menu
Partilhar

Curiosidades sobre os cachorros

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 31 maio 2022
Curiosidades sobre os cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A maioria de nós, tutores, está convencida de que conhecemos perfeitamente nossos cachorros. Compartilhar a vida com eles nos torna capazes de entender suas necessidades, decifrar sua linguagem corporal, e até de interpretar seus diferentes estados de espírito. Tanto é assim que, às vezes, sabemos como o cachorro está só de olhar nos olhos dele.

Apesar disso, é possível que existam algumas curiosidades dos cachorros que você ainda não conheça. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, compilamos mais de 30 curiosidades sobre os cachorros surpreendentes.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre os gatos

Sua domesticação começou no Paleolítico Superior

Quando pensamos em animais domésticos, o cachorro é, sem dúvidas, um dos primeiros, se não o primeiro de todos, que surge em nossa cabeça. Mas você sabe quando começou a domesticação do melhor amigo da gente? Há nada mais, nada menos, que 16.000 anos. Uma das curiosidades sobre os cachorros é que eles foram os primeiros animais a serem domesticados pelo ser humano, depois do lobo asiático e do dingo.

Curiosidades sobre os cachorros - Sua domesticação começou no Paleolítico Superior

É a espécie animal com maior diversidade racial

As diferenças entre um chihuahua e um mastim são tantas que é difícil acreditar que eles tenham um ancestral comum, mas é isso mesmo. Na verdade, todas as raças de cachorro pertencem à mesma espécie: Canis familiaris.

A intensa seleção artificial realizada pelo ser humano teve como resultado a grande variedade de raças de cachorros que existem atualmente. De fato, são 343 raças, segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI). Sua enorme diversidade morfológica e comportamental é incomparável em relação a qualquer outra espécie. A título de curiosidade, os pesos padrão variam de 0,5 a 100 kg, o que é realmente impressionante.

Curiosidades sobre os cachorros - É a espécie animal com maior diversidade racial

Criam sociedades democráticas

A próxima curiosidade sobre os cachorros tem a ver com o modo como eles vivem. Até pouco tempo atrás, se pensava que os cachorros que viviam em manada com outros cachorros e com o ser humano faziam isso seguindo um sistema de hierarquia social baseada na dominação linear.

Porém, hoje em dia esse pensamento está ultrapassado, já que os cachorros estabelecem sociedades democráticas, em que aquele que é dominante agora, depois pode não ser mais. Ou seja, os cachorros não seguem uma hierarquia linear.

Suas aptidões para o trabalho são múltiplas e muito diversas

Os cachorros são, sem dúvidas, animais de companhia por excelência. Entretanto, ao longo da história, eles não só têm sido companheiros de vida para as pessoas, mas também excelentes companheiros de trabalho.

De todas as características e curiosidades sobre os cachorros, a inteligência e a enorme capacidade de aprender que caracterizam essa espécie permitiram que eles fossem usados em labores muito diversos, como:

  • O pastoreio
  • A caça
  • Guarda e defesa
  • Busca e resgate de pessoas
  • Terapia emocional
  • Detecção de drogas e explosivos
Curiosidades sobre os cachorros - Suas aptidões para o trabalho são múltiplas e muito diversas

Não são estritamente carnívoros

Diferentemente dos gatos, os cachorros não são estritamente carnívoros. Outra das curiosidades sobre os cachorros é que, em suas origens, eram animais caçadores, mas ao longo do processo de evolução e domesticação, foram sendo incluídos em sua dieta alimentos ricos em fibra e em hidratos de carbono (como hortaliças e cereais). Isso faz com que sua dieta hoje em dia não deva ser baseada exclusivamente no consumo de carne.

Deixamos para você este outro artigo de PeritoAnimal sobre a Fibra para cachorro: sua importância, alimentos e suplementos.

Curiosidades sobre os cachorros - Não são estritamente carnívoros

São animais muito vorazes

Os cachorros são animais vorazes por natureza, pois, em seu estado natural, estavam acostumados a comer com abundância para conseguir suportar vários dias de jejum até conseguir uma nova presa. Ou seja, podemos dizer que a voracidade dos cachorros é "codificada geneticamente", o que torna difícil para eles regular a sua ingestão. Por isso, é importante não lhes dar comida ad libitum (à vontade), mas sim racioná-la em várias porções ao dia para evitar a sobrecarga do aparato digestivo.

Quantas vezes ao dia um cachorro deve comer? Descubra a melhor resposta nesse artigo que te recomendamos.

