Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago
Ver fichas de Cachorros
A dor de estômago em cachorro pode ser causada por diversas patologias, entre as mais comuns está a gastrite. Você pode notar que o seu cachorro está com dor de estômago se ele apresentar sintomas como letargia, gemidos, uma posição anormal para proteger o estômago, inchaço abdominal e dificuldade respiratória. Em algumas ocasiões, a dor de estômago também é acompanhada de diarreia e vômito.
É fundamental buscar ajuda de um médico veterinário para obter um correto diagnóstico sobre a causa que está provocando a dor de estômago no seu cachorro, assim como tratamento adequado. Lembre-se que apenas o veterinário pode prescrever o fármaco, por isso, não utilize nenhum medicamento para cachorro com dor de barriga que não tenha sido prescrito pelo profissional.
Se você já sabe qual é a causa da dor de barriga em cachorro e você pretende aliviar os sintomas que o seu cachorro está sentindo, saiba o que é bom para dor de barriga de cachorro. Nesse artigo do PeritoAnimal vamos mencionar alguns remédios caseiros para cachorro com dor de estômago.
Causas de cachorro com dor de barriga
Em primeiro lugar, é importante que você conheça as causas por detrás deste sintoma. Podem se tratar de inúmeras situações, com diferentes graus de gravidade. Ou seja, as causas de dor de estômago em cachorro podem ser:
- Inflamação do estômago ou gastrite;
- Inflamação do intestino grosso ou colite;
- Parvovírus;
- Cinomose;
- Prisão de ventre em cachorro;
- Torção de estômago;
- Obstrução gastrointestinal;
- Úlceras gastrointestinais;
- Gastroenterite hemorrágica;
- Doença inflamatória intestinal;
- Má absorção;
- Parasitas estomacais ou intestinais;
- Abcessos no trato digestivo;
- Infeção bacteriana do útero;
- Obstrução das vias renais e biliares;
- Envenenamento;
- Tumores benignos ou malignos;
- Alergia ou sensibilidade a certos alimentos.
Devido a todas as situações que podem estar por detrás da dor de barriga em cachorro, é imprescindível que você leve o seu pet ao veterinário para que ele determine a causa e prescreve um tratamento adequado à base de fármacos e que pode ser complementado ou não com remédios caseiros e naturais, dependo da condição do seu cachorro.
No caso de dor de barriga em cachorro filhote, visitar o veterinário é ainda mais urgente, pois é uma etapa na qual os cachorros são muito sensíveis e tem a tendência de se desidratar com facilidade. Nesses casos, é imprescindível buscar um veterinário rapidamente.
Cachorro com dor de estômago deve ficar em jejum
Quando o cachorro está doente, você deve tentar lidar com a situação sempre respeitando as necessidades e a natureza da espécie em questão. Muitas vezes, um animal doente é um animal que não quer comer, situação que se agrava se o problema for no sistema digestivo. Para além disso, instintivamente o cachorro sabe cuidar dele, gerir as energias do organismo e focar-se na recuperação e não na digestão dos alimentos.
Um cachorro que não coma durante dias precisa de atendimento veterinário urgente. Apesar disso, submeter o cachorro a um dia de jejum é a primeira opção para tentar tratar a dor estômago dos cachorros de uma forma natural. Obviamente, que o primeiro que não pode faltar é água fresca, que tem de estar sempre disponível.
Comida para cachorro com dor de barriga
O veterinário irá prescrever uma dieta específica para o seu cachorro com dor de barriga, de acordo com a patologia ou sensibilidade que o cachorro apresente. Você deve sempre seguir as orientações do profissional.
Existem diversos alimentos que ajudam o seu cachorro a desintoxicar o sistema digestivo e a eliminar eficazmente os parasitas que o estejam infestando. Quando existe dor de estômago no cachorro, é importante incluir estes alimentos na dieta, sendo a forma crua a mais recomendável ou cozinhar apenas um pouco, para facilitar a digestão.
