Doenças respiratórias

Cachorro com tosse de ganso - Causas e como tratar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 1 setembro 2023
Cachorro com tosse de ganso - Causas e como tratar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A “tosse de ganso”, traqueobronquite infecciosa ou tosse dos canis, é uma doença causada por múltiplos e, às vezes, combinados agentes etiológicos, dentre os quais o principal é a bactéria Bordetella bronchiseptica. A traqueia do cachorro fica inflamada e suas cordas vocais edemaciadas, causando uma tosse semelhante ao grasnar de um ganso, fazendo um som bem característico.

A patologia é altamente contagiosa, ocorrendo em larga escala em canis populosos e abrigos de cães. Os filhotes e cães não vacinados podem evoluir para pneumonia, apresentando um quadro mais grave. Quando o cachorro é infectado por apenas um agente causador, a doença se apresenta de forma mais branda. Caso ocorra o envolvimento de outros agentes patológicos, a doença se agrava, apresentando sintomas mais alarmantes.

Os cães com traqueobronquite infecciosa apresentam crises de tosse, podendo ocorrer secreção nasal e ocular. A Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina são os agentes mais comumente isolados de cães com tosse dos canis. Entretanto, outros vírus e bactérias podem influenciar no progresso clínico e resultado da infecção. Existem vacinas eficazes contra a doença, que auxiliam no controle da disseminação dos agentes causadores. Neste artigo, falaremos sobre um cachorro com tosse de ganso, assim como sua causa, sintomas e tratamento.

Índice

  1. Causas que levam um cachorro a ter tosse de ganso
  2. Como aliviar a tosse de ganso do cachorro?
  3. Sintomas e como tratar a tosse de ganso do cachorro
  4. Como desobstruir a traqueia do cachorro?
  5. Quais xaropes usar para tosse em cachorros?
  6. Remédios caseiros para a tosse de ganso em cachorros

Causas que levam um cachorro a ter tosse de ganso

A “tosse de ganso” é uma doença de origem multifatorial, isto é, vários agentes infeciosos podem estar implicados na infecção, isoladamente ou em conjunto, sendo o vírus da Parainfluenza canina (CPIV) e a bactéria Bordetella bronchiseptica os agentes mais comumente relacionados à doença.

A Bordetella bronchiseptica é de grande importância na etiologia, pois normalmente é o agente primário da tosse dos canis. Os agentes causadores desta doença são o vírus da parainfluenza canino, adenovírus canino tipo-1, adenovírus canino tipo-2, Bordetella bronchiseptica e o Mycoplasma sp., e, ocasionalmente o vírus da cinomose. Estudos recentes demonstram o envolvimento de agentes emergentes como coronavírus canino respiratório (CRcoV), pneumovírus canino (CnPnV), vírus da influenza canina (CIV), coronavírus canino pantrópico (CCoV), e bactérias como o Streptococcus equi subsp. zooepidemicus (S. zooepidemicus) e Mycoplasma cyno, considerados importantes agentes etiológicos[1].

Como aliviar a tosse de ganso do cachorro?

Quando o cachorro começa uma crise de tosse, aconselha-se:

  • Deixe-o quieto, não abane e nem coloque ventilador perto dele, pois isso pode dificultar a sua respiração.
  • Tente manter o animal calmo, em local bem ventilado e fresco.
  • Não deixe o cachorro se exercitar, como correr, brincar ou pular.
  • A tosse vai passando aos poucos, podendo levar ao vômito devido ao esforço durante o ato de tossir, o que leva alguns tutores a acharem que o animal se engasgou com algum objeto.
  • Ofereça água fresca após passar o acesso de tosse. Não tente dar água ou qualquer outro líquido durante a crise, pois isso pode fazer com que o animal se engasgue.
  • O uso de xaropes e anti-inflamatórios pode amenizar o problema.

Veja como dar remédio líquido, como xaropes, para o cachorro neste outro artigo.