Curiosidades sobre os cachorros - São animais muito vorazes

Têm

Assim como as pessoas, os cachorros também têm uma primeira dentição de leite temporária, que é substituída pela dentição permanente ou definitiva por volta dos 2 ou 6 meses de idade. Apesar disso, não é muito comum detectar um dente de leite caindo, já que eles os engolem junto com a comida.

Se quiser saber mais sobre Quando os cachorros trocam de dente?, não deixe de dar uma olhada nesse outro artigo de PeritoAnimal que te recomendamos.

Curiosidades sobre os cachorros - Têm

Seus sentidos e os do ser humano são diferentes

A próxima curiosidade sobre os cachorros tem a ver com suas capacidades sensoriais, já que elas são muito diferentes das nossas. Podemos ver que:

  • Seu olfato é cerca de 15 vezes mais desenvolvido que o das pessoas, podendo detectar odores a uma concentração muito baixa e distinguir milhares de odores diferentes. Além disso, eles têm uma memória olfativa muito prolongada. Veja o seguinte artigo de PeritoAnimal sobre o Olfato do cachorro: como é, curiosidades e exercícios estimulantes.
  • Sua audição é 4 vezes mais aguçada que a do ser humano, podendo perceber sons a uma frequência 3 vezes superior à nossa.
  • Seu paladar está pouco desenvolvido em comparação ao das pessoas.
  • Sua visão também não está muito desenvolvida. Eles têm mais ou menos 10 vezes mais sensibilidade a movimentos periféricos do que nós, embora a sensibilidade à luz e a visão noturna sejam similares às da gente. Além disso, não são capazes de distinguir todas as cores, mas apenas alguns matizes. Descubra mais informações em como é a visão dos cachorros?
Curiosidades sobre os cachorros - Seus sentidos e os do ser humano são diferentes

Conseguem diagnosticar doenças com o olfato

O que os cachorros têm de mais importante? Embora pareça algo incrível, eles são capazes de diagnosticar doenças humanas, como o câncer, a diabetes e a COVID-19 usando apenas o olfato, já que têm a capacidade de identificar compostos orgânicos voláteis associados a essas patologias. Sendo assim, essa se trata de uma das curiosidades mais importantes e relevantes sobre os cachorros.

Curiosidades sobre os cachorros - Conseguem diagnosticar doenças com o olfato

Agradecem pelo carinho

Falando assim, parece até que não é nenhuma curiosidade, mas embora todos os animais de estimação agradeçam pelas demonstrações de carinho, o poder das carícias é especialmente importante para os cachorros.

De que os cachorros mais gostam? Por serem animais com um sentido de tato muito desenvolvido, uma simples carícia significa um grande prêmio para eles (para alguns, inclusive, melhor que a comida), o que é algo muito importante para se levar em consideração para o adestramento dessa espécie.

Como fazer um cachorro relaxar com carinho? Descubra a resposta nesse artigo de PeritoAnimal.

Curiosidades sobre os cachorros - Agradecem pelo carinho

Usam uma linguagem diferente da nossa

Os cachorros se comunicam de forma diferente dos seres humanos. Nós nos comunicamos principalmente através da fala. Os cachorros, porém, usam uma linguagem principalmente não verbal, que inclui diversos tipos de comunicação:

  • A química
  • A tátil
  • A auditiva
  • A ótica

Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este post que recomendamos para você: Como os cachorros se comunicam?

Entendem mais de 150 palavras

Por mais que se comuniquem com uma linguagem principalmente não verbal, os cachorros são capazes de compreender até 160 palavras se forem estimulados e educados da maneira adequada, chegando a conhecer a mesma quantidade de palavras que crianças de 2-3 anos de idade. Mesmo assim, para desenvolver plenamente suas capacidades cognitivas, os cães devem ser estimulados corretamente através da prática constante do adestramento com esforço positivo.

Curiosidades sobre os cachorros - Entendem mais de 150 palavras

Sua expectativa de vida varia muito

Com certeza você já escutou mais de uma vez que os cachorros pequenos vivem mais que os grandes. Mas a que se deve essa diferença na expectativa de vida em função do tamanho? Ao que parece, ela se deve à taxa de envelhecimento.

Os cachorros grandes, por sua maior taxa de crescimento e pelo maior desgaste metabólico de seu organismo, envelhecem a um ritmo notavelmente mais acelerado que os cachorros pequenos, e por isso vivem menos. De fato, foi demonstrado que, a cada 2 kg de peso, a expectativa de vida dos cachorros diminui cerca de um mês.

Se quiser mais informações sobre o assunto, veja este post sobre como saber a idade de um cachorro.

