Doenças respiratórias

Meu cachorro está com tosse seca e engasgado - Causas e tratamento

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 31 agosto 2022
Meu cachorro está com tosse seca e engasgado - Causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora a tosse e os engasgos nos cachorros não precisem acontecer juntos, existem ocasiões que poderemos notar que nosso cachorro fica tossindo como se estivesse engasgado. Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar destes sinais clínicos e sua relação. Além disso, vamos mencionar as causas mais comuns que originam a tosse e os engasgos. Também daremos atenção ao tratamento necessário e às medidas que podemos adotar em casa para contribuir na recuperação do peludo.

Siga lendo e descubra por que seu cachorro tem tosse seca e está engasgado, o que você pode dar a ele, qual é o tratamento e se existem ou não remédios caseiros.

Índice

  1. Tosse seca em cachorros
  2. O que são os engasgos em cachorros?
  3. Por que meu cachorro fica tossindo como se estivesse engasgado?
  4. Meu cachorro tosse e parece que está se afogando
  5. O que dar para o cachorro que está tossindo e engasgado - Tratamento
  6. Remédios caseiros para um cachorro com tosse seca e engasgado

Tosse seca em cachorros

A tosse é um reflexo que se desencadeia devido a uma irritação do trato respiratório. É uma tentativa do corpo de libertar-se do desconforto que sente neste local, expulsando para o exterior. Se sabe que a tosse se autoperpetua porque a cada acesso resseca a mucosa, de forma que todo o trato respiratório se irrita, provocando mais tosse.

Existem diferentes tipos de tosse em cachorros, como profundas, secas, ásperas, úmida, produtiva, aguda, fraca, persistente, grasnante, etc. Ainda pode ser crônica ou aguda. As características da tosse ajudam a determinar a causa que a originou.

A tosse seca pode estar relacionada com uma doença muito conhecida chamada tosse dos canis, traqueobronquite aguda ou complexo respiratório canino, que se deve a vários vírus e à bactéria Bordetella bronchiseptica. Se o seu cachorro tem tosse seca e engasgos, pode estar sofrendo desta patologia, mas também pode ser uma faringite, em que nos cachorros pode estar associada à várias doenças, tipo infecções na boca, no sistema respiratório ou sistêmicas, como a parvovirose ou a cinomose.

Outro exemplo da origem da tosse seca é a bronquite crônica, com a diferença que a tosse pode ser produtiva em alguns exemplares. Mas nem toda tosse se deve a afecções respiratórias, já que uma tosse seca após realizar exercícios ou mais intensa durante a noite pode indicar a enfermidade de uma das válvulas do coração.

O que são os engasgos em cachorros?

Os engasgos em cachorros são muito evidentes. Podem estar acompanhados de hipersalivação e movimentos repetidos de deglutição seguidos de vômitos, mesmo que nem sempre este último ocorra. Mesmo que os engasgos possam estar associados à problemas digestivos, é possível que nosso cachorro tenha tosse seca e fique engasgado, já que, após um acesso forte de tosse, estes podem ser desencadeados, o que igualmente poderia acontecer com os vômitos.

Por que meu cachorro fica tossindo como se estivesse engasgado?

Se nosso cachorro tem tosse seca e está engasgado, o que primeiro devemos saber claramente é que existe mais de uma causa que pode desencadear este quadro. As que mais se destacam são as seguintes:

  • Infecções nas vias respiratórias, como a tosse de canis e também a cinomose.
  • Inalação de substâncias com efeitos irritantes, como a fumaça.
  • Insuficiência cardíaca congestiva.
  • Bronquite crônica.
  • Tumores no trato respiratório.
  • Uso de coleiras muito apertadas.
  • Excesso de latidos.
  • Parasitas como a filária ou algumas lombrigas intestinais.
  • Presença de corpos estranhos na garganta, no esôfago ou nos pulmões.
Meu cachorro está com tosse seca e engasgado - Causas e tratamento - Por que meu cachorro fica tossindo como se estivesse engasgado?

