Partilhar

Resfriado em cães

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 junho 2017
Resfriado em cães

Ver fichas de  Cachorros

Tal como nós, os cachorros também podem sofrer de resfriados. A exposição ao frio ou determinados vírus podem fazer com que o seu cachorro fique resfriado. Não é uma doença perigosa se soubermos como ajudar o nosso cão a superá-la.

Um resfriado leve pode-se superar em uma semana com os cuidados adequados. Tal como nós, os cachorros resfriados precisam de estar quentes, não se molharem e alimentarem-se devidamente.

Se o seu tem espirrado ou tem tosse talvez esteja resfriado, por isso continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba mais sobre o resfriado em cães.

Sintomas do resfriado em cachorros

O resfriado ocorre por uma infecção do trato respiratório superior. No geral, os sintomas não são graves mas devemos prestar atenção uma vez que podemos confundir um simples resfriado com um problema respiratório grave e vice versa. Os sintomas do resfriado são os seguintes:

  • Tosse
  • Espirros
  • Congestionamento
  • Secreção nasal
  • Olhos lacrimejantes
  • Perda de apetite
  • Mal-estar geral
  • Febre

Estes sintomas podem estar presentes durante 1 ou 2 semanas. O tempo de curação depende de cada cachorro e dos cuidados que lhe proporcionarmos.

Em casos graves podem ser observadas dificuldades para respirar ou pode-se ouvir um assobio ao fazê-lo. Também podem apresentar umas décimas de febre. Nestes casos é melhor consultar o quanto antes o veterinário.

Resfriado em cães - Sintomas do resfriado em cachorros

O que provoca o resfriado?

Tal como nos humanos, o resfriado em cachorros pode ser provocado por diversos motivos. Uma exposição ao frio contínua ou o contágio entre cachorros pode ser a causa.

No geral, está provocado por vírus como o Parainfluenza, muito comum e contagioso, ou pelo Adenovírus do tipo 2, também chamado de tosse do canil. Ambos provocam tosse, espirros e outros sintomas do resfriado.

Alguns sintomas do resfriado podem ser confundidos com a cinomose, uma doença muito contagiosa que afeta o sistema respiratório. Por isso, é importante observar sempre o nosso cachorro quando começar a mostrar algum mal-estar. Assim podemos descartar doenças graves. Para saber mais sobre esta doença descubra do que se trata no nosso artigo a cinomose em cães.

Resfriado em cães - O que provoca o resfriado?

Tratar o resfriado do cachorro

O resfriado não tem tratamento, mas podemos dar-lhe algum medicamento para minimizar os sintomas, o melhor é que superem os resfriados leves por eles próprios. Com cuidados básicos pode tornar o processo mais leve, desta forma conseguirão se recuperar em poucos dias.

De seguida, vamos lhe dar alguns conselhos para que o seu cachorro supere o resfriado sem problemas:

  • Mantenha o cachorro quente e seco: tal como nós, durante o resfriado, são muito suscetíveis a mudanças de temperatura. Coloque-o ao lado do radiador ou certifique-se que tem mantas suficientes. Após os passeios seque bem as patas.
  • Reduza o tempo dos passeios: não o submeta a um excessivo exercício. Durante o resfriado estará mais apático e sem vontade de brincar. Evite também sair com ele nas horas mais frias do dia.
  • Incentive-o a beber: pode ser que não beba nem coma muito durante estes dias. Por este motivo, deve sempre contar com água e incentivá-lo a beber, embora seja em doses pequenas. Devido à mucosidade perde líquidos e é conveniente repô-los. Pode oferecer-lhe um pouco de caldo de frango, isso irá ajudá-lo a eliminar a mucosidade da garganta, para além de lhe dar nutrientes.
  • Repouso: deixe-o descansar. Devido ao caráter de alguns cachorros não devemos tentar exercitá-lo ou fazer com que brinquem durante estes dias. Pode ser que ele tente mas ficará logo cansado. Depois de uns dias de repouso começará a ficar melhor e a ficar mais ativo.
  • Evite contágios: se tiver vários cães em casa é muito fácil que se contagiem uns aos outros e fiquem resfriados. Tente mantê-los separados durante estes dias.
  • Evite o fumo ou o pó: o fumo do tabaco ou qualquer outro fumo deve ser evitado sempre na presença do nosso cachorro e, em especial durante os casos de problemas respiratórios que possa ter.
  • Vitamina C: pode ajudá-lo a melhorar as suas defesas com suplementos de vitamina C, irão ajudá-lo a enfrentar os resfriados. Consulte o veterinário antes.
  • Mel: Este é um dos remédios caseiros para aliviar a tosse do cachorro. Se o seu cachorro tossir muito pode dar-lhe uma colher de chá de mel para a aliviar.

Em uma ou duas semanas deverá se recuperar por completo. Para evitar recaídas proteja-o do frio e proporcione-lhe durante todo o ano uma boa alimentação. Assim, o seu sistema imunitário estará forte para superar qualquer resfriado.

Nos casos graves, o seu veterinário tratará das infecções com antibióticos, mas lembre-se que devem ser prescritos sempre pelo especialista, nunca auto-medique o seu cachorro.

Resfriado em cães - Tratar o resfriado do cachorro

Quando ir ao veterinário

Por norma, em uma ou duas semanas o cachorro supera um resfriado normal, mas podem acontecer casos em que devemos ir ao veterinário para descartar doenças maiores ou para um tratamento específico.

Se o seu caso é algum dos seguinte recomendamos que vá ao veterinário:

  • Se passaram 2 semanas e não vir melhoria no seu cachorro.
  • Expulsa sangue nos mucos ou secreções nasais.
  • Não come nem bebe.
  • Se o seu cachorro é idoso ou um filhote deve ir sempre com ele ao veterinário. As defesas destes cães não são com as de um cachorro jovem saudável.
  • Ouve um apito no peito do cachorro ao respirar.
Resfriado em cães - Quando ir ao veterinário

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Resfriado em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Escrever comentário sobre Resfriado em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Resfriado em cães
1 de 5
Resfriado em cães

Voltar ao topo da página