PARTILHAR

Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago

Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dor de estômago em cachorro pode ser causada por diversas patologias, entre as mais comuns está a gastrite. Você pode notar que o seu cachorro está com dor de estômago se ele apresentar sintomas como letargia, gemidos, uma posição anormal para proteger o estômago, inchaço abdominal e dificuldade respiratória. Em algumas ocasiões, a dor de estômago também é acompanhada de diarreia e vômito.

É fundamental buscar ajuda de um médico veterinário para obter um correto diagnóstico sobre a causa que está provocando a dor de estômago no seu cachorro, assim como tratamento adequado. Lembre-se que apenas o veterinário pode prescrever o fármaco, por isso, não utilize nenhum medicamento para cachorro com dor de barriga que não tenha sido prescrito pelo profissional.

Se você já sabe qual é a causa da dor de barriga em cachorro e você pretende aliviar os sintomas que o seu cachorro está sentindo, saiba o que é bom para dor de barriga de cachorro. Nesse artigo do PeritoAnimal vamos mencionar alguns remédios caseiros para cachorro com dor de estômago.

Causas de cachorro com dor de barriga

Em primeiro lugar, é importante que você conheça as causas por detrás deste sintoma. Podem se tratar de inúmeras situações, com diferentes graus de gravidade. Ou seja, as causas de dor de estômago em cachorro podem ser:

  • Inflamação do estômago ou gastrite;
  • Inflamação do intestino grosso ou colite;
  • Parvovírus;
  • Cinomose;
  • Prisão de ventre em cachorro;
  • Torção de estômago;
  • Obstrução gastrointestinal;
  • Úlceras gastrointestinais;
  • Gastroenterite hemorrágica;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Má absorção;
  • Parasitas estomacais ou intestinais;
  • Abcessos no trato digestivo;
  • Infeção bacteriana do útero;
  • Obstrução das vias renais e biliares;
  • Envenenamento;
  • Tumores benignos ou malignos;
  • Alergia ou sensibilidade a certos alimentos.

Devido a todas as situações que podem estar por detrás da dor de barriga em cachorro, é imprescindível que você leve o seu pet ao veterinário para que ele determine a causa e prescreve um tratamento adequado à base de fármacos e que pode ser complementado ou não com remédios caseiros e naturais, dependo da condição do seu cachorro.

No caso de dor de barriga em cachorro filhote, visitar o veterinário é ainda mais urgente, pois é uma etapa na qual os cachorros são muito sensíveis e tem a tendência de se desidratar com facilidade. Nesses casos, é imprescindível buscar um veterinário rapidamente.

Cachorro com dor de estômago deve ficar em jejum

Quando o cachorro está doente, você deve tentar lidar com a situação sempre respeitando as necessidades e a natureza da espécie em questão. Muitas vezes, um animal doente é um animal que não quer comer, situação que se agrava se o problema for no sistema digestivo. Para além disso, instintivamente o cachorro sabe cuidar dele, gerir as energias do organismo e focar-se na recuperação e não na digestão dos alimentos.

Um cachorro que não coma durante dias precisa de atendimento veterinário urgente. Apesar disso, submeter o cachorro a um dia de jejum é a primeira opção para tentar tratar a dor estômago dos cachorros de uma forma natural. Obviamente, que o primeiro que não pode faltar é água fresca, que tem de estar sempre disponível.

Comida para cachorro com dor de barriga

O veterinário irá prescrever uma dieta específica para o seu cachorro com dor de barriga, de acordo com a patologia ou sensibilidade que o cachorro apresente. Você deve sempre seguir as orientações do profissional.

Existem diversos alimentos que ajudam o seu cachorro a desintoxicar o sistema digestivo e a eliminar eficazmente os parasitas que o estejam infestando. Quando existe dor de estômago no cachorro, é importante incluir estes alimentos na dieta, sendo a forma crua a mais recomendável ou cozinhar apenas um pouco, para facilitar a digestão.

Os alimentos mais benéficos e que podemos aplicar como remédios caseiros para a dor de estômago em cachorros são os seguintes:

  • Cenoura: purificao trato gastrointestinal e para além disso tem ação desparasitante, ou seja, atua nos parasitas intestinais. Também é muito benéfica devido às vitaminas que contém.
  • Nabo: o nabo também é altamente depurativo e benéfico nos casos em que existem parasitas intestinais.
  • Mel: para além do poder nutritivo, o mel é adequado como um antisséptico, ou seja, ajuda a combater qualquer germe presente no sistema digestivo.
  • Flocos de aveia: atuam limpando o trato gastrointestinal, favorecendo a eliminação de mucos e resíduos fecais.
  • Abóbora: é muito benéfica para os cachorros e ajuda a regular o trânsito gastrointestinal. Para além de ser útil na prevenção das obstruções urinárias que também podem provocar dor abdominal nos cachorros.

