Partilhar

Remédio caseiro para tosse de cachorro

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 28 outubro 2019
Remédio caseiro para tosse de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Você sabia que os cachorros também têm tosse? Na verdade, este é um mecanismo natural para aliviar ou solucionar problemas das vias respiratórias utilizado por muitos animais. Existem remédios caseiros para tosse de cachorro que, como um apoio ao tratamento indicado pelo médico veterinário, podem ajudar a aliviar o desconforto do pet.

Se você gostaria de conhecer os remédios mais eficazes, recomendamos que continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir não só os remédios caseiros, mas também as causas e alguns conselhos extras para tratar um cachorro com tosse.

O que é tosse de cachorro? O que indica?

A tosse é um reflexo do corpo que se caracteriza pela expulsão brusca de ar das vias respiratórias de forma a eliminar secreções, como mucosidade ou substâncias que o animal tenha aspirado.

É uma condição que, em muitos casos, se apresenta como um sinal clínico de infecção nas vias respiratórias, de problemas cardíacos ou de um simples resfriado. Contudo, pode ser provocada por muitos fatores distintos como alergias e bactérias. O cachorro também pode ter se engasgado com um pouco de água ou um pedaço de comida, entre muitas outras possibilidades.

Causas de cachorro com tosse

Entre as diversas causas de cachorro com tosse, encontramos:

  • Bronquite;
  • Faringite;
  • Vermes pulmonares;
  • Doenças cardíacas;
  • Traqueobronquite infecciosa canina;
  • Bactérias;
  • Alergias;
  • O cachorro ficou engasgado.

É muito importante que você, como tutor responsável, reconheça qual o tipo de tosse de cachorro, se é seca ou com mucosidade e também se é frequente ou pontual. Se for uma tosse de cachorro constante, você deve levar o seu pet imediatamente ao médico veterinário para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu cachorro.

Como ajudar um cachorro com tosse

Uma vez que a tosse pode ter origens muito distintas entre elas, desde algo muito simples até uma causa mais grave, o melhor que você pode fazer é saber como ajudar um cachorro com tosse. Para isso, siga essas recomendações:

  • Se a tosse for pontual e o animal expulsar aquilo que o incomodava nas via respiratórias, você deve oferecer um pouco de água assim que ele se acalmar e voltar a respirar normalmente.
  • Caso se trate de um sintoma recorrente, você deve visitar um veterinário de confiança para que ele realize as provas necessárias para identificar a origem da tosse e, assim, decidir qual o melhor tratamento a seguir.
  • Você deve seguir os tratamentos indicados pelo médico veterinário. Contudo, sem deixar de seguir os conselhos dele, você pode complementar com remédios caseiros e naturais. Estes remédios caseiros são bons para ajudar o sistema imunológico do cachorro. Você também pode consultar o seu veterinário previamente antes da utilização destes remédios complementares.
  • É muito importante que, durante todo o período de tratamento, você reduza a atividade física do cachorro ao mínimo necessário. Não se trata de eliminar completamente a atividade de física mas sim de ajustar às necessidades mais básicas. Você não quer que o cachorro acabe sofrendo ansiedade e se sinta mal. Ao diminuir os níveis de atividade, é possível evitar que a tosse de cachorro seja recorrente, que se agravem os problemas respiratórios e que o animal se canse muito. O repouso é uma grande ajuda na recuperação.
  • Também se recomenda que, se você usar normalmente uma coleira para passear o cachorro, mude para um arnês (coleira de peito) que deixe o pescoço do animal livre.

Remédios caseiros para tosse de cachorro

Existem muitos remédios caseiros para tosse de cachorro de fácil preparo e que aliviam a tosse do peludo. Alguns deles são:

  • Suco de nêspera: é um remédio muito recomendado por veterinários. É um dos melhores remédios naturais devido ao seu alto conteúdo em Vitamina A que reforçará o sistema imunitário do cachorro, ajudando a recuperação das membranas mucosas afetadas. Não serve qualquer outra fruta, você deve relembrar que existem muitos alimentos tóxicos para cachorros. Ofereça o suco ao seu cachorro numa tigela, tal como faz com a água. Você deve tentar que ele tome um copo de suco por dia, durante vários dias, conforme vá recuperando ou os dias que o médico veterinário indicar. Se o cachorro não beber desse jeito, você pode utilizar uma seringa (sem agulha) e dar pequenas porções diretamente na boca, sem forçar para não provocar o vômito.

  • Vegetais de folha verde: estes vegetais contêm muita vitamina C. Esta vitamina fortalece o sistema imunológico dos cachorros. Você também encontrar esta vitamina em suplementos vitamínicos indicados para uso veterinários. É muito importante que você estabeleça com o veterinário qual é a dose indicada para o seu cachorro, que varia conforme o peso e outros indicadores. Tenha cuidado pois o excesso desta vitamina pode provocar diarreia.

  • Óleo de coco: é outro remédio para tosse canina muito eficaz que também fortalece o sistema imunológico. Este óleo alivia a tosse de cachorro, fortalece a energia e ajuda a combater problemas cardíacos. Você deve misturar duas colheres pequenas de óleo de coco na água do cachorro e deixar que ele vá bebendo.

  • Canela: a canela é outro complemento alimentar que serve de antisséptico e é muito recomendada para aliviar a tosse de cachorro. Se o seu cachorro gosta, você pode colocar um pouco na comida dele.