Curiosidades sobre os cachorros - Sua expectativa de vida varia muito

Sua temperatura corporal é mais alta que a nossa

A faixa de temperatura normal dos cachorros varia entre os 38-39 ºC, o que a torna ligeiramente superior à das pessoas. De maneira geral, a temperatura corporal é um pouco mais alta de manhã do que à tarde. Além disso, como curiosidade, a temperatura aumenta nas cadelas gestantes, mas diminui 24 horas antes do parto. De fato, é costume usar esse parâmetro como indicador para prever o momento do parto.

Curiosidades sobre os cachorros - Sua temperatura corporal é mais alta que a nossa

Eles têm 8 grupos sanguíneos

A próxima curiosidade sobre os cachorros é que eles têm 8 grupos sanguíneos, os quais se denominam:

  • DEA-1.1
  • DEA-1.2
  • DEA-3
  • DEA-4
  • DEA-5
  • DEA-6
  • DEA-7
  • DEA-8

A sigla DEA significa: Dog Erythrocyte Antigen. De todos eles, o que tem maior poder antigênico, e, portanto, provoca maior risco de reações adversas, é o DEA.1.1. Por esse motivo, o antígeno DEA.1.1 é considerado o doador ideal para os cães.

Podem sofrer de um câncer transmissível

Os cachorros, assim como os demônios da Tasmânia, são os únicos mamíferos que podem sofrer de um tipo transmissível de câncer. No caso do cachorro, se trata do tumor venéreo transmissível (TVT), também chamado de "sarcoma de Sticker", o qual se desenvolve na área genital e é transmitido de um animal ao outro durante o coito.

Não deixe de ler o seguinte artigo de PeritoAnimal sobre o Tumor venéreo transmissível (TVT): sintomas e tratamento para ter mais informações sobre o assunto.

Curiosidades sobre os cachorros - Podem sofrer de um câncer transmissível

O genoma canino foi sequenciado em 2005

Foi só depois de dois anos de o Projeto Genoma Humano anunciar a sequenciação do primeiro genoma humano que se sequenciou o genoma canino.

Dentre as curiosidades sobre os cachorros, qual motivo levou o genoma canino ser sequenciado com tanta rapidez? A razão fundamental está no fato de que o cachorro foi e continua sendo um modelo animal para muitas patologias humanas, e o sequenciamento do seu genoma permitiu identificar muitos genes relacionados a doenças que também afetam as pessoas.

As cadelas são monoéstricas não estacionais

A cadela é a única fêmea doméstica que é monoéstrica não estacional, o que significa que o seu cio não está associado a uma estação específica. De maneira geral, as cadelas têm dois cios por ano (um a cada 6 meses), embora também se considere normal que tenham um ou três cios por ano. Apesar disso, embora o assunto seja curiosidades sobre os cachorros, você deve saber que existem fêmeas selvagens, como a raposa e a ursa, que também são monoéstricas.

Quanto tempo dura o cio da cadela? Confira a resposta a seguir.

Curiosidades sobre os cachorros - As cadelas são monoéstricas não estacionais

Nascem cegos e surdos

A seguinte curiosidade sobre os cachorros tem a ver com o seu nascimento, já que os filhotes apresentam um desenvolvimento nervoso, motor e sensorial incompleto. Sua visão, sua audição e sua capacidade de regular a própria temperatura estão ainda pouco desenvolvidos, e é por isso que, no momento do nascimento, os filhotes são absolutamente dependentes de suas mães para sobreviverem. A partir da segunda semana de vida, começa um rápido amadurecimento motor e dos sentidos.

Curiosidades sobre os cachorros - Nascem cegos e surdos

Eles não têm glândulas sudoríparas na pele

Outra curiosidade sobre os cachorros é que eles não têm glândulas sudoríparas em sua derme, exceto a nível das almofadas plantares. Por ter glândulas sudoríparas tão escassas e tão pouco desenvolvidas, eles só perdem calor através da evaporação do suor. Por isso, precisam de outros mecanismos para essa necessidade, como o ato de ofegar, para conseguir reduzir sua temperatura corporal quando for preciso.

Como os cachorros suam? Saiba mais a seguir.

Curiosidades sobre os cachorros - Eles não têm glândulas sudoríparas na pele

Odeiam algumas coisas dos seus humanos

Outra curiosidade é que, mesmo sendo nossos melhores amigos, existem algumas coisas que os cachorros odeiam nos humanos. Por exemplo, por terem os sentidos de audição e de olfato muito mais sensíveis, ficam muito incomodados com gritos e cheiros fortes. Além disso, algumas demonstrações de afeto típicas dos humanos, como os abraços, podem ser muito desconfortáveis para eles, por se sentirem aprisionados.