Os alimentos mais benéficos e que podemos aplicar como remédios caseiros para a dor de estômago em cachorros são os seguintes:
- Cenoura: purificao trato gastrointestinal e para além disso tem ação desparasitante, ou seja, atua nos parasitas intestinais. Também é muito benéfica devido às vitaminas que contém.
- Nabo: o nabo também é altamente depurativo e benéfico nos casos em que existem parasitas intestinais.
- Mel: para além do poder nutritivo, o mel é adequado como um antisséptico, ou seja, ajuda a combater qualquer germe presente no sistema digestivo.
- Flocos de aveia: atuam limpando o trato gastrointestinal, favorecendo a eliminação de mucos e resíduos fecais.
- Abóbora: é muito benéfica para os cachorros e ajuda a regular o trânsito gastrointestinal. Para além de ser útil na prevenção das obstruções urinárias que também podem provocar dor abdominal nos cachorros.
Todos os vegetais acima mencionados podem ser misturados com carnes magras como o frango e o peru. Outra opção são as partes mais magras do porco e o peixe branco, sempre cozido ou bem grelhado na frigideira e desfeito para facilitar o consumo. Para além disso, você pode adicionar um pouco de arroz cozido, sendo que a água que você cozinhou o arroz é a parte que traz mais benefícios ao cachorro nesta situação.
Outros remédios caseiros para cachorro com dor de barriga
Depois de começar o tratamento para dor de estômago em cachorros, passar o período de jejum e iniciar uma dieta para cachorro com problemas estomacais, é possível que você se pergunte se existem outros remédios caseiros para cachorro com dor de estômago que possam aliviar os sintomas que o cachorro apresenta, por exemplo:
Aloe Vera
De forma completar as mudanças que você deve realizar com a dieta do seu cachorro, você pode utilizar outros remédios naturais que serão de grande utilidade. O uso da aloe vera ajuda o organismo a recuperar o estado de saúde. Além disso, também apresenta propriedades que ajudam a acalmar a inflamação da muscosa gástrica e proporciona a cicatrização da mesma, caso estiverem lesionadas.
Passeios curtos e frequentes
As causas que provocam dor de estômago nos cachorro também podem produzir outros problemas de saúde, como a diarreia ou prisão de ventre. Os passeios ajudarão que o seu cachorro mantenha uma motilidade gastrointestinal ativa, o que favorecerá a recuperação e alivio dos sintomas. Aumente a quantidade de passeios e diminua a duração é uma boa opção.
Água fresca e limpa
Como mencionamos anteriormente, o consumo de água é fundamental para a recuperação dos cachorros com dor de barriga. Por isso, mantenha sempre a água renovada para que esteja sempre fresca e limpa. Além disso, não se esqueça de limpar o recipiente e deixar em um local que o cachorro possa encontrar com facilidade.
Ofereça a medicação junto com a comida
Exceto nos casos em que o veterinário prescreveu especificamente que você ofereça ao seu cachorro algum fármaco com o estômago vazio, o ideal é que a medicação seja incluída junto com a comida para evitar uma irritação das paredes do estômago. Além disso, você pode consultar o veterinário sobre a possibilidade de oferecer probióticos e protetores estomacais para estimular uma melhora mais rápida.
Evite o estresse e a ansiedade
O estresse e a ansiedade são problemas de comportamento graves que repercutem diretamente no organismo do cachorro, atrasando a recuperação e fazendo com que o cachorro fique mais suscetível a adoecer novamente. Por isso, é fundamental que você ofereça um espaço cômodo, muita atenção e afeto. Tudo isso ajudará a melhorar o bem estar e consequentemente, seu estado de saúde. Caso o cachorro apresente altos níveis de estresse ou ansiedade, aconselhamos buscar ajuda de um educador canino para avaliar as possíveis causas e começar uma terapia afim de modificar o comportamento.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.
- Alice Defarges. (2018). Disorders of the Stomach and Intestines in Dogs. 2019, de MSD Manual
- The Doctors Book of Home Remedies for Dogs and Cats, Rodale Press, 1996