Partilhar

Cadela no cio: sintomas e duração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 junho 2019
Cadela no cio: sintomas e duração

Ver fichas de  Cachorros

Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar.

Neste artigo, te explicamos em que consiste o ciclo do cio da cadela, quanto tempo dura e em quais momentos a sua melhor amiga é fértil. Também vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender tudo sobre o cio nas cadelas - Cadela no cio: sintomas, duração e frases.

Também lhe pode interessar: Sintomas do primeiro cio da cadela

Cadela no cio: sintomas

É muito comum que as pessoas tenham dúvida de quanto tempo dura o sangramento de uma cadela pois, muitas vezes, esse período passa despercebido. O primeiro cio da cadela ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos. De uma forma geral, o primeiro cio costuma surgir:

  • Cadelas pequenas: entre os 6 e os 12 meses;
  • Cadelas médias e grandes: entre os 7 e os 13 meses;
  • Cadelas gigantes: entre os 16 e os 24 meses.

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Nas cadelas que se higienizam muito, pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que sai uma secreção sanguinolenta. Esta fase de sangramento conhece-se como proestro e dura de 6 a 11 dias, é importante que saiba que a sua cadela não é fértil neste momento.

Cadela no cio: sintomas e duração - Cadela no cio: sintomas

Cio de cadela: diferentes fases

Assim como acontece com a reprodução em humanos, o cio da cadela tem algumas fases. São elas:

1. Proestro

Esta etapa pode ser um pouco complicada de identificar, especialmente em cadelas que sangram pouco. Costuma durar entre 3 e 17 dias e durante esta fase a cadela não é fértil.

Você pode observar a vulva inflamada, com uma secreção sanguinolenta.

2. Estro

Esta é a etapa fértil. Ocorre após o proestro e é o momento em que a cadela está receptiva para a cópula. Tem uma duração semelhante à etapa anterior, entre 3 e 17 dias.

Neste momento do ciclo, é normal que existam algumas mudanças no comportamento da sua cadela. Ela pode se mostrar especialmente carinhosa, inquieta e com muita vontade de sair. Na rua ela tentará ficar mais tempo do que o costume, urinará mais do que o normal, de modo a deixar o maior número de feromonas possível para atrair os machos. A primeira etapa do estro corresponde aos dias mais férteis da cadela. Por isso, você deve ter muita atenção neste período pois qualquer descuido pode originar uma gravidez indesejada.

3. Diestro

A duração do diestro pode variar entre 60 e 100 dias. Esse tempo depende se existiu ou não fecundação, ou seja, gestação, parto e lactância. Nesta etapa, a cadela recusa a cópula, come de forma abundante e o carácter dela estabiliza.

Devido a estimulação genital que a própria cadela pode fazer na vagina ou nas mamas, se a cadela não ficou grávida ela pode desenvolver gravidez psicológica. Isso está relacionado diretamente com a alta produção de hormônios, característica dessa fase.

4. Anestro

Nos casos em que as cadelas ficaram grávidas, o diestro finaliza com o parto, dando início ao anestro, período de inatividade sexual. Por outro lado, se a cachorra não foi fecundada, ela não demonstrará nenhum sinal evidente de passagem da outra fase para esta.

A fase de anestro costuma durar cerca de 130 dias e ajuda a cadela a ter uma etapa de descanso depois do parto para que seu corpo possa se recuperar corretamente. Finalizado esse tempo, a cachorra voltará a produzir o sangramento não fértil que mencionamos anteriormente, no período do proestro.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela

Quanto tempo dura o cio da cadela? A duração do cio de cadela pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito duradouro.

Você não se pode esquecer que durante o estro, ou seja, passado metade do cio da cachorra, ela pode engravidar. Se você não quer que isso aconteça, leia esse artigo do PeritoAnimal com alguns conselhos sobre como afastar um cachorro de uma cadela com o cio.

Cio da cadela: produtos de higiene

Para que o cio da cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se no pet shop que costuma frequentar sobre este tipo de produto, é muito útil e recomendado para evitar a bagunça em casa.

Cadela no cio: sintomas e duração - Cio da cadela: produtos de higiene

Castração de cachorro fêmea: prevenção

Por vezes o processo fértil e de cio de cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para os tutores. Apesar de não ser uma decisão imediata, você deve considerar esterilizar o seu pet para uma melhoria na saúde, comportamento e prevenção de reprodução indesejada que pode terminar em abandono animal.

Lembre-se que se esterilizar a sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer. Além disso, trata-se de uma opção responsável e solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da sua cadela ficar grávida. Descubra no PeritoAnimal todos os benefícios da castração canina.

Cadela no cio: sintomas e duração - Castração de cachorro fêmea: prevenção

Como saber se a cadela está no cio

Finalmente, para responder a questão muito comum entre os tutores "como saber se a cadela está no cio?" É necessário ficar atento aos comportamentos da sua cadela. É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento e os mais comuns são os seguintes:

No entanto, há algo muito mais preocupante pois uma vez finalizado o ciclo, a sua cadela pode sofrer a conhecida gravidez psicológica, um momento muito complicado no qual ela pode chegar a acreditar que está grávida de verdade. Além disso, a falta de fecundação em um animal fértil pode potencializar o desenvolvimento de uma série de doenças relacionadas como, o acúmulo de leite (e uma possível infecção), irritabilidade e mudanças de comportamento. Castrar a sua cadela pode eliminar o aparecimento destes problemas, bem como o sangramento característico do cio.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela no cio: sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Vídeos de Cadela no cio: sintomas e duração

1 de 3
Vídeos de Cadela no cio: sintomas e duração

Escrever comentário sobre Cadela no cio: sintomas e duração

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
134 comentários
Erika
Minha cadela yorkshire de 8 meses entrou no cio tem 4 dias e as mamas dela estão maiores é normal?
A sua avaliação:
Cleidy Santos cruz
Minha cadela da raça chihuahua de 1 ano de idade entrou no segundo cio e está com o seguinte comportamento: corre pela casa como se tivesse um inseto "mosca" pesseguindo ela e ao mesmo tempo tremendo com a calda baixa.
Já levei ao veterinário porém sair sem diagnóstico algum. Porque ela esta assim?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cleidy! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque uma segunda opinião veterinária.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ANABELA LOPES MORAIS
O meu cão e a minha cadela tiveram hoje relacionamento (copula),a partir de agora posso manter os dois juntos ou tenho que os separar?

Sara
Tem algum problema se a cachorra nao estiver contato com macho no seu primeiro cio?
André Henrique
Bom dia eu tenho 2 border collies um macho e uma fêmea a fêmea entrou no cio tem 8 dias ainda está na primeira fase e o primeiro cio dela com 6 meses , eu consegui manter os dois em lugares separados ... Gostaria de saber como identificar quando ela sai do cio como sei quando posso colocar os dois juntos de novo ? Obrigado
Liliane
Minha cadela tem 9.anos e nunca cruzou. No ano passado ela não menstruou e agora ela tá menstruada há 27 dias .queria saber qdo vai parar esse sangramento?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Liliane! Como referimos no artigo: a duração do cio das cadelas pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito abundante.
Por isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível para saber o que está acontecendo com a sua cadelinha.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eliane Portilho
Tem problema em aplicar anticii com a cadela já no cio???
Daniela
Olá..boa noite...
Tenho uma Pincher com shiuaua,ela é bem pequena...entrou no cio dia 12 e ficou sangrando até dia 25,notei que hj dia30 começou a sangrar novamente... é normal?


Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniela! Como referimos no artigo: a duração do cio das cadelas pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito abundante. O período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.
Sendo assim, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vanessa
Oq fazer se á minha Shitzu não deixa o macho subir
July santos
Olá tenho uma cadela da raça Fila Brasileiro ela tem 10 meses e teve seu primeiro cio a dois meses, quanto pra ela entrar no cio novamente e eu já posso cruzar ela??

Cadela no cio: sintomas e duração
1 de 4
Cadela no cio: sintomas e duração

Voltar ao topo da página