Partilhar

Remédio caseiro para diarreia em gatos

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 8 junho 2017
Remédio caseiro para diarreia em gatos

Ver fichas de  Gatos

A diarreia dos gatos é uma das queixas mais comuns dos tutores destes animais na consulta veterinária. O gato começa a usar mais frequentemente a caixinha de areia e as fezes são mais líquidas e/ou têm um volume maior relativamente ao normal.

A diarreia se define por um aumento da frequência, volume ou conteúdo líquido que se revela através de fezes com pouca ou nenhuma consistência. A diarreia pode originar desde fezes mais moles até líquidas e a coloração também é bastante variável. As causas de diarreia em gatos são muitas . Pode se tratar apenas um desiquilíbrio pontual, mas também pode ser sinal de algo mais grave como uma doença infecciosa.

Se o seu gatinho está com este problema, o PeritoAnimal vai lhe falar sobre um remédio caseiro para a diarreia em gatos.

Também lhe pode interessar: Frutas e verduras que hamster pode comer

Gato com fezes moles, o que fazer?

A melhor maneira para tratar a diarreia do seu gato é através da alimentação. E, acima de tudo: reidratação! Tenha sempre água fresca à disposição e mude regularmente. Se o seu gato bebe pouca água no bebedouro e prefere beber diretamente da torneira, abra a torneira sempre que ele pedir. Atualmente, existem à venda até umas fontes de água nas petshops que os felinos costumam amar! A diarreia pode ser muito perigosa principalmente devido à desidratação, por isso motive ao máximo o seu gato para ele beber água.

Abóbora

A Abóbora tem ganho uma grande popularidade, principalmente nos Estados Unidos, como um remédio caseiro para a diarreia em gatos (e cachorros). A abóbora é muito rica em fibra e é também uma excelente fonte de potássio (os animais com diarreia perdem muitos electrólitos, incluindo potássio). Para além disso, a abóbora é até segura para animais diabéticos, ao contrário do arroz que, sendo um cereal, se transforma em açúcar. A abóbora também vai ajudar no restauro das células beta (células que produzem insulina no pâncreas).

Como administrar?

A melhor forma é comprar abóbora (100%) enlatada. Esta é uma forma bem prática para ajudar o seu gatinho quando ele tiver diarreia. Se você tiver acesso na sua região a este produto compre e guarde umas latinhas no armário da cozinha. Se não existir por aí, procure na internet. Confirme sempre que é 100% abóbora, sem açúcar ou sal adicionados porque podem fazer mal ao seu gatinho. Adicione meia colher de chá na comida do seu gato (preferencialmente comida úmida). Tenha precaução porque o exagero na administração de abóbora na dieta pode piorar ao invés de melhorar a situação.

Caso não encontre este produto nas lojas mais próximas da sua casa (por vezes é difícil encontrar no Brasil) e não consiga encomendar pela internet, você pode cozer você mesmo a abóbora, triturar o alimento até formar um puré e guardar na geladeira. Guarde o que sobra no congelador para poder usar quando precisar, porque na geladeira ela vai estragar mais rápido.

Você deverá começar a ver melhorias algumas horas após adicionar abóbora na dieta do pet. Caso o animal não melhore, leve ele ao veterinário porque diarreia continuada pode provocar desidratação grave. Para além disso, como dissemos, as causas adjacentes a uma diarreia são muitas e o seu gato pode ter um problema grave que só o veterinário poderá diagnosticar e tratar corretamente.

Remédio caseiro para diarreia em gatos - Gato com fezes moles, o que fazer?

Soro caseiro para gatos

Por vezes não existe a possibilidade de ir rapidamente ao veterinário e o gatinho está desidratado devido à diarreia. O ideal é oferecer pequenas quantidade de soro várias vezes ao dia. A melhor opção é, sem dúvida, adquirir um soro de reidratação oral apto para o uso veterinário.

Caso não seja de todo possível adquirir um soro próprio, você poderá fazer um soro caseiro para gatos:

  • 200ml de água fervida ou filtrada
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1 pitada de sal

Ração para gatos com diarreia

Quando o gato está com diarreia, é muito importante que ele tenha uma dieta adequada que o ajude a recuperar.

Existem muitas rações disponíveis no mercado para animais com problemas gastrointestinais. Especialmente nos casos em que não se trata de uma diarreia pontual, a utilização deste tipo de ração é o mais indicado! Consulte o seu médico veterinário de confiança para que ele aconselhe as melhores opções de ração para gatos com diarreia disponíveis na sua região.

É importante relembrar que, se optar por uma dieta caseira, existem muitos alimentos proibidos para gatos que jamais pode dar para eles.

Diarreia nos gatos persas

Alguns tutores de gatos de raça persa relatam episódios de diarreia frequente e se questionam se isso será normal. Os persas, como a maioria dos gatos de raça pura, são mais sensíveis que os gatinhos vira-lata e, por essa razão, a diarreia é mais frequente neles. Essa sensibilidade pode ser devida a uma alteração na dieta, uma situação que despoletou estresse, entre outras.

