Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago



Ver fichas de Cachorros
Quando um cachorro sofre de dor de estômago, nem sempre o observamos à primeira vista, por isso a observação detalhada e constante do seu pet é extremamente importante para garantir o bom estado de saúde dele. Um cachorro com dor de abdominal pode demonstrar sintomas como a letargia, gemidos, uma postura anormal para proteger o estômago, inchaço abdominal e dificuldade respiratória. Em cercas ocasiões, a dor de estômago é acompanhada de diarreia e vômitos, sinais que você não pode ignorar e que são preocupantes!
Em alguns casos, um tratamento natural pode ajudar perante esta situação. Por isso, o PeritoAnimal preparou este artigo em que falamos dos remédios caseiros para cachorros com dor de estômago.
Cão com dor abdominal - causas
Em primeiro lugar, é importante que você conheça as causas por detrás deste sintoma. Podem se tratar de inúmeras situações, com diferentes graus de gravidade. Ou seja, as causas de dor de estômago em cachorro podem ser:
- Inflamação do estômago ou gastrite;
- Vírus que afeta o estômago ou o trato gastrointestinal;
- Parasitas estomacais ou intestinais;
- Abcessos no trato digestivo;
- Infeção bacteriana do útero;
- Obstrução das vias renais e biliares;
- Envenenamento;
- Tumores benignos ou malignos.
Devido a todas as situações que podem estar por detrás da dor de estômago, é imprescindível que você leve o seu cachorro ao veterinário para que ele determine a causa e prescreve um tratamento adequado à base de fármacos e que pode ser complementado com remédios caseiros e naturais.
O jejum como primeira opção terapeutica
Quando o cachorro está doente, devemos tentar lidar com a situação sempre respeitando as necessidades e a natureza da espécie em questão. Muitas vezes, um animal doente é um animal que não quer comer, situação que se agrava se o problema for no sistema digestivo. Para além disso, instintivamente o cachorro sabe cuidar dele e gerir as energias do organismo e focar-se na recuperação e não na digestão dos alimentos.
Um cachorro que não coma durante dias precisa de atendimento veterinário urgente! Apesar disso, submeter o cachorro a um dia de jejum é a primeira opção para tentar tratar a dor estomago dos cachorros de uma forma natural. Obviamente, que o primeiro que não pode faltar é água fresca, que tem de estar sempre disponível.

Dar protagonismo aos alimentos depurativos
Existem diversos alimentos que ajudam o nosso cachorro a desintoxicar o sistema digestivo e a eliminar eficazmente os parasitas que o estejam infestando. Quando existe dor de estomago, é importante incluir estes alimentos na dieta, sendo a forma crua a mais recomendável, ou cozinhar apenas um pouco, para facilitar a digestão.
Os alimentos mais benéficos e que podemos aplicar como remédios caseiros para a dor de estômago em cachorros são os seguintes:
- Cenoura: depura o trato gastroinestinal e para além disso tem ação desparasitante, ou seja, atua nos parasitas intestinais. Também é muito benéfica devido às vitaminas que aporta.
- Nabo: o nabo também é altamente depurativo e benéfico nos casos em que existem parasitas intestinais.
- Mel: para além do poder nutritivo, o mel é adequado como um antiséptico, ou seja, ajuda a combater qualquer germe presente no sistema digestivo.
- Flocos de aveia: actuam limpando o trato gastrointestinal, favorecendo a eliminação de mucos e resíduos fecais.
- Abóbora: é muito benéfica para os cachorros e ajuda a regular o trânsito gastrointestinal. Para além de ser útil a prevenir as obstruções urinárias que também podem provocar dor abdominal nos cachorros.
Todos os vegetais acima mencionados podem ser misturados com carnes magras como o frango e o peru. Outra opção são as partes mais magras do porco e o peixe branco, sempre cozido ou bem grelhado na frigideira e desfeito para facilitar o consumo. Para além disso, você pode adicionar um pouco de arroz cozido, sendo que a água de cozer o arroz é a parte que mais benefícios traz ao cachorro nesta situação.

Outros remédios caseiros para cachorro com dor de barriga
Para complementar a dieta que referimos anteriormente, você pode usar outros remédios caseiros para a dor de barriga em cachorros também muito eficazes. O primeiro a mencionar é o Aloe vera, que se trata de uma planta que ao ser aplicada internamente ajuda o organismo a recuperar o seu estado geral de saúde. Para além disso, apresenta propriedades que ajudam a acalmar a mucosa gástrica e que propiciam a cicatrização da mesma se existir alguma lesão.
Outro remédio caseiro para a dor de estomago em cachorros é a grama fresca rica em clorofila. Geralmente, nem nos passa pela cabeça oferecer isto ao nosso cachorro. Ou seja, o ideal é que você leve o seu cachorro a dar um passeio onde encontre esse tipo de grama e assim ele pode ingerir por ele mesmo e utiliza para um efeito purgativo, ou seja, para provocar o vômito.
Como já mencionamos, qualquer tratamento, mesmo que seja dietético, deve ser supervisionado por um médico veterinário.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.