Partilhar

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2017
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

O seu cachorro é o seu melhor amigo, quer acompanhá-lo para onde for e dar-lhe carinho, amor e diversão, pelo que a sua vida nunca será a mesma depois de adotar um. Por isso, no PeritoAnimal sabemos que o mais importante é não só dar-lhe todos os cuidados, o carinho e a alimentação que precisa, como também a sua saúde deve ser a única prioridade para si.

O cachorro é um animal resistente à maioria das doenças, mas em algum momento pode chegar a sofrer alguma doença, por isso deve estar atento aos sinais. É por isso que lhe queremos falar do colapso de traqueia em cães, os seus sintomas e tratamento, para poder detetar a tempo esta doença.

O que é o colapso de traqueia?

Trata-se de uma condição de origem congênita que os cachorros de raça pequena costumam sofrer, sobretudo os Poodle, Yorkshire Terrier, Chihuahua, Pomerânia, Maltês y Pequinês, entre outros.

Consiste em uma deformação da traqueia, órgão que conecta a parte superior do sistema respiratório com a inferior, e cuja obstrução impede que circule quantidade de ar suficiente. A traqueia está composta por cartilagens que se deformam, o que faz com que o espaço para passar o ar fique menor, ocorrendo um colapso da traqueia.

A doença é progressiva e degenerativa, pelo que os tratamentos, embora melhorem notavelmente a qualidade de vida do cachorro, não são capazes de a curar. Costuma ser diagnosticada entre os 6 e os 7 anos do cachorro, e quando se manifesta antes dos 12 meses, indica uma condição mais grave de evolução.

Dependendo da fase ou nível de gravidade em que se encontrar o colapso, pode dividir-se em quatro graus diferentes, nos quais o 1 é uma deformação menor e o 4 aquele em que entra uma quantidade miníma de ar nas vias respiratórias.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - O que é o colapso de traqueia?

Sintomas do colapso da traqueia

  • Tosse seca
  • Náuseas
  • Dispneia
  • Ofegar
  • Asfixia
  • Barulho ao respirar

A tosse costuma se manifestar de forma esporádica quando o colapso da traqueia é mínimo, normalmente em situações de estresse ou emoções fortes, e converte-se em constante quando a condição piora. Devido às suas caraterísticas, é possível confundi-la com a tosse de canil, embora ao vir acompanhada de outros sintomas possa se descartar facilmente.

Como o colapso da traqueia piora com o tempo, o que impede o animal de receber a quantidade de oxigênio que precisa, é comum desenvolver outras doenças, como a bronquite, a traqueíte, ou inclusive aparecer hipertensão pulmonar, o que a longo prazo pode derivar em uma insuficiência cardíaca.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas do colapso da traqueia

Como se realiza o diagnóstico?

Apenas o veterinário é capaz de determinar se o seu cachorro sofre de colapso da traqueia ou se se trata de alguma das doenças respiratórias mais comuns em cachorros. O mais comum é realizar uma radiografia, na qual se poderá examinar o estado da traqueia e o resto do sistema respiratório.

Além disso, esta pode ser complementada com uma análise fluoroscópica que permite estudar o comportamento das vias durante o processo de respiração. Também é possível que o especialista recomende uma traqueobroncoscopia, a fim de observar melhor o estado no qual se encontram as cartilagens.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Como se realiza o diagnóstico?

Qual o tratamento?

Quando se trata dos três primeiros graus de colapso da traqueia, opta-se por tratamento com medicamentos, enquanto que no grau 4 apenas é útil a intervenção cirúrgica:

  • Em relação aos medicamentos, recomendam-se broncodilatadores, para favorecer a respiração, além de antibióticos, se existir alguma infecção, como também o uso de corticoides e, se for necessário um sedante que permita diminuir a ansiedade, pois o nervosismo apenas estimula ainda mais a tosse e dificulta a respiração. Todos estes medicamentos, assim como as suas doses, devem ser receitados por um veterinário. O objetivo dos medicamentos é reduzir o efeito dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do cachorro, embora não sejam capazes de curar a condição.
  • A cirurgia recomenda-se apenas quando o cachorro chega ao grau 4 da doença, considerado o pior. No entanto, nem todos os pacientes podem ser enviados para cirurgia, depende de cada caso se esta é ou não uma opção válida. Com a intervenção cirúrgica procura-se reconstruir a forma da traqueia, e pode-se inclusive recorrer à colocação de uma prótese ou de implantes endotraqueais para melhorar a função respiratória.
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Qual o tratamento?