Meu cachorro tosse e parece que está se afogando

Se seu cachorro fica tossindo e parece que está se afogando, o mais provável é que se trate de corpos estranhos na garganta que o impedem de inspirar o ar de forma normal, e por isso, o corpo tenta expulsá-los. É possível que tenha algo preso na garganta que não possa eliminar por si mesmo, por isso recomendamos procurar o veterinário o quanto antes para ter certeza que este é o problema e faça a retirada do corpo estranho.

As causas mencionadas anteriormente também poderiam causar muita tosse no cachorro, ficando engasgado ou com essa sensação de que está se afogando, por isso é tão importante visitar o especialista.

O que dar para o cachorro que está tossindo e engasgado - Tratamento

Exceto quando sabemos claramente qual é a causa da tosse, por exemplo, a presença de fumaça, caso em que teríamos que eliminar a causa desencadeante, ou uma coleira muito apertada que somente teríamos que afrouxar, se o seu cachorro tem tosse seca e engasgado você deverá contatar o veterinário. Principalmente, não utilize antitussígenos (xaropes) por sua própria conta. Somente este profissional pode examinar o cachorro e realizar os exames pertinentes para encontrar a causa. Pode ser necessário fazer uma radiografia torácica, ou em casos crônicos, uma lavagem intratraqueal. E é muito importante chegar ao diagnóstico, já que disto dependerá o tratamento.

Por exemplo, diante de um corpo estranho, pode ser necessário extraí-lo, enquanto que uma infecção como a tosse de canis vai requerer a administração de fármacos como os antibióticos para prevenir infecções bacterianas oportunistas. Esta enfermidade pode chegar a ser grave em alguns indivíduos, que necessitarão ser internados para receber um tratamento intensivo que os ajude a respirar com normalidade. Além disso, o manejo dos cachorros com traqueobronquite aguda implica em mantê-los isolados de outros da mesma espécie, com temperatura agradável, bem ventilados e, se possível, com um umidificador. O cachorro ainda tem que fazer exercícios moderados todos os dias. Cabe ressaltar que existe uma vacina contra esta doença.

Por outra parte, quando a tosse se deve a um problema cardíaco tem que se estabelecer um acompanhamento veterinário, alimentar o cachorro com uma dieta especial, controlar o exercício e medicar conforme a sintomatologia que apresente.

Meu cachorro está com tosse seca e engasgado - Causas e tratamento - O que dar para o cachorro que está tossindo e engasgado - Tratamento

Remédios caseiros para um cachorro com tosse seca e engasgado

Quando ouvimos que nosso cachorro tem tosse seca, ficando engasgado, nossa reação normal é dar-lhe algo para que o episódio melhore. Mas, como vimos, são múltiplas as causas que podem explicar este quadro clínico. Por isso, antes de dar qualquer coisa, precisamos consultar um veterinário. A tosse e os engasgos estão indicando-nos que algo está acontecendo e não basta somente eliminar o sintoma. Antes de pensar em remédios caseiros temos que ter um diagnóstico.

Uma vez estabelecido o diagnóstico e iniciado o tratamento, além de seguir as instruções do veterinário, podemos usar os seguintes remédios caseiros para cachorros com tosse e engasgos:

  • Manter uma boa hidratação para evitar que as vias aéreas sequem.
  • Evitar qualquer irritante potencial como a fumaça, os aerossóis, a contaminação, a poeira, etc.
  • Utilizar um umidificador ou aproveitar o vapor que é gerado no banho enquanto toma banho com água quente.
  • Não permitir uma atividade física excessiva.
  • Passear com um arnês é melhor do que com coleira.

Se você não dispõe de umidificador, os banhos de vapor são especialmente recomendados para limpar as vias aéreas e favorecer o tratamento que o cachorro com tosse e engasgos deve seguir. Assim mesmo, seguir uma dieta equilibrada e, preferencialmente, branda para favorecer a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo é mais que recomendável. Para isso, também será o veterinário quem orientará a melhor alimentação em função da causa que esteja provocando estes sintomas.

No vídeo a seguir falamos sobre as coleiras e arnês para os cachorros:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro está com tosse seca e engasgado - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Meu cachorro está com tosse seca e engasgado - Causas e tratamento