  • Chá de menta: umas gotinhas de chá de menta, com uma seringa (sem agulha) diretamente na boca do cachorro, vão ajudar a descongestionar as vias respiratórias, uma vez que este chá tem propriedades expectorantes e descongestionantes.
  • Mel: o mel natural, sem ser processado e sem aditivos, vai ajudar a suavizar a garganta irritada do cachorro. Você pode dar uma colher pequena a cada três ou cinco horas. Contudo, tenha atenção para não exceder a dosagem recomendada. O excesso pode provocar problemas digestivos no cachorro. Cachorros com menos de 1 ano de idade não devem comer mel porque ele pode danificar o sistema imunológico que ainda está em desenvolvimento.
  • Fumos e vapores: a utilização de vapores é muito recomendada para aliviar os problemas respiratórios. Você pode fechar o cachorro no banheiro e deixar que corra água quente criando vapor. Não deixe o cachorro sozinho para não ocorrerem acidentes desnecessários. Você também pode utilizar alguma planta medicinal indicada como expectorante e antitússica que beneficie as vias respiratórias, como o eucalipto ou a equinácea. Assegure sempre que a planta medicinal que escolha não seja tóxica para cachorros. Você deve ferver algumas folhas para criar vapor e, quando tirar do fogo, aproxime do cachorro com muito cuidado para não o queimar.

Cuidados gerais com o cachorro

Se você tem um cachorro com tosse ou não, existem alguns cuidados básicos que podem tanto evitar problemas como também ajudar na recuperação do cachorro, por exemplo:

  • Ofereça água sempre limpa e fresca;
  • Ofereça uma alimentação equilibrada e variada, que fortaleça o sistema imunológico do seu pet;
  • Mantenha sempre a higiene dos espaços que o seu frequenta;
  • Siga o calendário de vacinação e desparasitação do cachorro;
  • Visite um médico veterinário de confiança a cada 6 ou 12 meses caso não exista nenhum sintoma de doença aparente.

Para ver mais dicas sobre os cuidados com cachorro para que ele viva mais, confira nosso vídeo no YouTube:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para tosse de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos de Remédio caseiro para tosse de cachorro

1 de 2
Vídeos de Remédio caseiro para tosse de cachorro

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para tosse de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
33 comentários
A sua avaliação:
vilma
boa noite eu tenho quatro cachorros três deles são buldo e uma biguou com vir lata e oque esta doente e o mais velho ele tem 12 três messes bad
um deles esta com uma tosse que parece que ele esta engasgado e uma dificuldade ora respirar e no momento eu não tenho como levar ele no veterinário tem algo que eu possa faz em casa pra ajudar ele a respirar melhor si o senhor puder me ajudar eu agradeço si tiver algum remédio caseiro que eu possa dar pra ele
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vilma! Você já tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira, uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tânia Maria Rosa
Meu cachorro está com tosse qual a indicação caseira q Eu posso dar ao cão ele tem +ou—13 kg ele tem 3 anos de idade.
josina alves
Ola bom dia tenho cinco vira latas quase todos estao com tosse eque ppsso fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Josina! Você já tentou as dicas do artigo?
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
EDILEUZA Lins de Oliveira
estou muito preocupada, por favor me ajude, desde já agradeço!
Lindalva Cabral
Meu cachorro esta com otite tem remedio caseiro pra otitee raça chinalzem
Carlos
Meu cachorro boxer esta com tosse desde o dia 2/12/2018 quer dizer 4 dias parece ter coisa na garganta parece que ele quer por algo pra fora da garganta que posso fazer de remédio caseiro por favor ma ajudem
Administrador PeritoAnimal
Oi Carlos! Recomendamos que você confira as informações desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-algo-preso-na-garganta-o-que-fazer-22714.html

No entanto, recomendamos que você leve o seu dog no veterinário o mais rápido possível.
Jailma
Minha cachorra ta com uma tosse que parece ta enrascada! Ela tosse e coloca pra fora uma espuminha com catarro! Mas oque me preocupa e que ela fica muito cansada ; to com medo dela pegar pneumonia! Oque faço?
Maria cristina
Jailma, meu cachorro também estava assim. tive que levar no veterinário porque ele só foi piorando, eles receitaram vários remédios e agora ele esta 100%
Dagmar Silva Nascimento
É muito bom porque na maioria das vezes não sabemos cuida do nosso cachorrinho de estimação á qual queremos muito bem. gostaria de saber porque o cachorro quando fica gripado fica com o nariz entupido por causa dessa gripe é normal em cachorro da raça shih tzu este remedio caseiro podemos dar sem medo
joao afonso
Meu cao esra com uma tosse seca como se fosse um soluço.hoke depois ed muito tempo deixou de comer coisa inusitada. acredito que seja algo serio. o que me recomendam??
Marcia
Minha cachorra e uma pintherela esta com problemas cardíacos já levei em vários veterinários e toma remédio mas a tosse nao parabo q eu faco e ajude por favor
Administrador PeritoAnimal
Oi Marcia! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico da sua cachorra e recomendar o tratamento mais adequado para o problema após o diagnóstico. Rápidas melhoras!

Remédio caseiro para tosse de cachorro
Remédio caseiro para tosse de cachorro

Voltar ao topo da página