Porém, os cachorros costumam ser especialmente pacientes e afetuosos com a gente, demonstrando, com um lambido dissimulado, que algo os está incomodando. Mesmo assim, não se esqueça que devemos nos esforçar para conhecer e respeitar a natureza canina, oferecendo a eles um entorno positivo e respeitando suas necessidades.

Descubra, a seguir, 10 coisas que os cachorros odeiam nos humanos.

Sua relação com humanos não é determinada pela dominância

Infelizmente, é comum encontrar explicações falsas na internet que associam certos comportamentos dos cachorros junto a seus tutores à teoria da dominância. Tudo falso. A dominância é intraespecífica, ou seja, se dá única e exclusivamente entre indivíduos da mesma espécie. Mesmo assim, muitas pessoas tendem a confundir a dominância canina com a agressividade, o que é algo totalmente errado, já que, de fato, um cachorro "dominante" se destaca por ser equilibrado e de natureza tranquila.

Curiosidades sobre os cachorros - Sua relação com humanos não é determinada pela dominância

Podem transmitir doenças para nós

Os cachorros são nossos melhores amigos, e a lealdade é uma das características mais admiráveis da sua personalidade. Uma outra das curiosidades sobre os cachorros é que, apesar de seu vínculo especial com os seres humanos, há algumas doenças que os cachorros podem transmitir às pessoas, como a raiva, os parasitas intestinais e os ectoparasitas. Para preveni-las, é fundamental manter uma excelente higiene em casa, respeitar o calendário de vacinas e de desparasitações dos nossos cãezinhos, oferecer a eles uma nutrição equilibrada e os cuidados essenciais para preservar seu bem-estar. Visite seu veterinário se tiver mais dúvidas!

Curiosidades sobre os cachorros - Podem transmitir doenças para nós

Eles podem nos fazer viver mais

Para concluir este artigo com curiosidades sobre os cachorros, queremos mencionar um dos muitos benefícios de se adotar um cachorro. Quando você inclui um cachorro em sua vida e em sua casa, você ganha o companheiro mais leal de todos, que vai sempre querer te proteger e te acompanhar nos altos e baixos. Isso terá um impacto extremamente positivo na sua autoestima e em sua saúde mental.

Além disso, compartilhar o dia a dia com um cachorro nos estimula a conquistar um estilo de vida mais saudável, ajudando-nos a lutar contra o sedentarismo e doenças associadas, os estados de ânimo negativos, a solidão e a depressão. Com sua forma tão especial de ser e de nos amar, os cachorros nos ensinam a viver mais e melhor.

Curiosidades sobre os cachorros - Eles podem nos fazer viver mais

Outras curiosidades sobre os cachorros

Além das curiosidades sobre os cachorros que já mencionamos, existem outras que você pode não conhecer:

  • É estimado que existam cerca de 500 milhões de cachorros no mundo, dos quais cerca de 7,5 milhões vivem na Espanha.
  • O cachorro e o ser humano compartilham em torno de 650 milhões de pares de bases de NDA, o que representa mais ou menos 75% dos seus genes.
  • O menor cachorro é o chihuahua, o maior é o dogue alemão, e o mais pesado é o mastim inglês.
  • O galgo inglês é considerado o cachorro mais rápido do mundo em corridas de curta distância, podendo alcançar até 63 km/h.
  • O pastor alemão, o poodle, o border collie e o golden retriever se encontram na lista de cachorros mais inteligentes.
  • O basenji é o único cachorro do mundo que não consegue latir.
  • A trufa, ou nariz, de cada cachorro é diferente, o que a torna uma marca de identificação única, da mesma forma que acontece com as impressões digitais humanas.
  • Com um ano de vida, a maturidade dos cachorros se compara com a de uma pessoa de 15 anos.
  • A maioria dos cachorros costuma se sentir aterrorizado ao escutar trovões ou fogos de artifício, pois além de ter uma capacidade auditiva muito maior que a nossa, eles não conseguem saber que aquilo não se trata de uma ameaça.
  • Os olhos dos cachorros brilham de noite devido ao fato de sua retina ter uma camada chamada "tapetum lucidum", que lhes permite ver melhor no escuro.
  • Todos os cachorros sonham, não importa a idade. Por isso, é normal que se movam ou até vocalizem latidos enquanto dormem. Se quiser saber mais sobre se Os cachorros sonham?, não hesite em consultar esse outro post que te sugerimos.

Deixamos para você o vídeo a seguir para que possa saber de ainda mais curiosidades sobre os cachorros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Curiosidades sobre os cachorros
1 de 20
Curiosidades sobre os cachorros

Voltar ao topo da página