Todos os vegetais acima mencionados podem ser misturados com carnes magras como o frango e o peru. Outra opção são as partes mais magras do porco e o peixe branco, sempre cozido ou bem grelhado na frigideira e desfeito para facilitar o consumo. Para além disso, você pode adicionar um pouco de arroz cozido, sendo que a água que você cozinhou o arroz é a parte que traz mais benefícios ao cachorro nesta situação.

Outros remédios caseiros para cachorro com dor de barriga

Depois de começar o tratamento para dor de estômago em cachorros, passar o período de jejum e iniciar uma dieta para cachorro com problemas estomacais, é possível que você se pergunte se existem outros remédios caseiros para cachorro com dor de estômago que possam aliviar os sintomas que o cachorro apresenta, por exemplo:

Aloe Vera

De forma completar as mudanças que você deve realizar com a dieta do seu cachorro, você pode utilizar outros remédios naturais que serão de grande utilidade. O uso da aloe vera ajuda o organismo a recuperar o estado de saúde. Além disso, também apresenta propriedades que ajudam a acalmar a inflamação da muscosa gástrica e proporciona a cicatrização da mesma, caso estiverem lesionadas.

Passeios curtos e frequentes

As causas que provocam dor de estômago nos cachorro também podem produzir outros problemas de saúde, como a diarreia ou prisão de ventre. Os passeios ajudarão que o seu cachorro mantenha uma motilidade gastrointestinal ativa, o que favorecerá a recuperação e alivio dos sintomas. Aumente a quantidade de passeios e diminua a duração é uma boa opção.

Água fresca e limpa

Como mencionamos anteriormente, o consumo de água é fundamental para a recuperação dos cachorros com dor de barriga. Por isso, mantenha sempre a água renovada para que esteja sempre fresca e limpa. Além disso, não se esqueça de limpar o recipiente e deixar em um local que o cachorro possa encontrar com facilidade.

Ofereça a medicação junto com a comida

Exceto nos casos em que o veterinário prescreveu especificamente que você ofereça ao seu cachorro algum fármaco com o estômago vazio, o ideal é que a medicação seja incluída junto com a comida para evitar uma irritação das paredes do estômago. Além disso, você pode consultar o veterinário sobre a possibilidade de oferecer probióticos e protetores estomacais para estimular uma melhora mais rápida.

Evite o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade são problemas de comportamento graves que repercutem diretamente no organismo do cachorro, atrasando a recuperação e fazendo com que o cachorro fique mais suscetível a adoecer novamente. Por isso, é fundamental que você ofereça um espaço cômodo, muita atenção e afeto. Tudo isso ajudará a melhorar o bem estar e consequentemente, seu estado de saúde. Caso o cachorro apresente altos níveis de estresse ou ansiedade, aconselhamos buscar ajuda de um educador canino para avaliar as possíveis causas e começar uma terapia afim de modificar o comportamento.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Alice Defarges. (2018). Disorders of the Stomach and Intestines in Dogs. 2019, de MSD Manual
  • The Doctors Book of Home Remedies for Dogs and Cats, Rodale Press, 1996

