinário especialista para uma consulta,vcs teriam com me indicar?
Fernanda
Meu cachorro está com 13 anos e é da raça cocker Spaniel,, começou com uma tosse parecendo que está engasgado, levei ao veterinário e no raio x acusou um estreitamento na traqueia, está sendo medicado com condroton,, mas gostaria de saber mais sobre o assunto
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda, você conferiu as indicações do artigo? A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Júnior Menezes
Qual o tratamento para colapso da traqueia de cão
Mafalda Cristiane Trauzzolo
Em media qual o valor da prótese lata colapso de traqueia estou pesquisando e nao consego essa info8
A sua avaliação:
Rodrigo
Tenho uma pinscher idosa de 13 anos tosse muito e quando está em repouso ou dormindo quase não tosse, só quando levanta ou se movimenta que começa às crises, já levei em um veterinário ele passou digoxina, furosemida e um xarope e após 3 meses ela ainda tosse muito não sei mais o que fazer e triste vê-la tossindo muito
Luísa Savala
Oi Rodrigo! Recomendamos que você volte no veterinário e explique que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ellen
Meu cachorro tem 8 anos e fazem 2 anos apresentou sintomas semelhantes ao descrito na matéria. Os veterinários pediram uma infinidade de exames mas não chegaram a um diagnóstico preciso, disseram que poderia ser hereditário, como ele melhorou acabei deixando assim. Agora com o aumento do calor tenho notado que ele piorou novamente, tem umas tosses secas (pouca frequência principalmente quando fica eufórico) e dificuldade para respirar, no mais ele está bem. Vocês acham pode ser colapso de traqueia? Devo procurar um veterinário para nova medicação? Obrigada!
Luísa Savala
Oi Ellen! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Liliani
Boa tarde.
O veterinário da minha cachorra (SRD) pediu um ecocardiograma pra avaliar melhor estado saúde dela, mas escreveu sobre essa doença no exame de raio x(traquéia e torax). Ela é obesa, tem 11 anos e estou com medo de piora, só consegui exame do ecocardiograma pra daqui 9 dias. Li o artigo de vocês e gostaria de saber se é o caminho certo a seguir. Obrigada!
Luísa Savala
Oi Liliani! Recomendamos que você siga as indicações do veterinário pois ele está acompanhando o caso e saberá quais os exames necessários e o tratamento mais indicado para seguir.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
helia noroes
Meu cachorro está com latido muito fino,quase não consegue sair som,estava com um caroço na garganta,eu pegava e sentia,queria uma opinião,amanhã vou levar no medico,mas queria ter uma ideia do que fazer,caso o medico diga algo,quero ter noção pra não aceitar que ele faça algo sem eu ter ideia de nada.Me ajude por favor.
Luísa Savala
Oi Helia! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto recomendamos que você siga as indicações do médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Luisa
Quanto tempo vive em média um cão (yorkshire) com colapso de traquéia?
Kátia Lins
Esse e meu Pug ganhei ele pequeno e agora ele está com essa tosse como estivesse engasgado já levei no veterinário gastei oque não tinha ele ficou bom só que agora voltou e eu não tenho mais da onde tirar estou muito triste vendo ele sofrer estou dando o remédio que o médico passou mas ele desmaia coidada será que alguém poderia me ajunda
Luísa Savala
Oi Kátia! Você pode pesquisar ONGs ou Associações perto da sua região que possam te dar assistência.
A equipe do PeiritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Déborah Fassina
Tenho um Labrador de 13 anos que está apresentando esse quadro e já foi diagnosticado com colapso de traqueia.. está tomando condroitina via oral 1vez ao dia, mas mesmo assim é muito triste vê-lo nessa condição. Estamos ainda avaliando a possibilidade da cirurgia.
1 de 5
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento