Partilhar
Partilhar em:

Como relaxar um cachorro com carinho

Como relaxar um cachorro com carinho

Ver fichas de  Cachorros

Quem não gosta de ser acariciado? Todos gostam, mas especialmente os cachorros. Uma das coisas que mais fascinam os nossos amigos peludos é um bom momento de carinhos, abraços e beijos, mais ainda se forem eternos. Quanto mais durarem, melhor para eles. Os cachorros nunca se cansam de receber amor.

Acariciar um cachorro tem muitos benefícios, inclusive para a pessoa que dá o afeto. Diminui a pressão arterial e reduz o estresse em ambos, e só demora uns minutos por dia. O mais importante é que se cria um laço especial entre o cão e a pessoa que o acaricia. Além disso, as carícias são uma excelente forma de acalmar um cachorro nervoso, estressado ou ansioso. Neste sentido, aprender a dar ao seu cachorro uma massagem relaxante é fácil. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como relaxar um cachorro com carinho.

Também lhe pode interessar: As 10 raças de cachorros mais carinhosas

Carícias relaxantes

Os cães também se estressam. Umas carícias relaxantes podem ajudá-los a aliviar todo o tipo de tensões, controlar sua ansiedade e hiperatividade e proporcionar-lhes uma dose de felicidade, a medicina mais básica de todas. Em apenas 10 minutos por dia pode dar ao seu cachorro uma "manutenção" de carícias relaxantes.

Estudos recentes demonstram que embora os cachorros apreciem o contato físico conosco, pode acontecer que a forma como os acariciamos não seja a correta e para eles seja um pouco agressiva e, no entanto acreditarmos que estamos sendo o mais subtis possível. Se o que quer é relaxar um cão, evite as cócegas, palmadas ou apertões.

Se gosta de dar carinho ao seu cachorro, será bom aprender a melhor forma para o fazer e ajudá-lo assim a relaxar depois de uma longa jornada ou, por outro lado, para começar o dia bem. Muitas pessoas preferem fazê-lo antes de ir para a cama, enquanto que outras fazem-no na primeira hora da manhã. O resultado é o mesmo e, para os cachorros é igual.

Primeiros passos

Comece a dar carinho ao seu cachorro para se relaxar a nível geral. Use os dedos e a palma da sua mão, relaxados mas firmes, para tocar todo o corpo do seu cachorro muito lentamente. Recorra desde a cabeça até à cauda. Certifique-se de colocar toda a sua atenção e energia nisso e concentre-se em todas as camadas, desde o pelo, passando pela pele, chegando ao músculo e por último até ao osso.

Pare e faça movimentos circulares quando passar pelas zonas das orelhas, debaixo do queixo, pescoço, axilas e peito. Pode fazer isto enquanto o seu cachorro pega sol ou depois de uma boa caminhada, o efeito será melhor. Pode fazê-lo no parque mas como referimos antes, depois da brincadeira e passeio. Caso contrário, ele nem vai fazer caso. No entanto, tudo vai depender do cachorro e do tempo que tiver. Outras pessoas pessoas preferem fazê-lo antes de sair de casa, enquanto desfrutam do café da manhã. O cachorro dormiu toda a noite e apesar de estar acordado, ainda não foi estimulado. Com isto, ajudamos o cachorro a aprender que pode relaxado inclusive quando não está cansado.

Acaricie o seu cão para acalmar os nervos

Se estiver muito nervoso por alguma coisa que aconteceu, umas carícias relaxantes podem ajudá-lo a reduzir o estresse e a desviar a sua atenção. Neste caso, o que fazemos é relaxar o sistema nervoso com a nossa aproximação. Repouse ligeiramente a palma da sua mão sobre a cabeça ou pescoço do seu cachorro. Como explicamos anteriormente, mas desta vez sem parar em uma zona em particular, faça passagens longas e lentas ao longo da coluna vertebral. Repita várias vezes e se observar que o seu cachorro se sente cômodo com este tipo de contato, aumente gradualmente a pressão. Evite pressionar a parte inferior das suas costas.

A sua atitude enquanto realiza estas carícias para acalmar o seu cachorro deve estar de acordar com que pretende conseguir, ou seja, uma posição relaxada e neutra. Como toque final, descanse por uns minutos uma mão na base da cabeça do seu cachorro e a outra sobre a zona da pélvis. Estas duas zonas controlam as respostas de relaxamento do corpo e outras funções importantes no organismo como: a digestão, o sono e a reparação dos tecidos. Com esta imposição queremos reativar o fluxo positivo das ações da médula espinal.

Relaxamento nas patas

Não há nada melhor que alongar para relaxar. A zona das patas é uma área que costumamos descuidar, no entanto é uma das chaves para o relaxamento de um cachorro. Lembre-se que como todas as criaturas, um cão mantém todo o seu peso e movimentos nas suas quatro patas, por isso, estas costumam ficar cheias de tensão, chegando a cansar o cão.

Comece a acariciar o seu cachorro para relaxar as patas e não se esqueça da zona das nádegas e coxas, esfregue-as antes de alongar qualquer zona. Depois comece por esticar as suas patas, pegando nelas pela parte posterior e depois movendo as suas articulações. Vá recorrendo cada centímetro das suas patas de cima abaixo e, segure com a mão, aplique uma leve pressão e depois relaxe e continue. Lembre-se de não ser agressivo, firme mas suave. Menos é mais. As patas dos cachorros são fortes mas não invencíveis.

Por último, segure no seu cachorro pelo quadril e eleve as suas patas detrás, com isto beneficiará o alongamento e o relaxamento da sua coluna vertebral.

Experimente acariciar o seu cachorro para relaxar seguindo todas as nossas indicações e conte-nos o resultado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como relaxar um cachorro com carinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como relaxar um cachorro com carinho

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como relaxar um cachorro com carinho
1 de 5
Como relaxar um cachorro com carinho