Doenças respiratórias

Asma em gatos - Sintomas e tratamento

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 9 outubro 2023
Asma em gatos - Sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A asma é a principal doença respiratória em felinos, sendo muito parecida com a patologia que acomete as pessoas. Quando os bichanos entram em contato com agentes causadores de alergia, podem desenvolver uma reação inflamatória nas vias respiratórias, resultando em broncoconstrição. E é devido a isso que ocorrem os sintomas como tosse, de falta de ar, sibilio respiratório (o famoso “chiado” ao respirar) e respiração acelerada.

Os alérgenos que desencadeiam a asma nos gatos são bem variados, como poeira, perfumes, areia sanitária muito fina, fumaça de cigarros, ácaros, mofos e produtos de limpeza. Sempre é bom observar se as crises se iniciam após o uso de algum produto ou perfume, pois isso ajudará a manter o gato longe do agente causador da asma.

Os tutores devem ficar sempre atentos aos sintomas, como gato tossindo por vários dias, pois o quadro pode ficar grave, havendo risco de morte em alguns casos. Animais idosos sofrem mais com a asma, pois outras doenças crônicas podem ocorrer em conjunto, tornando a situação do animal grave. A detecção precoce da doença ajuda a aliviar a sensação de desconforto do animal, pois o tratamento correto será iniciado o mais rápido possível. E para ajudar você na tarefa de entender mais sobre o assunto, o PeritoAnimal preparou este artigo com várias dicas sobre a asma em gatos, seus sintomas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Cachorro com asma - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Gatos têm asma?
  2. O que causa asma no gato?
  3. Sintomas de asma em gatos
  4. Como diagnosticar a asma felina?
  5. O que fazer para aliviar a asma do gato?
  6. Tratamento da asma felina
  7. Gato causa asma em pessoas?

Gatos têm asma?

Assim como os humanos, os gatos também podem desenvolver asma. Os termos asma, asma brônquica, bronquite alérgica, bronquite aguda e bronquite crônica foram tomados da literatura humana. O gato é a única espécie animal que comumente desenvolve uma síndrome de asma semelhante àquela em humanos, com inflamação eosinofílica de vias respiratórias, broncoconstrição espontânea e remodelamento de vias respiratórias. Alguns estudos ainda sugerem importantes semelhanças entre as respostas humanas e felinas aos alérgenos inalados.

O que causa asma no gato?

Os agentes causadores da asma no gato são variados, podendo ser uma planta, um perfume, produtos de limpeza, fumaça, cigarros, gramas ou qualquer outro alérgeno que o corpo reconheça como patógeno, mesmo sendo inofensivo.

A areia sanitária muito fina pode ser um problema para gatos asmáticos. Prefira areias mais grossas ou a sílica grande, para que não produza a nuvem de poeira quando o gato for enterrar suas fezes ou a urina.

Sintomas de asma em gatos

Os sintomas podem variar de acordo com o animal, que pode apresentar sinais mais graves ou mais brandos, ficando assintomáticos entre as crises. Os síntomas de asma en gatos mais comuns sao:

  • Tosse, que pode ser confundida com a regurgitação devido ao grande esforço abdominal do gato.
  • Respiração ruidosa, parecido com um assobio, podendo ficar mais acelerada ou difícil.
  • Intolerância ao exercício/letargia. Alguns tutores observam que o bichano está mais quieto, sem perceber o desconforto respiratório.
  • Tosse persistente, que resulta em vômito, decúbito esternal com o pescoço esticado e boca aberta, podendo ficar até mesmo com as mucosas arroxeadas.

Como diagnosticar a asma felina?

Sempre que você desconfiar que seu gato não esteja respirando de forma habitual, busque ajuda profissional antes que o quadro se agrave. No caso da asma felina, não existe um teste específico que permita o diagnóstico definitivo. O diagnóstico é realizado principalmente a partir da coleta de dados adquiridos por meio de exame físico, que é consuzido pelo médico veterinário, associados à radiografia torácica, broncoscopia e lavado broncoalveolar.