Contudo, é importante relembrar que tanto os vira-lata como os misturados são igualmente propícios a distúrbios gastrointestinais, não acontece só com os gatinhos de raça pura.

Remédio caseiro para diarreia em gatos - Diarreia nos gatos persas

Gato com diarreia e vômito, o que fazer?

Quando um gato está com diarreia e vômitos significa que muito provavelmente ele está com com uma gastroenterite. A Gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestinos que impede os alimentes e a água de serem corretamente absorvidos pelo organismo.

Embora episódios de vômito ou diarreia possam não ser preocupantes se ocorrerem pontualmente, ao durarem mais de 24 horas podem colocar a vida do animal em risco. Isto porque os animais desidratam muito rapidamente! Os cachorros e gatos mais pequenos, assim como os animais idosos, correm mais riscos de desidratar do que os animais adultos saudáveis de grande porte.

O tratamento passa por fazer um jejum de líquidos e sólidos. Ou seja, se o seu gato está vomitando, você deve retirar também a água por cerca de 12 horas até que ele pare de vomitar (este jejum é importante para o organismo recuperar). Em seguida, deverá reintroduzir pouco a pouco alimentos úmidos e água. O ideal é dar soro para ele ao invés de água.

O seu gatinho poderá apresentar outros sinais clínicos como estes:

  • Febre
  • Letargia
  • Dor abdominal
  • Alteração de cor nas mucosas
  • Presença de sangue nas fezes

Se qualquer um desses sinais estiver presente, assim como outra alteração visível, você deve ir rapidamente ao Médico Veterinário. Por vezes, situações que não são aparentemente graves evoluem muito rápido e podem colocar em risco a vida do animal.

O médico veterinário é o único que tem os meios adequados na clínica para determinar a causa da diarreia do seu gatinho e poder tratá-la adequadamente. Como nunca se sabe, o melhor é sempre prevenir!

Remédio caseiro para diarreia em gatos - Gato com diarreia e vômito, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para diarreia em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para diarreia em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
Luciano
O meu gato tem 3 meses e tem 8 dias q ta com diarréia já tomou remédio de verme,anti tóxico e emozeque e ta do mesmo jeito vcs podem recomendar algum remédio antibiótico
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciano! Sem ver o seu gatinho não podemos passar nenhum tratamento.
Recomendamos que você busque um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Clarice Rodrigues
Boa tarde minha gatinha e uma siamesa e ela está tendo diarreia e hj deu início de vômito já dei remédio pra vômito ela começou com diarreia quando tive que trocar a ração dela de gatinho por ser um cachorro pois estava sem dinheiro troquei umas duas vezes agora ela está com a ração dela de novo de gatinha ela e um bebê deve ter no máximo uns 3 meses estou com medo que ela morra oque eu faco
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Clarice! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eliane
Apareceu na minha rua um gatinho que não para de fazer coco mole, ja esteve pior mas eu consegui que ele tomasse um antibiotico e deu uma melhorada, hoje as fezes dele é mole mas não é mais puro liquido. O pior de tudo isso é que ele entra no meu quintal e faz o coco no piso pois não tenho terra, meu medo que ele tenha alguma doença contagiosa e passe para minha gatinha. J tentei pega-lo para levar ao veterinario mas não consegui, ele é magro e muito fraco, coloco ração na calçada pra ele e agua mesmo assim ele entra pra fazer coco, não sei mais o que fazer.
Henrique
Meu gatinho e filhote só mama da mãe delas e ontem começou a vomitar e com diarreia uma cor esverdeada bem água mesmo o vomito e as fezes são iguais e com muito mal cheiro que devo fazer por favor me ajudem
Maria Eliete
Me ajudou muito as instruções, porém o gatinho que apareceu casa( é filhote, porém não sei quantos meses) está com diarréia há 4 dias( tinha parado e voltou). Porém está super esperto e come bem(. Acho que é o leite. Até quantos meses filhote pode tomar leite? Obrigada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Eliete! Que tipo de leite você está dando? Este artigo pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/os-gatos-podem-beber-leite-22183.html
Marilene
Meu gato pode tomar dipirona pra dor de barriga?ele esta com as vezes meio mole.
Administrador PeritoAnimal
Oi Marilene! Em nenhum caso você deve medicar o seu gato. Apenas um veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o caso do seu pet. Não hesite em buscar um bom profissional para que ele faça um exame físico do animal e recomende o melhor procedimento. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Edna Souza
Obrigada pela dicas!

Minha filhinha está com diarréia!Vou cuidar dela.
Gabriel
Tomará q ajude mesmo eu tenho dois gatos e a diarreia já até passou de um gato pra outro já me falaram q pode ser até ciúmes um do outro
Fabio Eduardo dos Santos
Minha gata está com diarréia o que faço para para essa diarréia
A sua avaliação:
Alexandre Faria
Obrigado pela publicação dessas dicas.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alexandre. Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando!

Remédio caseiro para diarreia em gatos
1 de 4
Remédio caseiro para diarreia em gatos

Voltar ao topo da página