Vídeos relacionados com Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Valeria Regina
Meu. Cachorro. Tá. Muito triste e não quer comer que eu faço muito obrigada
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Valeria. Temos um artigo justamente no qual falamos o que fazer se o cachorro estiver sem comer, vomitando e triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-vomitando-e-triste-22498.html
Esperamos que seja útil!
De qualquer forma, recomendamos que o leve a um veterinário o quanto antes para poder realizar um diagnóstico correto.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Carlos Roberto Ribeiro de
Meu cachorro ele anda curvado não come vomita oque pode ser
A sua avaliação:
gabriela silva
Aloe e vera è extremadamente toxico para cachorro. A minha quase morreu pq consumiu.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Você tem razão, Gabriela. A aloe vera pode ser bastante tóxica para um cachorro. No entanto, segundo a maneira como é preparada, pode ser benéfica também. Neste outro artigo explicamos os benefícios e aplicação do aloe vera para cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/aloe-vera-para-cachorros-beneficios-aplicacao-e-conservacao-22592.html
A sua avaliação:
Fabio
Quando o cachorro estiver vomitando é com dor de barriga é só levar ele pra comer grama verdinha instintivamente ele vai comer e sarar de dor abdominal e parar de vomitar
A sua avaliação:
Yasmin
Oi meu yorkshire ele sem querer comeu
a ração do gato ele está com dor de barriga o que eu faço
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Yasmin. Tudo bem? Neste post falamos sobre cachorro com diarreia: tipos, sintomas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-tipos-sintomas-e-tratamento-23071.html. Se a dor de barriga dele persistir, recomendamos que procure um veterinário o quanto antes. Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Desejamos rápidas melhoras ao seu pet!
ALINE CRISTINA PASCHOALIN
O MEU TBM COMEU. A VETERINARIA RECEITOU DAR UM PROTETOR GASTRICO (HEPATOPROTETOR GASTRICO ) ANTITOXICO ORAL...ESPERE UMA MEIA HORA E DE SORO CASEIRO 5 ML ...LEMBRANDO Q O PROTETOR GASTRICO PROVOCA O VOMITO PARA LIMPAR...DEPOIS VC SO HIDRATA O CAOZINHO O MEU DEU TUDO CERTO LOGO SE RECUPEROU NO OUTRO DIA MESMO...ESPERO Q TENHA AJUDADO
A sua avaliação:
Daniele
Minha cadela deu cria a 5 Filhotes .Porem um filhote esta triste e com vomito.
A sua avaliação:
Ivan Ramos De Oliveira
Meu doguinho está defecando a ração inteira não está fazendo a digestão, oque eu faço?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mario Gilberto Conrad
Tenho cachorra 10 anos e já por um tempo está com dor de barriga pois quer comer grama já cortei os restos da comida da casa somente ração que já foi trocada e estou dando Plasil e Buscopan o que faço para resolver este problema.
A sua avaliação:
Oi bom dia meu cachorro ele tem dor quase o tempo todo dependendo do jeitinho que eu pego ele no colo ele grita como se eu tivesse pego ele de qualquer jeito, isso já faz 1 ano mais ou menos que vem acontecendo a princípio o veterinário diz que é pro
Eu gostaria de sabe se tem alguma comida ou raça específica pra eu da a ele ou remédio. Hoje por exemplo ele deve está com Dor
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Yasmin
Meu filhote está com dor na barriga e má digestão qual remedio caseiro é bom???
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Yasmin, você testou as recomendações do artigo?
A sua avaliação:
ivete ferreira de oliveira
meu pet esta com cólica intestinal, vai toda hora no tapete , faz muita forca e solta as fezes mole e muita fedorenta, existe algum remedio caseiro
A sua avaliação:
Raimunda
O que posso dar para um filhote de cachorro que tá com dor de barriga
A sua avaliação:
Manoel
Meu cachorro estar com umas dores na região da barriga,o mesmo vomitou houve aperta de apititee ele não sente vontade de comer ou beber,o mesmo fica gemendo com dores e eu não sei absolutamente o que fazer pós dei dipirona e chá e nd de melhoria...
Luísa Savala
Oi Manoel! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique o seu pet sem indicação profissional. Por isso, sugerimos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes. Assim, ele poderá fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Benedita Francisca de Sousa verá
Meu cachorrinho ele está babando muito esta vomitando e esta com diarreia ele tá também com um rocado como se estivesse gripado qual o remédio eu devo da pra ele
A sua avaliação:
Maya Almeida
Meu cachorrinho. Esta sem apetite muito desanimado está fraco estou desesperada.... ele é o meu bebezao
willyana
teve melhoras? pode ver um vermifogo e depois uma vitamina
A sua avaliação:
Edileuza mendes
A minha cachorra labradora teve filhote um estava morto nos tiramos só que ela não quer comer
willyana
pode ser tristeza... depressão.... tente passeios.. brincadeiras atenção e comidas diferentes como frango... cenoura, figado,jerimum... e dar um bicho de pelucia para ela brincar podem ajudar
Daniela
O que fazer pro meu cachorrinho parar de fazer cocô diarreia
Luísa Savala
Oi Daniela! Temos um artigo sobre como tratar diarreia canina que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-tratar-a-diarreia-canina-20375.html
De qualquer forma, é importante que você mantenha seu cachorro muito hidratado para que o quadro não piore e, busque um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Valdene Diogo Moura
Meu cachorro ñ que come eu acho quele está com dor na barriga porque ele fica procurando moto pra come que que Fasso
Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago
Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago

Voltar ao topo da página ↑