Sintomas e como tratar a tosse de ganso do cachorro

A “tosse de ganso” pode se apresentar em sua forma comum ou severa. Na primeira, o animal apresenta tosse seca, de início súbito e bastante barulhenta, devido ao edema das cordas vocais e inflamação da traqueia. A força realizada durante a tosse pode levar o animal a vomitar uma espuma branca, que nada mais é do que saliva e muco. A maioria das infecções são autolimitantes e o animal não apresenta alteração no seu estado geral ou no comportamento. Nesses casos, o tratamento será baseado no uso de anti-inflamatórios e xaropes, prescritos pelo médico veterinário.

A forma grave é mais comum em filhotes, animais não vacinados ou imunossuprimidos, onde acontece uma pneumonia bacteriana secundária. Nesses casos, o animal apresenta febre, apatia, secreção nasal e ocular, relutância em tossir por causa da dor, podendo ir a óbito se não tratado. Nesses casos, serão necessários antibióticos sistêmicos, mucolíticos, anti-inflamatórios e xaropes para diminuir a tosse.

Como desobstruir a traqueia do cachorro?

A “tosse de ganso” nos cães não causa obstrução da traqueia, apenas sua inflamação. A secreção acumulada nesse órgão será expulsa pela tosse, com a ajuda de mucolíticos. Não se deve introduzir qualquer objeto na traqueia do cachorro com a intenção de desobstruí-la, pois esse é um procedimento que só deve ser realizado pelo médico veterinário, sob sedação, com o material adequada e quando houver indicação. A “tosse de ganso” não possui indicação para esse procedimento.

Quais xaropes usar para tosse em cachorros?

Os xaropes devem ser prescritos pelo médico veterinário, que examinará o animal para verificar a gravidade do caso. Alguns medicamentos podem ser utilizados para dar conforto ao animal, como por exemplo, o xarope Tossicanis, dropropizina e codeína.

O uso de xaropes sem a orientação veterinária pode mascarar os sintomas, deixando que o animal evolua para um quadro mais grave.

Remédios caseiros para a tosse de ganso em cachorros

Um procedimento fácil e que ajuda bastante o cachorro com “tosse de ganso” é colocar o amigo peludo no banheiro enquanto alguém da família toma banho. O vapor do chuveiro funcionará como uma nebulização, ajudando a fluidificar o muco nas vias aéreas, facilitando a expectoração.

Manter o cão em um local aquecido é muito importante, principalmente para aqueles que dormem foram de casa. Não deixe o animal deitar-se no piso frio. Coloque um pano ou colchão para que ele se mantenha aquecido e em local fechado, protegido do frio da noite e do sereno da madrugada.

Evite dar para o cachorro remédios caseiros utilizados em pessoas, pois os cães podem se intoxicar com os ingredientes utilizados nesses produtos.

A melhor forma de se prevenir a doença é vacinando os animais. A primeira dose da vacina contra tosse dos canis pode ser administrada aos 60 dias de vida, com reforço 21 dias após a primeira dose. Devem ser realizados reforços anuais nos animais adultos. Nunca deixe de vacinar os animais idosos, pois o sistema imunológico nesses animais encontra-se mais frágil, sendo de extrema importância a continuidade da imunização.

Agora que você já sabe o que é, as causas, sintomas e como tratar um cachorro com tosse de ganso, não perca o vídeo a seguir em que apresentamos mais opções de remédios caseiros para tosse em cães:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com tosse de ganso - Causas e como tratar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Referências
  1. 1. Brito, C.S., Cortezi, A.M., Gomes, D.E. Traqueobronquite Infecciosa Canina – Revisão de Literatura. UNILAGO. Disponível em file:///C:/Users/alvar/Downloads/227-Texto%20do%20Artigo-717-1-10-20191028.pdf. Acesso em 27/07/2023.
Bibliografia
  • Fernandes, S.C., Coutinho, S.D.A. Traqueobronquite Infecciosa Canina – Revisão. Rev. Inst. Cienc. Saúde, 2004. Disponível em https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/2020/12/V22_N4_2004_p279-286.pdf. Acesso em 27/07/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro com tosse de ganso - Causas e como tratar