Recomendações

Além de seguir à risca o tratamento indicado pelo especialista, damos-lhe alguns conselhos que lhe ajudarão a proporcionar uma maior qualidade de vida ao seu amigo peludo:

  • Proteja o seu cachorro de temperaturas demasiado elevadas ou demasiado frias, assim como de espaços contaminados que possam afetar os seus pulmões, como aqueles em que há fumo, pó, cheiros fortes, entre outros.
  • Controle a sua dieta para o manter em um peso saudável, pois um cachorro obeso tem maior dificuldade para respirar.
  • Evite colocar-lhe as típicas coleiras para cachorros, pois estas apenas pressionam o seu pescoço quando quer puxá-lo. Utilize um arnês, será muito mais confortável e saudável para ele.
  • Mantenha as suas vacinas em dia para evitar a tosse canina.
  • Não faça grandes mudanças na rotina do cachorro, pois poderiam estressá-lo e isto afetaria a sua respiração.
  • Não tente que ele realize exercícios bruscos, pois é muito comum que os cachorros com colapso de traqueia prefiram estar tranquilos.
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento - Recomendações

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Escrever comentário sobre Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
44 comentários
Fernanda
Meu cachorro está com 13 anos e é da raça cocker Spaniel,, começou com uma tosse parecendo que está engasgado, levei ao veterinário e no raio x acusou um estreitamento na traqueia, está sendo medicado com condroton,, mas gostaria de saber mais sobre o assunto
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda, você conferiu as indicações do artigo? A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Júnior Menezes
Qual o tratamento para colapso da traqueia de cão
Mafalda Cristiane Trauzzolo
Em media qual o valor da prótese lata colapso de traqueia estou pesquisando e nao consego essa info8
A sua avaliação:
Rodrigo
Tenho uma pinscher idosa de 13 anos tosse muito e quando está em repouso ou dormindo quase não tosse, só quando levanta ou se movimenta que começa às crises, já levei em um veterinário ele passou digoxina, furosemida e um xarope e após 3 meses ela ainda tosse muito não sei mais o que fazer e triste vê-la tossindo muito
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rodrigo! Recomendamos que você volte no veterinário e explique que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ellen
Meu cachorro tem 8 anos e fazem 2 anos apresentou sintomas semelhantes ao descrito na matéria. Os veterinários pediram uma infinidade de exames mas não chegaram a um diagnóstico preciso, disseram que poderia ser hereditário, como ele melhorou acabei deixando assim. Agora com o aumento do calor tenho notado que ele piorou novamente, tem umas tosses secas (pouca frequência principalmente quando fica eufórico) e dificuldade para respirar, no mais ele está bem. Vocês acham pode ser colapso de traqueia? Devo procurar um veterinário para nova medicação? Obrigada!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ellen! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Liliani
Boa tarde.
O veterinário da minha cachorra (SRD) pediu um ecocardiograma pra avaliar melhor estado saúde dela, mas escreveu sobre essa doença no exame de raio x(traquéia e torax). Ela é obesa, tem 11 anos e estou com medo de piora, só consegui exame do ecocardiograma pra daqui 9 dias. Li o artigo de vocês e gostaria de saber se é o caminho certo a seguir. Obrigada!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Liliani! Recomendamos que você siga as indicações do veterinário pois ele está acompanhando o caso e saberá quais os exames necessários e o tratamento mais indicado para seguir.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
helia noroes
Meu cachorro está com latido muito fino,quase não consegue sair som,estava com um caroço na garganta,eu pegava e sentia,queria uma opinião,amanhã vou levar no medico,mas queria ter uma ideia do que fazer,caso o medico diga algo,quero ter noção pra não aceitar que ele faça algo sem eu ter ideia de nada.Me ajude por favor.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Helia! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto recomendamos que você siga as indicações do médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Luisa
Quanto tempo vive em média um cão (yorkshire) com colapso de traquéia?
Kátia Lins
Esse e meu Pug ganhei ele pequeno e agora ele está com essa tosse como estivesse engasgado já levei no veterinário gastei oque não tinha ele ficou bom só que agora voltou e eu não tenho mais da onde tirar estou muito triste vendo ele sofrer estou dando o remédio que o médico passou mas ele desmaia coidada será que alguém poderia me ajunda
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kátia! Você pode pesquisar ONGs ou Associações perto da sua região que possam te dar assistência.
A equipe do PeiritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Déborah Fassina
Tenho um Labrador de 13 anos que está apresentando esse quadro e já foi diagnosticado com colapso de traqueia.. está tomando condroitina via oral 1vez ao dia, mas mesmo assim é muito triste vê-lo nessa condição. Estamos ainda avaliando a possibilidade da cirurgia.

Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento
1 de 6
Colapso de traqueia em cães - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página