Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre os flamingos

Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 30 março 2023
Curiosidades sobre os flamingos

Os flamingos são aves muito bonitas que, em geral, se caracterizam pelos tons rosados ​​de suas penas, suas longas patas e seu peculiar pescoço curvado, que pode se mover em várias direções. Dependendo da espécie, estas aves podem estar localizadas na África, na América, na Ásia ou na Europa. Estima-se que os ancestrais dos flamingos eram aves nadadoras e, por isso, ainda que atualmente não sejam mergulhadores, continuam associados a corpos d'água.

Quer conhecer curiosidades sobre os flamingos surpreendentes? Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal!

Índice

  1. Existem diferentes espécies
  2. Possuem uma ampla distribuição geográfica
  3. Precisam de água para comer
  4. Comem de cabeça para baixo
  5. Os tons variam de acordo com a espécie
  6. Sua cor depende da alimentação
  7. Possuem uma dança do acasamento complexa
  8. São excelentes pais e mães
  9. Produzem leite
  10. São animais que vivem muitos anos
  11. Mais curiosidades sobre os flamingos
Ver mais >>

Existem diferentes espécies

Iniciamos esta lista de curiosidades sobre os flamingos falando sobre os tipos de flamingos que existem. Embora de forma geral possuam traços semelhantes, há diferentes tipos de flamingos, cada um com suas particularidades. As espécies de flamingos estão agrupadas na família Phoenicopteridae, dentro da qual são reconhecidos três gêneros: Phoenicopterus, Phoeniconaias e Phoenicoparrus. No total, são seis espécies, as quais são:

  • Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus)
  • Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber)
  • Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)
  • Flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor)
  • Flamingo-dos-andes ou flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus)
  • Flamingo-de-james ou flamingo-da-puna(Phoenicoparrus jamesi)
Curiosidades sobre os flamingos - Existem diferentes espécies

Possuem uma ampla distribuição geográfica

Outra das curiosidades sobre os flamingos é que eles podem ser encontrados em diversos países e em grandes grupos de indivíduos. Assim, os flamingos costumam ter uma ampla distribuição conforme a região onde estão localizados. Desse modo, podemos observar que:

  • Os flamingos-comuns se estendem pela África, Europa e Ásia, estando presentes no Oriente Médio, Irã, Turquia, Dubai, Afeganistão, África Ocidental, Etiópia, Itália, Grécia, França, Alemanha e Espanha, entre outros países.
  • Os flamingos-pequenos estão localizados na Etiópia, Quênia, Tanzânia e algumas regiões da Ásia.
  • Os flamingos-americanos ou flamingos-caribenhos estão muito presentes desde o sul dos Estados Unidos até o Equador.
  • O restante das espécies, ou seja, flamingos-chilenos, flamingo-dos-andes e flamingo-de-james são encontrados no sul, sudeste e algumas áreas interiores da região neotropical.

Precisam de água para comer

Os flamingos pertencem às aves conhecidas como filtradoras, de modo que com suas patas longas removem o fundo de baixa profundidade do corpo d'água em que geralmente se localizam, tomam um pouco da água e bombeiam-na com a língua para filtrar por meio de algumas estruturas especializadas dentro do bico. Posteriormente, descartam o que não precisam e retêm alimentos, que costumam ser muito variados e dependem do habitat da ave.

O que os flamingos comem? Os flamingos podem alimentar-se de camarões, moluscos, anelídeos, larvas, besouros aquáticos, pequenos peixes, bactérias ou algas, entre outros.

Curiosidades sobre os flamingos - Precisam de água para comer

Comem de cabeça para baixo

Outra das curiosidades sobre os flamingos que mais surpreendem é que eles se alimentam de cabeça para baixo! Isso se deve à forma como seu bico de ponta curvada se inclina para baixo. Então, essas aves submergem suas cabeça e bebem a água com a parte inferior do bico (com formato côncavo) para mantê-la ali e realizar o processo de filtragem. Ainda que fiquem de cabeça para baixo, podem mover livremente sua mandíbula superior, ajudando na alimentação.

Os tons variam de acordo com a espécie

Em geral, os flamingos têm uma coloração rosa que pode variar entre as espécies:

  • Flamingos-comuns tendem a apresentar um tom mais claro de penas, mas nas pontas das asas as cores se tornam mais escuras e brilhantes.
  • Os flamingos-americanos costumam ter no corpo tons de rosa e vermelho brilhantes em toda a plumagem.
  • Os flamingos-chilenos apresentam a maior diversidade de cores, pois possuem combinações que podem incluir preto, vermelho e tons de rosa.
  • Os flamingos-dos-andes têm um tom rosa pálido com algumas áreas mais intensas, que se combinam com o preto na terminação das asas. Durante a época de acasalamento, as penas do peito mudam para um tom mais arroxeado.
  • Os flamingos-de-james, além de rosa pálido, possuem penas escapulares em um tom de vermelho vivo.
  • Os flamingos-pequenos possuem tons de rosa mais uniformes, com algumas penas secundárias pretas.
Curiosidades sobre os flamingos - Os tons variam de acordo com a espécie

Sua cor depende da alimentação

Sem dúvidas, uma das curiosidades sobre os flamingos que mais provoca dúvidas é de onde vem a cor rosa de suas penas. Bem, a tonalidade rosa dos flamingos não é produto do seu DNA, dependendo, na verdade, de sua dieta, especificamente do consumo de pequenos crustáceos. Nesse sentido, e explicando resumidamente, quando a ave come crustáceos, ela metaboliza os carotenoides presentes nesses animais e os fixa nas penas, conferindo aquele tom característico. É por isso que o tom rosa é variável entre os flamingos e também é por isso que eles não nascem com essa coloração, e sim vão adquirindo-a à medida que se alimentam e crescem.