O médico veterinário observará sinais como fase de expiração longa, posição ortopneica (de alívio para a respiração, com o tórax voltado para baixo), sibilos e crepitações audíveis à auscultação pulmonar, tórax abaulado devido ao acúmulo de ar e reflexo de tosse positivo à palpação na região da traqueia.

Asma em gatos - Sintomas e tratamento - Como diagnosticar a asma felina?

O que fazer para aliviar a asma do gato?

A melhor forma de evitar as crises é manter o gato longe dos agentes que potencialmente podem ser considerados alérgenos. Não utilizar areias sanitárias muito finas, evitar o contato com plantas ou gramas, utilizar desinfetantes próprios para ambientes com animais e não exagerar no seu uso (lembrando que os animais ficam mais perto do chão do que as pessoas, sentindo o cheiro dos produtos de limpeza com maior intensidade), não fumar perto do gato e nem o deixar em ambientes com fumaça.

Tratamento da asma felina

Infelizmente, a asma não tem cura, mas pode ser tratada com sucesso, fazendo com que o gato tenha boa qualidade de vida.

O tratamento da asma de gato é baseado em 3 pilares:

  1. Fornecer oxigênio.
  2. Reduzir a contração da musculatura lisa das vias aéreas posteriores, com o uso de broncodilatadores.
  3. Uso de corticoides para reduzir a inflamação.

A orientação do tutor sobre o ambiente é de extrema importância, visto que sem esse controle, o gato permanecerá em crise. A limpeza da casa deverá ser feita com aspirador de pó, para reduzir a inalação de poeiras, usar areia sanitária que não faça poeira, não utilizar perfumes e incensos e tutores fumantes deverão fumar em locais distantes dos animais, fora de casa. Esses cuidados simples podem proporcionar uma vida melhor para o animal.

Existe bombinha de asma para gatos?

O uso de bombinhas não é indicado para gatos, que deverão receber os medicamentos por meio de injeções, comprimidos ou inalação, com o uso de nebulizadores. Gatos que não se adaptam às máscaras podem fazer a nebulização dentro de uma caixa de plástico transparente, com a mangueira do nebulizador acoplada na sua tampa, o que proporcionará um ambiente menos estressante ao bichano.

Gato causa asma em pessoas?

Não. A asma do gato não passa para a pessoa, assim como o ronronar dos bichanos não são asma e não são transmitidos para as pessoas. A asma nas pessoas, da mesma forma que nos gatos, é causada por algum agente que desencadeará uma reação alérgica, podendo ser um ácaro, poeira, perfumes, fumaça etc. Além disso, tem sido possível perceber que existem alguns fatores que predispõem a ocorrência da asma em pessoas, como a obesidade infantil, que está relacionada ao aumento da probabilidade de doença asmática concomitante.

Quem tem asma pode conviver com gatos?

A resposta a essa pergunta envolve fatores muito individuais, ou seja, vai depender de cada pessoa. Cada paciente deverá procurar um médico alergologista para realizar o teste de alergia e descobrir quais agentes desencadeiam a asma. Dessa forma, será mais fácil evitar esses alérgenos e as consequentes crises de asma.

Muitas vezes, o agente causador não é oriundo do gato ou do cachorro, mas existe uma facilidade em se reduzirem as opções de alérgenos quando os pets são retirados do ambiente. Diante disso, algumas pessoas doam seus animais de estimação sem sequer fazer um teste de alergia, o que gera sofrimento para ambos. Por isso, nunca deixe de consultar um profissional capacitado na área antes de se desfazer do seu bichano por causa de alguma doença respiratória. Nem sempre o pet é o responsável pelo desencadeamento da crise de asma.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Asma em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Barros, A.C.B. Asma felina: revisão de literatura. Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC, 2022. Disponível em https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/2520/1/Amanda%20Carolina%20Brito%20Barros.pdf. Acesso em 15/09/2023.
  • Decian, A. Asma e bronquite crônica em gatos domésticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/200184/001102893.pdf?sequence=1. Acesso em 20/09/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Asma em gatos - Sintomas e tratamento