Neste artigo, explicamos esse fenômeno com mais detalhes no artigo que explica porque o flamingo é rosa.

Possuem uma dança do acasamento complexa

Dependendo da espécie, os rituais de acasalamento variam, mas mesmo dentro da mesma espécie os indivíduos podem realizar movimentações diferentes. No entanto, de uma forma geral, podemos dizer que costumam ser os machos maiores que iniciam determinados movimentos específicos, indicando de alguma forma ao resto do grupo o início da corte.

Dessa forma, os tipos de movimentos da cabeça, asas e formas de andar são diferentes. Além disso, os flamingos incluem vocalizações para acasalar. Normalmente, o tamanho e as cores do animal possuem um papel importante na escolha do parceiro. Embora os machos iniciem o ritual, o das fêmeas é mais chamativo.

No vídeo a seguir da National Geographic, podemos observar um pequeno fragmento da dança do acasalamento do flamingo-dos-andes:

São excelentes pais e mães

Outra das curiosidades sobre os flamingos é sua grande participação no cuidado dos filhotes. Assim, todos os tipos de flamingos se caracterizam por serem pais e mães muito envolvidos no cuidado com seus descendentes, algo que fazem desde o momento em que a fêmea põe ovos. Os flamingos incubam os ovos com muito cuidado e, depois, participam totalmente da vida com os filhotes. Se os parceiros conseguirem estabelecer uma conexão forte, a sobrevivência da prole está garantida.

Ambos os pais participam da construção dos ninhos, da incubação e do posterior cuidado dos filhotes.

Curiosidades sobre os flamingos - São excelentes pais e mães

Produzem leite

De fato, não é um leite como o dos animais mamíferos, e sim uma substância produzida tanto pelas fêmeas quanto pelos machos para alimentar os filhotes, rica em gorduras, proteínas e outros nutrientes, formada a partir de glândulas especializadas no tecido do trato digestivo. Esse leite de papo, como é conhecido, tem cor rosada devido ao alto teor de carotenoides provenientes da alimentação dos pais, por isso através desse alimento os pequenos flamingos já começam a obter o tom rosa de suas penas.

Na foto a seguir, é possível visualizar o leite de papo escorrendo na cabeça do flamingo. Essa foto se tornou viral na internet e muitos achavam que se tratava de sangue.

Curiosidades sobre os flamingos - Produzem leite

São animais que vivem muitos anos

Os flamingos têm uma alta expectativa de vida, chegando a viver na natureza entre 25 e 35 anos, enquanto em cativeiro podem chegar aos 40 anos. Uma curiosidade sobre os flamingos é que eles têm poucos predadores quando adultos, isto é, algumas aves de rapina ou carnívoros terrestres são seus principais predadores. No entanto, os ovos e os filhotes são muito mais vulneráveis ​​e podem ser caçados com mais facilidade.

Mais curiosidades sobre os flamingos

Mencionamos acima as 10 curiosidades mais significativas sobre os flamingos, mas a verdade é que são animais realmente incríveis. Por isso, a seguir trazemos algumas outras informações:

  • São altamente sociáveis.
  • Podem pegar gripe aviária.
  • Não se reproduzem todos os anos.
  • Os flamingos voam com o corpo totalmente estendido.
  • Podem formar bandos de milhares de indivíduos.
  • São as aves que se higienizam por mais tempo.
  • Voam em bandos, emitindo sons.
  • Alertam-se mutualmente com mensagens quando há algum perigo.
  • Em cativeiro, devido à dieta, tem cores menos chamativas.
  • Quando giram, suas vocalizações e como são as emitem são semelhantes às dos gansos.
Curiosidades sobre os flamingos - Mais curiosidades sobre os flamingos

Confira o vídeo que fizemos com algumas das curiosidades sobre os flamingos que destacamos neste texto:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os flamingos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ITIS (2022). Phoenicopteridae. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=174974#null>. Acesso em 1 de fevereiro de 2023.
  • Ooms, N. (2022). Phoenicopteridae. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Phoenicopteridae/>. Acesso em 1 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jaqueline
Gratidão pela reportagem, é muito interessante!!
Apenas gostaria de ressaltar, acho que vocês cometeram um pequeno erro na frase, logo no início do texto:
"Iniciamos esta lista de curiosidades sobre os pinguins"
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jaqueline! Agradecemos pela observação. O texto já foi corrigido! E ficamos felizes em saber que você gostou de saber essas curiosidades sobre os flamingos!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
1 de 7
Curiosidades sobre os flamingos